quinta-feira, 24 de junho de 2010

ENFIM, A ESSÊNCIA DE UM MUNDIAL QUE SE PREZE


Havia quem estivesse reclamando da falta de emoção nos primeiros jogos da Copa. "Jogos chatos, sonolentos", diziam-me eles. Alguns propuseram até mesmo um boicote à Copa, tamanha era a empáfia que alguns sentiam com os jogos. Sandice sem tamanho.

É verdade que as estreias também não haviam sido lá muito atraentes e ou animadoras. À exceção da atuação avassaladora da Alemanha contra Austrália e do bombardeio argentino diante da Nigéria. Mas uma estreia sempre tem peso dobrado, triplicado até, porque qualquer derrota pode colocar os planos de quatro anos correnteza abaixo. A Espanha, na iminência de um jogo que deveria ser de definição de primeiro lugar e não de classificação, está aí para comprovar isso.

Pois bem, eis que aí findaram-se as duas primeiras rodadas e o quê estamos vendo nesta rodada final?!?! Emoção, em sua máxima essência .

A começar pelo grupo A, onde uruguaios e mexicanos fizeram um jogo que de compadre não teve absolutamente nada e fez com que os africanos pudessem - ao menos por alguns instantes - crer na classificação épica.

Já no B, a Argentina apenas tratou de mostrar aos gregos que mesmo seu time reserva é infinitamente melhor que o melhor time grego. Até mesmo aquele venceu a Eurocopa, para assombro geral do planeta em 2004. No outro jogo da chave que definiu a Coreia classificada, a Nigéria cansou de perder gols que lhe daria a épica classificação e eliminaria os asiáticos.

Mas as melhores emoções ainda estavam reservadas aos grupos C e D - com uma classificação heróica dos americanos nos acréscimos. Sobrou para a Eslovênia que acabou o jogo classificada - mesmo perdendo para o English Team -, mas em questão de segundos teve o amargo sabor da volta antecipada para casa.

Já no D, ao menos a esperança e a alegria africanas estarão representadas em Gana nas oitavas. A exemplo do que ocorreu em 2006, na Alemanha, os ganeses serão os únicos do continente a avançar de fase. E foi por pouco, muito pouco (questão de centímetros) que a Sérvia não roubou a vaga dos africanos. Até mesmo gol anulado teve.

Hoje é a Itália quem deve passar bocado de apuros para avançar de fase diante da Eslováquia. Já os paraguaios têm tudo para sacramentar o primeiro lugar do grupo. Escapando assim da sempre difícil Holanda. Isso sem falar em Dinamarca e Japão, embora um jogo sem tradição, mas também de decisão.

Amanhã, Brasil e Portugal duelam para definir o primeiro lugar do grupo, ainda sem saberem quem - e se alguém deles - pegará a Espanha. Seleção espanhola que aliás, terá um jogo duríssimo pela frente diante deste belo - e diferente - time chileno montado por Bielsa.

Sei não, mas tenho cá pra mim que neste momento do Mundial ninguém mais anda falando em falta de emoção. Pelo contrário.
* Créditos das fotos: Agência Reuters

5 comentários:

  1. Copa é sempre Copa, mas nesta o nivél técnico está deixando a desejar a primeira e segunda rodada teve partidas que até sono deu, mas você tem razão nesta 3 rodada esta melhorando, mas como é de se esperar a Copa vai começar mesmo a partir das oitavas ai sim creio que vamos ter grandes partidas ou como apaixonado por futebol prefere vamos ter alguns shows de bola é o que eu espero.

    ResponderExcluir
  2. que copa é essa???????
    itália fora, frança fora, espanha vai cair fora amanhã
    é a força do futebol sulamericano
    brasil e argnetina na final
    rumo ao hexa
    com dunga e tudo!
    abraços baqueta

    ResponderExcluir
  3. Pois é, acho que demorou um pouco para o pessoal percerber que no início tava todo mundo se conhecendo e olhando pra ver o que se precisaria para uma classificação, os duelos estão cada vez mais duros e emocionantes, o que foi esse jogo da Itália? Ela acabou pagando todos os pecados de levar uma selação velha para a copa do mundo e foi eliminada pela postura errada em campo de seus dois primeiros jogos. E depois ainda reclamam da renovação de Dunga né?

    ResponderExcluir
  4. Pois eh, o pessoal ainda naum aprender a esperar só um pouco para ver como as coisas realmente são, emoções do início ao fim de cada jogo desta última rodada, estamos vendo a copa mais emocionante que presenciei em 26 anos de vida! O que foi esse jogo da Itália? Pagou os pecados de levar a copa uma seleção velha e por não jogar o que poderia em seus primeiros jogos! E ainda tem nego reclamando do Dunga!

    ResponderExcluir
  5. A primeira rodada estava sonolenta mesmo!
    Mas como vc disse, são três jogos pra decidir o futuro de quatro anos de trabalho e ninguem quer por tudo a perder!
    Apesar do nível técnico estar um pouco abaixo, principalmente dos europeus, após as oitavas é matar ou morrer e é aí que a emoção começa de verdade!

    ResponderExcluir