
E foi um jogaço! Em campo, Corinthians e Inter corresponderam às expectativas de que teríamos uma grande final e mostraram isso na noite de hoje. Diante de um Pacaembu lotado e, ao mesmo tempo nervoso, o clube paulista saiu-se melhor e fez 2 a 0 no primeiro jogo. Um belo resultado e um grande passo rumo ao tri, mas que ainda não credencia a equipe ao título da Copa do Brasil. Até porque no jogo de volta o clube colorado terá os retornos de Nilmar, Kléber e D'Alessandro. Pelo timão, André Santos volta à lateral esquerda.
O JOGO
O Corinthians, incendiado por sua fiel torcida, começou pressionando os gaúchos. Com mais domínio do meio-campo e marcação sob pressão, o time paulista se entregou de corpo e alma no começo da partida. Cristian e Elias, embora pendurados em amarelos, corriam muito e abafavam as saídas coloradas. Pelo Inter, Guiñazu mostrava toda qualidade e habilidade que possui. E tentava encontrar o endemoniado Taison para que ele fizesse a diferença. E como joga a revelação colorada!
Aos 22 minutos, Dentinho cruzou para Ronaldo arrancar, deixar o zagueiro gaúcho para trás e, de bate-pronto, empurrar a bola para as redes. Mas Lauro, de forma brihante, conseguiu fechar o ângulo e se adiantou aos pés do Fenômeno para impedir o gol corintiano. Logo depois o time gaúcho assustou pela esquerda, mas Wiliam conseguiu salvar e afastou o perigo.
O timão era empurrado por sua torcida e respondia dentro de campo. Antes dos 30, Marcelo Oliveira apareceu bem na esquerda, limpou o zagueiro gaúcho, olhou pra área e encontrou J. Henrique livre para estufar a rede adversária. 1 a 0 Corinthians e explosão da fiel torcida no Pacaembu. O primeiro passo havia sido dado.
Antes do primeiro tempo terminar o Inter tentou esboçar reação e passou a pressionar o time paulista. Mas a defesa alvinegra fazia uma de suas melhores partidas na temporada. E veio a segunda etapa com os gaúchos tentando coagir e golpear o Corinthians de todas as maneiras, principalmente com Taison que corria o campo todo.
EXPLOSÃO DA FIEL
Mas, antes dos 10 minutos, Elias cobrou falta rápido (e com a bola rolando) e enfiou para Ronaldo na corrida. O Fênomeno arrancou, dominou, cortou o zagueiro e de esquerda tocou no canto esquerdo de Lauro. Indefensável. E correu pro abraço. 2 a 0 Corinthians. Simplesmente um excelente placar para o jogo de volta dia 1º, no Beira-Rio.
Mas a noite ainda teria outro personagem que brilharia pelo lado corintiano. E o Pacaembu ainda guardava mais emoções para o final da partida. O Corinthians tratou de recuar e o Inter de atacar. E como atacou o time colorado! O Corinthians pedia o gol, aquele que lhe daria uma enorme dor de cabeça para o próximo jogo. Mas do lado alvinegro havia Felipe. E como defendeu o jovem goleiro corintiano. Ora um abafa em Taison, ora cobrança de falta de Andrezinho, ora um chute forte de Guiñazu. Nada transpunha a Muralha Alvinegra.
E foi só. Ou melhor, e foi muito (para apenas 90 minutos). Corinthians 2 a 0. O primeiro passo foi dado. E no rumo certo. Agora o time de Mano Menezes pode perder por até dois gols de diferença (desde que faça um, já 2 a 0 leva para pênaltis). Muitos podem querer relembrar 2008. No caso, há duas diferenças - o Inter não é o Sport, ao passo que o Corinthians de 2009 é muito melhor do que o do ano passado. A primeira batalha foi travada e decidida. Já a guerra, ainda não foi definida....
* crédito da foto: Editoria de arte / GloboEsporte.com
UPDATE - PALMEIRAS CAI EM MONTEVIDÉU
Desta vez não houve milagre e o Palmeiras sucumbiu na Libertadores diante na Nacional (URU), no estádio Centenário. O empate por 0 a 0 na noite de ontem desclassificou o time brasileiro por ter levado um gol no primeiro jogo, em casa. E Luxa fracassa mais uma vez em uma competição internacional de expressão....