
Um belíssimo primeiro jogo da final do Paulista. Com duas etapas completamente distintas, separadas por dois abismos de merecimento entre as equipes. Enquanto a primeira etapa foi toda do Santo André, para espanto geral de quem foi ao Pacaembu, o segundo tempo teve o Santos que estamos acostumados a ver em 2010.
Verdade que o jogo também começou apenas movimentado. Muito mais por culpa do Santos, longe sequer de lampejos do brilhantismo que o marcaram neste início de ano. Já o Santo André surpreendia pela sua consistência e pela ótima apresentação coletiva. A marcação do time de Sérgio Guedes era implacável sobre Neymar e Robinho, que pouco faziam. O jogo se arrastava, exatamente do jeito que o Santo André queria. E que, brecado o ímpeto inicial santista, passou até a ousar e a sonhar.
Com pouco mais de 30 da primeira etapa, Neymar recebe um leve toque do zagueiro andreense e desaba ao chão, mas o árbitro não marca. Lance polêmico. Os jogadores do ABC partem em direção ao juiz implorando pelo amarelo que tiraria a joia da Vila da finalíssima. Reclamação em vão e improcedente também.
Mesmo assim, àquela altura o Santo André já era melhor. E fazia por merecer o gol no Pacaembu. Gol que veio logo depois, aos 34 minutos, com Branquinho cobrando falta até despretensiosa e que Felipe aceitou. O Santo André surpreendia não só o Santos naquele momento, mas o Brasil todo também.

Aos 45, Nunes perdeu chance inacreditável. E um minuto depois, Rômulo enfileirou todo o meio-campo e a zaga santista e quase entra com bola e tudo. Era inacreditável a pane santista. O Santos sucumbia para delírio dos invejosos de plantão. O time da Baixada dessa vez era o rato, como há tempos não se via.
No segundo tempo uma alteração providencial. Neymar, machucado no olho, deu lugar a André. E a bronca de Dorival no intervalo deve ter sido daquelas difíceis de não serem ouvidas. Isso porque a postura era outra e o Santos enfim, era o Santos.
Com menos de dez minutos o Santo André era bombardeado. Ora com chutes de Marquinhos de fora da área, ora com André que pegou bela bola de primeira para excelente e segura defesa de Julio César. As jogadas vinham de todos os lados, pela esquerda com Léo, pelo meio com Ganso e Marquinhos e pela direita com Wesley. O volume de jogo santista havia voltado à normalidade.
Aos 12, a pressão surtiu efeito. André recebeu cruzamento perfeito de Ganso e, sozinho na segunda trave, só escorou e fez de cabeça o gol de empate.
O jogo pegou fogo. O Santo André quis mostrar bravura e foi ao ataque. Mas esqueceu-se contra quem estava jogando. O time de Dorival recuperou a bola, puxou rápido contra-ataque e Wesley apareceu de surpresa pela direta, conduziu a bola da intermediária do campo de ataque até a entrada da área e disparou belo chute cruzado para virar a partida. Dois a um para o time da Vila. Tudo o quê o Santos não havia feito nos primeiros 45 minutos, ele fazia em 15.
O jogo esfriou até os 25, quando Pará enfiou passe milimétrico para Wesley nas costas do lateral andreense. O meio-campista apareceu de novo sozinho na área e chutou mais uma vez cruzado para fazer o terceiro. Era quase um replay do que havia acontecido dez minutos antes.
O placar era simplesmente excepcional. Se tudo continuasse como estava, restava apenas esperar até domingo que vem para comemorar.
Aos 29, o zagueiro Toninho recebe merecidamente o segundo amarelo e foi expulso. Mesmo assim, o valente Santo André lançou-se ao ataque para diminuir o prejuízo. E criou boas chances. Até que, quase nos 40, a equipe do ABC fez bela jogada pela ponta e cruzou para o meio da área, Gil pegou de primeira e mandou a bola no pé da trave. No rebote ela bateu no pé de Rodriguinho e morreu no canto da rede santista. Três a dois, com gosto de esperança ao time do ABC. Por outro lado, três a dois com gosto de título anunciado para a Vila Belmiro.
Merecidamente, o Santos vence a primeira partida da final. A vantagem, que já era boa, agora fica imensa. Santos - virtual, (quase) real e legitimamente, campeão paulista de 2010. Resta apenas aguardar o jogo das faixas domingo que vem, no mesmo Pacaembu.
* crédito das fotos: Agência Reuters
vitor, você não reparou na jogada ensaiada e executada corretamente no 1o. gol do santo andré?
ResponderExcluirveja novamente e perceba:
3 jogadores na bola (atrapalhando a formação da barreira);
2 correm pra área (atrapalhando a marcação do santos);
1 deles ainda para ao lado da barreira, por 1 segundo emcobrindo a visão do goleiro na hora do chute.
beleza de lance, mas só pra quem viu
abraços
hauhauha
Caramba, por um instante achei q vc era santista. Senti uma leve satisfação em sua narração.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Perfeito! Abraços.
Campeão! E que venha o timinho do Luxa! Vamo ganhar sem o Neymar. E que quarta-feira será esta hein!?!?
Nossa, e que quarta hein piraju, vai pegar fogo...
ResponderExcluirE o santos, ganhou com merecimento e a segunda colocacao esta em boas maos, nao poderia ser diferente.
É muito dificil tirar essa do santos.
Ja na quarta, um jogo sem previsoes, mas arrisco um palpite no jogo do timao, 2a1 corinthians no maraca.
abs a todos
Não é por nada não Vitor, mas os blogs geralmente tem textos mais curtos, você não acha que está exagerando? Quanto ao tricolor vocês já sabem passamos a próxima fase, os gambás vão cair pros urubus e o Santos vai ficar só com o Paulistinha porque o time do luxa vai ganhar
ResponderExcluirEXTRA....
ResponderExcluirPRESIDENTE DO CORINTIAS É FILMADO FUMANDO MACONHA NA ARQUIBANCADA!!!!
PROCUREM DO YOUTUBE!!!!!
como o baqueta inseriu uma nova palavra em meu vocabulário depois desse post....
ResponderExcluirfalar q o andrés fuma um é o mesmo q falar q o JJ bebe duas garrafas de uisque todo dia
ooooooooooooooooooooooo
tô pasmo com a revelação feita pelo "extra" acima
huahauhauaahuahauhauha