quinta-feira, 21 de outubro de 2010

UM DÉRBI ENTRE O BEM E O MAL

Um clássico divisor de águas. Ou até mais do que isso. Uma partida que opõe perspectivas versus realidade. Um jogo que certamente definirá o futuro de ambos no Brasileiro.

Corinthians e Palmeiras representa mais que um simples jogo. Os efeitos de um dérbi vão além disso. Muito além da tabela de classificação e dos meros três pontos. Tudo isso, todos esses ingredientes, estarão em campo na tarde de domingo no Pacaembu.

Uma vitória alvinegra e o Corinthians, agora de Tite, retoma a luta pelo título. Uma derrota representará o pior centenário possível ao corintiano já que o risco de se ver fora da Libertadores ficará evidente. E iminente. Já o Palmeiras de Felipão, por sua vez, também decidirá seu rumo no domingo, embora jogue como franco-atirador. Vitória alviverde e o G-3 ficará possível e palpável. Por outro lado, a derrota significará esquecer o Brasileiro e foco total na Sul-Americana. Com o perdão do apelo, será matar ou morrer.

Peguemos como exemplo dois clássicos recentes entre as duas equipes. Os dois ocorridos no Paulista. Em 2008, o Corinthians de Mano Menezes ainda estava sendo montado, mas vinha em um bom momento na tabela de classificação e tinha tudo para figurar entre os quatro primeiros. De quebra, estava quatro pontos à frente de seu arquirrival. Uma derrota deixaria o Palmeiras de Luxemburgo em situação complicadíssima e, por outro lado, praticamente garantiria a classificação alvinegra à próxima fase da competição.

Mas Valdívia tratou de sacramentar os três pontos para o Palestra, em vitória por 1 a 0 em um domingo abarrotado com mais de 50 mil pessoas no Morumbi. O Palmeiras não perdeu mais na primeira fase e depois desse jogo caminhou com sobras para conquistar o título paulista. Já o Corinthians teve destino inverso e sequer chegou às semifinais. A derrocada alvinegra na competição começou ali, naqueles revés amargo em tarde ensolarada de domingo.

O outro dérbi em questão ocorreu ano passado. E desse, todos os alvinegros se lembram. O Corinthians de Mano Menezes estava de volta à elite do Brasileiro, mas ainda existia uma névoa de desconfiança em relação à qualidade de seus jogadores. Ronaldo, a grande contratação do futebol brasileiro, ainda não havia jogado de fato. Tinha disputado apenas uns minutos em jogo pela Copa do Brasil contra o modesto Itumbiara, quatro dias antes do grande clássico. Sua falta de mobilidade em campo e a aparente má forma física chamaram a atenção. Para muitos, o fenômeno estava liquidado para o futebol. Era apenas uma jogada de marketing da diretoria alvinegra. Seria um total fracasso no futebol brasileiro alardeavam os pessimistas.

E, por volta dos 20 minutos do segundo tempo, sob um sol escaldante em Presidente Prudente, lá foi o maior artilheiro das Copas entrar em campo com a camisa alvinegra. E ali, naquele 8 de março de 2009, Ronaldo reescreveria novamente sua história renascendo mais uma vez para o futebol.

O resto da história todos sabem. Muitos dizem que o Corinthians só ganhou confiança depois de ganhar as duas partidas das semifinais contra o São Paulo. Pode até ser. Mas no caso de Ronaldo, a retomada de sua confiança começou ali, naquela partida épica e naquele alambrado do Prudentão. Afinal, e modéstia à parte, no momento do gol o ídolo alvinegro beira à perfeição. Quanto ao Palmeiras, bem, digamos que aquela cabeçada nunca mais foi esquecida nos bastidores do Palestra.

Esse é o espírito de um Corinthians e Palmeiras. Suas nuances, seus efeitos, seus dissabores e seus deleites. Corinthians e Palmeiras não seriam os mesmos sem um ao outro, não teriam a mesma intensidade, o mesmo brilho. É por isso que o clássico deste domingo vale mais do que simplesmente três pontos. Enfim, um dérbi para o bem e para o mal.
*créditos das fotos: Agência Globo

8 comentários:

  1. Quem ganhar este jogo fica com o troféu do mundialito?!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Derby Vermelho!!!!!!!!!

    kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Como disse o caro Roberto Carlos: o Título do corintias foi tratado pelos europeus como um mundialito e ficaram na piscina e pegando as primas

    ResponderExcluir
  4. Domingo é matar ou morrer! O jogo dos extremos.
    Ganhar e manter-se na briga pelo título, ou perder para o arqui-rival e praticamente dar adeus ao campeonato. O Timão tem que mostrar pra que veio! Chance melhor impossível.


    E quanto aos rapazes aí em cima, na boa, vocês se preocupam tanto em falar do CORINTHIANS que se esquecem dos próprios times.
    A inveja é tão grande assim?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. EXTRA EXTRA...
    SAIU O "NAMING RIGHTS" DO ESTADIO DO CURINTIA...

    Estadio F.I.F.A

    (Fui à Itaquera e Fui Assaltado)

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo de profissão Dito Lang Baqueta, coloco meus dizeres antes do clássico e, para lembrar ao meu amigo corinthiano, sabe que o Ronaldo nunca ganhou do Palmeiras, sendo que mesmo o Fenômeno marcando seus gols no Verdão, cravo o meu pitaco que o Palestra vence por 2 a 1. Ronaldo fará o seu para que o escrita continue. O engraçado que com o melhor goleiro do Brasil (Marcos), o Fenomeno não teve chance de enfrentar para que o duelo seja ainda melhor, mas mazelas a parte, o maioe clássico brasileiro será de tirare o fôlego... Que vença o melhor (campanha nos últimos jogos kkkkkk).
    Henrique Outeiro

    ResponderExcluir
  7. é meus caros amigos, vou comer porco a paraguaia em fortaleza...
    nunca vi esses bambis e lambaris virem comentar sobre o PRIMEIRO mundial interclubes reconhecido pela FIFA...
    bom pelo menos eu me lembro desse titulo né, ou ao menos estava vivo nesta data...
    só tenho uma coisa a dizer neste momento em que o atretico do meu amigo paulo baier( se é baier é bão) faz mais um...
    aos outros mortais só tenho a dizer....
    RUMO AO TITULO BRASILEIRO, MAIS UM....
    ABRACOS AOS CURINTIANOS, FUTUROS CAMPEOES...
    puts o flu empatou, fudeu...

    ResponderExcluir
  8. mais um classico ganho, porque classico é timao contra palmeiras e contra o santos....
    estamos nas cabecas
    uuuuhhhhhhhhhhhhhhhhh ganha nada os crassicos\
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir