sexta-feira, 26 de novembro de 2010

REFLEXOS DE UMA SOCIEDADE VIRA-LATA

Entrega, palavra da moda. Ano após ano no país do futebol.

Alternam-se os nomes, os envolvidos, o local da peleja, mas o sentimento é sempre o mesmo. Nada muda. Infelizmente, a vida como ela é.

Nos últimos dias, mudamos até o nome da já enraizada entregada em terras tupiniquins. Conviu-se por chamá-la de desinteresse. É menos frustante e mais subjetivo.

É verdade também que aqui as rivalidades regionais ultrapassam a ética desportiva. Anomalia já identificada no Brasileiro.

Também não podemos jogar fora tudo o quê de bom foi feito. O Brasileiro de pontos corridos não é o vilão da história, mas sim a vítima. Distorcido por um desvio de caráter, algo tão natural em nossa sociedade.

Aqui temos ao menos 13 clubes com rivalidades que ultrapassam a beira do campo. Ano que vem com o retorno do Coritiba serão 14. Na Europa não. O Velho Continente possui alguns poucos e parcos clubes em condições de disputa de título nacionais. É assim na Itália, na Inglaterra, na Alemanha e ainda mais na Espanha e na França. Diante disso, algo deve ser repensado.

O que vivemos e continuaremos vivendo é o reflexo nu e cru de uma sociedade execrada pela amoralidade. Ou pela imoralidade. Não importam os valores éticos, desportivos, tampouco os de carateres. Princípios são coisa do passado. Atualmente os valores andam tão invertidos que a derrota é considerada vitória.

Ano após ano. Foi assim em 2007, 2008, em 2009 e está sendo assim em 2010. Será assim também em 2011. Seja na política, na questão social ou no futebol. Nossos valores foram surrupiados. E sequer nos queixamos disso.

Hoje eu sinto vergonha. Pelos outros e por mim. Sinto vergonha de ver torcedores indo a um jogo de futebol para comemorar em êxtase a derrota do próprio time.

Só se fala disso nas ruas. Mas nada disso importa. Importante mesmo é se dar bem. Não importa a que valor isso seja. Nem o quanto isso custará.

Este blogueiro, mesmo sendo alvinegro, já se viu torcendo por um título brasileiro do Palmeiras que não veio e também torceu a favor dos Meninos da Vila no começo do ano. Porque admirava a beleza que viu com seus próprios olhos ser produzida por uma geração que deve ficar marcada por trazer de volta a essência de nosso futebol. E também porque acreditava que os palmeirenses, tão sofridos que andam, mereciam melhor sorte depois de uma década de amargura. E também pelo investimento feito.

Este blogueiro também não ficará triste quando a iminência do título brasileiro do Fluminense vir a acontecer. Pelo contrário. Sentirá-se alegre pelo retorno triunfal de um clube que merece estar no posto que chegou. Assim como também torceu pelo sucesso argentino em terras africanas porque se reconhece na aguerrida história albiceleste.

O que me entristece é a deterioração de valores. Este blogueiro, hoje mais do que nunca, sente vergonha por - lá no fundo - ter gostado da entregada alvinegra ano passado diante do Flamengo. Ainda mais porque assistiu ao lado de um parente que demonstrava toda sua indignação quanto ao que estava vendo no Brinco de Ouro. Fim dos tempos.

Revolta-me saber que os 300 picaretas de Brasília querem aumentar em quase 100% seus próprios salários e quase ninguém se indigna. Farão isso sorrateiramente, na calada da noite e sob nossos olhos incólumes, embora cerrados.

Nós precisamos de um choque de moral.

Também tenho meus pecados. E não são poucos. Mas isso não me tira o direito de indignar-me. De apontar caminhos melhores.

Eu sou de outros tempos. Eu sonho com outros tempos. Eu sonho em poder ver as torcidas de Palmeiras e Corinthians chegando juntas, lado a lado, durante um ensolarado dérbi de domingo no Pacaembu.

Eu sonho com dias melhores, conceitos melhores. Eu sonho com uma sociedade justa e igualitária. Eu sonho com o dia no qual não mais teremos que ouvir discursos demagogos e hipócritas, como andamos ouvindo por esses dias.

Eu sonho ainda mais com o dia no qual o conceito de desportividade seja realmente colocado em prática. Eu sonho também com o dia no qual valores democráticos estejam acima dos interesses pessoais.

É frustrante sonhar com algo tão utópico, eu sei. Mas mais frustante ainda é ver como os valores estão distorcidos.

É sonhar demais eu sei. Mas não custa continuar sonhando. E apontando.

4 comentários:

  1. Parece choro mas é realidade. Sua mea-culpa reflete o cerne de nossa sociedade. O insucesso do próximo é a nossa felicidade. Esse é o Brasil, mas ele só é assim porque assim são os brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. Caro Vitinho, o sonho é bonito, mas nunca vai acontecer. Rivalidade é rivalidade, e sempre que meu time não tiver mais o que fazer no campeonato e puder perder para prejudicar um rival como hoje é o corinthians, eu vou ficar feliz, como foi no jogo contra o fluminense. Mas antes que me detonem, quero lembrar daquele último jogo do corinthians no campeonato brasileiro do ano passado, contra o flamengo (como diria o Neto, "é brrrincadeira, uma vergonha"). Portanto, o choro desse ano é igual ao choro nosso do ano passado. O mundo dá voltas, e um ano é tempo disso, deu a sua voltinha e o troco foi na mesma moeda.
    O Fluminense é o maior merecedor desse campeonato. Melhor time, melhor técnico.
    Quanto a questao de torcidas rivais irem juntas ao estádio, hoje em dia isso é utopia, enquanto o Sr Andrez Sanches alimentar cada dia mais a rivalidade com o São Paulo, falando e fazendo de tudo para diminuir o tamanho do time mais vencedor do Brasil.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Não sei bem se tenho algum tipo de magoa com relacao a essa entrega nao, pois ano passado estava rindo dos bambis quando "entregamos" o jogo para o flamengo, eu acho que o maior culpado disso tudo é o proprio corinthians, clube do meu coracao, o qual deixou de pontuar em sete episodios seguidos e domingo retrasado deixou o cambaleante vitoria empatar um jogo facil.
    Só nao concordo que o fluminense é seja o melhor time como diz o anonimo ai de cima, pois no ultimo confronto direto saimos vencedores.
    E nao que o sao paulo e o palmeiras entregaram o jogo, e sim porque os dois times estao muito fracos, e diria ate que seria impossivel um deles sair com uma vitoria nos jogos, acredito mais no guarani que nos dois.
    Nao aposto mais num deslize do fluminense frente ao guarani, visto que esse ja esta em coma e acho que este ano ficamos em primeiro dos ultimos colocados.
    A unica alegria que fica é que estamos na libertadores ano que vem e que se fosse presciso uma derrota na ultima rodada para que deixasse sao paulo ou palmeiras de fora eu queria a derrota....
    abraco a todos e a quem classificou para a libertadores parabens...
    abs a todos

    ResponderExcluir
  4. Muito bom mesmo. É muito triste confirmar que tudo isso é verdade. Até eu como palmeirense penso assim as vezes, mais isso é um reflexo dos ensinamentos da nossa própria sociedade. Abraços

    ResponderExcluir