segunda-feira, 8 de novembro de 2010

AS CONDICIONANTES DO TÍTULO ALVINEGRO

Dizer que o pentacampeonato alvinegro voltou a ser possível após os últimos e convicentes resultados é redundar no evidente. A tabela e o futebol maduro não deixam dúvidas a ninguém em sã consciência. Mas a conquista corintiana esbarra também em uma série de fatores a serem considerados.

O primeiro e mais óbvio deles passa diretamente pelas vitórias sobre Cruzeiro e Vitória, pela ordem. Depois, em menor grau de dificuldade, por triunfos também sobre Vasco e Goiás. Quatro jogos e doze pontos somados, o que tiraria a pedra mineira do caminho.

Mas aí vem a segunda parte, que soa como a mais espinhosa delas, o Fluminense terá de perder pontos. Tal cenário seria não só possível, como também provável, desde que São Paulo e Palmeiras, os dois jogos mais difíceis do time carioca e ambos fora, estivessem disputando algo. Fato que não condiz com a atual conjuntura dos dois na tabela.

E aí entra a delicada questão que vem se repetindo nos últimos anos, jogar para valer ou aquilo que se conviu chamar de desinteresse entrará em cena para prejudicar o grande rival dos dois clubes no ano de seu centenário? Anomalia de reta final dos pontos corridos em um país no qual as rivalidades regionais ultrapassam a ética desportiva.

Nesse caso a ordem se inverte e isso torna-se não só possível, como até mesmo provável no caso são-paulino. Tanto pela questão da rivalidade entre os dois clubes que se acirrou de tal maneira e em graus extremamente elevados nas duas últimas décadas, e ainda mais depois do boicote de Ricardo Teixeira ao Morumbi para a Copa de 2014, em detrimento do grande sonho da arena própria à sua altura que o alvinegro se vê prestes a realizar.

O alento corintiano pode vir com uma combinação de resultados. O primeiro deles terá de vir na quarta-feira com uma vitória cearense em cima do Botafogo no Castelão, algo possível. No sábado, o Santos terá de bater o Grêmio, algo nem tão possível assim, para manter acesa a brasa pelo sonho do G4 tricolor. E para completar a trinca favorável em apenas uma rodada, a equipe de Carpegiani terá de bater o Vasco em São Januário no domingo. Aí sim, pode ser que venha a haver jogo, ainda que a contragosto da grande maioria de sua torcida que já lançou até campanha na internet para que a partida seja entregue.

Já no caso palmeirense, este blogueiro tem uma visão diferente. E passa diretamente pela classificação ou não à Copa Sul-Americana diante do Atlético-MG, nesta quarta. Em caso de avanço, Felipão colocará seus reservas no duelo ante os cariocas, o que chega a ser absolutamente aceitável. O que, por sua vez, não se possa cravar que os jogadores que estarão em campo mostrarão desinteresse pela partida. Creio até mesmo no contrário.

Enfim, o cenário que se desenha é esse. Talvez o mesmo me desminta, o que seria louvável para o bem dos pontos corridos, que todo fim de ano se vê nessa encruzilhada. Talvez o Corinthians sequer chegue perto dos doze pontos sonhados, também é verdade. O certo, dentre tantas dúvidas, é que quem viver, conferirá. Mas duvido que alguém pague com convicção apostando em uma visão contrária.

6 comentários:

  1. se fosse o contrario eu como corintiano queria perder pra nao ver o sao paulo campeao....
    concluam como quiserem...
    e se o timao ta nessa situacao é porque deixou de vencer jogos faceis, porque os facilimos nos vencemos, a julgar pelo ultimo...kkkkkkkkkkkkkkk
    abs gardenalis

    ResponderExcluir
  2. Daniel "TU ÉS ORGULHO" Romero9 de novembro de 2010 às 10:32

    perfeito sua análise dito... e compreensivel a atitude dos clubes... Em um país onde a paixão pelo futebol ultrapassa a razão, isso torna-se compreensível e bem provável.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. A Copa do Mundo é nossa!!!!
    E o Panetone, ficou de fora!!!!!!!!!!!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    eu não canso de rir
    Pergunta mais fácil do enem
    quem é o maior freguês do Corinthians?
    A) SPFC B) Timinho do jd, leonor C) Amarelão Futebol Clube D) todas as anteriores
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    eu não canso de rir
    timinho de libertadores, não tem torcida pra apoiar!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. DITO VC SÓ ESQUECEU DE FALAR QUE VCS ENTREGARAM NA MAIOR CARA DE PAU ANO PASSADO...

    RONALDO SAIU COM 5 MINUTOS DE JOGO O FELIPE NEM SE MEXEU NO PENALTI...

    EU QUERIA MUITO VER O TRICOLOR ENTREGAR O JOGO, MAS ACHO DIFICIL, POIS ELES TEM CARATER...

    AGORA SE BORREM MSM, POIS VCS ENTREGARIAM...

    ResponderExcluir
  5. O PROCEDIMENTO, TIÃO, NATHALIA OU QUAL NOME QUEIRA USAR...

    DE CONTA ENTENDO EU O SR. DE ESCRITA CADA MACACO NO TEU GALHO O MARIVAL...

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  6. Como diria aquele velho deitado, "pau que bate em chico, bate em francisco". Os bambis vão entregar. Além do rancor do ano passado, eles gostam de entregar.

    ResponderExcluir