segunda-feira, 26 de julho de 2010

O ADEUS E O RECONHECIMENTO DO POVO!

Foi impossível não se emocionar no jogo de ontem no Pacaembu. Na partida derradeira de uma era. A era Mano Menezes à frente do Sport Club Corinthians Paulista. Dois anos e oito meses de uma espantosa calmaria. Ainda mais em se tratando do clube do Parque São Jorge.

Nesse tempo, Mano acumulou glórias e decepções, cargos e funções. Contudo, mais alegrias que tristezas. E soube lidar, e principalmente domar, como ninguém o conturbado ambiente alvinegro. Como já disse anteriormente, um fardo para raros.

Ser reconhecido por sua postura e seu trabalho não é para qualquer um. Mano Menezes foi um desses. Mesmo quando as coisas fugiram do estipulado.

Nas últimas décadas, já virou lei em terras tupiniquins - técnicos brasileiros só sobrevivem aos resultados. E, mesmo quando eles não apareceram, Mano Menezes esteve firme e forte no comando. Um caso raro, de quem teve sua filosofia de trabalho reconhecida. É por essas e outras que seu nome deve ser respeitado.

Sim, também é verdade que poderia ter sido melhor. Que o Corinthians poderia ter ganho a Libertadores deste ano - a grande meta e o grande sonho -, mas em futebol as coisas nem sempre saem como planejadas. Fosse assim, o Brasil teria pelo menos oito títulos mundiais.

Mas Mano teve o grande mérito de recolocar o Corinthians em seu devido lugar, no patamar que lhe é de direito. Direito historicamente adquirido, por sinal.

Ontem tivemos o capítulo final dessa história. E posso cravar, foi emocionante. Imensuravelmente comovente.

Mano deve ser respeitado. E apoiado. Porque ele conquistou isso e também porque suas qualidades o credenciam a isso. O último reconhecimento alvinegro veio em forma de choro, de gritos e de louvação pelos 28 mil presentes ao Pacaembu ontem.

De qualquer maneira, resta-me deseja boa sorte, Mano Menezes. O resgate do orgulho nacional agora também passa por você!

EM TEMPO - Sim, também tivemos outros nove jogos na rodada do fim de semana. Inclusive, um clássico na Vila Belmiro e outro no Engenhão. Ainda que o Sansão não tenha sido dos mais interessantes, por razões óbvias. Mas que me desculpem os outros, o nome do momento merecia um post especial.

3 comentários:

  1. Matou a pau!
    Mano conquistou a torcida mais exigente do Brasil!
    Conquistar o restante vai ser fácil pra ele!
    Boa sorte Mano!

    ResponderExcluir
  2. demais!!!!!!!!!!!!!!!!!
    puta post vhbaqueta.
    mano é o cara e merece o reconhecimento
    abraços

    ResponderExcluir
  3. arrepiante!!!!!!!!!!
    E a convocação dele então.....show de bola!
    saudações baqueta.

    ResponderExcluir