
O futebol tupiniquim é mesmo intrigante. Somos a melhor escola de futebol do planeta. Pentacampeões mundiais. Praticamente hegemônico em títulos. Temos os maiores e melhores craques do mundo. Tanto em quantidade como em qualidade. E isso vem de longa data, desde que o futebol começou a se transformar no esporte mais apaixonante da Terra. Posto que não só ocupa até hoje, como vem aumentando ainda mais esse percentual.
Como país também somos sim uma potência - ainda que emergente. Nossa economia é uma das dez maiores do mundo e conquistamos resultados expressivos no mundo globalizado. Não me apego aqui a questões políticas, e sim à capacidade competitiva que estamos construindo ao longo dos anos. Posto tudo isso, podemos dizer que temos um cenário perfeito para termos um futebol competitivo, rentável e auto-sustentável, certo? Errado, caro leitor. Completamente errado...
Estamos longe disso. Muito longe, aliás. Nossos ídolos se dissipam com facilidade e velocidade impressionantes. Bastam algumas boas atuações em nossos clubes de ponta e já aparecem as especulações, que depois acabam se concretizando. Perdemos nossos jogadores para Rússia(!), Ucrânia (!), Turquia(!), Grécia(!), entre inúmeros outros países de menor expressão e até mesmo para os árabes que resolveram participar do jogo nos últimos anos. Isso sem falar nos grandes centros da Europa. A situação chega a soar como vergonhosa, humilhante até.
Os clubes brasileiros padecem hoje de uma anomalia crônica. Fruto de décadas e décadas de má administração, falta de visão, de estrutura e, principalmente, de dinheiro (que por sinal é a raiz de todos os outros problemas listados). E por aí vai...
Afora a questão geopolítica, a verdade é que ainda não conseguimos engatar um modelo sustentável para o futebol brasileiro. Estamos longe disso. E vou além, não há hoje UM único clube no futebol brasileiro que não dependa da venda de seus jogadores para conseguir se manter. Digo e repito; incluo TODOS os clubes nessa situação de calamidade. Essa é nossa triste realidade. É só compararmos o faturamento (e o lucro) que os clubes europeus apresentam com as cifras dos clubes brasileiros.
É claro que na Europa há a Liga dos Campeões (a mais rentável do planeta, à exceção da Copa do Mundo), há ainda a questão da proximidade entre os grandes centros econômicos, como também há os investidores em potencial - os chamados magnatas da globalização que agora "brincam" de injetar dinheiro em clubes sem grande expressão. Mas daí a aceitarmos esse modelo maléfico que impera hoje no país é ultrajante.
Nossos clubes viraram barrigas de aluguéis. Meras vitrines para empresários colocarem seus produtos à venda. Fatias e mais fatias. Cifras e mais cifras. Pequenas e irrisórias cifras. Enfim, um novo modelo é preciso. E urgentemente necessário. E assim segue nossa sina....
* Vitor Hugo Baqueta é jornalista e corintiano. Pretendia comprar a camisa alvinegra de número 6, mas agora não mais....
A Espanha tinha, no anos 60, uma economia fraca, mas já possuia grandes clubes. A questão não é tamanho da economia. Fica a pergunta: será que brasileiro é tão apaixonado por futebol como se diz por aí? Será que não pensamos uma coisa e a realidade seja outra?
ResponderExcluirkkkkkkkkkk
ResponderExcluiré, agora não tem mais lateral esquerdo né baqueta! hahah
CURINTIA - O TIME DA ZL- ZONA LOST OU LOOSER PERCEBENDO QUE O TIME IRÁ SER TODO VENDIDO, INEVITAVELMENTE VEM AS LEMBRAÇAS DA 2 DIVISÃO E JA COMEÇAM A CHORAR COMO DE COSTUME...
ResponderExcluirRealidade do futebol brasileiro anos já. CBF, C13 alguém tem que fazer algo para mudar isso, mas quem vai fazer é outra história. Daqui uns dias o Diego Souza, Hernanes, Miranda, Elias, Kleber Pereira, Kleber Cotovelo, NIlmar e outros vão estar a caminho da Europa. E por isso durante o ano temos mais de um Camp. Brasileiro. Quando chegar agosto as coisa vão piorar.
ResponderExcluirIsso tudo não é novidade. Engraçado o Dito postar isso logo após começar o desmanche corintiano. Mas tá bom a gente entende o medo da série B.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkk
Claro Busian - A economia não é o cerne da questão. Mas influi né?!?!? Principalmente em um país onde o futebol é tão idolatrado (como assim julgamos). Mas é válida a sua questão também...
ResponderExcluirUm abraço,
administrador do blog
Isso acontece mesmo todos os anos, mas talvez em menor quantidade este ano, devido a crise.
ResponderExcluirTalvez o time mais afetado com isso seja mesmo o corinthians pela maior exposicao dos jogadores, talvez pelos titulos, talvez pelo gordo ou pelos jogadores inexpressivos que compoe o elenco corintiano.
Nao tenho mais medo de perder jogadores do meu time e acho que ninguem devia ter pois se formamos tantos jogadores quer dizer que ninguem é insubstituivel e sempre ou quase sempre os que vem surpreendem ou alguem achava que o andre santos daria alguma coisa? ou mesmo o cristian que veio desacreditado do flamengo e estava sendo pra mim o melhor jogador do timao!!!
Hoje ouvi umas palavras que me fizeram entender esse mercao burro o futebol brasileiro. Nao existe mais uma identificacao do jogador com o clube e quando tem os empresarios e donos do passe acham melhor encher o bolso de dinheiro a defender as vontades da torcida, por isso hj temos que nos apegar a camisa, ao distintivo e a historia que isso sim é eterno, nada mais importa.
Sou corintiano e estamos em evidencia esse ano, perder jogadores é normal, e o amor pelo timao é incondicional e nao existe dinheiro arabe ou europeu que compre.
saudacoes corintianas e bola pra frente com jucilei e qquer um na lateral, vamos detonando mais um esse ano.
abs a todos
Perdeu jogadores e tá com medinho é? ahuahauhauhauhau!!!
ResponderExcluirNão Juliana, não é medo não!! O fato é q assim como Corinthians perdeu dois excelentes jogadores, o Palmeiras perdeu Keirrison, Cruzeiro - Ramires, o Inter deve perder Nilmar, o SP - Miranda e por aí vai. E aquele q era para ser o melhor Brasileiro de todos os tempos, começa a ficar desfigurado.
ResponderExcluirUm abraço.
Chora favela, se não bastasse ver as bonecas em lágrimas na Tv que, para mim foi uma grande cena, ainda tenho que aguentar o vitinho choramingando. Timinho de 2º, primeiro estamparam todo o grupo do silvio na camisa para pagar o gordinho e agora entraram definitivamente em leilão.
ResponderExcluirFamilia muda-se e vende tudo, oferta da semana, leve dois e pague 1
Para de chorar porra!!! Isso é Brasil, culturalmente é para isso que começamos a jogar futebol, jogamos pelo prazer em conseguir uma transferência para um grande clube e depois europa, com isso compramos com muita humildade a casinha dos nossos pais na Zona Leste e depois muitos carros importados, jóias e, of course, muitas mulheres.
Abraço
Isnard
Isso é Brasil.
ResponderExcluirVaga é a lembrança de uma equipe que começa e termina um campeonato com os mesmos jogadores aqui.
Quem pode, f...! É o dinheiro sempre!
Como antecipei 3 semanas atrás:
ResponderExcluirMuricy no Palmeiras e Luxa no Santos.
Cartas marcadas.
CHORA TRAVECADA....KKKKKKKKKKKKKKKKKK
ResponderExcluirCHORA COMO SEMPRE....KKKKKKKKKKKKKKKK
CHORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Acompanho o Isnar!!!
ResponderExcluir"E aquele q era para ser o melhor Brasileiro de todos os tempos, começa a ficar desfigurado"
ResponderExcluirDito "Não Me Encha Os Borso De Vergonha"
kkkkkkkk
"Isso é Brasil, culturalmente é para isso que começamos a jogar futebol, jogamos pelo prazer em conseguir uma transferência para um grande clube e depois europa" - palavras do leitor Isnard.
ResponderExcluirSó faço um pequeno adendo. É justamente essa cultura e pensamento que precisamos combater. Mas ao que me parece, isso já é inerente ao brasileiro. Apenas lamento. E desabafo.
Abraços a todos
Dito concordo com seu pensamento.
ResponderExcluirIsso vem acontecendo há anos no Brasil.
Veja o São Paulo todo ano tem que fazer no minimo uma grande venda e é assim que consegue pagar as contas! Se não vender fica no vermelho.
Enquanto isso não mudar os times terão que vender seus jogadores, que também não vêem a hora de jogar na Europa!
Sorte do Boca que tem um jogador como o Riquelme que já jogou na Europa mas voltou e pelo jeito esta muito bem lá e não pretende sair.
Nesse Mundão Money Is Everything!
Concordo com vc dito e brother...
ResponderExcluirMAS nao podemos deixar de falar q o SPFC e o PARMERA tem q vender (1) UM grande jogador para quitar as contas.
JA O CURINTIA COM JOGADORES DE NIVEL INFERIOR TEM QUE VENDER QUATRO PQ CHICAO E DENTINHO JA TB VAO...
E MESMO ASSIM A DIVIDA SAI DE 106 MILHOES P/ UNS 93 MILHOES...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
TRAVECADA FALIDA VAO PRA 2 Q LA É TEU LUGAR
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ResponderExcluirAo a ado, Corinthiano desesperado!!!!!!!!!
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkk
COMO ESSES BAMBI SAO PREPOTENTES, ARROGANTES E NAO SABEM OQ FALAM...
ResponderExcluirMESMO COM JOGADORES DE NIVEL INFERIOR COMO DIZ ESSE IMBECIL DO THIAGO AI EM CIMA, TEMOS VARIAS PROPOSTAS, JA O GRANDE SAO PAULO, IMBATIVEL COMO DIZEM, NEM PROPOSTA TEVE POR NENHUM JOGADOR E AINDA ASSIM O SAO PAULO TEM DIVIDAS A PAGAR E ESSE ANO AINDA NAO FEZ CAIXA PRA PAGAR AS CONTAS, SENDO ASSIM DEVE TAMBEM...
SE NAO SABE SR THIAGO, SEU TIME ESTA FIGURANDO A PARTE BAIXA DA TABELA, COM SERIOS PROBLEMAS DE ELENCO E A VITORIA CONTRA O SANTOS NAO TIRA VCS DESSA MARE, PODE TER CERTEZA, HOJE TEM INTER, VAMO VE NO QUE DA.
DE UMA OLHADA NA CLASSIFICACAO ANTES DE SEUQER TOCAR NO NOME DE UM TIME QUE ESTE ANO GANHOU DOIS TITULOS DAS DUAS COMPETICOES QUE DISPUTOU....
FIQUEM COM DEUS E QUE ELE AJUDE VCS ESTE ANO PQ A COISA ESTA FEIA....
EM TEMPO: Enquanto aqui uma proposta de 15 milhões de Euros é capaz de tirar Nilmar do Inter e Kléber do Cruzeiro (dois dos melhores jogadores em atividade no país), lá fora a mesma quantia é considerada "ridícula" pelo Sevilla em relação ao atacante Luis Fabiano, que por sinal é mais velho que os dois jogadores citados. Só para constar, o time espanhol tem apenas uma Liga Espanhola em seu currículo em mais de 100 anos de existência. Será que é tão difícil assim para as pessoas compreenderem que não falo aqui de times e sim de decadência?????? Fica a pergunta...
ResponderExcluirUm abraço a todos,
Administrador do blog
Todo ano o discurso é o mesmo, Dito!!! " esse ano teremos o melhor brasileirão de todos os tempos"
ResponderExcluiro que não deve haver é janela de negociação para o exterior no meio do campeonato nacional. Não precisa de muito blá blá, se os caras precisam de jogadores brasileiros que esperem o fim da temporada por aqui. pronto!