segunda-feira, 9 de novembro de 2009

QUANDO TÍTULOS E FUTEBOL-ARTE SE CONFRONTAM


"Grandes ataques ganham jogos (e encantam multidões). Mas somente defesas sólidas e seguras vencem um campeonato". A frase célebre é do treinador italiano Fabio Capello, hoje à frente da poderosíssima Inglaterra. O parêntese dela é meu. Como todos sabem, Capello é um vencedor por onde quer que passe e, talvez, esse pensamento sirva para explicar bem o momento pelo qual passa o futebol. Em especial, o nosso.

Muricy Ramalho é outro técnico gabaritado, tricampeão brasileiro, e que leva na prancheta o ensinamento clássico de Capello. Foi assim durante sua passagem vitoriosa pelo São Paulo. Seu esquema de jogo baseava-se principalmente - e às vezes tão somente - no fundamento da força do sistema defensivo. Por muitas vezes, o estilo de jogo proposto por sua equipe chegava a soar como irritante, enfadonho. Mas vencedor, frise-se. Diante de tudo isso, Muricy também acreditava que tinha tudo para conquistar mais uma estrela em 2009. Só que desta vez, pelo rival Palmeiras. Mas reparem bem na conjugação do(s) verbo(s). Porque provavelmente o tombo de sua equipe é maior do que se anunciava.

E ontem, no Maracanã, não foi diferente. Uma opção tática previsível, um ataque ineficiente, a mesma jogada latente pelas laterais, as eternas bolas aéreas alçadas à área, enfim o mesmo jogo insosso de sempre. A diferença é que Muricy achava que podia confiar em sua defesa. Mas não pode. Muricy também acreditava que apenas a força de seus zagueiros e as bolas aéreas bastavam para conquistar o seu quarto Brasileiro seguido. O problema aí, no caso, é que sua atual defesa não é tão boa quanto à antiga, no caso a linha defensiva tricolor. Claro que a perda de Pierre e de Maurício Ramos também fazem enorme falta ao treinador. Sem falar em Cleiton Xavier.

A bem da verdade é que o esquema tático de Muricy Ramalho cansa. Não há como negar isso. Por outro lado, a herança e as raízes deixadas no clube do Morumbi, atual líder do Brasileiro, cansam do mesmo jeito. Talvez ainda mais em razão do vício. Afinal, o São Paulo de Ricardo Gomes é apenas e nada mais do que o mesmo São Paulo de Muricy Ramalho. As diferenças são mínimas, quase imperceptíveis. Futebol cansativo, porém vencedor. Isso é inegável. Razão pela qual faz toda a diferença. E acostuma e amansa o antes exigente torcedor são-paulino. Saciado por títulos, o torcedor acomoda-se. E esquece-se das críticas. Essa é a lógica da maioria, salvo algumas exceções.

No mundo do futebol, para a grande maioria, títulos, e somente eles, é o que importa. Eu, particularmente, prefiro que eles venham acompanhados de poesia e de um futebol vistoso. Aí sim, a satisfação (e o encantamento) ficam completos.

SIMON FOI GROTESCO

O Palmeiras ontem só não foi pior que o juiz da partida, Carlos Eugênio Simon. A lista histórica de erros do árbitro é extensa. Isso todos sabemos. Mas confesso que estou até agora sem entender o que levou o gaúcho a anular o gol legal de Obina, ainda no primeiro tempo e quando o jogo estava 0 a 0. Simon estava de frente para o lance, a menos de cinco metros, e mesmo assim invalidou o gol quando, invertendo totalmente a regra. Um absurdo tremendo. De deixar sim qualquer alviverde revoltado. Costumo deixar as polêmicas da arbitragem de lado, mas nesse caso não há como não comentar. Assim como também será impossível encontrar explicações para o erro bisonho e lamentável do gaúcho. Por isso o seu silêncio após a partida.

FLA CHEGA PARA ASSOMBRAR

A vitória autoritária do Flamengo em pleno Mineirão abarrotado de atleticanos por 3 a 1, confirma e corrrobora a boa fase do rubro-negro. E foi em um jogaço, diga-se ainda. Pode até não dar em título, mas o time carioca é, dentre os quatro primeiros, o que tem jogado o melhor futebol nas últimas rodadas. O Atlético segue sua sina e agora já olha com desconfiança para o rival Cruzeiro na busca pela última vaga na Libertadores. Mais uma briga que promete.
*crédito da foto: GloboEsporte.com

23 comentários:

  1. Com Simon “de ponta-esquerda”, Fluzão conclui semana mágica E derrota o Palmeiras.........aeeeeeeeeeee viva a nova contratação do fluzinho de merda...grande ponta esquerda SIMON O MAIOR IDIOTA, INCOMPETENTE, INCAPAZ E SAFADO..VOU DESCARREGAR MINHA 380 NA CARA DELE.....

    ResponderExcluir
  2. E ninguém cala esse chororoooooo; chora o jogador, chora o dirigente, chora o torcedoooooooor.....

    E ninguém cala esse chororooooo; chora a porcada chora a galinhada o campeão voltooooooooou

    ResponderExcluir
  3. EU AVISEI, QUANDO O TRICOLOR REALMENTE ASSUMIR A LIDERANÇA JÁ ERA...

    OOOOOOOOOOO OOOOOOOOOOOOO

    O CAMPEÃO VOLTOOOOOOOOOOO

    CHORA PORCADA TOLADA NA LAMA...

    ResponderExcluir
  4. “O futebol é podre. É frequentado por pessoas que não servem para viver minimamente no que se denomina civilização ocidental. Está coalhado de safados e malandros”, afirmou.

    Belluzzo disse mais: “Não vou me meter a fazer coisas que não condizem com minha formação. O futebol é um jogo bonito. Não consigo achar legal ir para a arquibancada sabendo que existe este trabalho de bastidores”.
    FIM

    ResponderExcluir
  5. RESULTADO : SIMON É AFASTADO E ESTÁ FORA DO BRASILEIRÃO !!! JUIZINHO DE MERDA VAI FICAR DA COPA TBEM

    ResponderExcluir
  6. No final do ano vou pedir pro bom velhinho q traga um título diferente no ano que vem! to cansando de brasileiros!!!!
    oooooo, o campeão voltouuuu!!!!

    ResponderExcluir
  7. E ninguém cala esse chororoooooo; chora o jogador, chora o dirigente, chora o torcedoooooooor....

    ResponderExcluir
  8. Questionário:
    Se o título não vier com "poesia" ele não vale?

    É melhor ser campeão com um futebol burocrático ou ficar em oitavo achando que tá jogando bonito?

    A melhor defesa é o ataque ou o melhor ataque é a defesa?

    Vitinho, pq tanta raiva do Muricy e do São Paulo?

    Sem mais.

    ResponderExcluir
  9. Eh dito.... Se for assim o "título mundial" que o corintias "ganhou" teve o que? Poesia que não foi neh!!! Pq nem Titulo Continental vcs ganharam pra poder disputar!!!! E outra o único jogo que ganharam foi contra um time pequeno da Ásia!!!
    Como o neto diria "eh brincadeira"
    kkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. "minha terra tem palmeiras,
    onde canta o sabiá...."



    bom, se falta poesia pro Hepta, tá ai..... mas palmeiras em segundo, terceiro... kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. bloqueia esse joão andré...puta cara tonto

    ResponderExcluir
  12. Mengo... Mengo... Mengo...

    Vai dar URUBU este ano... não adianta chorar... Imperador... ooooooooooo

    ResponderExcluir
  13. João André e o Simon são os maiores MANÉs da face da terra

    ResponderExcluir
  14. Tião Fiel (o retorno)10 de novembro de 2009 às 09:26

    Nossa mano, qtos babacas reunidos! Tem um q vem querer comparar o time campeão mundial de 2000, o PRIMEIRO DA FIFA, com o atual elenco do Jd. Leonor. Vamos lá companheira, Veja se tem comparação. Dida, Vampeta, Rincón, Marcelinho, Ricardinho, Luisão, Gamarra, Edilson, só para citar alguns nomes simbólicos. E o mané aí de cima quer comparar com o Ricky, Wash canela, Borges banheira, J. Refugo nosso Wagner, Hugo, Frango Ceni. Cada otário viu.....
    Vou tomar minha Cynar matinal q é melhor....
    OBS: será q a torcida de modinha conseguirá encher o panetone pela primeira vez no ano?????Ah, agora é mais fácil né???? ai q vergonha q tenho delas....

    ResponderExcluir
  15. ESSE ANONIMO CUZAO ,POR QUE NAO COLOCA A CARA A TAPA . fLUZINHO É O CU SEU SE FDP.....
    È FLUZÃO QUE POIS NOS 3 ULTIMOS JOGOS UM BANDO DE MANÉ PRA CORRER .... CALA BOCA E VE SE APARECE MANEZÃO.. ANONIMO....

    ResponderExcluir
  16. kkkkkkk, O loko cacalo olha o estresse kkkkkk, bom não tem jeito achoq ue agora o título fica entre o São Paulo e Flamengo, mas o campeonato está muito bom, e quem não gosta de pontos corridos? O que vai falar agora? Quanto ao meu time Ronaldo é o cara, s emagrecer coloca luis fabiano no chinelo.
    abs
    Cunhado

    ResponderExcluir
  17. Tiao...vc deveria ter vergonha de falar sobre esse vulgo titulo mundial, que foi a maior zebra do seculo...
    vasco e curintia, tanta zebra q ja estava estampada no proprio uniforme...kkkkkkkkkk

    DOIS TIMINHOS DE 2 DIVISÃO Q MESMO DIPUTANDO UMA FINAL CONTINUAM SEM SABER O Q É UM JOGO INTERNACIONAL...POR FAVOR...VCS FORAM CONVIDADOS POR SEREM CAMPEOES BRASILEIROS E AINDA ROUBADO...QUEM DEVERIA SER CHAMADO ERA O PARMERA ATUAL CAMPEAO DA LIBERDADORES DA ÉPOCA.

    VERGONHA VERGONHA TIMINHO SEM VERGONHA...

    ResponderExcluir
  18. ESSE CAMPEONADTO DA FIFA FOI TÃO SEM CRITÉRIOS QUE ACABOU EM UM ANO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    E AI A PODEROSA FIFA FOI SE JUNTAR COM O VERDADEIRO CAMPEONATO MUNDIAL...COISA Q VCS JAMAIS VÃO SER...

    PODEM CHAMAR ZIDANE, RONALDO, R. CARLOS, FIGO, RIQUELME, ETC... MESMO ASSIM NÃO VAO GANHAR...PQ VCS SAO PEQUENOS E ASSIM VCS VAO MORRRER.

    OBS- JUNTO O FIASCO DO ANO Q VEM, TB VEM A FALENCIA DO CURINTIA SÓ PRA TENTAR GANHAR A LIBERTADORES Q VCS SEMPRE FALARAO TAO MAU...

    HUAHUAHAUHAUHAUAHUAHUAHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAH

    TRAVECADA DE SEGUNDA DIVISAO...ACORDEM...

    UHAUHAUHAUAHUAHUAHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAHUAH

    ResponderExcluir
  19. Maloquero e sofredor (graças a Deus)10 de novembro de 2009 às 15:30

    Vixeeee......Assassinaram a gramática!!!!!O Justiceiro tá braba gentem! Vale a pena gastar tempo com ela????? Quer saber, vou ali no boteco tomar minha cerveja. Gente ignorante não merece atenção. Nóis é pobre, mas é limpinho. E estudado também kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    E assumimos nossos times de coração. Pq temos orgulho. ORGULHO.

    ResponderExcluir
  20. fluzinho de merda SIM....E AINDA VAI SER REBAIXADO E PAÚ NO CÚ DOS TRICOLORES DA LARANJEIRAS SIM....KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK..........................................................................................HUAHUAHUAHAUHUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUAHUAHAUHAUHAUAHUAHAUHAUHAUHAUAHUAHUAHUSHUAHSUASHUAHSUAHSUAHSAUSHAUHSUASHUAHSUAHSUA

    ASS. fLUZINHO DE MERDA

    ResponderExcluir
  21. Nossaaaaaaaaaaaaaaaaaa, esse zamberlão, parente do Lão é bravaaaaa, fluzinho, vai assistir jogo no interior mané, rsrsrsrssrsrssrsrs.

    ResponderExcluir
  22. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    o pessoal ta nervoso aqui em dito.

    SAUDAÇÕES DO HEPTA-TETRA...

    ResponderExcluir
  23. É PORCO , É BAMBY , É GAVIÃO É TUDO CUZÃOOOOOO.....

    EEEE EEEE EEEE ; EEEE EEE EEEE ;

    É PORCO , É BAMBY , É GAVIÃO É TUDO COZÃOOOOOOO

    EEEE EEEE EEEE ; EEE EEEE EEEE ;

    ResponderExcluir