segunda-feira, 19 de abril de 2010

QUEM OUSA PARÁ-LOS??????


Não há mais como negar, os meninos da Vila cresceram. Melhor ainda, não só cresceram como amadureceram. E ainda, não só cresceram como evoluíram (e evoluem) de maneira espantosa a cada jogo. Tanto técnica quanto taticamente. E porquê ontem haveria de ser diferente? Para delírio dos cerca de 14 mil santistas enlouquecidos com uma equipe na qual creditava-se pouco para este ano. Este blogueiro esteve lá na Vila para conferir tudo de perto. E, confesso, fiquei abismado.

Abismado com a rapidez em campo, com a velocidade de pensamento de Neymar e de Ganso, com o papel de líder que Robinho assumiu para si, com a cadência e a experiência de Marquinhos no meio, com a raça de Pará e até com o posicionamento da zaga santista que deixou espaço apenas em um cabeceio de Washington* ontem (a cabeçada na verdade foi Jorge Wagner).

Mas abismado ainda mais com a insolência de seu treinador que sacou André, o goleador santista, e colocou Wesley como volante ao lado de Arouca. Vejam só, caros leitores, como pode o técnico da Baixada cometer pecado tão mortal - e imoral - como este?!?! Colocar dois volantes somente de marcação, que só fazem faltas, destroem jogadas e nunca saem pro jogo?!?! Praticamente dois bucutus. É quase um ultraje, uma vergonha para o futebol brasileiro....

Ah sim, antes que alguém reclame algo, vamos ao jogo (ontem não teve espetáculo, no máximo um concerto, uma sinfonia).

Na primeira etapa, um jogo de meio-campo. Sabe aquele "ataque e defesa" que geralmente as equipes fazem no dia-a-dia em seus treinamentos??? Então, era isso. Com o detalhe de que o jogo em questão colocava frente a frente o São Paulo e seu sólido sistema defensivo e o Santos e seu jogo ofensivo. Um choque de estilos.

E o jogo que começou meio morno, meio molhado, acabou pegando fogo no fim da primeira etapa. Com o Santos em cima querendo o gol a todo custo. Mas o São Paulo também defendeu-se bem, é verdade.

Já no segundo tempo, o time de Ricardo Gomes precisaria partir pra cima. E até teve coragem para isso ao trocar o apagado Cléber Santana por Washington, por volta dos dez minutos. O São Paulo melhorou e esboçou reação.

Mas aí Robinho resolveu entrar de vez no jogo. E começou a distribuir dribles desconcertantes, enfileirar jogadores e a pedalar. Era apenas o prenúncio do que estava por vir.

Aos 14, o Santos fez longa e exuberante troca de passes e Marquinhos apareceu nas costas de Richarlyson para cruzar na área. Neymar foi empurrado por Alex Silva, caiu e tocou de mão, braço e ombro na bola. Um a zero, placar inaugurado na Vila e vantagem merecida.

A partir daí, o Santos abriu a porteira. O impetuoso Neymar começou a fazer graça e a pendurar a defesa inteira são-paulina. Richarlyson e Cicinho poderiam ter sido expulsos, mas contaram com a complacência do árbitro. Ainda antes dos 30, Neymar sofreu novo pênalti de Alex Silva e o juiz mais uma vez não marcou.

O Santos precisou então sofrer três pênaltis para que o juiz desse o primeiro (Robinho também sofreu um, na primeira etapa). Ainda que o marcado por José Henrique de Carvalho, não tenha existido. Aos 37, Neymar simulou toque de Miranda e o árbitro, longe da jogada, caiu na dele. Mas não culpem o árbitro, caros leitores. Como se fosse possível para alguém acompanhar de perto as jogadas da equipe da Baixada. E claro que teve paradinha e tudo mais. Santos dois a zero, dois de Neymar e explosão e euforia na Vila.

Dorival Júnior resolveu sacar Robinho e Neymar com receio de que os são-paulinos perdessem a cabeça em campo. E colocou Madson e Zé Eduardo. Logo depois, Madson deu uma correria pela esquerda e cruzou para PH Ganso fechar o marcador. Três a zero na Vila. E a torcida, mal acostumada, ainda pedia mais. Mas, imaginem, foi só três a zero.

Se havia alguma dúvida que pairava sobre a eficiência santista, podem tratar de guardá-la para si. Porque o fato - e mesmo a contragosto de muitos - é que a nova geração de garotos comandada por Dorival Júnior é sim a melhor equipe do país neste início de ano. Alguns podem até argumentar que o Corinthians possui um belo elenco e já é um time encaixado (ao contrário do São Paulo, por exemplo), ou ainda que este rápido Cruzeiro de Adilson Baptista também possa fazer frente ao Santos. O que, em tese, até pode ser verdade. Mas para isso teremos que aguardar o resto do ano para ver se isso confirma-se na prática.

Alguns são-paulinos também tentarão, ainda que em vão, reclamar. Mas convenhamos, seis a dois no placar agregado só confirma e corrobora a enorme diferença entre as duas equipes hoje.

Este é o fantástico Santos de 2010, noventa gols no ano. Quase um por dia. É ou não é para ficar embasbacado?!?! Pensem nisso.....
* créditos das fotos: GloboEsporte.com

19 comentários:

  1. Ah amigo Vitor, que inveja! Queria estar eu no palco do glorioso. Mas vc relatou com perfeição mais uma vez a magia deste time. É fantástico! É Santástico! O Santos provou que pode ser time de espetáculo e time de campeonato. Ontem fomos de campeonato e concordo com vc que o Robinho foi o cara do jogo de ontem, ao lado de Pará. Empolgante! Ah, como pode peixe vivo viver fora da água fria! Como poderei viver, sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia!

    Abraços aos nossos freGayses desde 2002!

    ResponderExcluir
  2. thiago (do time masculino da Libertadores)19 de abril de 2010 às 09:50

    Os bambis não ganharam NENHUM CLÁSSICO NO PAULISTÃO, HUAHUAHAHAHUHAUAAUAHUAHAUHAUA.

    OS MENINOS DA VILA GANHARAM DAS MENINAS DO PANETONE, HAUHAUAHUHAHAUHA

    ResponderExcluir
  3. Torcida de Modinha? Cadê?

    ResponderExcluir
  4. Que venha o Barcelona agora. Só dou o Arouca pra marcar o Messi, ou então mesmo o Pará!

    ResponderExcluir
  5. Faça a festa torcedor do Santos, comemora Bernardo...

    ResponderExcluir
  6. É simplesmente contagiante a maneira com que eles conduzem o jogo...
    Os meninos da vila são um exemplo de profissionalismo em campo,e muito mais do que isso eles adoram oque fazem...E nós agradecemos à esse espetáculo que nos faz ter satisafação de vê-los jogar!!!

    Santo Robinho e Santo Neuymar!!!

    ResponderExcluir
  7. tão jogando demais!
    merecido!!!!!!
    abraços
    Felipe -SP

    ResponderExcluir
  8. Jogaço na vila que contou com a presença do adm. do blog heheheh, isso aí Dito agora ta virando jornalista mesmo kakakaka, em relação ao jogo, o São Paulo jogou literalmente como time pequeno, com medo do Santos, é um absurdo isso, os torcedores do são paulo deveriam estar indignados, revoltados, naão pela derrota em si, mas pela apatia do time.
    abs
    Cunhado

    ResponderExcluir
  9. Alguém tinha alguma dúvida???

    ResponderExcluir
  10. O nome do Neymar é Ney...

    Como ele joga no Santos ficou NEYMAR;

    Se jogasse no Curintias seria NEYGAMBA;

    Se jogasse no Parmeiras seria NEYPORCO;

    Se jogasse no São Paulo seria NEYMATOGROSSO......

    ResponderExcluir
  11. O nome do Neymar é Ney...
    Como ele joga no Santos ficou NEYMAR;
    Se jogasse no Curintias seria NEYGAMBA;
    Se jogasse no Parmeiras seria NEYPORCO;
    Se jogasse no São Paulo seria NEYMATOGROSSO......

    ResponderExcluir
  12. Jesus perdoa, Neymar Não!!!

    ResponderExcluir
  13. Libertadores que separa homens de meninos (da Vila), hauhauuahauhahaua.

    ResponderExcluir
  14. E não é que o Rogério Ceni caiu de novo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Háááá... pegadinha do Malandro!

    ResponderExcluir
  15. O Santos é o melhor time do mundo!!!
    VAI SANTÁSTICO FUTEBOL SHOW!!!

    ResponderExcluir
  16. O Santos é o melhor time do mundo!!!
    VAI SANTÁSTICO FUTEBOL SHOW!!!

    ResponderExcluir
  17. O Rogério Senil caiu de novo!!!!!!!

    Perdedor de classicos!!!!!!!

    Mas que meteram a mão no SP literalmente meteram, que o diga o gol do Neymar!!!!!!!!!

    JESUS, "SALVE O TRICOLOR PAULISTA"!!!!!!!!!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. parabens santistas!!!
    mas eh assim mesmo, todos contra o tricolor!!!
    quem mandou torcer para o maior e melhor clube do brasil!!!! tenho q aguentar!!! qm sabe nas oitaavas da libertadores a gente nao se encontra novamente!!!kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir