segunda-feira, 25 de outubro de 2010

BRASILEIRÃO 2010; ALGUMAS PARCAS CERTEZAS E MUITAS DÚVIDAS

Se há uma certeza neste Brasileiro é a de que ele chega à reta final com ares de indefinição total, embora soe mais como uma indefinição definida. Isso porque a briga pela ponta não escapará da tríade Fluminense, Cruzeiro e Corinthians. Algo que este blogueiro vem dizendo já há um bom tempo, aliás. Santos e Inter tiveram a oportunidade para chegar, mas empacaram de maneira quase definitiva.

Para se ter uma ideia, ano passado - quando a competição deu guinada surpreendente e o Flamengo terminou como campeão, a diferença do líder Palmeiras para o clube que terminaria com a faixa era de apenas três pontos na 31ª rodada. No meio do bolo havia ainda Atlético-MG, Internacional e São Paulo, pela ordem. Inter e Santos estão a seis pontos dos líderes, com apenas 21 a serem disputados. Só mesmo uma hecatombe para mudar esse cenário.

ANALISANDO A TABELA
Rodada a rodada, a tabela mostra-se favorável ao time mineiro. Dos sete jogos restantes, a equipe celeste terá três jogos difíceis, dois deles decisivos. Um contra o São Paulo ainda vislumbrando chances de Libertadores e outro naquele que poderá vir a ser a decisão do campeonato, contra o Corinthians no Pacaembu.

O Flamengo, no Rio, completa a lista de jogos-chaves dos mineiros. Fora isso, talvez só o Vitória no Barradão ofereça perigo, já que Prudente e Vasco têm de ser computados como três pontos obrigatórios, além do Palmeiras, no jogo derradeiro e certamente com o time paulista jogando mais interessado em favorecer os mineiros e, de quebra, prejudicar seu arquirrival. Problema crônico de reta final dos pontos corridos.

Já a lista de jogos do clube paulista também aponta para três decisões, coincidentemente envolvendo os mesmos São Paulo, Cruzeiro e Flamengo, a exemplo do clube mineiro. Avaí e Vasco, em casa, traz em si a obrigação de vitória. Fechando a série alvinegra, dois jogos delicados, Vitória e Goiás, ambos como visitante. Sabe-se lá como estarão os dois desesperados a essa altura do campeonato.

E por fim os cariocas tricolores. Neste momento, o Flu tem uma sequência difícil pela frente - Grêmio, Internacional fora, além do clássico contra o Vasco. Depois um jogo delicado contra o Goiás, ainda que em casa, e outros dois fora contra São Paulo e Palmeiras. Felipão já deu todas as dicas de que deve abandonar o Brasileiro. Resta então saber se o clube de Carpegiani estará com chances de Libertadores até lá, faltando três rodadas para acabar a competição. Caso contrário, Juvenal Juvêncio dobrará o bicho aos seus jogadores em caso de derrota. Fechando a série, jogo de três pontos obrigatórios contra o Guarani, em casa.

O panorama é esse. Sete jogos, 21 pontos e sete decisões. Em jogo, o direito de sagrar-se campeão do nacional mais disputado do planeta. Projeções, meras projeções. Mas que dizem muito.

Um comentário:

  1. Não posso deixar de compartilhar o trecho de uma coluna que leio todas as terças-feiras com vocês:

    [...]"O grande vencedor dessa última rodada do Brasileirão foi o Chelsea. Ao ver o medíocre Neymar perder mais um pênalti, o time de Londres comemorou a economia que fez por não contratá-lo. Não demora muito para Neymar estrear no Grêmio Presidente Prudente de Barueri. "[...]

    Tarde de mais, Luiz Álvaro... Melhor tu cuidar da Vila Belmiro, que está penhorada...

    Abraços. =)

    ResponderExcluir