quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A VIRADA DA MATURIDADE!

Santos e Corinthians faziam um clássico que ganhara ainda mais peso com toda repercussão dos acontecimentos que cercaram o clube da Baixada. Para o líder Corinthians era a chance de praticamente eliminar um concorrente direto. Ao Santos, a oportunidade de seguir vivo na competição e aproximar-se do líder. E foi um jogaço!

O Santos começou fazendo o jogo que lhe convinha, aberto e na base da correria. O Corinthians tomou um gol de Durval logo aos dois minutos e teve que correr atrás do empate. Igualdade que veio ainda aos oito, em mais uma bela jogada de Jucilei que colocou Iarley na cara do gol para completar. Um a um e jogo em ritmo alucinante.

O Corinthians empatou e, minutos depois, quase virou em chance desperdiçada por Bruno César. Era lá e cá. Os dois times também erravam muito, muito em razão do ritmo eletrizante que o clássico tinha. A Vila fervia.

Quando o time de Adilson resolveu colocar a bola no chão e amadurecia a virada, levou o segundo. E foi dele, Neymar, pegando rebote de Julio César em chute de Marcel. A missão de bater o Santos na Vila já era difícil. Àquela altura, complicava-se ainda mais.

O Santos tinha Neymar, mas o Corinthians tinha - e tem - um time, um conjunto. Maduro e confiante, aliás. E, coletivamente, foi em busca do empate. Em bela assistência de Bruno César que lançou Elias nas costas da zaga santista, o camisa sete alvinegro tocou na saída de Rafael e empatou novamente a partida. Isso sim era um clássico paulista que se preze.

Na segunda etapa, o Santos de Neymar voltou pressionando. Ciente de que só a vitória interessava para manter acesas as chances de título, o interino Martelotte partiu pra cima. E abriu-se ainda mais para o contragolpe do alvinegro da capital. Seria fatal.

Mas antes, Julio César ainda operou milagre por duas vezes em defesas de puro reflexo e quase embaixo da linha. O Santos pressionava, o Corinthians se segurava e esperava o momento certo para agir.

Aos 25, o lance capital. Em jogada ensaiada, Jorge Henrique recebeu e fez belo passe em profundidade para Danilo, ligeiramente impedido, dominar na lateral da área e tocar para Paulo André, de cabeça, escorar. Era a virada corintiana em pleno alçapão da Vila.

A partir daí, o duelo ganhou contornos dramáticos. O Santos buscava a todo custo o empate. O Corinthians, inteligentemente, se segurava sem sobressaltos e prendia a bola. Em minoria, a Fiel fazia festa, provocava e podia ser ouvida na casa santista.

Esperava-se muito do personagem que ganhou as manchetes nos últimos dias. Mas Neymar esteve acanhado. Talvez pelo peso dos holofotes que caíram sobre a revelação santista nos últimos dias, o jogador pouco lembrava as atuações que encantaram o país no primeiro semestre. Mas continua sendo o diferencial da equipe da Baixada. Agora praticamente sozinho, aliás.

No fim, ainda sobrou confusão entre um nervoso Pará e Jorge Henrique. Mas já era tarde. Com a vitória na Vila, o Corinthians de Adilson se credencia ainda mais ao título. Um grande passo rumo ao pentacampeonato nacional.

Já o Santos de Neymar está fora da disputa. O jeito é arrumar a casa para 2011. A começar por um técnico que reúna todas as qualidades que tinha seu antecessor. Ironia das ir0nias.

4 comentários:

  1. Daniel "timão" Romero23 de setembro de 2010 às 16:51

    Jogaço!!! Clássico como daqueles de ficar tenso do começo ao fim, fim que foi feliz p/ nosso lado!
    Qualquer lado poderia sair vencedor. Saiu o Corinthians, melhor time, melhor toque de bola, melhor técnico.... (vou parar aqui se não vou cansar rsrs)
    MERECIDÍSSIMA VITÓRIA E RUMO AO TÍTULO!
    Desculpa Bernardo!
    ABRAX

    ResponderExcluir
  2. Então foi pra isso que o Luíz Álvaro (dirigente moderno, da nova era e com a mentalidade aberta) demitiu o Dorival Jr. e colocou o frangote pra jogar?!
    Aaaaaah tá!
    Faz todo o sentido agora! Hahahahahaha
    Saudações Corinthianas!

    ResponderExcluir
  3. Ja estou vendo tudo, esse timinho passa a se chamar Neymar futebol clube... o diretor deve sua alma ao diabo, e teve que doar o time ao menino mimado.....]
    chupa lambarizada.... agora é minha vez....
    desculpa beernardo, unico santista que eu conheco
    abs a todos]

    ResponderExcluir
  4. Corinthians jogou com 12.

    Simon ladrao!

    ResponderExcluir