quarta-feira, 14 de abril de 2010

O MOTIVO DA DISCÓRDIA!


Um dos episódios mais emblemáticos do esporte nacional ocorrido há mais de 30 anos e que até hoje perdura-se sobre intermináveis e desgastantes discussões. E que teve mais um capítulo hoje com a decisão da CBF de, enfim, entregar a "Taça das Bolinhas" ao São Paulo, teoricamente o primeiro pentacampeão brasileiro. Teoricamente....

O campeonato em questão foi realizado em 1987. A CBF, com sua singular e indescritível capacidade de (des)organização criou um monstro de 31 clubes para diputar a mais que inchada competição. O C13 não aceitou. A CBF recuou. O C13 então organizou. A CBF voltou à tona e, novamente, (des)organizou. Enfim, um rolo só....

O fato é que o Flamengo foi campeão do módulo que reunia as principais equipes e negou-se a disputar o quadrangular final com Sport e Guarani, campeões da outra chave (uma espécie de série B). Dignamente, o Internacional - vice-campeão do mesmo módulo rubro-negro, também rejeitou a disputa.

Afrontada, a CBF decidiu dar o título ao Sport que venceu o Guarani em uma suposta final mais do que enrolada. Teve até os dois times comemorando o título no gramado e jogo sendo refeito. Um circo só. Já o Clube dos 13, por unanimidade, declarou o Flamengo como legítimo campeão brasileiro de 87. Inclusive com o mesmo São Paulo tendo reconhecido.

Em 1994, sete anos depois, o Superior Tribunal de Justiça declarou o Sport como campeão. O Flamengo sequer fez questão de recorrer. E os são-paulinos, que na época reconheceram, agora fazem questão de desmerecer.

Enfim, uma discussão cheia de lados, de versões, de incoerências e também de hipocrisias. Infundada até. É como este blogueiro adora dizer, e assim segue o futebol tupiniquim.....

10 comentários:

  1. É típico da CBF não reconhecer títulos de campeonatos não (des)organizados por ela. Vejam Palmeiras e Santos, Octacampeões de fato, mas por politicagem não são reconhecidos. Esperamos que nova e velha diretoria eleita do C13, agora com presidentes de clubes mais ativos, mudar alguma coisa. E olha que vem uma Copa do Mundo daqui a 4 anos.

    ResponderExcluir
  2. E o Santos está a 13 gols de completar 100 no ano. É uma média impressionante. São 87 em 24 jogos, média de 3,62 por jogo. A segunda melhor média do futebol mundial em todos os tempos. A melhor é a do próprio Santos em 1959, 159 gols em 41 jogos. Média de 3,87.

    ResponderExcluir
  3. rabernardo, incrédulo15 de abril de 2010 às 08:40

    Goleiro do Guarani: "O time deles não pode dar brecha. Mas vamos treinar esta semana pois temos condições de reverter o resultado em Campinas."

    ResponderExcluir
  4. rabernardo, incrédulo 215 de abril de 2010 às 08:42

    E domingo vai ser jogão. Mas a única forma do SP passar é fazer 6 gols no Santos. É 6, pois 4 vão levar.

    kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. thiago (do time masculino da Libertadores)15 de abril de 2010 às 09:06

    Deu no que os BAMBIS queriam, um troféu cheio de BOLAS, hauhauhuhaauhuhuahu.

    ResponderExcluir
  6. Daniel "timão classificado liberta" Romero15 de abril de 2010 às 09:30

    bernardo pára de me irritar!!! kkkk vai arrumar o que fazer vai!!
    abraxx

    ResponderExcluir
  7. O timao fez pro gasto ontem e levou mais uma. Tamo jogando firme e falta só o gordo desencantar.

    O santos ta jogando muito, da gosto de ver, queria ver esse time jogando a libertadores hein, ja pensou???
    abs a todos
    Ahh e parabens p[elas bolas viu bambis

    ResponderExcluir
  8. dito pra de me irritar fio, o trofeu é nosso e pronto. TEORICAMENTE...

    AAAA VAI SE FUD¨&$&¨$&¨$&¨$

    ResponderExcluir
  9. Salve ao grande Jucilei no jogo de ontem!

    ResponderExcluir
  10. Ta na cara que a bixarada ta doida pelas bolinhas......

    ResponderExcluir