quarta-feira, 1 de setembro de 2010

CEM ANOS DE UM SENTIMENTO ÚNICO!

Primeiro de setembro de 1910. Um grupo de operários funda, sob a luz de um lampião, um clube de futebol amador. Eram poucos naquele dia, apenas 13. Mal imaginavam que aquele simbólico ato, o da assinatura, seria um marco. Para a história de São Paulo. Para a história do Brasil. O nome, Corinthians Paulista, ganharia também, anos mais tarde, a designação Sport Club.

Hoje completam-se exatos 100 anos daquele momento. O time amador cresceu. Virou religião. Neste 1 de setembro, figura-se como Nação. Nação esta que bate na casa dos 30 milhões de torcedores. Uma autêntica República Popular. De apaixonados. Por um clube. Um símbolo. Duas cores. Um nome.

Adoração extrema. Que não se explica. Mas que arde. Se sente. Queima. Adoração levada ao extremo. Adoração que facilmente vira paixão. É coisa de gene, DNA. Coisa de corinthiano.

Paixão cega que transpira pelos poros. Irradia. Contagia. Paixão que vira devoção. É fidelidade posta à toda prova. E sempre correspondida.

Não basta torcer. Tem que sofrer. Desejar. Se sacrificar. Muitas vezes, orar. Um fenômeno capaz até mesmo de fazer ateus suplicarem por uma graça divina. E de levar alegria e esperança àqueles que mais necessitam. Isso é Corinthians. Sinônimo de perseverança.

Em se tratando de Corinthians, tudo é hiperdimensionado. Para corinthianos, ser quem é, é o que basta para ser grandioso. Para sentir-se mais. Até mesmo numa série B isso é possível. "Apenas" por corinthianismo. Realmente, é coisa de louco.

O Corinthians é um marco de celebração popular, enraizada de norte a sul do país. Ser corinthiano é sair de casa, tendo a certeza e o orgulho de ao trajar um manto, de que serás reconhecido. É convicção de que se identificarás com a um de seus semelhantes. Estejas aonde estiver.

O Pacaembu, em tarde ensolarada de domingo ou numa noite fria e chuvosa de quarta-feira, é uma ode ao corinthianismo. É lá que o corinthiano se encontra. Um ao outro. Se assemelha.

Juntos, somos um só. Ganhamos jogos. Perdemos jogos. Viramos jogos. Juntos.

Celebramos. Sofremos. Lado a lado.

É sina que não se explica. Mas que se amplifica com a camisa preta e branca.

O corinthiano se curte. Um ao outro. O corinthiano se ama. Principalmente por reconhecer no próximo dois sentimentos inigualáveis que todo ser humano anseia experimentar. A paixão e o amor. Em suas formas puras e cruas. Até mesmo cruel, às vezes. Mas inigualável. Na vitória e na derrota.

Alguns continuarão tentando debochar lembrando da inexistência de um título continental. A esses, peço-lhes que se apeguem a isso mesmo. É o que lhes resta, ao menos por enquanto. Eu encaro como azar. Azar dela, a sorrateira, de ainda não ter presenciado tamanha comoção popular.

A história de São Paulo funde-se com a história alvinegra. Juntas, são uma só. E São Paulo deveria sim se chamar Corinthians. Até porque, numericamente, o Corinthians engole sua própria cidade quase três vezes. Faz criatura superar criador.

Hoje, celebram-se 100 anos da existência de um dos maiores clubes do mundo. O maior, em termos de paixão. Capaz de despertar amor e ódio com raro extremismo. E até mesmo de dividir um país. Ou um Maracanã.

Sagrados sejam seus torcedores. És sim uma religião, Corinthians Paulista do meu coração!

Perdõem-me os outros, fundamental mesmo é ser corinthiano.

Vitor Hugo Baqueta, corinthiano. O maior título de todos os possíveis.

13 comentários:

  1. Não somos melhores, nem piores, maiores ou menores.... somos simplesmente... CORINTHIANS!!!! Só quem é sabe o que é!!!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional! Belas Palavras! Tudo isso que vc disse eh a mais pura verdade, Timão, Amor sem Explicação. Parabens baqs!

    ResponderExcluir
  3. augusto corintiano andrade1 de setembro de 2010 às 10:50

    PERFEITO!!!! quase conseguiu explicar oq eu sinto por esse time, que só abaixo de Deus e minha familia.
    abs a todos meus irmaos corinthianos...
    PARABENS AO MEU TIME DE CORACAO!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Corinthians do meu coração!
    Nação maior que essa não existe!
    Tu és orgulho!
    "Perdõem-me os outros, fundamental mesmo é ser corinthiano." - Sábias palavras!

    ResponderExcluir
  5. ANIMAL O TEXTO!!!!!
    Só quem é, sabe o que é.
    abraços
    Danilo LHP

    ResponderExcluir
  6. Loooco texto!!

    Não existe explicação.. só sabe como é, quem VIVE isso!!!

    VAAAII CORINTHIANSSS!!

    ResponderExcluir
  7. Mto bom mano. Exatamente isso q toda a nação sente, eh uma paixão q naum tem explicação, mto mais q um time, somos religião, ou vc segue com fanatismo, ou contesta.

    Só quem é, sabe o que é.

    Vai Corinthians

    ResponderExcluir
  8. Daniel "todo poderoso timão" Romero1 de setembro de 2010 às 14:26

    FICOU SHOW DITO... SÓ ESTANDO LÁ P/ SENTIR, P/ SABER O QUE É TUDO ISSO, E NÓS SABEMOS!!

    CORINTHIANS!! SIMPLES ASSIM!

    ResponderExcluir
  9. Pois é! Só quem é sabe como é, e quem não é, fica ai tentando adivinhar ou tripudiar, monstro o texto!

    Abrassssss

    ResponderExcluir
  10. Thiago (do time masculino)1 de setembro de 2010 às 15:09

    Não somos os únicos a compartilhar desta paixão, pois gerar a discordia como geramos aos torcedores de outros times de menor importancia, é dividir o AMOR que sentimos pelo TODO PODEROSO TIMÃO, é algo que não tem explicação.
    Parabéns meu amigo Vitinho pelo seu aniversário, nesta data tão importante e por este texto que RESUME o que é ser Corinthiano.
    Abraços e saudações corintianas.

    ResponderExcluir
  11. Belo texto Vitor, você consegui falar um pouco o que significa tudo isso para nós.
    O nosso maior orgulho é fazer parte dessa história, dessa nação e desse estado de espírito.
    Não precisamos de títulos, precisamos de CORINTHIANS e ele sempre estará com a gente assim como nóe estaremos com ele.
    Um Abraço e parabéns.......
    Guiga.

    ResponderExcluir
  12. Lindoooo!!! Não tem o que dizer quando escrevem do Corinthians, só que nós somos fodaaa!!

    ResponderExcluir