quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O ÂMAGO DA CORRUPÇÃO!*


Quanto custa a corrupção por ano à nossa nação? Como isso influi no crescimento do país? E o quê poderia ser feito para diminuir as práticas corruptoras que reinam nos quatro cantos do Brasil? Perguntas como estas são rotineiramente feitas por aqueles que se preocupam com o alarmante quadro desenhado por nossos políticos e governantes. Mas a questão que influi de forma mais acintosa e preocupante nos remete a um ponto ainda mais complexo. Ou seja, por que esse lesivo processo está enraizado em nossas instituições?

A grande controvérsia está onde menos se espera. A devassidão muitas vezes está ao nosso lado, dentro até mesmo de nossos lares e de nossos círculos de amizades. Os principais males brasileiros nasceram e criaram proporções ainda maiores dentro da própria sociedade e no cerne de algumas atitudes do homem. “Existem atitudes éticas que determinadas classes sociais ou povos assumem de modo irracional e irrefletido, porque foram aprendidas desde a mais tenra infância”, afirma o conceituado cientista político Roberto Romano.

A malandragem brasileira está explícita em todos os níveis e setores. Essa é a reflexão que deve ser feita. Ética, justiça e verdade são ideais que norteiam nossas vidas. O grande problema desapercebido por muitos é o nível defasado em que estes valores se encontram. Temos que rediscutir o papel do Estado, da sociedade e o do ser humano. Diariamente nos deparamos com situações em que somos testados. Seja no trânsito, no trabalho, na escola ou dentro de nossos lares, nossa ética e moral é e sempre serão testadas.

Para relembrar um pouco, há pouco mais de quatro anos era deflagrado o famigerado esquema do ‘mensalão’. Descobrimos que Marcos Valério era quase o ‘chefe’ da nação intitulada Brasil. De lá para cá, pouca coisa mudou no noticiário. Os escândalos prosseguem na mesma ordem e com o mesmo teor, mudam-se apenas os nomes. Não se concentra em partidos ou grupos de políticos. É geral. A corrupção aparenta estar embutida no gênero humano. O poder apenas revela algo que nem mesmo o corruptor sabia que estava dentro de si. Mas que, no fundo, sempre esteve.

EM TEMPO - Para aqueles que sentiram a curiosidade em conhecer as cifras geradas em nosso país com os desvios em torno de superfaturamentos e toda ordem de devassidão, recentes estudos organizados por renomados institutos de pesquisa, falam na ordem de mais de R$ 20 bilhões anuais. Isso para ficar apenas em valores materiais.

OBS: Sei que a finalidade do blog passa longe de ser esta, mas relembrar certas coisas nunca é demais. Pelo contrário. Quanto à crise do Senado, mera coincidência pessoal! Se é que me entendem.
* Artigo escrito no fim de 2007 pelo dono do blog

23 comentários:

  1. Porra Vitor, to achando que esse seu poema sobre a corrupção surgiu após eu mandar o Filisbino Ricardo Teixeira pra P.Q.P... Brasil!
    E ai, ao invés de você falar sobre meu Verdão que quase(kkk) massacrou o Atlético Mineiro em pleno Mineirão, (se num fosse a falta de pontaria dos “nossos” atletas) num jogo digno de final de campeonato, você foi falar de como é corromper.

    Mas o texto veio a calhar. Já explico. Por que antes não podemos esquecer o Marcos, São Marcos: catador de pênaltis.

    Bem que a CBF poderia começar a contratar árbitros, suíços, alemães, eslovenos jamaicanos ou até mesmo de Marte para começar a apitar os jogos do Brasileirão, porque vai ter arbitro ruim lá na casa do chapéu. Foram dois pênaltis; dois que o digníssimo Djalma Beltrami nãm assinalou pra equipe alviverde. É uma pena. Será que ele está na máfia do apito. Vocês se lembram, claro!?

    Corrupção.
    É uma pena que o Brasil seja assim. Varias vezes já tentaram me explicar que tudo começou com as Caravelas que chegaram e ai começaram a subornar os índios com produtos e utensílios que atraiam suas atenções e blábláblá....

    Antes que digam que o post ta enorme, só gostaria de concluir que não tenho conclusão sobre a infidelidade com a Fé, com a Justiça, com o Homem e com o Perdão. Conheço casos e mais casos de colegas, inclusive de trabalho que começaram sabotando alguns vales-transportes e acabaram roubando o caixa da empresa. E o pior de tudo, que ele nem precisa de dinheiro, vinha de uma família abastada.

    Sei que é um exemplo pífio diante de corjas de empresários milionários que vão a Igreja todo domingo escancarar sua fé para os cidadãos, mas que de segunda a sexta-feira estão lá, arquitetando quais serão os trouxas que irão pagar pela viagem de fim de ano e pelo carro importado, que ela encosta defronte a Matriz aos Domingos.

    Desculpe ai gente pela delongas e também ao Vitor por ocupar tanto espaço no blog, mas que tem assuntos que não dá para deixar passar.

    Para finalizar, Roberto Romano disse na matéria do seu blog que “existem atitudes éticas que determinadas classes sociais ou povos assumem de modo irracional e irrefletido, porque foram aprendidas desde a mais tenra infância”. E é nessa que eu volto a dizer: - Quando as caravelas chegaram e........ e a resposta não vem, nunca vem!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. BELA MATÉRIA... PODIA POSTAR MAIS VEZES SOBRE ASSUNTOS GERAIS, CORRUPÇÃO, POLÍTICA (HJ EM DIA SINÔNIMOS)... O QUE É MELHOR, ESCRITA EM 2007 E PARECE QUE FOI HJ! e assim será, sempre atual eqto a mentalidade das pessoas não mudar, achar que o "jeitinho brasileiro" é bonito, ter vergonha de fazer a coisa certa... E NO FUTEBOL A MESMA COISA, ATÉ PIOR MUITAS VEZES, MAS A PAIXÃO CEGA AS PESSOAS QUE NÃO QUEREM VER A PATIFARIA QUE OS DIRIGENTES FAZEM!
    abraços..

    ResponderExcluir
  3. ai ai ai ai!!!e os parpiteiros metidos a jornalistas dando pitacos novamenteeee!!AHAHAAHAHHAHA
    um abraço pro pessoal de muzambinhooo

    ResponderExcluir
  4. ela gostou de mim? hauiaiaia

    ResponderExcluir
  5. gosto da sua prima akela gostosaaa...ahahaa
    ah já peguei..ahahhahh

    ResponderExcluir
  6. belo post dito, mas a pergunta minha é vc ainda é petista ????????

    ResponderExcluir
  7. Como sempre devemos começar pela educação. Melhorando nosso sistema de ensino, dando maior autoridade aos professores, melhorando salários e cobrando também os pais pela formação de seus filhos. O maior exemplo para uma criança ainda está dentro de casa. Com isso teremos cidadãos melhores votando em políticos melhores. E quanto mais o Estado se aparelhar e inchar, mais corrupção teremos. O papel do Estado tem de ser fiscalizador e não provedor. Empresas privadas são profissionais e querem resultados. Cabe ao governo fiscalizá-las e não deixá-las para acolher aliados políticos.

    OBS 1: concordo com o Romero. Apesar de não ser o foco, poderíamos as vezes discutir sobre assuntos gerais.
    OBS 2: repito a pergunta do Thiago: Ainda continua petista doente???? kkkkkk

    ResponderExcluir
  8. ow dito....
    acho q o marcao eh o melhor goleiro do brasil, mas coloca ai q o "sao" marcos adiantou mais que o rogerio pra defender o penal e ninguem tocou no assunto!!!
    meu protesto!!
    rumo ao hepta

    ResponderExcluir
  9. minha prima ana... conda... de cabeça vermelha! hauiahia vários ja pegaram e gostaram..
    Dito, vamos estabelecer uma regra? Só pode postar quem sabe escrever e tem nível universitário no mínimo?? hauiahai uma Pós será diferencial tbém.. assim acho q aument ao nível..
    abraxx

    ResponderExcluir
  10. Ou quem sabe usar toda essa destreza intelectual para entender a mensagem que vc quis passar com a matéria, Vitor!
    Teve até mané, o tar do JORNALISTA da Gazeta Chico "Lambe" Lang, que falou que o Atlético ia vencer fácil o Palmeiras, de sete pelo menos. É o tar dos parpiteiros sem assunto. Melhor "pitaquiar" que num ter o que falar. Seu asno!

    ResponderExcluir
  11. Zé Rainha - mst forever14 de agosto de 2009 às 16:19

    Vc ainda faz parte do nosso movimento companheiro Dito?

    ResponderExcluir
  12. Fala Vitor. Saudade do nosso tempo de militância. Belo texto.

    Lula-lá!
    oPTei!

    ResponderExcluir
  13. Richarlyson ama TURCO14 de agosto de 2009 às 17:31

    Concordo com o Turco... aliás concordo em tudo com ele...bjao meu amor.
    Richarlyson

    ResponderExcluir
  14. ronaldo é quem ama o turco15 de agosto de 2009 às 01:41

    o turco é meu viu rick

    ResponderExcluir
  15. nível universitario??qual seu curso??deve ser aqueles cursos do telecursooo..ahahahahah!!!

    ResponderExcluir
  16. joao francisco b. almeida16 de agosto de 2009 às 19:32

    JASONNNN VOLTOUUUUUUUU!!!
    ABS

    ResponderExcluir
  17. pós graduado qurido amigo do mobral!

    ResponderExcluir
  18. esqueceram de comentar sobre o post dito, vamos abrir um mural para xingamentos dos anonimos assim eles se esbaldam de comentar esses assuntos no mural e deixam os posts serios para serem comentados...kkkkk
    abs

    ResponderExcluir
  19. pós graduado, grande merdaaa quero saber o curso que a mocinha fez!!!até o porteiro do meu predio tem pos graducao!!O que vale brother é vc ser ou nao o diferencial!!!Nao fique se gabando com qualquer coisa nao, por que isso hj em dia é o minimo para se ter emprego!!!
    Aqui vai uma dica: SEja diferente!!!O que vc falou todo mundo é!!

    ResponderExcluir
  20. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    richarlysson é diferente!! quero ser normal!! obrigado!! fica vc c as diferenças!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  21. Vai lá pé de panooo!!...continue com sua mentalidade pequena assim!! tem muito a crescer...AH AH AH AH!!!
    Curinthianoo é td burro mesmo!!!nao tem jeito, a gnt tenta mudar mas nao dá nao!!
    O certo é abrir cotas para curinthinos tbm...o classe desfavorecida viu!!!ehhehehehhehe

    ResponderExcluir
  22. continues be different... hauiahia richa richa... no more details with you...

    ResponderExcluir
  23. acha q sabe ingles aposto q entra no google tradutor e poe a frase lá!!quem vc quer enganar rapaaaa!!!
    Vai fazer seu cursinho meia boca ..ahahahah

    ResponderExcluir