domingo, 24 de maio de 2009

LISTA FATÍDICA ?!?! A CULPA NÃO É DELE...


Há tempos a imprensa vinha gritando pela convocação de jogadores que atuam no país. Citava-se nomes dos possíveis selecionáveis e até mesmo levantava-se suspeitas (não posso afirmar se fundamentadas ou não) sobre a cúpula da CBF em razão das ausências de tais jogadores. Enfim, faziam um verdadeiro carnaval acerca do tema. Posição esta que, por sinal, eu também concordava.

Especulava-se até mesmo sobre o descaso dos "estrangeiros" ao vestir a amarelinha e alguns jornais chegaram a propor a criação de uma cota para os jogadores que atuam em clubes brasileiros. A premissa é de que tal medida valorizaria o futebol nacional. Não vou entrar no mérito dessa questão, nem listar seus benefícios e prejuízos.

Mas o que me assustou nestes dias pós-convocação foi a quantidade de críticas direcionadas a Dunga. O técnico incluiu em sua lista cinco nomes dos atletas "genuínos". E, em contrapartida, recebeu uma enxurrada de negativas da imprensa por causa dos momentos decisivivos pelas quais os clubes passam (Corinthians, Internacional, Cruzeiro e Grêmio). Ao invés de se clamar pela adequação ao calendário europeu, prefere-se a crítica pura e simples. Assim mesmo, sem bom senso, sem coerência e sem critério.

Dunga pode ter culpa em um monte de coisa, inclusive nas questões táticas (ou melhor, na falta delas) e técnicas da Seleção. Mas nesse caso tem de ser eximido. O fato é que precisamos adequar nosso calendário ao europeu. E a tevê - contrária à mudança - que se adeque a ele. Os benefícios serão sentidos por todos. Simples assim...

7 comentários:

  1. Não adianta Dito, técnico da seleçao sempre vai ser cornetado, ainda mais o Dunga. Acho que ele convocou com coerência, nao vejo nada de ridículo nos jogadores que ele chamou.
    abs
    Cunhado

    ResponderExcluir
  2. Também não entendo, é para ter ou não jogadores que atuam no Brasil? Eu acho que tem que ter, os clubes que se virem. Os problemas na escalação são outros, o Kléber não joga bem há anos, sem conta que Josué e Gilberto Silva são piadas de mal gosto.

    ResponderExcluir
  3. ACHEI MUITO BACANA SEU BLOG.

    DE UMA ESPIADA EM MEU BLOG TAMBÉM

    guanabarafutebol.blogspot.com

    escrevo sobre um time de futebol amador aqui da minha cidade São João da Boa Vista - SP, com boa dose de humor.

    abraços GUI JONSON

    ResponderExcluir
  4. Mas o que melhor que críticas para elevar a moral de quem quer chamar a atenção. No caso não só "alguns" colegas de profissão, mas os cartolas, poderosos, que instigam essa superdosagem de incoerência, e a televisão faz parte disso. Sempre vai ser assim.
    Parabéns Vitor pelo ponto de vista, foi fundo ano assunto, apesar das poucas linhas.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  5. Concordo no tocante ao nivelamento dos calendários. Mas convenhamos, tem de haver bom senso. Porque só convocar os brasileiros agora neste momento em que os clubes vivem momentos decisivos? André Santos do Corinthians não influencia muito, mas Ramires do Cruzeiro e Nilmar do Inter estão moendo a bola e são decisivos para os clubes. Bom senso é o caminho: chamá-los depois das finais ou desclassificações de seus respectivos clubes.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Acho um absurdo a Libertadores, o Brasileirão e a Copa do Brasil não serem paralisadas por causa das Eliminatórias e Copa das Confederações. É um desrespeito aos clubes brasileiros. É bom lembrar que em 2005, o Santos foi eliminado da Libertadores pelo fraco time do Atlético-PR pq Robinho e Léo estavam na Copa das Confederações.

    ResponderExcluir
  7. Daniel fica quieto bernardo time mediano26 de maio de 2009 às 10:30

    eu concordo com o dito e digo mais, se há alguém q saiu prejudicado é o corinthians pois andré santos arebenta na lateral esquerda, os santistas que o digam né amigo do bom senso...
    Já o menos prejudicado é o santos.. hauahuahauhau a tempos q não é prejudicado.. não tem jogador nenhum p/ ser aproveitado na seleção..
    TEM Q LEVAR SIM JOGADORES DO BRASIL E OS CLUBER TEM QUE PARAR DE RECLAMAR PQ NA HORA DE TER O PASSE DO ATLETA VALORIZADO E VENDE-LOS AÍ NGUÉM RECLAMA DA GRANA QUE ENTRA NO BOLSO...
    abs

    ResponderExcluir