
No próximo dia 12, a seleção de Dunga faz um importantíssimo amistoso diante da temida Estônia, tradicional escrete europeia. O confronto será essencial para alguns jogadores provarem seu valor ante um adversário do mais alto nível (penúltima colocada em seu grupo nas Eliminatórias). E a novidade na lista anunciada hoje por Dunga é a presença do atacante Diego Tardelli, um dos destaques deste início de Brasileiro. Surpresa esta um tanto quanto embaraçosa, diga-se de passagem*.
Ironias à parte, o fato é que o amistoso (que serve muito mais para engordar a já gorda conta da CBF e de seu eterno presidente Ricardo Teixeira), também nos oferece parâmetros para tentar adiantar os prováveis convocados de Dunga à Copa de 2010. Dos 22 convocados pelo técnico brasileiro, pelo menos 12 jogadores já têm seu passaporte assegurado para a África do Sul.

Vamos então aos nomes. São eles - o incontestável Júlio César, os laterais Maicon e Daniel Alves, os zagueiros Lúcio e Juan, os meias Gilberto Silva (vaga cativa, apesar dos muitos protestos), Felipe Melo (crédito e méritos para Dunga), Elano (presença certa em todas as convocações do treinador), Júlio Baptista (por sua versatilidade) e Kaká, além dos atacantes Robinho e Luís Fabiano. Desses 12 jogadores só mesmo uma catástrofe ou uma grave lesão para tirá-los da lista final de Dunga.
Posto isso, restam ainda 11 vagas (nove jogadores de linha e mais dois goleiros). Algumas estão quase definidas, outras ainda não. Na lateral esquerda (a grande dúvida da seleção desenhada por Dunga até agora), André Santos parece ter caído no gosto do treinador e caso não faça nenhuma besteira deve ficar com uma das vagas. Enquanto isso, Marcelo recebe nova chance. Já Kléber, em decadência, terá que jogar muito mais do que vem jogando para participar do Mundial. Gilberto, recém-contratado pelo Cruzeiro é outro que pode (re)ssurgir em breve. Dentre todos esses nomes, ainda fico com o de Fábio Aurélio do Liverpool, que nem chance teve. Gostos são gostos. E muitas vezes viram desgostos.
Na zaga, Miranda, Thiago Silva, Alex (o do Chelsea) e Luisão brigam pelas duas vagas restantes. Os dois últimos, talvez, com mais chances. EM TEMPO: Alex está machucado, razão - provável - pela qual se explica sua ausência no amistoso.
Mas é no meio onde a dúvida se acentua. Ramires tem tudo para ficar com a sexta vaga (cinco já estão praticamente definidas). Teríamos então mais duas sobrando. E a lista é grande. Lucas (Liverpool), Anderson (Manchester United, outro que está machucado), Kléberson, Josué, Diego e Ronaldinho Gaúcho aparecem na briga. E porquê não Cristian e ou Pierre?!?!? Afinal, Gilberto Silva estará com 34 anos na Copa e precisa de um substituto imediato. Josué o faz as vezes. Mas pode ganhar um dos dois como concorrente. Nesse caso sobraria apenas uma única vaga para ser definida entre os demais. Dunga aposta na recuperação de Ronaldinho. Mas Diego também pode fazer uma grande temporada em seu novo clube, a Juventus, e aí a briga embola. Ou seja, a conta não fecha. Os demais são azarões.
No ataque a situação também é delicada. Alexandro Pato vem perdendo espaço. Nilmar depende de boa temporada no Villarreal para confirmar seu lugar. Adriano e Ronaldo, em boa forma, podem cravar uma das duas vagas restantes. Tardelli se vê praticamente sem chances (*confesso que ainda não compreendi direito as razões de sua convocação). Kléber do Cruzeiro corre por fora. Jô, Rafael Sóbis, Afonso, meras invencionices do técnico brasileiro.
Já no gol vejo quatro nomes na disputa. Os 'europeus' Gomes e Doni disputam com Victor do Grêmio e Felipe do Corinthians. Hélton (do Porto) e Marcos correm por fora.
Hoje a situação se apresenta desta forma. Mas até o meio do ano que vem ainda há tempo para algumas surpresas. Nada, no entanto, que deva modificar muito o pensamento do treinador brasileiro. Afinal, Pelés, Zicos, Romários e Ronaldos só aparecem de tempos em tempos. E por tudo o quê fizeram (ou ainda faz, no caso de Ronaldo) merecem a menção no plural. Sempre...