quarta-feira, 3 de junho de 2009

O PROJETO MORUMBI-2014 PERDE FORÇA


Após o anúncio das cidades-sedes e a confirmação de São Paulo como um dos locais que irá abrigar o Mundial de 2014, o projeto Arena Morumbi vira o pivô momentâneo da disputa pelo jogo de abertura da Copa. Belo Horizonte e Brasília também querem o posto e prometem briga dura. A questão aí não diz respeito apenas ao jogo de abertura e sim à possibilidade de, consequentemente, sediar os jogos da fase de grupos da Seleção Brasileira. Nas últimas Copas a Fifa tem utilizado o critério de que o país-sede faça o jogo de abertura.

Mas o problema é que o dilema iminente do estádio paulistano não fica restrito apenas a essa questão. Nos bastidores o projeto Morumbi-2014 perde força a cada dia. O relatório do Comitê Executivo que vistoriou as cidades, os estádios e seus projetos, aponta o Morumbi como o pior estádio da Copa (pasmem!). É isso mesmo caros internautas.

E o bombardeio de críticas vem de todos os lados. Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e O Globo (para ficar apenas nos três maiores jornais do país) publicaram matérias repercutindo a desqualificação do estádio são-paulino perante o Comitê da Fifa.

Segundo o secretário-geral da Fifa, o francês Jérôme-Valcke, as críticas ao estádio direcionam-se principalmente às áreas reservadas para a imprensa, aos vestiários, aos pontos-cegos nas arquibancadas e até mesmo nas reformas que seriam feitas. Outro ponto é com relação à capacidade do estádio, que pode ser reduzido para "apenas" 46 mil pessoas e não mais 62 mil como estava previsto pela diretoria Tricolor. O que inviabilizaria o jogo de abertura já que a entidade exige um local com 60 mil espectadores (no mínimo) para essa partida.

"Necessitamos encontrar uma solução para este estádio ou para a construção de um novo estádio. Mas, definitivamente, o Morumbi não atende a todos os requisitos que necessitamos", destacou Valcke em entrevista aos jornais brasileiros.

Em contrapartida, a construção de uma nova arena paulistana ou até mesmo paulista (no caso em Campinas, o plano C) ganha força. A disputa política também é um fator que merece ser destacado. Nos bastidores, CBF e Federação Paulista de um lado e governo estadual e diretoria são-paulina de outro, tentam se entender.

OUTRO LADO

A direção são-paulina, acuada, tratou de tentar reverter a situação. Tanto que já foi até atrás de um novo projeto de arquitetura para sua arena e deve apresentá-lo em breve ao Comitê. O dirigente são-paulino, Carlos Augusto de Barros e Silva, em entrevista divulgada agora há pouco pelo site UOL (* por volta das 16 horas), classificou como "descabidas" as informações veiculadas pelos jornais. E tratou de acalmar os ânimos.

"O São Paulo não recebeu qualquer comunicado da Fifa falando sobre falhas no projeto ou sobre pontos do projeto que não estariam cumprindo qualquer tipo de exigência. Não existiu nada disso e, claramente, quem planta essas notícias em jornais tem o claro objetivo de nos desestabilizar", rebateu o dirigente.

OPINIÃO DO BLOG

As desavenças políticas tem influído diretamente sobre as críticas ao projeto são-paulino. Interesses levianamente obscuros. Enquanto a briga pela adequação do estádio ultrapassa os bastidores e os limites do aceitável, quem está rindo à toa é Belo Horizonte. E, claro, Aécio Neves.
OBS: Quanto ao título do post (já me adiantando a possíveis críticas), parece-me claro que o projeto perde força (quando contextualizadas e confrontadas as informações). Nada, no entanto, que não seja possível de se reverter...
Fontes: Estado de São Paulo, O Globo, UOL e Folha de São Paulo.
crédito da foto/animação: Divulgação SPFC.

14 comentários:

  1. Contra tudo e contra todos!!!
    Falem o que quiserem... eu aposto o que quiserem que esse jogo de abertura vai ser no Morumbi...
    Em respeito ao dito vou me ater a falar que jornalistas servem para "criar" histórias.
    Vai falar do avião que caiu rapaiz!!!
    Tudo isso é para o governo construir um estádio e o curintia arrendar (e não pagar) por 50 anos.
    Ninguém me engana não...
    abs

    ResponderExcluir
  2. Engraçado é que ninguém fala em implodir o atual e construir outro no mesmo local. Os ingleses fizeram isso com Wembley. No final, é mais barato.
    As leonores poderiam descer um pouco do salto e assumir as falhas do Cícero Pompeu de Toledo, que não são poucas. Exigem que todos aceitem o estádio do jeito que eles querem.

    ResponderExcluir
  3. Todas essas críticas são frutos de interesses obscuros para a construção de outro estádio.
    Que o Morumbi não esta adequado para receber o jogo de "abertura" isso é fato, mas pode e vai se adequar até 2014 para receber a abertura da copa!!!!
    Dito depois eu termino meu comentário, pq apertou o negócio aqui e de noite tem Poker!!!!
    abrs

    ResponderExcluir
  4. São Paulo não pode ficar sem a abertura da Copa, seria um desaforo ao futebol paulista.
    Mas eu acho que seria uma bom castigo aos São Paulinos aque acham o Morumbí a ultima bolacha do pacote, e cá entre nós ser classificado como o pior estádio da Copa, é foda hein!!!!!!!
    Mas como ainda é o maior (não o melhor, que o melhor é a arena do Corinthians - suahuaus) estádio que a Capital possui, temos que lutar para não deixar essa oportunidade escapar.

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa é certa a abertura da copa vai ser em São Paulo. No Morumbi ou em algum outro a ser construido.

    ResponderExcluir
  6. Discussões políticas a parte, temos que ressaltar as boas administrações. Na minha opinião o Morumbi deveria sim ser o estádio da abertura da copa pelo simples fato que desde mil novecentos e bolinha o morumbi é o melhor estádio do estado de São Paulo. Pois bem, por outro lado, acho que a reforma a ser feita é muito cara (acima de 300 milhões) e trabalhosa. Neste caso, concordo com o colega acima (fernando busian), porque não implodir e fazer de novo? Defendo o morumbi, assim como defendo a arena do atlético/pr para ser a sede paranense. Tudo isto baseado em mérito e justiça. Tanto são paulo como atlético investiram, modernizaram e se preocupam em ter uma estrutura profissional. Assim também como o Inter. Até quando vamos ter que aturar as conveniências políticas como fator mais importante em qualquer decisão sobre os rumos do Brasil? Agora porque um discorda disso, o outro não gosta daquele, fulano falou mal de ciclano, vamos ter que assistir a abertura da copa em Brasília? No covil? Eles estão de brincadeira. A abertura poderia ser no mineirão desde que São Paulo não fosse no Brasil. Será a maior das injustiças se o estado de São Paulo perder esta disputa por fatores alheios aos méritos administrativos. A hipótese de um novo estádio é bem vinda, desde que seja de todos. Se o corinthians quer um estádio, que arrende ou compre o pacaembú e invista. A nova arena tem que ser de todos, pois vai sair do bolso de todos.

    ResponderExcluir
  7. Um tio meu que trabalha na FIFA me confirmou em OFF q a abertura da Copa de 2014 vai ser msm em São Paulo, mas não no Morumbi (para a minha infelicidade)
    Ele me disse que a abertura e os demais jogos em SP serão na Fazendinha do Curintia, que ja está até sendo reformada! Com capacidade pra sei lá quantos mil, com aquele gramado maravilhoso, estacionamento pra td a galera, sala de imprensa e um monte de coisera!
    é por ai... kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. joao francisco b. almeida3 de junho de 2009 às 21:17

    Td balelaaaa!!
    especulacoes de fonte nao confiavel, como ja disse juvenal juvencio-presidente do sp!!!
    A questao é q querem construir um estadio novo para dar empregos e estimular o desenvolvimento!!!quero saber aonde irao construir em sp!!vao implodir o masp?? asfaltar o pq ibirapueraa??tenha dó sp nao tem mais lugar onde possa ser construido outro com o tamanho do terreno do morumbi e sua localizacao!!!
    Abs

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkkk... tio meu da fifa é sensacional!!
    assino embaixa da bela explanação feita por bernardo santista solitário... porém, o panetone não está mesmo apto, compensa fazer outro estádio em sp... mas vamo ae.. CORRENTE POSITIVA P/ A ABERTURA NO PANETONE, AFINAL, DE ABRIR ELES ENTENDEM.... HUAAHUA

    ResponderExcluir
  10. huahuahuah

    este romero eh um piadista

    ResponderExcluir
  11. joao francisco b. almeida3 de junho de 2009 às 23:01

    Ooo muito hilariante!!!

    ResponderExcluir
  12. Ivete abadá sangalo3 de junho de 2009 às 23:50

    joguinho feio corintianada!!
    Detalhe AVANÇO na axila macacada!!kkkkkkkkkk
    brincadeira em!!!mais um patrocinador!!ridículo!!

    ResponderExcluir
  13. falando do curintiaa

    olhem ai, cade os gamba??

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Sao_Paulo/0,,MUL1181857-9875,00-GREMIO+DEIXA+O+SAO+PAULO+PARA+TRAS+NO+RANKING+DA+IFFHS+DESTE+MES.html

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que é td especulacao, o morumbi vai ser reformado e vai estar apto para receber a bertura e os jogos. Nao creio em uma construcao de um novo estadio, oq pode ocorrer sim é a implosao do morumbi e construcao de um novo estadio, resta saber quem vai pagar a conta.
    abs

    ResponderExcluir