segunda-feira, 30 de março de 2009

Princípios básicos de (com) postura no futebol


POSTURA; palavra que veio do Latim (positura) e significa, basicamente, 'atitude'. No futebol, a postura dentro de campo e tão ou até mais importante do que os jogadores que compõem determinadas equipes. Ainda mais quando falamos do futebol moderno, no qual os times estão cada vez mais nivelados. Tanto técnica, quanto taticamente.


A postura, ou a atitude, em querer vencer ou, ao menos, entrar com o pensamento de fazer o melhor é o que motiva uma equipe. Principalmente de forma coletiva. E assim surgem equipes vencedoras. Em termos de seleção, também não é diferente. A própria história - nossa - nos prova isso. Foi assim em 2002, em 1994 e em 1970. Teria sido assim também em 1982, mas aquele fatídico jogo do Sarriá infelizmente impediu isso. Coisas (e peças) do futebol.


Quando falta atitude (e sobra descaso dos atletas), o resultado se inverte. A apatia em campo é visível. E a irritação dos torcedores vem na mesma proporção. E no jogo de ontem da seleção não foi diferente. Um time medíocre em campo. Sem gana, sem vontade, sem postura de uma seleção pentacampeã mundial. Sem volantes, sem meias, sem criatividade, sem qualidade, enfim, sem nada. Apenas um goleiro. Aliás e que goleiro!


Por mais que Dunga queira mascarar o fraco futebol demonstrado ontem, alegando que o Brasil perdeu nas duas últimas vezes em que esteve no Equador pelas Eliminatórias e ontem não, todos sabemos que ainda falta muito a essa seleção. Não quero me apegar aqui a nomes. E sim ao pífio futebol que vi ontem. Indigno de uma camisa que já teve a honra de receber nomes como Pelé, Zico, Sócrates, Garrincha, Rivelino, Leônidas, Romário, Ronaldo, enfim...


O problema é quando falta atitude. O próprio Dunga sabe disso. Obstinado pelas vitórias em seu tempo de jogador, ontem o capitão do tetra viu uma seleção amedrontada em campo. Como se o Equador ostentasse cinco estrelas no peito. Simplesmente inadmissível. A bem da verdade, acho que encolheram o Brasil...


13 comentários:

  1. Apesar da altitude, é impressionante o que acontece com o Gaúcho, um dos melhores jogadores que vi jogar, Não da pra entender este descaso, e não só com a seleção no Milan tbm nao anda jogando nada, vamos ver se com a volta do Kaka o time melhora um pouco.

    ResponderExcluir
  2. O cara não tem mais vontade de jogar... ja ta rico, famoso, foi melhor do mundo... pra que vai ficar correndo?! acho q é assim q ele pensa... tem jogador que tem tesão em jogar, como o ronaldo... mas tem os que acham que ja deram oq tinha q dar.... e ganharam d+ pra isso... esse é o ronaldinho gaucho...

    ResponderExcluir
  3. Acho engracado, ha um tempo atras, qdo a selecao vinha de uma serie de resultados decepcionantes, criou-se uma polemica com relacao ao tecnico Dunga, quanto a sua saida e tudo mais.
    Bastou duas vitorias ( ao meu ver "inuteis"), contra portugal e italia, para novamente o povo achar qua ja eramos hexacampeoes mundiais. Besteira!!!
    Ta na hora de mudar, mais uma decepcao em copas do mundo nao da... O gaucho nao serve ainda nem para roupeiro da selacao quem dira para substituir kaka machucado, alias nao sei se volta, desconfio que ele nao vai querer arriscar com um jogo contra uma selecao peruana em pleno territorio nacional. Alias se jogar esse futebolzinho que jogou ontem, sei nao...
    Vou tirar o chapeu para o goleiro julio cesar, apareceu muito, e quando o goleiro é o destaque do time ja sabe né.
    Agora dependendo do jogo de quarta contra uma selecao fraca, o brasil venha a ganhar, a midia esportiva ja enaltece mais uma vez e esquece do fiasco de ontem...
    abracos decepcionados a todos

    ResponderExcluir
  4. É Vitão.
    O Brasil sucumbiu diante da "forte" seleção equatoriana.
    Esse time ta de brincadeira. O Brasil tem que se impor sempre.
    Agora....aqui entre nós, Elano, Gilberto Silva e ROnaldinho Gaucho não dá né.
    Tão parecendo jogadores da várzea.
    Desse jeito não dá.
    Estão de brincadeira!!!
    Acessem: http://www.turmadoamendoim.zip.net

    ResponderExcluir
  5. thiago (do time masculino)30 de março de 2009 às 15:34

    Apenas venho reverenciar este post do meu querido primo Arrrrgusto, perfeito no comentário, brasileiros e comissão técnica tem memória curta, com esse futebol mediocre creio que iremos nos classificar na repescagem.
    Abraços e saudações corintianas

    ResponderExcluir
  6. Salve!

    Quando o meu Vasco caiu em 7 de dezembro de 2008, alem dos chatos corneteiros, alguns bons de conversa me perguntaram qual era a sensaçao, o tamanho da dor, enfim... curiosos estavam em saber o que sentia o coraçao vascaino em momento de tamanha desilusao.

    Aquele 7 de dezembro nao era o dia mais triste da minha caminhada futebolistica. Esta ideia eu afirmei categoricamente. Com a minha resposta alimentei em alguns a curiosidade...

    E aos que, pacientemente, me ouviram eu pude contar a sensaçao de decepçao que me trouxe um Sao Paulo e Vasco que assisti pela TV ao lado de um parceiro vascaino dos bons.

    Aqueles caras vestidos de Vasco que entraram em campo no Morumbi desrespeitaram a lindissima historia e tradiçao da camisa com faixa na diagonal e que ostenta a Cruz-de-malta no peito.

    Faltou tudo naquela partida. Mas quando falta vontade nao ha respeito. E quando nao ha respeito nada se tem.

    Por isso, o 7 de dezembro de 2007 foi apenas o desfecho de um espetaculo sombrio que se arrastava ha temos pelas bandas de Sao Janu. Nao menos dolorido do que aquele dia de ceu nublado de 2006 no estadio do Morumbi mas, àquela altura, eu ainda nao enxergarva.

    rodrigoferracini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. O jogo tava tão bom que até dormi...
    Que isso, os clássicos entre Miro x Mariel eram mais emocionantes... kkkk

    Abs aos porcos... kkk

    ResponderExcluir
  8. errata: 7 de dezembro de 2008, é claro.

    ResponderExcluir
  9. Montoia concordo com vc...

    Miro x Mariel era muito mais emocionante.

    O Dunga está parecendo o Miro como técnico. Faz somente alterações obvias, se CAGA de medo de mudar o time. Fico até imaginando a preleção dele dizendo assim ao Ronaldinho:
    Entra lá e faz o que vc sabe...
    Tenha dó.

    ResponderExcluir
  10. KKKKKK Renato vc esqueceu do jargão "Vamos agilizar o mio de campo" kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Concordo com harry e com renato e milton... e ainda acrescento o jargão.. "É SÓ FAZER O ARROZ E FEIJÃO"...
    Dito, você conseguiu descrever perfeitamente em seu texto - é impressionante a falta de atitude, de vontade, de amor a camisa.. tornou-se banal jogar na seleção!!
    Chama uns cabeças de bagre que atuam no futebol do país ainda p/ ver se a seleção não joga muito mais. Vai ter gente querendo mostrar futebol, jogando com vontade e amor!!
    Nossa seleção precisa de jogadores que tenham o futebol como paixão e não como maneira de estar na mídia, no estrelato... como maneira de pegar mulher ou ir em baladas!!
    ao ao ao gorducho na seleção!!
    abs...

    ResponderExcluir
  12. Nas discussões durante o jogo de domingo, eu e romero chegamos a uma conclusão: a seleção brasileira só joga contra argentina e seleções européias. Na minha opinião há um significado muito mais político do que futebolístico. Contra seleções européias temos que mostrar que somos um país forte e ganhar destas nações dá a impressão que não somos tão emergentes assim. Mostramos nossa força ao mundo. Quando jogamos contra países menores, além da motivação ser muito menor, aparece o espírito solidário, carismático e benevolente, onde deixamos que eles se sintam bem ganhando do Brasil, uma "potência" mundial. Que alegria existe nestes países a não ser o futebol? Já pensou na decepção da nação quando o time deles jogam com toda a garra e ainda perdem? Seria mais um castigo ao povo sem muitas esperanças. Eu não me importo muito quando não ganhamos de Equador, Venezuela, etc. desde que joguemos e honremos a camisa canarinho.

    ResponderExcluir
  13. AHHH cade o FELIPÃO!!!!
    quem disse que o Dunga é tecnico???
    Coragem, atitude, ousadia são requisitos basico de um tecnico e o DUNGA não possue nenhum desses!!!
    Pode ter sido chefe, um comandante, uns dos melhores capitões do Brasil, mas como tecnico não dá...

    abraços a todos
    ahh o washington mandou abraços pra porcada!!!

    ResponderExcluir