domingo, 21 de março de 2010

UMA ODE EM MEIO À POESIA!


Diante da masmorra, o êxtase. Diante do enfado, do fastio e do tédio, o encantamento. Diante da penúria, a esperança. Este é o Santos de Dorival Júnior, que contrapõe a tudo e a todos. E hoje não foi diferente, diante de dez mil sortudos no Pacaembu, goleada por NOVE (!!!) a um contra o Ituano.

O atual time da Baixada possui até mesmo a soberba de desvincular-se do atual modelo de futebol global, cheio de zagueiros, volantes de contenção, premissas de marcação, táticas burocratas e jogos apenas de resultados. Enquanto os outros nivelam-se pela indigência, o time da Vila brinca. E reiventa, assombra.

De quebra, o Santos chega a incrível marca de 60 gols em apenas 18 jogos no ano. Média de 3,3 por jogo. E ou não é para ficar embasbacado?!?! O clube da Vila pode até perder o Paulistão. Até porque temos neste esporte a premissa de ser algo incerto, irresoluto.

Mas, de qualquer forma, terá dado uma lição naqueles que concebem o futebol apenas como um esporte de resultados. Porque melhor do que ganhar apenas com objetividade, é condicionar futebol-arte a ele e assinalar na memória dos torcedores de que não só podemos, como somos mais. Porque aqui se pratica futebol imortal, o futebol que encanta e que perdura no imaginário. Justo agora, em tempos tão modorrentos. E, é claro, em tempos de seleção do Dunga.

ENQUANTO ISSO....

Ah sim, nos outros jogos da rodada o Corinthians perdeu em Prudente para os donos da casa por dois a zero. Mas foi beneficiado pela derrota do Botafogo de Ribeirão e permanece no G-4. Já o São Paulo goleou o Mogi Mirim, em casa, por três a zero e está quase garantido entre os quatro. E o Palmeiras sucumbiu mais uma vez no Palestra diante da Ponte e praticamente dá adeus às suas chances de classificação. Mas quando comparados ao Santos, não sei não, mas tenho cá pra mim que tudo fica meio sem graça.

*crédito da foto: Agência Estado

16 comentários:

  1. Grande Vitor Bial. Melhor post do ano. Irretocável!

    ResponderExcluir
  2. MANCHETES DE HOJE

    - Associação do locutores esportivos entra com pedido de adicional insalubridade em jogos do Santos. Alegam que devido aos constantes gritos de gol, ronquidão, dores de garganta e inflamações tem causado transtornos diários;
    - Fabricantes de material esportivo abrem pesquisa para nova rede do gol nos estádios brasileiros. Ficou constatado que em jogos do Santos, há um desgate excessivo das redes dos gols.
    - Santos estuda a possibilidade de utilizar Robinho e Neymar apenas para jogos amistosos, intitulando-se Santostrotters. Há contatos para repatriar Ronaldo Gaúcho e Marta.
    - Fifa recebe pedido dos clubes para uma excessão em jogos do Santos. Em vez de jogar com 10 na linha, pede-se que se jogue com 8, sendo que teríamos assim 3 goleiros.

    ResponderExcluir
  3. Lembro quando o São Paulo tinha Luís Fabiano, Kaká.... Dodô, França, etc... ganhava sempre de goleada, chegava na hora do vamos ver, não ganhava títulos...........

    ResponderExcluir
  4. E eu lá quero saber de título?! Eu quero é ver gol! Quero ver espetáculo! Quero ver arte! Título com gol de canela é para os pobres de espírito. Quando somos campeões, ganhamos com show!

    ResponderExcluir
  5. Boa bernardo, e "pra mim o santos é o melhor time do mundo". Como diria meu amigo neto.
    Cara, nao vi o jogo mas se hoje a federacao paulista de futebol parasse o campeonato paulista e desse o titulo para o santos eu aplaudiria de pé, mesmo sendo corintiano roxo.
    O corinthians vacilou mais uma vez e contou com a sorte, o tecnico mano menezes as vezes acerta mas ontem, pelo amor...
    Nao sei porque ele insiste no tcheco, esse cara nao tem raca suficiente para vestir o manto sagrado... FORA TCHECO!!!!!!
    E o souza hein, voltando as origens, depois de um lampejo de que poderia dar uma melhorada, so cagou em campo.... e o mano ao invez de tirar o tcheco e por o iarley no meio, que é sua posicao, deixa ele cada vez mais puto, um cara muito bom de bola... desse jeito nao da... esse vai ser o ano do ENEM...
    Bom e mais uma vez, pra mim o santos pode ate nao erguer a taca como diz o joao andre, mas pra mim ja é campeao... show de bola piraju....
    abs a todos

    ResponderExcluir
  6. Parece que o Santos já pensa no campeonato brasileiro. Está negociando Messi do Barcelona. Segundo a diretoria o time tem que ter reservas a altura dos titulares.

    ResponderExcluir
  7. Menos piraju bem menos!!!...
    Agora voce ja esta viajando..
    kkkkkkk
    abs

    ResponderExcluir
  8. huahuahuaha

    Na verdade é um desejo do Messi jogar no Santos. Ele está deprimido pq o Barcelona não consegue fazer tantos gols assim. kkkkkkkkkkk

    Valeu pelo apoio ae gustão.

    ResponderExcluir
  9. Esse dono do blog esta com preguiça de escrever hein!!!!
    ou foi pq os galinhas preta perderam?????

    responda a essa enquete!!!
    O que vcs acham???

    ResponderExcluir
  10. Foi pq o corintias perdeu!

    ResponderExcluir
  11. Foi pq os Gamba perderam

    ResponderExcluir
  12. Fechamento de jornal.
    Agradeço pela especulação e preocupação demonstradas.

    ResponderExcluir
  13. esse é o trabalhador brasileiro!!!

    ResponderExcluir
  14. ACABOU DE SER NOTICIADO. NÃO TEREMOS MAIS JOGOS DO SANTOS PELO SPORTV, BAND OU REDE GLOBO. AGORA TODOS OS JOGOS SERÃO TRANSMITIDOS PELO MULTISHOW.

    ResponderExcluir
  15. caramba.... todo mundo sumiu do blog

    ResponderExcluir
  16. Ate o dono do blog sumiu bernardo, alguma coisa muito seria aconteceu....
    VAI CURINTIA... NEM QUE ARDA!!!!
    abs a todos

    ResponderExcluir