terça-feira, 6 de julho de 2010

A SUPERAÇÃO CELESTE


Dentre os cinco sul-americanos, o Uruguai chegou como o menos badalado. Classificou-se em quinto nas Eliminatórias e só obteve a vaga na África depois de uma suada repescagem contra a fraca Costa Rica. No Mundial, caiu em uma chave difícil, na mais difícil delas, aliás. E muitos apostavam na eliminação celeste já na primeira fase. Mas o time latino passou. E com sobras, diga-se. Primeiro lugar do grupo e nenhum gol tomado.

Nas oitavas foi a vez da Coreia do Sul cair diante dos uruguaios, num jogo que os sul-americanos se encolheram estranhamente quando estiveram a frente do placar e, por pouco, não sucumbiram diante dos asiáticos. Mas passaram.

Nas quartas, a vez de Gana. Um jogo memorável, com empate no tempo normal e direito até a pênalti perdido no último minuto da prorrogação pelos africanos. Simplesmente inacreditável. Na loteria das penalidades, a frieza e a superação uruguaias foram decisivas para o avanço às semifinais.

Enquanto isso, seus rivais hermanos foram caindo um a um. Lado a lado. Primeiro o Chile, depois o Brasil, na sequência a Argentina e por fim, o Paraguai. Não houve Copa América em terras africanas, como se anunciava. Resta agora apenas os bravos uruguaios, aparentemente encolhidos diante de três belas seleções europeias.

Cenário inimaginável para qualquer torcedor em sã consciência. As potências Brasil e Argentina fora e o Uruguai ali representando o continente em um Mundial meio insensato.

O Maracanazo, a maior tragédia do futebol, está prestes a completar 60 anos. O Uruguai invoca seus imortais daquela batalha épica. Mesmo destroçado, desfalcado, extenuado, a seleção Celeste é uma das quatro melhores do Mundial. A Holanda que não a subestime. O Uruguai, de Oscar Tábarez, quer continuar teimando e surpreendendo a todos.

Um comentário:

  1. Diego 'Bigão' Mazeto6 de julho de 2010 às 11:09

    Eu acredito na Celeste!!
    Hoje é o dia de Forlán. E na final o time Uruguaio vai estar mais forte, com a volta do capitão Lugano e do Luis "salvador" Suárez

    ResponderExcluir