terça-feira, 19 de janeiro de 2010

AS PEDALADAS JÁ NÃO SÃO MAIS AS MESMAS!*


Robinho nunca será igual a Pelé. Mas acha que é. Talvez pela semelhança na história de vida dos dois. Ou talvez, ele se julgue à altura do Rei não pelo seu futebol, e sim, por sua conta bancária. O dinheiro às vezes afeta diretamente a vaidade e o ego das pessoas. Infelizmente, e na maioria das vezes, no sentido pejorativo.

O fato é que o atacante que despontou no Santos em 2002 e encantou a todos por causa de seu futebol alegre e maroto, mudou muito de lá para cá. Em 2004, uma transferência forçada do Santos para o Real Madrid, capitaneada e arquitetada (como é de praxe no futebol brasileiro) por seu então “amigo” e empresário Wagner Money (sic) Ribeiro. Anos depois, a mesma coisa no clube espanhol e Robinho justificou que estava insatisfeito (até hoje não entendo o porquê) no Real. O resultado; nova transferência forçada, dessa vez para o Manchester City.

No clube inglês, o atacante brasileiro é idolatrado pela torcida. Em campo ele até (frise-se bem esse termo) tem correspondido às expectativas. Mas fora dele a situação é bem diferente. Depois de faltar aos treinos do City sem justificativa na semana passada, Robinho foi multado. E hoje, outra bomba nos tablóides britânicos. O atacante foi acusado por uma adolescente inglesa de estupro em uma casa noturna. Segundo a imprensa local, o jogador chegou a ser detido e teve de pagar fiança para ser solto. Robinho nega as acusações.

A questão criminal não cabe aqui. Isso terá de ser julgado e apurado pela polícia inglesa. O que fica, no entanto, é a desconfiança nas atitudes daquele que, um dia, disse que seria o melhor do mundo em breve. Ele ainda tem tempo para isso. Resta saber se ele realmente quer isso. Afinal, o tempo e sua carreira não irão durar para sempre.

*EM TEMPO: Esse post foi publicado já há quase um ano, logo no início do blog, em 28 de janeiro. De lá para cá a única mudança significativa está grifada no texto. E a pior das previsões se confirmou - Robinho definhou no City. É hoje reserva no time inglês e, quando entra, tem saído vaiado de campo.

Uma nova mudança de ares seria a solução? Talvez, desde que o jogador sinta novamente o prazer pelo futebol. Não é a solução ideal, mas é uma saída. Por outro lado, Robinho ainda aparenta ter vaga no grupo de Dunga. Não tão cativa como já foi um dia, é verdade. E também resta saber até quando isso vai durar. O desfecho dessa história só depende dele. E tenho cá pra mim que esse, no caso, é o maior dos problemas.
*crédito da foto: Agência Reuters

6 comentários:

  1. Muito mal assessorado. Apesar dos pesares, ele devia ter muito mais escutado o Leão do que seu empresário. Aí está o resultado. Espero que as jóias Neymar e Ganso sejam melhor encaminhados ao lado do ídolo G10.

    ResponderExcluir
  2. Jogador com talento imenso e com cérebro minúsculo

    ResponderExcluir
  3. Nunca gostei dele...

    Sem contar que a geração dele nem pra Athenas foi... lamentável.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. o Rogério antigo lateral direito do curintia chora até hoje quando lê o nome Robinho!
    kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. O Robinho tá bebendo mais que o Garrincha!!!!!!

    Dribles rápidos e goles mais rápidos ainda!!!!

    É conhecido na Inglaterra como rei do Chopp!!!!

    ResponderExcluir