segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

PODERIA TER SIDO MAIS....


A cada rodada que passa o time de Vanderley Luxemburgo vem provando que chega para disputar títulos neste ano.
E ontem, na goleada sobre o Santos, não foi diferente. Com um começo esmagador do ataque palmeirense, em 25 minutos o jogo já estava 2 a 0 e com pelo menos mais duas chances claras de gols perdidos pelo lado alviverde. Cleiton Xavier e Keirrison provam, a cada partida, que as apostas são muito mais animadoras em 2009.
No segundo tempo, o Santos até melhorou e produziu algo (o que não havia feito na primeira etapa). Mas não foi o suficiente. Talvez, se Roni tivesse feito aquele gol aos 22 minutos do segundo tempo, o time da Baixada poderia até esboçar uma reação e sair com um empate heróico no Palestra. Mas não foi o que aconteceu.
Confesso que não pude ver o jogo, já que estava viajando. Mas depois pelo que vi dos melhores momentos e li nos jornais, o placar só não foi justo porque poderia ter sido mais.
E já que estou falando em justiça, vamos às polêmicas do jogo. Aos 22 minutos do primeiro tempo, o juiz Luiz Flávio de Oliveira marcou pênalti em Keirrison. Para mim, Fábio Costa chegou atrasado no lance (sem contar a imprudência) e deixou o árbitro sem opção, a não ser marcar a penalidade. A outra polêmica aconteceu no terceiro gol palmeirense – o segundo de Keirrison na partida -, já que o atacante estava um pouco à frente no momento do chute de Willians.
Erros e interpretações de arbitragens são sempre passíveis de discussão, é claro. O que não dá pra ser discutido é a superioridade palmeirense no clássico. Isso foi algo inegável.
Ou, como disse o Mauro Betting em sua coluna no Lance! de hoje. “Pode até não dar título. Mas já está dando prazer de ver e torcer para este Palmeiras 2009”.

EM TEMPO: Mesmo com a boa fase do Palmeiras, Diego Souza ainda está devendo em 2009. É impressionante como o meia está sumido em campo.
Outro que também não vem fazendo um bom começo de ano é o santista Fábio Costa. Aparentemente fora de forma, o goleiro vem falhando com uma freqüência fora do normal. E ontem, no clássico, não foi diferente.

7 comentários:

  1. Foi justo. A vitória do Palmeiras foi justa pelo maior volume de jogo que apresentou. Um time técnico e rápido.
    O Santos errou ao achar que poderia enfrentá-lo de igual para igual. Um time em formação como o nosso, num clássico, teria que jogar na defensiva, aguardando os contra ataques. Mas isso já foi, bola pra frente.
    Minha análise agora tem outro ponto de vista. Politicamente falando, o Santos fica totalmente excluído do mundo dos times grandes. O Santos é o único time dos grandes que nunca tem um erro se quer a favor. E isto tanto no âmbito estadual quanto nacional. Não que eu queira que ganhemos nossos jogos pela "ajuda" do juiz, longe disto, mas porque errar tanto contra nós? E só contra nós. Desde 2002 estamos constantemente jogando contra o adversário e a arbitragem. Mesmo assim conseguimos conquistar títulos, inclusive em um campeonato que anularam no mínimo 10 gols legítimos.
    Vamos para o jogo de ontem. Três dos quatro gols do Palmeiras são discutíveis, apesar de eu achar que foram todos válidos. Mas pensemos assim: o primeiro gol se fosse contra qualquer um do "trio de ferro" posso apostar que o juiz ou daria falta no goleiro ou pé alto do Edmilson. O segundo de pênalti, se fosse para o Santos, era capaz até de dar cartão amarelo para o atacante. E o terceiro então?! Num rebote em que o jogador está um centímetro na frente. Se fosse atacante do Santos, estaria "impedidasso", tanto que o Roni teve dois lances semelhantes e não estava impedido, mas mesmo assim o bandeira assinalou. É incrível. E numa mesa redonda dessas de domingo, os "jornalistas" ainda discutiam o gol do KP, insinuando que ele estava impedido. Ora bolas, porque para o Keirrison valeu a regra de "na dúvida pró gol" e para nós há a dúvida? Com tanta "parcialidade", começamos a acreditar que a política do "tapinha nas costas" é a solução dos problemas. Me parece que há uma corrente para que "não deixem o Santos crescer". Digo crescer no sentido de força política, força na mídia, pois quando se trata de títulos somos os mais vitoriosos. Mas isto hoje em dia não representa nada, até porque nossa própria diretoria parece que não quer isto. Um time com a tradição e o reconhecimento mundial que temos, se deixar ser injustiçado duma maneira afrontosa a que somos submetidos há alguns anos é uma vergonha.
    Torço para que abramos os olhos e que haja mais equidade nas disputas, pois se isto tudo acontece com o time de Pelé, imagine com os vários outros times de tantos "Josés"!?

    Rafael Bernardo

    ResponderExcluir
  2. Querido Bernardo, é impressionante como você sabe chorar com classe!!! IMPRESSIONANTE.
    Olha, me permito condordar com você no tocante de erros da arbitragem, mas não é só contra o Santos; é que a arbitragem no Brasil está realmente de baixissimo nível, então não faça-se de coitado, como são paulinos assim já fizeram, outrora palmeirenses e corinthianos....
    Um time,por mais que seja prejudicado, se resolver esquecer do "Sr. Juiz" e jogar futebol acaba passando por cima e vence até mesmo um jogo contra arbitragem, o que não foi o caso no referido clássico.
    Comece amigo a ver outros jogos e conferir a arbitragem; erros infantis, que até o magela não faria... Você tem que torcer realmente p/ abrirmos os olhos, mas abrirmos para tudo e não só para os erros que nos cercam, mas também para os erros que vemos contra todos, porque quem está sendo prejudicado não é o seu Santos e sim o nosso futebol!!!!
    Cordiais saudações!

    ResponderExcluir
  3. Meu caro e saudoso Rafael,
    Este seu posicionamento, meio a lá Fabio Costa, de que o Santos é o grande injustiçado do futebol brasileiro, não cola por muito tempo ao tentar justificar alguns resultados insatisfatórios em campo, se foi essa sua intenção. O Palmeiras vem mostrando que investimento em boas contratações, boa administração e determinação são capazes de por um time no eixo, trazendo resultados há muito tempo não vistos. O São Paulo é referencia em estrutura e isso reflete em seu histórico de muitas vitórias. Não estaria aí a dica e o principal motivo do fraco desempenho do Santos? Volto a discordar sobre sua opinião de que uma suposta política acaba por desfavorecer a equipe da baixada, afinal estamos falando do time do Pelé!!! Quer uma celebridade futebolística mais influente, inteligente ou estrategista? Quantas costas não gostariam de ser tocadas por suas mãos hein?
    Mas dou o braço a torcer meu amigo, prefiro sua choradeira às declarações de Fabio Costa!!rs
    Pensando bem, será que não houve um complô formado pelas traves ituanas contra o time da baixada? Essas traves de hoje em dia...
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkk
    Ai Paulinha, meus parabéns! Conseguiu arrancar-me gargalhadas. Você está coberta de razão. Acho que bons exemplos devem ser seguidos. São Paulo e mais recentemente o Palmeiras, tem mostrado que com vontade, pessoas idôneas e competentes, o futebol ainda tem jeito. Mas quanto ao clássico, não estou chorando. Como havia dito, o resultado foi justíssimo. Só lamento que as mesmas regras que são aplicadas contra o Santos, não tem o mesmo valor para outros times. Mas tudo bem, vamos seguir seu conselho e tentar montar um time forte dentro e fora de campo (rs).

    PS - Em Itu foi uma homenagem a Santo Expedito, aquele das causas impossíveis. O nosso K9 é devoto fervoroso (rs).

    Abraços saudosos

    ResponderExcluir
  5. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    SENSACIONAL PAULINHA....
    BERNARDO... FICA QUIETO AGORA VAI!

    ABRAX

    ResponderExcluir
  6. auhuahauhauhauhauahuahuahuahauhauhauh
    ahuahuahuahauhauhauhauhauahuahauhauha
    auhuahauhauhauhauahuahuahuahauhauhauh

    SENSACIONAL, Paulinha!!!!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Srs.,
    primeiramente parabenizar pelo blog... realmente de altíssimo nível...
    mas cá entre nós, se pudessemos filtrar os comentários, tinhamos que bloquear os desse Rafael Bernardo... ele só fala asneira... justificar que o time está em formação e que a arbitragem não ajuda é palhaçada... por isso que é time pequeno... reclama que não ganha porque o juiz não colabora... lamentável em santista... e outra, e o time do jardim suspenso?? não está todo reformulado?? e mesmo assim tem dado espetáculo a cada jogo? enchendo os olhos dos dignissimos torcedores alvi-verde e de todos os outros clubes? pro momento seria isto... um grande abraço

    André

    ResponderExcluir