domingo, 30 de maio de 2010

TIMÃO PESCA O SANTOS!


Uma baita vitória em um baita jogo. E melhor ainda, não só em um jogo qualquer, mas um clássico. Contra o time mais celebrado do país. E ainda, foi incontestável sob o ponto de vista técnico. Apesar dos reclames santistas contra a arbitragem e mesmo com o gol duvidoso de Marquinhos anulado. Um jogo entre meninos e homens. De um lado, a poesia santista. Do outro, a maturidade corintiana.

O Corinthians começou a ganhar o clássico na escalação. Ciente do baile que havia levado na Vila pelo Paulista, Mano Menezes optou por povoar o meio-campo com a entrada de Bruno César e Danilo. A tática deu certo. A ponto de o time alvinegro inaugurar o marcador com menos de dois minutos de jogo. Jorge Henrique pegou rebote de bola mal rebatida por Felipe e abriu o placar para delírio dos mais de 30 mil presentes ao Pacaembu.

A incisiva postura corintiana assustou os santistas. Afinal, para ganhar do Santos era preciso jogar. E ousar.

Neymar e Ganso quase não eram vistos em campo. Ralf e Elias faziam uma partidaça. Aos 15, o Corinthians quase ampliou em bola que explodiu no travessão santista em cabeçada de Jorge Henrique. O Pacaembu fervilhava àquela altura.

Mas aí o Santos se encontrou. E passou a jogar melhor a ponto de perder gols e de merecer o empate. Tanto que Chicão teve de salvar gol certo de Neymar. Um pouco antes, teve também o polêmico gol anulado de Marquinhos.

O clássico guardaria o melhor para o segundo tempo. E logo no começo, André empatou e saiu para a dança. O jogo pegou fogo. No lance seguinte, Bruno César colocou o Timão na frente de novo.

O Corinthians voltou melhor. E abusava das jogadas pelas laterais do campo, aproveitando a deficiência santista no setor. Aos 21, Ralf fez um golaço como se fosse centrovante, com calma rara para um volante. Três a um no Pacaembu e, dessa vez, quem dançava e pescava era o Corinthians.

Mádson, que havia entrado no lugar do apagado Neymar, conseguiu perder gol feito que colocaria ainda mais fogo na partida. Aos 41, Paulinho fez o quarto de cabeça em cruzamento perfeito de Roberto Carlos. O Corinthians assombrava e goleava o Santos.

Aos 42, Marcel ainda descontou para o time da Baixada. Mas não houve tempo para reação. Uma exibição corintiana para lá de empolgante. O time de Mano já era líder, mas não empolgava. Na tarde de hoje, não se pode dizer o mesmo.
* crédito da foto: Agência Estado

sexta-feira, 28 de maio de 2010

REFÉN$$$$$ DO MERCADO

A temida janela de transferências ainda nem foi aberta de fato e já começa a fazer seus estragos em terras tupiniquins. O primeiro grande nome a sair é Adriano, que já fez as malas para retornar à Itália, dessa vez pela Roma. Vagner Love deve seguir o mesmo caminho, só que com parada na gelada Rússia, no seu clube de sempre, CSKA.

No Corinthians, a bola da vez gira em torno do trio Jucilei, Dentinho e Elias. Mas este blogueiro não deixaria de fora nem Chicão nem Felipe. Já o Santos sofrerá - e muito - para manter as pérolas PH Ganso, Neymar, André e companhia. Ainda que o presidente santista brade aos quatro cantos que ninguém sai, todos nós sabemos que no fundo a realidade é outra.

No São Paulo, os nomes de sempre Hernanes e Miranda. Além de Cicinho que deve ir embora ou funcionará como moeda de troca no mercado europeu para a mesma Roma de Adriano, com quem o lateral tem contrato. Isso, claro, assim que a participação são-paulina for fechada na Libertadores. Talvez, até mesmo, independente de título ou não. Com ou sem Dubai.

O Inter já tem aviso prévio por Sandro e também deve negociar mais um ou dois jogadores. No Cruzeiro, a especulação é grande em torno do ótimo Fábio, além de Kléber e Jonathan, que possui perfil semelhante ao do excepcional Maicon da Inter e da seleção. No Atlético-MG o nome de sempre, Diego Tardelli. No Vasco, Phillippe Coutinho deve desembarcar na atual campeã europeia Internazionale e se juntar ao esquadrão brasileiro. Além do jovem Élton, que também pode ser negociado.

Quem ao menos está tranquilo nesse momento são os cariocas Fluminense e Botafogo. Apesar dos tricolores Conca, Fred e do talismã alvinegro Caio, nada de concreto chegou até as Laranjeiras ou em General Severiano. E também o Palmeiras que perdeu Diego Souza sabe-se lá para quem e não vê nenhum nome ser especulado no mercado. Talvez o de Cleiton Xavier, embora não me pareça que a Traffic - em rusgas com a diretoria palestrina - optará por negociar o meia nesse tenso momento.

É aguardar para ver. Mas algo me diz que este ano o estrago será maior do que imaginamos. Ano passado, vale lembrar, a crise que devastou Europa e EUA enfraqueceu as transferências no mundo todo. Em 2010, infelizmente, esse cenário deve ser diferente.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

BRASILEIRÃO; RESUMO DA RODADA PAULISTA


TRICOLOR VENCE E EMBALA

No Morumbi, um clássico para apenas 15 mil pagantes (até porque um jogo desses na quarta-feira é duma "genialidade" sem igual da cartolagem). E um Choque-Rei apenas mediano, como aliás, vem sendo a tônica dos últimos duelos entre os dois clubes.

Melhor para o São Paulo que teve em Fernandão e Rogerio Ceni, dois bons motivos para comemorar e conquistou mais três pontos no Brasileiro. O primeiro pelo oportunismo no gol que garantiu a vitória tricolor, após boa jogada (e legal, frise-se) de Fernandinho. Já o goleiro são-paulino pela defesa excepcional no pênalti (bem marcado) cobrado por Ewerthon aos 42 minutos da etapa final. Uma senhora defesa, mostrando toda a técnica e a experiência que os vários anos embaixo das traves lhe deram.

No fim, o 1 a 0 definiu bem o que foi o clássico. Um São Paulo melhor, perfeito na composição defensiva e mais organizado em campo, mas também sem forçar muito no ataque, diante de um Palmeiras sem poder ofensivo e sem inspiração alguma. Apenas transpiração. Nenhuma novidade, aliás. Surpresa mesmo seria se ocorresse o inverso.

Depois de sete meses, o clube do Morumbi registra nova vitória em clássicos regionais. O São Paulo de seus líderes Fernandão e Rogerio vem embalando no momento certo. Pena que este momento será interrompido em razão da Copa. Já o rival Palmeiras continua em sua interminável gangorra. Ora em alta, ora em baixa.

TIMÃO SÓ EMPATA

Em Prudente, o Corinthians bem que tentou manter os 100% de aproveitamento na competição, mas pecou ao ter ficado duas vezes atrás no placar e ter que correr em busca da igualdade. E quando a conseguiu, por pouco não manteve a boa série de vitórias. Mas ficou mesmo no empate por 2 a 2 contra os donos da casa.

De alento à perda dos 100%, fica a boa estreia de Bruno César que entrou no segundo tempo, ganhou um gol de presente do árbitro em sua primeira participação no jogo e deu boa movimentação ao time alvinegro. Quem sabe, o meia com que Mano Menezes tanto sonha.

Com o ponto somado fora, o único visitante que obteve tal feito ontem, o clube paulista continua na liderança. Mas pode ser alcançado e até ultrapassado no saldo de gols pelo Ceará que joga hoje contra o pressionado Goiás de Leão.

Já o Prudente vem fazendo o que lhe interessa neste começo, somar pontos que lhe dê tranquilidade para a sequência da competição. A meta inicial é fugir da degola para só depois sonhar com voos mais altos.
UPDATE: Ah sim, o primeiro gol do Corinthians foi irregular, embora tenha sido um lance difícil. Antes que soem as habituais cornetas de plantão.

SANTOS VENCE E ESQUENTA CLÁSSICO

Na partida que fechava a participação paulista no Brasileiro, o Santos fez uma partida ruim como há tempos não se via. Mesmo assim foi o suficiente para bater o Guarani por 3 a 1 na Vila, na volta de PH Ganso, André e Neymar - este último, aliás, em partida irreconhecível.

Se a exibição não foi das melhores, os três pontos ao menos dão à equipe de Dorival Júnior a vice-liderança provisória da competição. Domingo, o grande clássico alvinegro no Pacaembu para esquentar de vez a competição para os dois lados.

Ao Bugre, fica o lamento pela boa exibição na Vila. Mas sobra-lhe a esperança de dias melhores após anos de ostracismo do cenário nacional.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

PITACOS DA RODADA

Vitória x Atlético - MG - Jogo duro no Barradão. O time baiano busca a primeira vitória na competição, enquanto os mineiros vão em busca dos primeiros pontos fora de casa. Empate com muitos gols.

Grêmio x Avaí - Na reedição das quartas-de-final da Copa do Brasil, os gaúchos saem com os primeiros três pontos no Brasileiro. Apesar dos desfalques.

Fluminense x Flamengo - Clássico é clássico e vice-versa. É por essas e outras que tanto pode dar Fla como Flu. Mas este blogueiro crava vitória tricolor no último clássico das multidões no Maracanã antes das reformas para a Copa.

São Paulo x Palmeiras - Outro jogo aberto. Ainda que o tricolor venha em melhor fase que o alviverde. O favoritismo é dos donos da casa, mas teremos empate no Morumbi. Até em razão dos resultados atípicos que cercam o clássico, onde poucas vezes a equipe que está em melhor momento vence.

Grêmio Prudente x Corinthians - Jogo difícil para o líder em Prudente. O time alvinegro soma pontos. Resta saber se três ou apenas um.

Cruzeiro x Botafogo - Ainda recuperando-se da eliminação na Copa Libertadores, o time mineiro vai em busca dos três pontos no Mineirão. Desfalcado dos brigões Herrera e Caio, o Bota sucumbirá frente ao poder ofensivo da equipe azul-celeste.

Santos x Guarani - Fácil, fácil. O time campineiro reforçou o elenco para a disputa do Brasileiro. Prova disso é a boa largada neste início de competição. Mas ainda não é páreo para o time mais ofensivo do país. Afinal, e quem é?!?! Se a defesa da Baixada não vacilar, nova goleada santista. Mas não com oito gols. Quatro está de bom tamanho.

Vasco x Inter - Pressionados, os cruz-maltinos vão em busca da vitória. Já o Inter, focado e com a equipe titular, também deve vir pra cima dos cariocas. Empate em São Januário e cheiro de primeira crise no Brasileirão. Uma das muitas que ainda teremos pela frente nesta edição.

Atlético - PR x Atlético - GO - No duelo dos Atléticos, vence o paranaense.

Goiás x Ceará - Primeiros três pontos para a equipe de Leão. Do contrário, cheiro de demissão no ar.

MORUMBI; A POLÊMICA VOLTA À TONA!

Como rende o jogo inaugural da Copa no Brasil *

* Do blog do Juca

Ricardo Teixeira já decidiu que o jogo inaugural da Copa do Mundo de 2014 será em São Paulo, mas não no Morumbi, como deveria. Será em Pirituba, na nova arena que será construída lá.

E o cartola diz para quem quiser ouvir que o prefeito Gilberto Kassab está de acordo.

Kassab, por sua vez, confirma que Teixeira diz isto pelo país afora e até para ele mesmo, Kassab, e não nega que será levantado um estádio em Pirituba.

Mas garante que luta pelo Morumbi como palco do jogo de abertura, que é mesmo o mais sensato.

E Teixeira nega em público o que diz em particular, o que não chega a ser novidade.
Mas o gozado é a reação de alguns que ouvem ou lêem a notícia.

Imputam a quem a publica interesses escusos, para beneficiar a, b ou c, no caso, c, de Corinthians.

Gente, enfim, simplesmente ridícula e incapaz de distinguir informação de opinião ou desejo.

NOTA DO BLOG: Inegável que há muito mais interesses na construção de uma nova arena na capital do que supõe a nossa vã existência. O momento para isso é o mais ideal possível.

E não se enganem, prezados leitores, a informação que pôde ser lida acima vem do mais alto gabarito do meio esportivo. Ou seja, o projeto Morumbi 2014, ardilosamente, vai subindo no telhado.

Resta saber como ficará a configuração do cenário político após as eleições de outubro. Isso também é parte fundamental no jogo. Aguardemos os próximos capítulos dessa novela sem fim.

terça-feira, 25 de maio de 2010

EFEITOS COLATERAIS DO DUNGUISMO


Dunga já traçou seu discurso e a vertente dele é uma só – patriotismo. O treinador refugia-se na veia utópica para conclamar o apoio do povo brasileiro à sua seleção. Mas tropeça ao não conceder a esse mesmo povo, um mínimo possível de contato que seja com seus comandados. Falta-lhe sensibilidade ao conduzir a situação.

No domingo, até mesmo gritos de “Argentina” puderam ser ouvidos no Centro de Treinamento do Atlético –PR, local onde a seleção está concentrada. Além de xingamentos hostis direcionados ao próprio treinador. Inimaginável, tamanho desdém com um dos maiores patrimônios nacionais, às vésperas do embarque para a África. Acuado, Dunga viu-se obrigado a abrir o treino aos torcedores e seus jogadores puderam distribuir os primeiros acenos àqueles pelos quais “lutarão” na Copa.

A história nos prova que objetivos traçados no esporte tornam-se muito mais fáceis quando se tem o apoio e o clamor popular. Orgulhoso e pretenso, Dunga aparenta buscar o contrário. Fechado com seus comandados, o treinador bate na tecla do “comprometimento, união, grupo”. E isola-se cada vez mais. Em contrapartida, ganha antipatia crescente em todo o país, como comprova pesquisa Datafolha divulgada hoje.

O treinador cita o exemplo da farra de Weggis, na Suíça, na preparação de 2006. Apóia-se nela para distanciar o povo de sua seleção. Seu discurso já impregnou na cabeça dos jogadores, o Brasil vai para a guerra. Contra tudo e contra todos.

Dias atrás, Felipe Melo respondeu de maneira irônica, agressiva até, sobre qual seleção é mais lembrada, a de 82 ou a de 94. Talvez para ele, que não sabe quase nada - nem mesmo a respeito da seleção de 70 (a exemplo de outros do atual grupo), o futebol brasileiro seja apenas lembrado por resultados. Não é e a própria imortalidade da seleção de 82, quase 30 anos depois da tragédia do Sarriá, está aí para comprovar isso.

A seleção que embarca nesta semana para a África não sairá daqui nos braços do povo. Pelo contrário. Resta saber como voltará. E, mais importante ainda, qual será a postura de seu comandante-mor caso ele volte com a taça. Provalmente não será a de afagos, e sim a de impropérios.
UPDATE: Viu só como é fácil ceder um pouquinho só, Dunga?!?! Hoje o treino foi aberto, crianças puderam ver seus ídolos de perto, a multidão aplaudiu a iniciativa e os jogadores sentiram o calor da massa que, aliás, será representada por eles na Copa. Empatia para com os desejos do povo, nunca fará mal algum à seleção. Preservar é diferente de isolar.

domingo, 23 de maio de 2010

BRASILEIRÃO; É SÓ O COMEÇO!

Se as primeiras duas rodadas foram esvaziadas em razão de jogos decisivos pela Libertadores e pela Copa do Brasil, a terceira marcou o início do foco total no Brasileiro. Com direito a uma boa média de gols e de público nos dez jogos do fim de semana. Rodada que ficou marcada também pelo 100% de aproveitamento do G-4 paulista.

PALMEIRAS VENCE! E CONVENCE!!

A rodada começou a esquentar já no sábado com Palmeiras e Grêmio no jogo derradeiro no Palestra Itália, que deve fechará por dois anos para reformas. Os palmeirenses ainda meio desconfiados e ressabiados com a equipe compareceram para dar o "até logo" à sua casa. E em bom número, quase 19 mil pagantes, que saíram satisfeitos com o que viram. Boa exibição do clube paulista e três pontos a mais na conta com a vitória por 4 a 2.

O Palmeiras chega a sete pontos, enquanto o Grêmio permanece com apenas um, embora não seja motivo de desespero para o tricolor gaúcho que tem time e bola para brigar pelo G-4. Desde que não faça como no ano passado e consiga ser um visitante pouco mais indigesto.

Ainda no sábado, o Santos foi até Goiânia e, mesmo sem os barrados PH Ganso, Neymar, Madson, André e o selecionado Robinho, obteve bela vitória fora de casa contra o caçula Atlético -GO. Primeira vitória na competição e moral em alta para todo o elenco santista.

TIMÃO 100% E LÍDER

No jogo que levou o maior público da rodada - mais de 28 mil pagantes, o Corinthians passou bocado de apuros para bater o Fluminense por 1 a 0 na tarde deste domingo e seguir com os 100% de aproveitamento na competição. Desfalcado de Danilo e novamente de Ronaldo, a exibição alvinegra não foi das melhores, mas valeu pelos três pontos e pela manutenção da liderança. E "só" por isso.

Destaque também para a boa vitória são-paulina diante do Inter no Sul, numa espécie de prévia para o grande duelo que cercará as duas equipes daqui a dois meses pela Libertadores. Com direito a gol de Fernandão e tudo. Ainda que o rival colorado tenha poupado quatro de seus titulares.

Se o campeonato começou a esquentar neste fim de semana, tem tudo para embalar na póxima rodada, com dois clássicos regionais - São Paulo e Palmeiras, Fluminense e Flamengo, além de um interessante Cruzeiro e Botafogo no Mineirão. Na sequência, dois clássicos alvinegros regionais - Botafogo e Vasco, Corinthians e Santos. Cinco bons jogos, antes da pausa para a Copa.

É só o começo. Mas para alguns, o começo talvez signifique o fim. Depois da Copa, teremos as baixas com a janela de transferências. Ou seja, aproveite enquanto há tempo. Isso porque algo me diz que a lista este ano não deva ser nada animadora em terras tupiniquins......

sexta-feira, 21 de maio de 2010

COPA 2014: OLHO NELES!



É como dizem por aí - pontos de vista, cada um tem o seu!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

UMA QUINTA DE GUERRAS PELA LIBERTA!


Definitivamente, foram duas guerras em diferentes campos de batalha. A primeira da noite, em Quilmes na Argentina, teve direito a chutes, socos e cabeçadas ao fim do jogo. Já a segunda, em Santiago no Chile, teve moedas, copos e até bolas de golfe arremessados em direção aos flamenguistas no gramado. E curiosamente quem ganhou, não passou. E quem perdeu, avançou.

INTER HERÓICO E NO SUFOCO!!!

Um gol salvador de Giuliano aos 43 minutos da etapa final, deu ao Inter a chance de permanecer sonhando com o bicampeonato da Libertadores. E foi um sufoco só em Quilmes. Em apenas 20 minutos, o Inter foi nocauteado no estádio Centenário. Dois gols na sequência fizeram o caldeirão argentino ferver e o time brasileiro sucumbir no primeiro tempo. Dois belos gols, aliás.

A equipe de Fossati foi para o intervalo cabisbaixa, abatida, eliminada. Mas ainda havia jogo, havia esperança, havia vida. E foi atrás dessa salvação que o colorado dispôs-se a buscar na segunda etapa. E voltou melhor, a ponto de equilibrar a partida, criar chances e poder sonhar novamente com a classificação.

Em contrapartida, o atual campeão sul-americano tentava ditar o ritmo que melhor lhe convinha. Naquele momento o futebol continental estaria representado pelo que tem de melhor hoje. Um brasileiro, um argentino, um mexicano e um chileno (que confirmaria sua vaga logo depois). A tática argentina dava tão certo, a ponto de sua fanática torcida já comemorar de forma antecipada a vaga na semifinal. Mas mal sabia o que a noite havia resguardado a ela.

Aos 43 minutos, Giuliano recebeu bola em profundidade, invadiu a esfumaçada área argentina e bateu cruzado, na saída do goleiro. Era o gol da suada classificação colorada.

O Estudiantes nada mais pôde fazer, a não ser vergonhosamente partir pra cima dos jogadores brasileiros ao fim do jogo. Uma vexatória confusão no gramado que pode até mesmo prejudicar jogadores colorados para a semifinal, caso sejam citados na súmula. Mas que, de qualquer forma, não estraga o brio da histórica classificação gaúcha.

FLA VENCE, MAS NÃO PASSA!

Já em Santiago, o saldo brasileiro foi de baixa. O Fla venceu, mas não conseguiu o resultado que lhe cabia para avançar. O lamento fica pela desastrosa atuação no Maracanã, quarta passada, onde a equipe brasileira não conseguiu sequer aproveitar a vantagem de um homem a mais em campo durante quase 60 minutos e, mesmo assim, saiu derrotada diante do Universidad do Chile.

O jogo começou quente no incendiário estádio de Santa Laura, embora o clube brasileiro não chegasse a pressionar, nem assustar. Os donos da casa, por outro lado, esboçavam um ou outro ataque, mas sem tanto ímpeto também. E deixavam o tempo passar.

Mesmo precisando agredir, o Flamengo nem isso fazia. Pelo contrário, as melhores chances iniciais foram dos chilenos. Até bola no travessão de Bruno teve. O time carioca só conseguiu assustar de fato aos 41, em paulada de fora da área de Léo Moura que explodiu no travessão dos donos da casa.

O time brasileiro enfim acordou e passou a chegar com perigo. Até que, aos 45, o gol que o Flamengo tanto sonhava. Em confusão na área chilena, Adriano disparou uma bicicleta, a bola encontrou a cabeça de Vagner Love e parou no fundo das redes. Era tudo o quê o time brasileiro precisava para seguir acreditando.

Na segunda etapa, os chilenos passaram a golpear mais. Com o jogo aberto, o Fla tinha tudo para fazer o segundo. Mas aos 30, um balde de água fria nas pretensões rubro-negras. O argentino Montillo fez um golaço por cobertura. À essa altura, o clube brasileiro precisaria de um milagre.

Três minutos depois Adriano colocou o clube carioca na frente de novo. O milagre transformava-se em possibilidade novamente. O jogo ficou dramático. Como já é de praxe, não haviam mais gandulas em campo.

Aos 44, Willians foi expulso ao receber o segundo amarelo. O rubro-negro sentiu o baque e as pernas. E não houve tempo para mais nada. Fla eliminado da competição sul-americana. La U e Chivas fazem uma das semifinais, enquanto São Paulo e Inter disputam no outro cruzamento qual brasileiro avançará à final. Mas isso só depois da Copa do Mundo.
* Crédito das fotos: Agência Estado

SÃO PAULO A QUATRO JOGOS DO TETRA!


No Morumbi o outro grande jogo da noite. Um embate ainda maior porque tratava-se de Libertadores da América. E que opunha São Paulo e Cruzeiro, em condições de igualdade, mas com a boa vantagem na conta tricolor conquistada no jogo de ida, em Belo Horizonte.

Se o lucro são-paulino já era considerável, ficou ainda maior com um minuto de jogo. Kléber foi imprudente ao se proteger, acertou o cotovelo* (tá certo, foi a mão) em Richarlyson, o árbitro interpretou como agressão e expulsou a maior esperança cruzeirense. Injustamente, diga-se.

O jogo foi definido ali. Sem forças, o Cruzeiro não foi páreo para o São Paulo, que fez dois a zero com dois belos gols de Hernanes e Dagoberto. E com facilidade até. De resto, foi só festa no Morumbi, com mais de 50 mil pagantes - recorde de público no estádio no ano.

O São Paulo havia se classificado quarta passada no Mineirão. Ontem, foi apenas pra carimbar a vaga (ainda mais depois da expulsão de Kléber). Agora o tricolor paulista espera pelo vencedor do duelo entre Inter e Estudiantes, que jogam hoje na Argentina. Dependendo da combinação de resultados, o São Paulo estará a um passo de novamente disputar o Mundial Interclubes no fim do ano. Dessa vez sem nem precisar ganhar a competição continental.

Isso porque o Flamengo depende de um milagre para avançar no Chile e o Inter precisará jogar muito para segurar o atual campeão sul-americano. Aí restará ao mexicano Chivas confirmar seu favoritismo diante dos chilenos da Universidad. Uma combinação que não só soa como possível, como também provável.
* crédito das fotos: Agência Estado

SANTOS FUTEBOL SHOW

Outro jogaço na Vila. Verdade que não tanto quanto foi o do Olímpico. Mas foi sim uma partidaça, principalmente pelo segundo tempo. Santos e Grêmio decidiram, numa espécie de final antecipada, quem passava à final da Copa do Brasil e terá o direito de disputar a Copa Libertadores em 2011. Melhor para o time da Baixada que fez três golaços, só levou um, avançou pela primeira vez em sua história à decisão do torneio e agora está muito perto de coroar primeiro semestre perfeito.

O JOGO

Uma primeira etapa irreconhecível da equipe santista. Neymar esteve acanhado, Ganso errava passes fáceis, Robinho tentava buscar o jogo, mas de nada adiantava. O Grêmio ousava e assustava em plena Vila. E quase inaugurou o marcador. O jogo era tenso.

No segundo tempo, postura totalmente diferente. O Santos enfim, era o Santos e o Grêmio compravaria na pele o poder ofensivo da equipe de Dorival Júnior. Logo aos seis minutos, Paulo Henrique assinou a primeira obra de arte na Vila - um golaço de fora da área com rara precisão, no ângulo esquerdo de Victor. Indefensável.

Aos 24, Robinho recebeu passe precioso de André e tocou por cobertura, de primeira, na saída de Victor. Outra pintura na Vila. Delírio e êxtase no alçapão praiano.

Mas as coisas não poderiam ser tão fáceis assim. Na sequência, os gaúchos descontaram com Rafa Marques em falha de Felipe que soltou bola boba nos pés do zagueiro gremista.

O jogo ganhou ares de drama, mas o Santos não se abalou. O Grêmio tentou o empate, mas nada que assustasse ou abalasse o time da Baixada. Até que, aos 40, Wesley fez outro belo gol - o da classificação do time praiano.

A partir daí, o Grêmio só soube dar pontapés. Irritado com a superioridade santista, os gremistas partiram à caça de Ganso e companhia. E tiveram dois jogadores expulsos. O Santos também teve Edu Dracena injustamente expulso. Mas nada que ofuscasse os méritos da épica classificação da melhor equipe do país hoje. Por mais que alguns ainda teimem em torcer o nariz.

Agora o time da Vila decidirá contra o Vitória, que bateu o Atlético -GO na outra semi da competição, quem fica com o título. E nesse caso, e sob circunstâncias normais, nem preciso apontar quem é o favorito. Os números falam por si só.
*crédito das fotos: Agência Estado

terça-feira, 18 de maio de 2010

AS FINANÇAS DO G-4 PAULISTA


Dois títulos na conta contra nenhum dos outros três rivais. Uma boa estratégia de marketing que soube explorar seu valor mercadológico e ousou em vários aspectos. Além, é claro, do fator Ronaldo, parte fundamental no processo. Esses três fatores foram preponderantes para que o Corinthians fechasse suas receitas no topo do G -4 paulista em 2009, com faturamento de R$ 181 milhões.

O balanço, fechado no fim de abril, expõe bem o atual momento dos quatro grandes do Estado. O clube mais popular de São Paulo registrou crescimento de 54% se comparado a 2008 e deve fechar 2009 como o clube que mais arrecadou no futebol brasileiro. Posto que anteriormente pertencia ao arquirrival São Paulo que fechou o ano com R$ 174 mi, grande parte do montante com ações que envolvem seu estádio.

Já o Palmeiras viu suas receitas despencarem em 10%, de quase R$139 milhões para R$ 125 mi. Para piorar ainda mais o cenário, suas dívidas aumentaram consideravelmente - crescimento de 71% no período. Mas a parte mais desoladora da história é que em 2010 os resultados não devem ser diferentes para os lados do Palestra.

Fechando o balanço, o Santos também registrou crescimento em seu faturamento - ainda que pequeno. Pulou de R$ 65 milhões em 2008 para R$ 70 milhões ano passado. A parte boa é que este ano o percentual de crescimento deva ser ainda maior, impulsionado pelas empolgantes exibições da nova geração de meninos da Vila. Além de dois ou mais possíveis títulos em 2010. O primeiro já consagrado, o segundo a caminho. Desde que bata o Grêmio amanhã na Vila.

EVOLUÇÃO DAS RECEITAS, EM R$ MILHÕES

Corinthians - R$ 117 (2008) / R$ 181 (2009)

São Paulo - R$ 160 (2008) / R$ 174 (2009)

Palmeiras - R$ 138 (2008) / R$ 125 (2009)

Santos - R$ 65 (2008)/ R$ 79 (2009)

* Fonte: Crowe Howarth RCS - Consultoria Especializada

domingo, 16 de maio de 2010

BRASILEIRÃO: COMEÇO EM BANHO-MARIA


Um Brasileiro misto. Assim pode ser definido este início de Nacional.

Isso porque temos oito times muito mais preocupados com as fases finais das competições que disputam, Copa do Brasil e Libertadores. Já os outros doze clubes focados apenas na competição nacional.

A segunda rodada teve alguns jogos que merecem destaque. A boa vitória corintiana sobre o Grêmio no Olímpico, que não perdia há 25 jogos em casa pela competição, é um deles. Ainda que os gaúchos tenham atuado sem sua força total. Por outro lado, os alvinegros aproveitam o desagradável foco único e lideram a competição com 100%.

Outra partida que merece destaque foi a surpreendente goleada do Prudente sobre o Atlético-MG de Luxemburgo. Justo na partida que celebrava sua 500ª participação como técnico na competição. Presente amargo para quem até tempos atrás era considerado o melhor do país e agora submete-se a um ostracismo interminável....

Outro alvinegro que venceu fora de casa foi o Botafogo. Vitória por 2 a 1 diante de um São Paulo também desfalcado. E com Washington praticamente dando adeus ao Morumbi. Assim como no jogo do Olímpico, o alvinegro focado bateu fora de casa o tricolor desfalcado.

A virada do Inter sobre o Goiás fora de casa também merece a menção da segunda rodada. Boa para o Colorado recuperar-se da derrota na estreia. E péssima para o Goiás de Leão, único clube ainda sem pontos na competição.

Tivemos também um horroroso Vasco e Palmeiras em São Januário. A lembrança vale pelo ocaso. Zero a zero e futebol para fazer os torcedores das duas equipes relembrarem o pesadelo da série B.

Depois dessa quarta-feira que se avizinha o foco deve ser todo no Brasileiro. E, claro, ainda mais na Copa do Mundo, a menos de um mês de seu início.
EM TEMPO - As votações para o prêmio Top Blog já começaram. Não se esqueça de clicar na logotipo da campanha na barra lateral esquerda e computar seu voto.
* Crédito das fotos: Agência Estado

sexta-feira, 14 de maio de 2010

UM OUTDOOR VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS


* Em Campo Grande - MS

COPA DO MUNDO OU PREMIER LEAGUE???


* Qual é o melhor time do mundo? Qual o melhor campeonato nacional? Se a Copa do Mundo reúne os melhores jogadores dos melhores países, o Chelsea é o melhor de todos, pois 17 dos seus jogadores foram chamados para o Mundial. A melhor liga, então, seria a inglesa: nada menos do que 138 atletas convocados atuam na Terra da Rainha.

Nesta quinta-feira, a Fifa divulgou a relação completa das listas preliminares de todas as 32 seleções que disputarão o Mundial. A supremacia do futebol inglês é impressionante. O da Alemanha, que ficou com a segunda posição, cederá 94 jogadores para a Copa. Praticamente empatada, vem Itália, com 93, e depois Espanha, com 73.

As ligas europeias dominarão o Mundial. Entre os dez campeonatos que mais cederam jogadores, apenas o Japão (com 34) e o México (com 25) não são do Velho Continente. África do Sul e Coreia do Norte (com 21 e 20 jogadores) quase entraram na lista por serem a base de suas respectivas seleções. Os clubes brasileiros têm apenas oito jogadores entre os convocados até o momento para a Copa.

No ranking de clubes, o poderio é total dos europeus. Todas as dez equipes que mais tiveram jogadores convocados são europeias. Atletas de Chelsea, Barcelona, Real Madrid e Liverpool foram os mais requisitados. As surpresas são o Ajax, vice-campeão holandês, e o Tottenham, quarto lugar do Campeonato Inglês, que cederão 11 jogadores cada. Os dois ficaram à frente de gigantes, como Manchester United, Milan e do novo rico Manchester City. Nenhum deles aparece entre os dez primeiros.

Outra curiosade: o Inter de Milão cederá dez jogadores para as seleções da Copa. Mas o atual tetracampeão italiano não cederá nenhum jogador para seu próprio país.
* Do sítio da Globo.com. Disponível aqui.

Clubes com mais jogadores:
1. Chelsea -17

2. Barcelona - 14

3. Real Madrid -12

4. Liverpool - 12

5. Ajax/ Arsenal/ Bayern/ Juventus/ Tottenham - 11

10. Inter de Milão - 10

Ligas com mais jogadores:
1. Inglaterra - 138

2. Alemanha - 94

3. Itália - 93

4. Espanha - 73

5. França - 58

6. Holanda - 47

7. Japão - 34

8. Grécia - 33

9. México - 25

10. Portugal - 23

NOTA DO BLOGUEIRO - Quando achamos que as coisas caminham bem em terras tupiniquins, algumas comparações e dados esvaem todo nosso otimismo. Resumo da ópera?!?! Seguimos traçando o processo evolutivo - de pior a mal......
* Crédito das fotos: Agência France Press

quinta-feira, 13 de maio de 2010

SÃO PAULO ÉPICO E QUASE NA SEMI


Assim como em 2009 o confronto se repetia. E quase nas mesmas condições do ano passado - o São Paulo não vinha bem, ainda não havia convencido no ano, seu técnico ainda não havia dado padrão de jogo nem definido esquema tático, o mesmo adversário, a mesma competição, a mesma fase dela e a mesma ordem de jogos. O cenário era praticamente o mesmo. Mas se no ano passado, a história não teve final feliz para o tricolor, este ano terá tudo para ser diferente depois da noite de ontem.

E tudo isso por um fator motivador, a chegada de Fernandão. Se era liderança em campo que o São Paulo carecia, a equipe parece ter encontrado no experiente atacante. Se a equipe precisava de um jogador de área com qualidade também fora dela, o técnico Ricardo Gomes deve erguer as mãos aos céus. Isso porque Fernandão deu dois belos passes, um deles brilhante ao melhor estilo Sócrates, originando diretamente os dois gols da excepcional vitória são paulina em pleno Mineirão. E sacramentou a virada que a equipe necessitava em 2010. Assim como Amoroso em 2005.

Após o segundo gol, o Cruzeiro tentou de todas as maneiras diminuir o placar para o jogo de volta, na próxima quarta-feira. Mas de nada adiantou. Era dia do São Paulo, que fez sua melhor exibição no ano e agora leva uma senhora vantagem para o duelo decisivo no Morumbi. Ao Cruzeiro resta repetir o placar que seu adversário aplicou-lhe em casa, dois gols de diferença. Difícil, muito difícil, embora não impossível....

O MELHOR JOGO DO ANO

Um jogo de dois estilos totalmente diferentes - a tradicional escola gáucha opondo-se à leveza dos moleques da Vila. E foi um jogaço, decididamente o melhor do ano.

O Santos, mesmo sem Neymar suspenso, foi pra cima do Grêmio em pleno alçapão do Olímpico e fez dois a zero - dois de André - em apenas 20 minutos. E quase fez o terceiro, um gol que seria antológico de PH Ganso, em bola que bateu no travessão. Os 40 mil gremistas não acreditavam no que viam. Ao fim do primeiro tempo, Jonas ainda desperdiçou chance de diminuir em cobrança de pênalti chutada no meio do gol que Felipe defendeu.

O jogo que já era excelente ficaria ainda melhor no segundo tempo. Enganou-se quem imaginava que o Grêmio havia sentido o baque. Isso porque em exatos dez (!!!) minutos o Grêmio não só empatou como virou a partida, com dois gols de Borges e um de Jonas. Era simplesmente uma partidaça.

Por outro lado, quem sentiu o golpe foi o Santos. Sentiu a tal ponto que Borges fez mais um, o seu terceiro na noite, e que dava uma belíssima vantagem para o jogo de volta na Vila. O Santos não se contentou e foi pra cima. Até que Ganso enfiou uma bola preciosíssima para Robinho matar no peito e fuzilar Victor de primeira. Um golaço. Aliás, mais um dos vários que tivemos ontem no Olímpico.

Agora é esperar pelo jogo de volta na próxima quarta-feira. Quem sabe com outro jogaço desse nível. E dessa vez com Neymar em campo.

VEXAME RUBRO-NEGRO

E o quê dizer do fiasco flamenguista ontem no Maracanã?!?!Um time totalmente desequilibrado do início ao fim do jogo. Sem inspiração alguma na criação de jogadas. E isso com um homem a mais em campo.

O time carioca é o reflexo direto do desequilíbrio de seus jogadores. De Bruno a Adriano. Uma boa partida, transforma-se em empolgação e depois frustração. Ficou difícil. Só mesmo um milagre para termos novamente uma final brasileira nesta edição da competição sul-americana.

terça-feira, 11 de maio de 2010

DUNGA E A QUEBRA DE PARADIGMAS


Dunga cometeu o maior dos pecados, a soberba. Isso mesmo soberba. Não me venham com esse papo de comprometimento, nem de resultados. Muito menos de coerência. Isso tem outro nome e chama-se ranço, teimosia. Deixar Paulo Henrique Ganso de fora dessa lista é crime de lesa-pátria contra um de nossos maiores patrimônios nacionais, o futebol e a seleção. Um desserviço ao entusiasmo patriótico que cerca uma Copa do Mundo.

Como todos já devem saber, Dunga pregou em sua tensa coletiva que está tendo coerência com os fatos. Este blogueiro então se questiona quais fatos seriam esses.
Será o fato de considerar que muitos de seus convocados vivem péssimas fases em seus clubes hoje?!? Ou será o fato de considerar também que alguns deles são até mesmo reservas?!? Qual a coerência ao se levar SETE volantes no meio-campo e apenas um meia de armação?!?! Alguém aí me dê explicação convincente. Direta e reta.

Passado o desabafo, vale lembrar que temos sim equipe para trazer o Hexa. Principalmente se levarmos em conta os 11 titulares, ainda que este meio-campo seja o pior desde 1990. E ainda que este não seja o estilo de futebol do qual tanto nos orgulhamos e nos vangloriamos. Sinal de novos tempos?? Talvez...

Com ele é assim. Vai quem é de sua total confiança, quem "tem comprometimento" (a ladainha da moda). Gostemos ou não. Esse é o pensamento que leva o treinador a insistir com o reserva Doni, Júlio Baptista (hoje em péssima fase na mesma Roma de Doni), Josué (mal das pernas, assim como seu clube no Alemão, o Wolfsburg), Kléberson (você aí prefere o flamenguista na reserva ou o Gaúcho? Ou Ganso?) e Felipe Melo (um retumbante fracasso na Juventus). Isso para ficar em apenas alguns nomes.

Como grupo, continuamos como maiores favoritos ao lado de Espanha, Inglaterra e Argentina. Apesar de alguns pesares. Mas ainda nos falta o diferencial, os jogadores de segundo tempo, de decisão. Copa do Mundo é diferente, é eliminatório, é - muitas vezes - acaso. E é esse o ponto com o qual devemos nos preocupar.

Dentre tudo isso, o fato é que Dunga terá a chance de provar sua exaltação no Mundial da África. Contra tudo e contra todos. Do contrário será execrado como nunca antes visto na história deste país. A conferir.....

EM TEMPO - Vai ver nós é que sempre estivemos errados mesmo. Afinal esperar por ousadia de Dunga, já era pedir demais. De qualquer forma, Brasil rumo ao Hexa!!!!

HIPÓTESE REMOTA


Este blogueiro martelou, martelou e vislumbrou a solução para a convocação de Neymar.

Dunga só chamará a jovem revelação santista caso leve cinco atacantes para a Copa.

Nesse caso um nome que deve dançar atua na lateral esquerda. Até mesmo porque Daniel Alves pode exercer a função por ali.

Ou até mesmo no meio, na vaga de Ramires ou de Júlio Baptista. Hipóteses não muito palpáveis, mas é o alento que nos resta. Aguardemos as próximas horas.....

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A POSSÍVEL LISTA DE DUNGA


Dunga, Dunga, Dunga.....

Mesmo aquele mais desinteressado por futebol ouvirá amanhã, em determinado (ou em vários) momentos do dia o nome do capitão do tetra. Isso porque a mais aguardada lista dentre todas as 32 seleções que vão ao Mundial da África será divulgada por volta das 13 horas. É verdade que talvez você também tenha que explicar ao mesmo abnegado que o ex-jogador é agora o atual técnico da seleção brasileira, por mais improvável que isso possa parecer. Até mesmo a um desentedido no assunto.

Mas enfim, voltemos ao que interessa. Jornais do mundo inteiro darão o devido destaque à convocação do treinador. Alguns desses nomes já são de conhecimento de todos. Como por exemplo o goleiro Julio César, os laterais Maicon e Daniel Alves, os zagueiros Lúcio, Juan e, muito provavelmente, Thiago Silva e Luisão, os meias Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano, Kaká e Júlio Baptista (Josué e Ramires também são nomes quase certos) e os atacantes Luís Fabiano e Robinho.

Restariam então duas vagas no gol - Victor (muito provavelmente) e Doni (para calafrios de 190 milhões) tem mais chances. Já Hélton, Gomes e até Fábio do Cruzeiro também estão na disputa, mas correm por fora. Este blogueiro acharia interessante e conveniente levar o experiente São Marcos como terceiro goleiro, mas não creio na hipótese. Na lateral esquerda podem aparecer Gilberto, Michel Bastos, André Santos, Roberto Carlos ou Marcelo, com chances maiores para os dois primeiros.

No meio a vaga que falta é justamente onde deve pintar a principal novidade, Paulo Henrique Ganso. Até mesmo por uma questão de crime de lesa-pátria, Dunga dará sua própria absolvição. Mas não se empolguem porque as novidades devem parar por aí. Já Gaúcho e Kléberson correm por fora, dependendo diretamente de uma improvável ausência de Ramires.

Na frente a disputa pelas duas vagas restantes fica entre Nilmar, Adriano, Neymar, Tardelli e Grafite. Não sei não, mas acho que Dunga ficará mesmo com a dupla que esteve mais presente em suas listas anteriores (para desespero do clamor popular), embora Adriano venha fazendo de tudo para ficar de fora dela.

Enquanto alguns substantivam-lhe de coerente, este blogueiro já acha que a palavra teimosia encaixa-se melhor. De qualquer forma, é "nóis" (sic) Dunga!

EM TEMPO - As votações para o prêmio Top Blog já começaram. Não se esqueça de clicar na logotipo da campanha na barra lateral esquerda e computar seu voto.

BRASILEIRÃO EM DIAS DE brasileirinho!


Um Brasileiro que começa meio clandestino. O termo foi cunhado por Juca Kfouri, perfeito na análise. Assim como ocorre todo ano, o campeonato mais equilibrado do planeta começa assim, meio chocho, sem brilho, sem foco e sem empolgação. E assim, opaco, deve ficar até agosto quando a disputa geralmente começa a esquentar. Qualquer crítica velada ao (des)organizado calendário brasileiro nesse caso é mera coincidência.

A rodada inaugural teve, pelo menos, cinco jogos interessantes. Que começou no sábado com o duelo envolvendo dois campeões estaduais, Botafogo e Santos, em partida disputada no Rio. Ainda que a equipe paulista esteja mais preocupada com as semifinais da Copa do Brasil contra o Grêmio. Um jogo de estilos opostos e que terá tudo para sacramentar o primeiro clube classificado à Libertadores 2011.

O Brasileiro continuou no domingo com Flamengo e São Paulo no Maracanã, para apenas 7 mil pagantes. Além de Inter e Cruzeiro no Beira-Rio, em dois duelos que envolvem os quatro remanescentes brasileiros na Libertadores 2010. Uma pena que os quatro clubes estejam muito mais preocupados (com razão, frise-se) com a sequência da competição continental do que com este início do nacional.

A rodada de estreias contou também com o (amargo) regresso do Vasco à elite nacional, em jogo no Mineirão contra o Atlético de Tardelli e Luxemburgo. O Pacaembu também foi palco de um destes jogos interessantes, envolvendo Corinthians e Atlético-PR. Verdade também que muito mais em razão da eliminação alvinegra da Libertadores do que pelos aspectos técnicos e táticos que cercavam a partida. Menos mal que o alvinegro conseguiu uma virada e freia o indício de crise que ameaça rondar o Parque São Jorge. Isso num jogo para apenas 9 mil pagantes.

Aliás, (falta de) público foi a tônica da rodada. Nesse quesito o único que pôde comemorar algo, de fato, foi o Ceará que levou quase 20 mil pagantes ao Castelão, no seu retorno à série A. Enfim, um começo nem lá nem cá. Ou melhor colocado, muito mais pra lá do que pra cá. E assim segue o futebol tupiniquim.....

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O DIA EM QUE SÃO PAULO PAROU!


O duelo mais aguardado do ano. O confronto que parou não só São Paulo, mas o Brasil todo também. E que reuniu as duas maiores equipes em importância do país, aquelas que mexem com o maior contingente de torcedores. E que também reúne o maior percentual de anti-torcedores. Capazes de despertarem aversão e ódio extremos em seus rivais. Ah sim, e foi um jogaço.

Mano Menezes enfim, ousou. Colocou Jorge Henrique, sacou Jucilei e retomou o esquema vitorioso do ano passado com três atacantes. E a mudança de postura foi brutal, sentida já desde o começo, no apito do árbitro.

Incendiado por sua torcida, o Corinthians fez primeiro tempo arrasador. E dava a crer que liquidaria a fatura, para delírio dos quase 38 mil torcedores presentes. A Fiel, em coro único, cantava sem parar. Não havia distinção entre organizadas, e sim apenas cânticos entoados que envolvessem o nome e a história do clube. O Pacaembu vivia noite única, exclusiva em seus 70 anos de história.

O Flamengo sentiu o golpe e acuou-se. Só dava (aliás, só deu) Corinthians na primeira etapa. O estádio estava em festa, extasiado com o que via. A classificação não só era possível, como já era realidade àquela altura. Um primeiro tempo ensudercedor, arrebatador.

Mas aí veio o segundo tempo. Um golpe fatal, um vacilo, um descuido e Love diminui. O gol que dava a classificação ao Flamengo. O estádio emudeceu-se por alguns segundos e na sequência retomou seu ritmo.

O jogo ganhou contornos dramáticos. O relógio estava parado para um lado e acelerado para o outro. O Corinthians se abriu, arrefeceu o ímpeto inicial, cansou. Desestabilizou-se. O Flamengo por pouco não se aproveitou. Era lá e cá. Desespero alvinegro e rubronegro. Lado a lado - obsessão e provação. O duelo se arrastava.

Desesperado em busca da salvação, o time de Mano Menezes era mais incisivo. Meio atabalhoado também. E abria uma avenida para os contragolpes do clube carioca. O Corinthians corria impaciente, já meio sem forças. A saga pelo desbravamento da América, o grande sonho, estava indo embora. A Fiel, incrédula, não acreditava no que via. E foi assim até o apito final. Antes, Bruno ainda teve que operar um milagre em falta de Chicão, já nos acréscimos. O destino quis assim. Maktub.....

Flamengo, com um gol fora de casa, está nas quartas da Libertadores. Uma classificação épica que dá moral e confiança para a sequência da competição ao clube carioca. À equipe paulista, resta agora juntar os cacos. Ñão se sabe até onde essa dolorosa eliminação deve pesar nos bastidores do Parque São Jorge. Aguardemos.....
*crédito das fotos: Agência Terra

terça-feira, 4 de maio de 2010

E O FUTEBOL, SÃO PAULO?!?!?!?!


Por essa acho que nem o mais otimista dos são-paulinos esperava. Zero a zero no Morumbi e decisão por pênaltis contra o fortíssimo Universitário do Peru. Ufa, no sufoco o São Paulo conseguiu parar o bicho-papão peruano, não sofreu nenhum gol, segurou a pressão e quase marcou em algumas raras oportunidades. E ainda conseguiu a suada classificação nos pênaltis diante de 43 mil pagantes na casa tricolor. Uma brilhante classificação para ser muitíssimo comemorada.

Voltemos agora à realidade, à dura realidade aliás. O que se viu na noite de hoje foi um festival de passes, de cruzamentos e de finalizações erradas. Um meio sem criatividade, sem jogadas, sem alguém que chame a responsabilidade (leia-se Hernanes), enfim um meio apático, pífio. Para dizer o mínimo. De bom, apenas a apresentação segura de Rodrigo Souto, cada vez mais titular e participativo na equipe de Ricardo Gomes. E, claro, a de Rogerio Ceni que defendeu duas cobranças de pênaltis - isso depois de ter perdido a primeira, e garantiu a classificação.

Volto a repetir, uma equipe sem alma em campo. Apenas organizada na parte defensiva. E só isso. E que hoje, mais uma vez, apresentou um futebol sofrível, sonolento até. Mesmo tratando-se de jogo decisivo. Contudo, o São Paulo avançou às quartas da Libertadores e agora espera pelo vencedor do duelo entre Cruzeiro e Nacional, com bela vantagem para o time mineiro. Mas já o futebol......

EM TEMPO - E o quê dizer do treinador são-paulino?!?!? Este blogueiro não gosta de fazer críticas diretas ao comando técnico, mas algo me diz que a cabeça de Gomes já anda mais que a prêmio no Morumbi. Inclusive já comenta-se sobre isso nos bastidores do clube. O alvo, dizem, seria alguém da nova geração. A conferir.....
*crédito da foto: Agência Estado

domingo, 2 de maio de 2010

SANTOS CAMPEÃO EM FINAL ELETRIZANTE!


E que jogaço tivemos na tarde de hoje no Pacaembu! Dramático, tenso, polêmico, imprevisível até o apito final. Cheio de gols, belos gols aliás, chances perdidas, lances disputadíssimos, lampejos brilhantes dos dois lados e também de expulsões (foram quatro, só para se ter uma ideia). Uma partidaça lá e cá, entre duas jovens equipes e uma surpreendente final de gente grande. Decidido na base da coragem, da superação santista que chegou a ter dois homens a menos em campo e também no sufoco. Como toda decisão que se preze.

O nome do jogo pelo lado santista, sem dúvida alguma, foi Paulo Henrique Ganso. Um senhor Jogador de futebol (o jota maiúsculo é intencional). Completo, sob todos os aspectos. E também, Neymar (ainda que em menor grau), que fez os dois gols do time da Vila. Em contrapartida, Dorival Junior abusou dos erros (do início ao fim) e quase desperdiçou o 18º título regional de seu atual clube. Sorte sua que Ganso falou grosso e o fez enxergar o mais terrível de seus enganos que esteve prestes a acontecer.

Também enganou-se soberbamente quem acreditava que o jogo seria fácil e o Santos sairia campeão com sobras no Pacaembu (inclusive este blogueiro). Pelo contrário. O Santo André assombrou a equipe de Dorival Júnior - desta vez nos dois tempos - e, por pouco (pouco mesmo, questão de dois centímetros), o time do ABC não conseguiu algo inédito e inimaginável na tarde de hoje - o título de campeão paulista. A conquista do Ramalhão, literalmente, bateu na trave. E também na infelicidade da auxiliar Maria Eliza que invalidou um gol legal do belo time de Sergio Soares ainda no primeiro tempo, alegando impedimento claramente inexistente.

Alguns bradarão aos quatro cantos que o time da Baixada pipocou na final, contou com a ajuda da arbitragem e que quase conseguiu perder um título ganho. Este blogueiro já prefere a outra versão da história. O Santos encantou no Paulista, fez mais de 70 gols em 23 jogos (tendo vencido 18 deles), e o destino quis premiar-nos com um adversário que jogou muita bola e abrilhantou ainda mais essa árdua e merecida conquista.

Parabéns Santos, campeão paulista de 2010. Parabéns também ao bravo Santo André, pelos dois ótimos domingos de futebol que tivemos. E que o futebol possa nos dar de presente mais jogos como esta eletrizante final. Os amantes da bola certamente agradecerão.
*crédito das fotos: Globo Esporte