quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

CAMINHOS E DESAFIOS PARA UM CENTENÁRIO BEM SUCEDIDO!


* Post publicado em 1º de setembro de 2009. Porque afinal sempre é bom relembrar certas coisas

Nesta terça-feira, 1º de setembro, o Sport Club Corinthians Paulista completa 99 anos de existência. Os festejos programados pela diretoria alvinegra incluem uma bela festa para marcar de vez a abertura das comemorações do tão falado centenário do clube. E é aí que entra a questão que me levou a escrever este post, como o próprio título já antecipa. Mas afinal, como o clube tem se preparado para receber esta data tão especial?

Como a esmagadora maioria sabe o Corinthians passou por um dolorido período de reestruturação após o fim da conturbada e danosa parceria com a MSI. A mesma que também deu ao clube o quarto título brasileiro de sua história, conquistado em 2005. E que, por outro lado, o levou ao fundo do poço com o lamentável rebaixamento em 2007, no mais triste episódio desta quase centenária história de tradição, glórias e conquistas. Além de deixar uma espantosa dívida - em milhões de reais - que beira os três digitos.

O fato é que agora, depois do acesso e de um retorno triunfal com dois títulos conquistados no primeiro semestre, o Corinthians respira novos ares. Principalmente na parte organizacional e administrativa - encabeçada pelo presidente Andres Sanchez e pelo diretor de marketing, Luis Paulo Rosemberg. Com iniciativas pioneiras (especialmente na área de marketing), focadas naquilo que o clube tem de mais valioso, o seu torcedor, o Corinthians tem tudo para viver um excepcional centenário. Claro que tudo isso dependerá, principalmente (ou quase que exclusivamente), da conquista ou não da tão sonhada Libertadores da América.

Mas o torcedor alvinegro anda respirando aliviado. Sabe que tem em Mano Menezes e, porquê não também em Ronaldo, um trunfo para ter uma grande temporada em 2010. Afora alguns deslizes, a diretoria vem repondo as peças importantes que saíram à altura. Ou, ao menos, dando respostas que seguem favoravelmente nesse caminho. Para o elenco, ainda falta um lateral esquerdo. E, talvez, um meia de criação, coisa rara no mercado de hoje em dia. O grande sonho ainda é Riquelme.

Se dentro de campo as coisas caminham bem, fora dele as perspectivas também são boas. Potencializado pelo fator Ronaldo e por uma visão administrativa de oportunidades, a marca Corinthians vem crescendo a cada ano. Tanto que a diretoria deve lançar amanhã uma previsão de balanço financeiro para 2010, no qual estarão detalhadas todas as ações, campanhas e as arrecadações que devem entrar para os cofres do clube. E o valor é substancial, mais de R$ 200 milhões, algo que certamente o tornaria dono do maior faturamento entre todos os clubes brasileiros, posto este que, por três anos consecutivos, pertence ao São Paulo. Mas que pode até a vir a ser relacionado ao clube alvinegro ainda neste ano.

Claro que, ao longo desse tempo de renovação e de reestruturação, também houve equívocos e erros de estratégia. Assim como também sei que estou colocando minha cabeça a prêmio ao escrever um post tão opinativo quanto este. Porque afinal, em futebol tudo se mensura pela capacidade de um clube de conquistar títulos. No caso do Corinthians, nem tanto assim. Celebra-se, talvez ainda em maior proporção, o Corintianismo.

O que quero dizer é que as perspectivas são as melhores possíveis. Só não posso adiantar se serão concretizadas porque elas se estabelecem dentro de campo. O que, nesse caso, faz toda a diferença. O futebol, por muitas vezes, não segue a lógica. Mas segue em direção ao sucesso quando há um planejamento bem feito. De qualquer forma, Parabéns Corinthians pelos seus 99 anos de existência. Com a convicção de ser um clube que nasceu para a eternidade.

7 comentários:

  1. kakakakakakakakakakakakakakaka

    LIBERTADORES VÃO SONHANDO KAKAKAKAKAKA

    MAIOR DEVEDOR PAULISTA 250 MILHÕES

    SÓ PRA TENTAR GANHAR A LIBERTADORES.

    CLUBE DOS MSE - MOVIMENTO DOS SEM ESTÁDIO.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. MSE - MOVIMENTO DOS SEM ESTÁDIO.


    hauahuahauhauhauhauhauahuahuahauhauhauah

    muito boa.

    ResponderExcluir
  3. Campeões de dívidas: (valores aproximados)

    Vasco da Gama….308 milhões
    Flamengo………….278 milhões
    Fluminense………272 milhões
    São Paulo…………143 milhões
    Corinthians……..118 milhões
    Palmeiras……….55 milhões
    Os sãopaulinos que entram aqui não aprenderam nada na escola ou simplesmente são os piores cegos: aqueles que não querem ver. O SPFC é sim o clube mais endividado de São Paulo. Os valores acima se referem a divídas e não ao orçamento anual. E sem redução do custo, elas tendem a aumentar. Contra números não há argumentos.
    FONTE: ESTADO DE SÃO PAULO. Aposto que os torcedores do SPFC mais desesperados dirão aqui no blog que não é verdade, que seus dirigentes são os melhores do mundo, que no Estadão só tem jornalista corintiano, etc. Mas a verdade é que, apesar dos aumento significativo dos valores referentes aos patrocínios, os clubes são muito mal administrados, inclusive o clube cujos torcedores vivem no “País das Maravilhas”.
    EU COLOCO FONTES. NÃO INVENTO.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  4. mentiroso pra caralhoooooooooooooooo

    nem fica vermelho curintia 250 fio

    ResponderExcluir
  5. Eita, sem dúvidas esse povo num sabe de nada vem falar de dividas... Nem foi falado o valor da divida do Corinthians atualmente, 110 milhoes já passou faz muito tempo... lol

    ResponderExcluir
  6. O Corinthians na Libertadores é que nem testículo: participa mas não entra.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. e a nova camisa? compre uma camisa e ganhe um caixão.... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ja entram em campo condenados

    hauhauhauhauhauh

    ResponderExcluir