terça-feira, 25 de maio de 2010

EFEITOS COLATERAIS DO DUNGUISMO


Dunga já traçou seu discurso e a vertente dele é uma só – patriotismo. O treinador refugia-se na veia utópica para conclamar o apoio do povo brasileiro à sua seleção. Mas tropeça ao não conceder a esse mesmo povo, um mínimo possível de contato que seja com seus comandados. Falta-lhe sensibilidade ao conduzir a situação.

No domingo, até mesmo gritos de “Argentina” puderam ser ouvidos no Centro de Treinamento do Atlético –PR, local onde a seleção está concentrada. Além de xingamentos hostis direcionados ao próprio treinador. Inimaginável, tamanho desdém com um dos maiores patrimônios nacionais, às vésperas do embarque para a África. Acuado, Dunga viu-se obrigado a abrir o treino aos torcedores e seus jogadores puderam distribuir os primeiros acenos àqueles pelos quais “lutarão” na Copa.

A história nos prova que objetivos traçados no esporte tornam-se muito mais fáceis quando se tem o apoio e o clamor popular. Orgulhoso e pretenso, Dunga aparenta buscar o contrário. Fechado com seus comandados, o treinador bate na tecla do “comprometimento, união, grupo”. E isola-se cada vez mais. Em contrapartida, ganha antipatia crescente em todo o país, como comprova pesquisa Datafolha divulgada hoje.

O treinador cita o exemplo da farra de Weggis, na Suíça, na preparação de 2006. Apóia-se nela para distanciar o povo de sua seleção. Seu discurso já impregnou na cabeça dos jogadores, o Brasil vai para a guerra. Contra tudo e contra todos.

Dias atrás, Felipe Melo respondeu de maneira irônica, agressiva até, sobre qual seleção é mais lembrada, a de 82 ou a de 94. Talvez para ele, que não sabe quase nada - nem mesmo a respeito da seleção de 70 (a exemplo de outros do atual grupo), o futebol brasileiro seja apenas lembrado por resultados. Não é e a própria imortalidade da seleção de 82, quase 30 anos depois da tragédia do Sarriá, está aí para comprovar isso.

A seleção que embarca nesta semana para a África não sairá daqui nos braços do povo. Pelo contrário. Resta saber como voltará. E, mais importante ainda, qual será a postura de seu comandante-mor caso ele volte com a taça. Provalmente não será a de afagos, e sim a de impropérios.
UPDATE: Viu só como é fácil ceder um pouquinho só, Dunga?!?! Hoje o treino foi aberto, crianças puderam ver seus ídolos de perto, a multidão aplaudiu a iniciativa e os jogadores sentiram o calor da massa que, aliás, será representada por eles na Copa. Empatia para com os desejos do povo, nunca fará mal algum à seleção. Preservar é diferente de isolar.

5 comentários:

  1. dá-lhe dunga!!!
    nada surpreendente as reações do dunga...
    ele sempre foi assim e não vai mudar, que nem você
    aliás, brasileiro é tudo cabeça dura, teimoso...

    ow, falta um post sobre a reunião sobre o estádio do curintias

    ResponderExcluir
  2. Torcedor assistir treino não é farra. Farra é deixar os jogadores fazerem o que quiserem em suas folgas, assim como o chefe da delegação SR Andres disse que deixará fazer. Comprometimento também é disciplina e responsabilidade. O grupo tem que estar ciente disto e o Sr Dunga tem que ter mais bom senso.

    ResponderExcluir
  3. Claro que o Dunga tem q ser severo (as vezes pode ser severo d+). Sabe porque? Porque o chefe da delegação é o Andres Sanches, um fanfarrão e pé frio! Se depender dele, a seleção volta da Africa do Sul PENTA! Pois ele é o SR Centenada! levou o curinthia ao vexame mor do ano!

    E eu acho tudo isso lindo! kkkk

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Estao crucificando o dunga a toa, deixem pra crucifica-lo apos a copa se nao ganharmos, oq eu acho dificil.
    Ele convocou bem, nao vejo motivos para mudar a convocacao, exemplos, ronaldinnho gaucho, nao consigo esquecer oq ele fez nas olimpiadas.
    Agora com o tempo, ele vai ficar mais flexivel e liberar os torcedores, mas os jogadores vao ficar sob constante observacao.
    abs a todos

    ResponderExcluir
  5. João Francisco B. Almeida25 de maio de 2010 às 19:31

    Concordo com o Gustão...
    Eu aposto nessa Seleção, q na minha opniao tem o melhor setor defensivo e um ataque eficiente!!
    Luiz Fabiano e Robinho inspirado vao dar show nessa Copaaa!!!Kaka nao vai deixar barato, uma vez q quer seu passe valorizado novamente e nada melhor q a Copa!!
    Unica crítica é a nao convocação do Ganso, porém qtas vezes ele participou dessa seleção???Estaria pronto para esta seleção?? ,a qual nao é nem um pouco a cara do Santos!!
    Abs

    ResponderExcluir