domingo, 28 de fevereiro de 2010

PAULISTÃO 2010; RESUMO DA RODADA


NEYMAR GARANTE O PEIXE NO CLÁSSICO

Um grande clássico na Vila Belmiro. Nervoso, tenso, polêmico, com belas jogadas e três belos gols, assim como deve ser. Para se ter uma ideia da movimentação do jogo, com menos de dez minutos, Ronaldo já havia tomado uma joelhada ocasional de Paulo Henrique Ganso, Neymar perdido uma chance cara a cara com Felipe, além de um pênalti chutado por ele próprio e defendido magistralmente pelo goleiro alvinegro.

Aliás, o nome do jogo foi ele mesmo, Neymar. De vilão a herói. A revelação santista perdeu uma penalidade, desperdiçou outras boas chances, mas depois fez um belo gol no primeiro tempo e, de quebra, participou diretamente do segundo, o de André, já na segunda etapa. O Corinthians ainda diminuiu com Dentinho em bela jogada de Ronaldo. Quando a vitória era dada como certa, Neymar também se dispôs a ser displicente e precioso em alguns lances, deixando a partida com os ânimos ainda mais acirrados. E, frise-se, correu sério risco de ser expulso.

O JOGO

No primeiro tempo, domínio quase que exclusivamente santista, salvo uma belíssima bicicleta de Dentinho que por pouco não inaugurou o placar na Vila. O Corinthians não encaixou a marcação, pecava na linha de impedimento, perdeu-se no meio e via Paulo Henrique municiar Neymar e André com belos passes em profundidade. Mano Menezes, alterado, era o reflexo da própria equipe em campo. Nervosos, os jogadores corintianos discutiram muito com o árbitro da partida, José Henrique de Carvalho. Verdade também seja dita, uma arbitragem confusa, para registrar aqui a menor das críticas.

Na segunda etapa, ao menos, o time da capital melhorou. E resolveu partir para o ataque, buscando o empate. Mas tomou o segundo em contragolpe, aos 14 minutos. Dentinho, aos 23, descontou e esquentou novamente a partida que aliás, já era ótima, mas parecia que iria pegar fogo.

Mas aí a arbitragem resolveu aparecer. Duas expulsões equivocadas - Moacir e Roberto Carlos pelo lado alvinegro. Ainda que a entrada de Moacir fosse dura e merecesse sim o segundo amarelo. Mas o primeiro cartão, logo no começo do segundo tempo, foi completamente desnecessário. Nem sequer falta o lateral fez.

Se com 11 estava difícil, com nove ficou quase impossível. O Santos tratou de tocar a bola, enquanto o Corinthians buscava um milagre. Milagre que quase veio aos 41, quando Tcheco desperdiçou o gol de empate de maneira inacreditável. Sozinho, quase debaixo da trave, o meia cabeceou para fora.

Depois daí, não houve forças para mais nada. Vitória merecida do líder - cada vez mais líder por sinal, por 2 a 1. Já o Corinthians, com a derrota, ainda se viu fora do G-4. E, para piorar, quem roubou sua vaga foi o arquirrival São Paulo.

PASSEIO TRICOLOR NA ARENA

Na Arena Barueri o São Paulo contou a estreia de Fernandinho para golear com facilidade o Monte Azul por 5 a 1. E que estreia, diga-se. Quatro gols, dois deles de extremo oportunismo. Para encher os olhos da torcida tricolor que andava cabisbaixa nos últimos dias. Por mais que ainda seja cedo e seja pouco para se cravar qualquer prognóstico.

Com os três pontos, a equipe de Ricardo Gomes chega ao G-4. E deixa o Corinthians de fora, para ficar ainda mais sugestivo. E vale lembrar, em apenas um jogo Fernandinho já deixa Washington, Marcelinho e Dagoberto alertas. Afinal, um deles terá de sair para dar lugar ao jovem atacante. Este blogueiro aposta, num primeiro momento, na saída de Marcelinho. Nesse caso, Dagoberto ficaria como meia.

PALMEIRAS ESCORREGA NO INTERIOR

Em Rio Claro, o Palmeiras não foi páreo para o gramado encharcado e a forte chuva e caiu diante dos donos da casa. Derrota por 1 a 0, com gol da boa surpresa da equipe interiorana, o centroavante Osny.

O time de Antônio Carlos não conseguiu repetir as duas últimas boas atuações e deixou escapar uma chance preciosa de aproximar-se do G-4. Outro tropeço que pode custar caro ao time alviverde. Ainda que fosse quase impossível praticar futebol de qualidade naquelas condições.
*crédito das fotos: Agência Estado

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

UMA VEZ LUXA, SEMPRE LUXA....

Abram os olhos!!!!*

Wanderley Luxemburgo deu uma tacada de mestre no Atlético-MG. Contratou o ex-árbitro Wagner Tardelli para sua comissão técnica.

Esse ex-juiz aposentou-se em 2009, conhece todos os árbitros, auxiliares e superiores que estão na ativa.
A desculpa – ‘’ensinar os jogadores as regras do jogo’’. Ora, qualquer menino de 10 anos aprende as regras do futebol com uma aulinha de meia hora.

Mas não é isso que ele vai fazer lá. Ele é empregado do clube, fixo. A simples presença de um ‘’amigo’’, ‘’ex-colega’’, fixo, na comissão técnica de um time tem outras intenções com relação as arbitragens.
Quem sabe ele não dá um telefonema antes de um jogo só pra dizer – ‘’oi, quanto tempo, estou aqui no Atlético’’, ou fica sentado no banco, ou passa no vestiário dos juízes com a camisa de Comissão Técnica do Atlético para revê-los, saber notícias, etc...
É o submundo do jogo, aquilo que a maioria esmagadora não vê, mas influencia no resultado final.
Os juízes vão ser mais complacentes, tolerantes e compreensivos com os jogadores desse time.

Os comentaristas ex-árbitros serão mais amenos. O ciclo se fecha.

O tal do Luxa não é bobo. Quer se garantir no apito. Aprendeu todos os atalhos, todas as falcatruas, tal qual nossos políticos. Não é a toa que ele passou liso por uma CPI. Disse, na época, que não sabia que sua esposa tinha uma conta em Miami, para, depois de um telefonema, desmentir o que tinha dito cinco minutos antes. A mulher dele tinha uma conta no exterior e ele não sabia. Que inocente ele era!!!!

Pra quem sabe ler, pingo é letra.
Obrigado,

* Diogo Faria é médico, 29 anos, mora em BH e torce para a outra metade de Minas, a azul-celeste.

EM TEMPO - E vocês, concordam com a posição do cruzeirense?

O SÃO PAULO PRECISA DE ALMA!


Realmente seria difícil voltar de Manizales com três pontos na bagagem. Isso o torcedor são-paulino já sabia. O que ele não sabia e não deve ter gostado nem um pouco foi da apatia da equipe na derrota por 2 a 1, de virada ante o Once Caldas. Justamente no jogo que marcou a artilharia isolada de Rogério Ceni defendendo as cores tricolores na competição continental.

O jogo em si não chegou a ser um fiasco do ponto de vista técnico. Muito em razão do primeiro tempo, no qual o tricolor equilibrou as ações da partida e chegou a estar à frente do placar. Mas no segundo, inércia total, apatia em campo, pressão colombiana e virada do time da casa. Merecida, diga-se ainda.

O fato é que falta vontade, falta brio, falta pegada ao São Paulo, por mais incrível que isso possa parecer a uma grande equipe de futebol. Ainda mais no caso tricolor, tão calejado em disputas de Libertadores. A equipe de Ricardo Gomes, que ontem não esteve no banco de reservas e fica com a cabeça cada dia mais a prêmio, precisa de um choque para reagir.

O São Paulo ainda poderá contar com Alex Silva e Fernandinho, além de esperar pelo retorno do lesionado Dagoberto. Pode estar aí a solução coletiva. Mas individualmente, parece-me que falta estado de espírito ao time tricolor.
* crédito da foto: Agência Reuters

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

QUARTA-FEIRA 100% NA LIBERTA!


MAIS SOFRIDO DO QUE SE SUPUNHA

Que seria um jogo tenso muita gente já esperava. Mas se em condições normais já teria catimba, marcação, pressão e ansiedade pela estreia, o quê dirá quando leva-se um gol com menos de um minuto de jogo em uma desatenção da defesa? Multiplique todos esses itens e acrescente no resultado o fato de que estamos falando do Corinthians em Libertadores. Ah sim, disputando a competição em seu centenário com Ronaldo e Roberto Carlos no elenco.

E foi dessa maneira que começou a saga alvinegra em busca do cobiçado título continental que ainda falta em sua galeria de troféus. Os uruguaios apostando em seu forte poder de marcação para superar o favoritismo alvinegro, enquanto o Corinthians de Mano Menezes tentava a todo custo encontrar espaços para virar a partida.

Espaço que veio quase que unicamente em apenas duas jogadas. Foi quando os uruguaios do Racing deixaram Tcheco e Souza livres. Em dois lances, um deles um passe genial do camisa oito, o Corinthians definiu a partida com a chegada de trás de Elias, o homem do jogo. Depois da virada, o Corinthians soltou-se mais e mostrou maturidade, também é verdade. Mas ainda é pouco - (principalmente na parte ofensiva).

Por outro lado, foi o suficiente para garantir os três pontos na estreia. E o suficiente para o elenco alvinegro entender que terá de superar não só os adversários nesta Libertadores. Terá de superar o favoritismo e os holofotes também.

SUPERAÇÃO RUBRO-NEGRA

No Rio, o Flamengo também fazia sua estreia no torneio. E, logo no começo, o jogo também ganhou um fator-surpresa. Willians foi expulso aos dois minutos por uma cotovelada infantil e deixou o time carioca com 10.

Aí o jeito foi buscar a superação e a inspiração de Leonardo Moura para conseguir os três pontos. Dois a zero com direito a pênalti displicente perdido por Vágner Love.

GOLEADA E ALÍVIO CELESTE

Em Minas, o Cruzeiro logo em seu segundo jogo já enfrentava a primeira decisão na competição. Isso porque o Colo-Colo deve disputar ponto a ponto a chance de ser um dos segundos colocados na forte chave do clube mineiro.

Outro jogo catimbado, duro, pegado. Até os 12 do segundo tempo quando o chileno Olate foi expulso. A partir daí, o time de Adilson Batista construiu uma bela vitória por 4 a 1, com direito a mais uma expulsão chilena, dois gols de pênalti e ainda outro não marcado. Alívio na Toca da Raposa. Isso porque qualquer outro resultado, que não fosse a vitória, complicaria a pretensão mineira na continuidade da Libertadores.
*crédito das fotos: Agência Estado

domingo, 21 de fevereiro de 2010

PAULISTÃO, CARIOCA, MINEIRO....


Como o tempo anda mais do que curto nesses últimos dias, resolvi deixar aqui umas pequenas considerações sobre o final de semana.

No clássico paulista da rodada, um jogo apenas morno. Verdade que muito mais pelo lado alviverde que buscou o jogo desde o começo e fez por merecer os 2 a 0 diante de seu rival tricolor. Antes que atirem as primeiras pedras, a expulsão de Xandão também foi injusta, é verdade. Mas nada que justifique a péssima atuação da equipe de Ricardo Gomes. Mais uma, só pra constar.

O São Paulo de 2010 continua sendo a sombra inerte de seu recente passado glorioso. E já ouço vozes pedindo a volta de Muricy Ramalho ao Morumbi. Ah, as ironias do mundo da bola. Já o Palmeiras, com a vitória, dá uma folga na crise que ronda o Parque Antártica. Não sabemos ainda se definitivamente ou não.

LÍDER COM FOLGA

O Santos, mesmo desfalcado, foi até Mirassol e ganhou mais uma. E caminha a passos largos para ser o primeiro colocado na primeira fase deste Paulistão. Com folga até.

MENOS DOIS PONTOS NA ARENA

Já na noite de sábado, o Corinthians mandou seu jogo na Arena Barueri . Com pouco mais de 10 mil pagantes (fosse o Pacaembu certamente teríamos mais público), o time de Mano Menezes decepcionou e fez, talvez, sua pior partida do ano até agora. Um 0 a 0 de dar sono contra o Rio Branco.

EM OUTROS ESTADOS

Em Minas, o Cruzeiro ganhou mais uma do Atlético-MG com direito a um golaço de Roger e a uma lamentável "banana" de um exaltado Luxemburgo para a torcida azul-celeste.

Já no Rio, o Botafogo ressurgiu das cinzas e foi campeão da Taça Guanabara desbancando dois favoritos, Flamengo na semi e Vasco na final. Coisas do futebol. Realmente não há como discordar, Joel Santana é mesmo o "Rei do Rio".
*crédito da foto: Agência Vipcomm

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

SHOW NA VILA, MURICY, SÃO PAULO E G-4!


Pois bem caros internautas,
Este blog ficará com posts rareados pelos próximos cinco dias por motivos de força maior.

Mas, antes de mais nada, preciso registrar aqui como dá gosto de ver jogar esse Santos de Dorival Júnior, de Robinho, Neymar e companhia quase que ilimitada. A goleada sobre o Bragantino, por mais que não alguns digam que não diz nada, diz e diz muito.

Preciso lembrar também que o Palmeiras fez mau negócio ao demitir Muricy Ramalho. Uma nau sem rumo nem prumo a cada dia que passa. Ainda que este blogueiro não goste do futebol proposto pelo ex-técnico alviverde. Assim como também fica ainda mais evidente o fato de que o Palmeiras não precisa mais só de atacantes. Precisa de laterais também.

Outro fato do dia foi a vitória tranquila do São Paulo diante do Barueri. O time de Ricardo Gomes enfim, começa a ganhar corpo. E pode destroçar e ampliar a crise palestrina no domingo, embora este blogueiro aposte no empate em razão do mando de campo.

Em caso de derrota, é bom os palmeirenses começarem a pensar somente na Copa do Brasil. Porque nem mesmo G-4 o agora time de Antônio Carlos conseguirá pegar. E quem agradecerá, muito provavelmente, será o belo time do Botafogo de Ribeirão Preto. Ou, quem sabe ainda, este renovado Santo André. A Ponte de Sérgio Guedes também tem chances, mas corre por fora.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PAULISTÃO 2010; RESUMO DA RODADA


VEXAME VERDE NO PALESTRA

Não, não foi o bom jogo válido pela semifinal da Taça Guanabara entre Flamengo e Botafogo. Também não foi a boa vitória alvinegra em Mogi Mirim. Muito menos as demais partidas desta quarta pelos estaduais. Nenhum destes jogos chamou mais a atenção nesta quarta-feira que a derrota do Palmeiras, em casa, por 4 a 1 diante do São Caetano. Um vexame tremendo de um elenco que já começa o ano pressionado.

Os pouco mais de três mil torcedores que compareceram ao Palestra assistiram, incrédulos, a uma partida na qual o Palmeiras foi dominado de maneira fácil, bisonha até. O time de Muricy padece lentamente neste Paulista. E o técnico segue a mesma situação de sua equipe. Em banho-maria.

Resta saber até aonde vai e até quando permanecerá esta situação. A paciência do torcedor alviverde anda curta, curta. E domingo vem um clássico por aí, só para lembrar.

PASSEIO ALVINEGRO EM MOGI

Em Mogi, o Corinthians derrotou com facilidade o time da casa por 3 a 0, gols de Souza (e dois ainda por cima) e um de Chicão. Uma vitória convincente, tranquila, que deixa o clube do Parque São Jorge provisoriamente na segunda colocação do Paulistão.

Tcheco, em ascensão e cada vez mais participativo, vem provando e correspondendo jogo-a-jogo a esperança depositada nele por Mano Menezes. Ralf é outro que vem surpreendendo positivamente. E assim, Mano Menezes, vai encaixando as peças para a estreia da Libertadores. E ainda tem Ronaldo no bolo.
*crédito das fotos: Agência Estado

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

UMA QUARTA-FEIRA FRACA DE FUTEBOL


VITÓRIA PRO GASTO!

Um primeiro tempo razoável e olhe lá. E uma melhora na segunda etapa. Mas uma atuação que, no conjunto, serviu para garantir os três pontos da estreia do São Paulo na Libertadores 2010. Vitória por 2 a 0 diante do mexicano Monterrey, com dois de Washington (ainda que o primeiro tenha sido contra, o árbitro deu o gol ao camisa nove).

Não foi a estreia que os mais de 35 mil pagantes no Morumbi esperavam. Ao menos puderam curtir a reestreia de Cicinho com a camisa tricolor. Valeu pelos três pontos, por Cicinho e pela bela atuação de Hernanes. Podia ter sido melhor, mas foi só.

RAPOSA CAI NA ARGENTINA

Se com 11 jogadores, de igual para igual, já é difícil jogar na pressão argentina, o que dirá com apenas nove em campo desde o primeiro tempo. Ainda mais depois da imprudência (ou seria proeza?) de Gilberto, ao ser expulso com dois minutos de jogo. Diante desse panorama, o Cruzeiro não foi páreo para o Vélez e perdeu por 2 a 0 em Buenos Aires. Pudera, qualquer outro resultado que não fosse a derrota, seria praticamente épico ao time mineiro.

JARDEL DE VOLTA AO PALESTRA

Não vi, não li, não ouvi. Só sei que o Palmeiras conseguiu a proeza de ganhar do Flamengo em sua estreia na Copa do Brasil com um suado 1 a 0, gol de Diego Souza. E jogando fora de casa ainda. Seria bom se fosse o carioca, hexacampeão brasileiro. Mas como é o modesto xará piauiense, o resultado não foi dos melhores. Isso porque convenhamos, a obrigação era eliminar o jogo de volta.
*Créditos das fotos: Agência Estado

COMEMOREMOS A VITÓRIA DA OBVIEDADE


O Sindicato dos Atletas de Futebol do Rio de Janeiro conseguiu nesta quarta uma liminar que impede a realização de jogos do Carioca entre 10h e 17h. Medida semelhante também já está em vigor no Rio Grande do Sul. O motivo é óbvio, os mais de 40 graus de temperatura que atingem o país nessa época do ano.

Uma decisão ímpar. Finalmente um pouco de racionalidade em meio a incoerência boçal que predomina na cartolagem brasileira e nos (des)organizadores dos nossos campeonatos. Ainda há luz no fim do túnel.

EM TEMPO - Ah, em São Paulo, o campeonato regional mais rico do país, ainda teremos que suportar jogos às 11h e às 16 horas. Só para constar.

LIBERTADORES 2010 - DESBRAVANDO A AMÉRICA


A grande obsessão continental começa de fato nesta noite. O grande desejo dos clubes brasileiros, a Libertadores da América, colocará frente a frente os melhores times sul-americanos (mais os mexicanos). Pelo Brasil, cinco grandes clubes disputam a edição deste ano. Um elenco de peso, com nomes consagrados e times reforçados para a disputa continental.

As ausências dos gigantes argentinos, Boca e River, aumenta ainda mais o favoritismo dos brasileiros, embora não possa ser descartado o bom time do Vélez (que joga hoje o melhor futebol da Argentina), além do atual campeão, o Estudiantes de Verón. Outro que também me agradou em sua estreia foi o colombiano Once Caldas, com um time muito técnico e ofensivo que desbancou com sobras o Nacional em Assunção na noite de ontem. Alguma outra surpresa também pode surgir.

Fora isso, nada além disso. Todos os brasileiros são favoritos para classificar-se em primeiro nos seus respectivos grupos, embora a chave do Cruzeiro seja a mais difícil dentre a dos cinco brasileiros. Já nas oitavas, a história é outra.

E para abrir a participação brasileira no torneio continental, hoje à noite o São Paulo enfrenta o mexicano Monterrey no Morumbi. Apesar de ainda incerto e longe do que se espera, a equipe paulista não deve ter dificuldades para bater os mexicanos que vão a campo com um time mais reserva do que misto.

No outro jogo da noite, quem deve passar um bocado de apuros é o Cruzeiro. O representante mineiro vai até a capital argentina enfrentar o Vélez, que - assim como o Corinthians - também comemora seu Centenário neste ano e que fazer história novamente. Será jogo pra ninguém botar defeito.

EM TEMPO - Façam suas apostas. "Qual clube brasileiro possui mais chances na Libertadores deste ano?"
*Crédito da foto/arte: GloboEsporte.com

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A PERSISTÊNCIA DE DUNGA


Dunga divulgou hoje a sua última lista de convocados para a seleção brasileira, antes da definitiva com o grupo que vai à Copa. A base é a mesma do início de seu trabalho. Até mesmo Doni, que andava esquecido, foi novamente chamado mesmo sendo reserva na Roma.

Com ele é assim. Vai quem é de sua total confiança, quem "tem comprometimento". Gostemos ou não. Esse é o pensamento que leva o treinador a insistir com Júlio Baptista (hoje em péssima fase na mesma Roma de Doni), Josué (mal das pernas, assim como seu clube no Alemão, o Wolfsburg), Kléberson (você aí prefere o flamenguista na reserva ou o Gaúcho?) e Felipe Melo (um retumbante fracasso na Juventus).

As novidades ficam por conta de Gilberto, do Cruzeiro, na lateral e de Thiago Silva, do Milan (um belo nome pelo que vem jogando clube italiano). No ataque, tudo como antes. Na ala esquerda, permanece a indefinição faltando menos de cinco meses para a Copa. Particularmente, não gosto do projeto do treinador brasileiro para a Copa. Mas vem dando resultado, inegavelmente.

O maior dos problemas ainda é o banco, principalmente no meio. Hoje nosso grande reserva é Daniel Alves, tamanha é a apatia dos demais jogadores. Tanto que Dunga vem optando pela entrada do lateral muitas vezes no meio. E há de se lembrar que Kaká ainda não aconteceu no Real (pelo menos não como se esperava). Sequelas da pubalgia? Para ficar apenas em algumas dúvidas a serem consideradas.

Como grupo, ainda somos os maiores favoritos ao lado de Espanha e de Inglaterra. Mas ainda nos falta o diferencial, os jogadores de segundo tempo. Copa do Mundo é diferente, é eliminatório, é -muitas vezes - acaso e Dunga deve saber disso. Não por acaso escolhi a foto acima para ilustrar este post. Resta a ele refletir e, principalmente, reconhecer isso.

Confira a lista para o amistoso contra a Irlanda, em 2 de março.

GOLEIROS Julio César (Inter de Milão), Doni (Roma)

LATERAIS - Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Gilberto (Cruzeiro), Michel Bastos (Lyon)

ZAGUEIROS - Juan (Roma), Lúcio (Inter de Milão), Luisão (Benfica), Thiago Silva (Milan)

VOLANTES - Gilberto Silva (Panathinaikos), Josué (Wolfsburg), Felipe Melo (Juventus)

MEIAS - Kaká (Real Madrid), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray), Julio Baptista (Roma), Kleberson (Flamengo)

ATACANTES - Robinho (Santos), Adriano (Flamengo), Nilmar (Villarreal), Luis Fabiano (Sevilla)

EM TEMPO - E você, concorda com a lista de Dunga?

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

NEYMAR NA COPA? TALVEZ EM 2014


Que Neymar é um jogador promissor e aliás, já está acontecendo, isso é realidade inquestionável. As atuações deste começo de ano e a artilharia do Paulista apenas corroboram todas as expectativas que vinham sendo depositadas no jogador. Isso já há um bom tempo. Há quem jure, inclusive, que ele tem até mais futuro do que Robinho. Oportuna e cômoda uma colocação dessas (grosseira até), justamente no momento que o ídolo santista retorna ao Brasil depois de uma temporada apagada pelo futebol inglês.

Mas voltamos ao tema que motivou este post - Neymar tem vaga no grupo que vai à Copa da África? A discussão tem sido levantada pelos mais diversos torcedores e até mesmo por alguns meios de comunicação. De maneira precoce e irresponsável, frise-se. Para sorte nossa temos um técnico que não se importa em fazer média com com os ecos de alguns e de apelos populares. Dunga pode até levar o jogador, o que acho difícil, mas não será apenas com base no clamor popular.

A grande revelação santista acabou de completar 18 anos. É muito novo ainda e é nítido o processo de adaptação e de amadurecimento pelo qual o jogador vem passando. Não que isso seja determinante pela sua não-convocação. Os exemplos de Pelé e de Ronaldo (para ficar apenas em dois), estão aí para questionar isso.

Mas porquê então este blogueiro é contra a convocação de Neymar? Primeira - e principal - questão, o jovem atacante santista roubaria uma vaga de quem? Luis Fabiano é nome indiscutível na lista de Dunga. Robinho e Nilmar brigam cabeça a cabeça para ver quem fica com o posto de segundo atacante. Adriano, em franca ascensão, é outro que deve figurar entre os 23 nomes. Há ainda Ronaldinho Gaúcho (caso o treinador opte pela atual posição do meia-atacante no Milan), Ronaldo (desde que entre em forma), Pato (que vinha jogando muito pelo Milan, mas encontra-se lesionado no momento), Tardelli (outro que, por diversas vezes, já foi convocado) e até mesmo Fred. Viram só o tamanho da lista de concorrentes? E, outro ponto, notaram o alto nível de qualidade dela?

Neymar tem tudo para ser um excepcional jogador. Capacidade para isso, ele demonstra de sobra. Este blogueiro já manifestou essa opinião por diversas vezes aqui neste espaço. Mas devagar com o andor. Neymar ainda precisa provar mais. E, convenhamos, não será na Copa do Mundo que isso tem de acontecer. Menos oba-oba e mais racionalidade. Tudo a seu tempo. Não precisamos de apostas, e sim de certezas na África. Pelo bem da Seleção.
EM TEMPO: Na manhã de hoje, Dunga anuncia a lista do último amistoso antes de sacramentar o grupo que vai à Copa. É a última chance para testar alguns jogadores. Até porque o técnico já deixou bem claro que alguns ídolos consagrados não precisam ser testados. Talvez seja essa a chance de Neymar.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

PAULISTÃO PEGA FOGO! ENFIM....


ADIVINHA QUEM VEIO PARA BRINCAR?

No clássico da rodada, o jogo dos opostos. O Santos é leve, é envolvente, é moleque, é ofensivo. Já o São Paulo é pesado, é burocrático (embora eficiente), é tático, é defensivo. E no jogo que valia a liderança do Paulista, sobressaiu-se o bom futebol do time da Vila Belmiro. Melhor ainda, com um golaço de Robinho em sua volta aos gramados brasileiros. Uma volta espetacular, triunfal, diga-se ainda. Nem mesmo o santista mais otimista poderia esperar um retorno melhor.

O JOGO
O San-São começou quente e como se esperava. O Santos tomou a iniciativa ofensiva, enquanto o São Paulo apostava nas jogadas pelas laterais. Paulo Henrique e Arouca dominavam as ações no meio e ditavam o ritmo do clássico. O Santos martelava, o São Paulo se defendia.

Até que, aos 37 minutos, Washington fez um recuo errado para Richarlysson que resultou num rápido contra golpe santista com Arouca aparecendo nas costas da zaga tricolor. No lance, Miranda perdeu a frente para o jogador santista e esbarrou em Arouca que foi ao chão pedindo falta. O árbitro assinalou o pênalti (duvidoso, frise-se). Era um prêmio à equipe que estava melhor no jogo.

Na cobrança, Neymar bateu de forma magistral - com paradinha e tudo - e deixou Rogerio sem ação, batido no lance. Um pênalti pretenso de um garoto que começa a acontecer. O bom futebol do Santos, finalmente, prevalecia na partida. Após o gol, o Santos se soltou ainda mais. Neymar começou a mostrar aquilo que dele se espera. E colocava os zagueiros são-paulinos em sua caça pelo campo.

No começo do segundo tempo, o Santos continuou melhor. Mas, por volta dos dez minutos dq segunda etapa, aconteceu o que todos aguardavam. Robinho entrou em campo no lugar de André. E com a eterna camisa sete, a mesma com que lhe deu dois títulos brasileiros, lá ia ele mais uma vez fazer história com a camisa que o consagrou para o mundo.

Na sequência, Ricardo Gomes fez uma alteração inusitada. Tirou Washington para colocar Cléber Santana, outra estreia do dia. E o jogo, que já era bom, ficou ainda melhor. Aos 16, Jean quase empatou em chute que passou rente à trave. Logo depois, Roger entrou no lugar de Dagoberto, machucado. O São Paulo melhorou, equilibrou o jogo e buscava o gol de empate.

Aos 22 Marcelinho fez belo cruzamento na pequena área e colocou na cabeça de Roger que escorou bem e empatou o jogo. A partir daí, o clássico que já era bom ficou ainda melhor, ainda mais aberto.

Aos 29, uma pequena amostra do quê a dupla Robinho-Neymar pode proporcionar. E que aperitivo, diga-se. O jogo ficou aberto. O São Paulo insistia pelas laterais, o Santos, com mais qualidade ofensiva, tentava pelo meio. Mas o melhor ainda estava por vir.

Aos 40, o golpe de misericórdia santista. Em um contra ataque fulminante, Zé Eduardo conduziu a bola pelo meio e rolou para Wesley ir até a linha de fundo e cruzar para Robinho. No lance o atacante santista mostrou porque é, depois de ninguém menos que Pelé, o maior ídolo santista. Um golaço de letra. Rogerio, sem ação no lance, nada pôde fazer. Houve santista que chorasse, embasbacado com o lance e com a euforia do retorno do ídolo. Depois dali, nada mais podia ser feito. A história já estava escrita. Robinho, naquele momento, decretava a vitória ao Santos e, de quebra, dava a liderança do Paulista ao time da Vila.

O Santos, de fato, vem jogando o melhor futebol deste início de ano. E se restavam algumas dúvidas quanto à qualidade de sua defesa, a dupla Dracena e Durval começou a dar respostas no jogo de hoje. Para felicidade dos torcedores santistas.

Já o São Paulo ainda deve evoluir. Principalmente se a iminente chegada de Cicinho for concretizada amanhã. Um ala de ofício é urgentemente preciso. Quarta-feira, começa a Libertadores. É bom abrir os olhos, Ricardo Gomes.

CORINTHIANS GOLEIA

Na tarde de sábado o Corinthians goleou o Sertãozinho por 4 a 0, com gols de Chicão, Jorge Henrique (sempre ele!), Marcelo Matos e até de Edno. Contando com o retorno de alguns dos titulares, o time do interior foi presa fácil para o alvinegro. Mesmo sob a forte chuva que caía na capital paulista, a equipe alvinegra fez prevalecer sua superioridade e dominou o jogo desde o início. O gol, e depois a goleada, foram apenas questão de tempo.

Em sua melhor apresentação no ano até agora, o time de Mano Menezes começa a ganhar corpo e entrosamento. Roberto Carlos, outro que teve atuação destacada, começa a se soltar. A forte concorrência dentro do elenco alvinegro começa a dar resultado. Enfim, o time Centenário começa a acontecer. Como era de se esperar. E ainda tem Ronaldo aí. Só para lembrar.

PALMEIRAS VENCE E RESPIRA

Em Bragança, o Palmeiras de Muricy espantou a crise e venceu os donos da casa por 3 a 2 com belas atuações de seus meias. Foi sofrido e teve até ajuda da arbitragem, é verdade. Mas o essencial, neste momento, é recuperar a confiança e a tranquilidade no conturbado ambiente do Palestra. Sem esquecer-se que, ao menos, mais um atacante é necessário. Para, só assim, tentar fazer frente aos seus rivais.
*créditos das fotos: Agência Estado

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

CARTÃO DE VISITAS PARA ROBINHO!


Se havia um último invicto no Paulista, não há mais. Com grande atuação de Neymar e Paulo Henrique, o Santos venceu o Santo André por 2 a 1, fora de casa, e acabou com a série sem derrotas da equipe do ABC paulista. De quebra, o Peixe assumiu a liderança do Paulistão com 13 pontos ao lado do surpreendente Botafogo de Ribeirão (mas ganha no saldo de gols).

Mas mais importante que os três pontos, a vitória fora de casa e a liderança, foi mesmo o golaço de Neymar. Uma pintura! A revelação santista passou por entre três defensores com enorme facilidade antes de concluir com precisão por entre as pernas de outro defensor rival, sem chance alguma para o goleiro. Um golaço! Como se fosse fácil, simples. Como se o futebol fosse feito para agradar ao público, como se fôssemos aos estádios para presenciar lances geniais como este. Imagina só. É quase um ultraje para outros jogadores.

Ainda bem que agora em tempos tão chatos, tão monótomos, Neymar começa a se consolidar. E a mostrar que, por mais que alguns insistam, a técnica ainda prevalece sobre qualquer tática burocrática. O Santos de Dorival Júnior é de fato o time que mais me agrada neste início de temporada. Ah, e vem Robinho aí. Só pra lembrar a quem gosta de bom futebol....
*crédito da foto: Agência Lancenet!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

UM DIEGO SÓ NÃO FAZ VERÃO!


Um jogo morno no Palestra Itália. Palmeiras e Portuguesa fizeram o jogo mais aguardado da rodada. Coincidência ou não, as duas equipes entraram em campo pressionadas pelos últimos resultados no Paulista. E saíram de campo ainda mais insatisfeitas com o empate por 1 a 1, gols do estreante Luiz Carlos para a Lusa e de Danilo para o time alviverde. Melhor para o time do Canindé que jogava fora, somou um ponto, não viu o rival se distanciar na tabela e ainda terminou com um jogador a menos -Preto Costa foi expulso no fim.

O Palmeiras teve a posse de bola, mas não soube o quê fazer com ela (tá virando rotina isso). A Portuguesa, por outro lado, se defendeu sem grandes sustos e saiu com perigo nos contra ataques. Diegou Souza, de volta após lesão, tentou de todas as maneiras buscar o jogo e dar a virada ao time do Palestra, mas - sem Cleiton Xavier, suspenso - faltou-lhe companheiro na criação de jogadas e no ataque. O atual time de Muricy é o reflexo daquele Palmeiras que sucumbiu na reta final do Brasileiro ano passado. Para desespero dos palestrinos.
*crédito da foto: Agência O Globo

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

RESUMO DE QUARTA


HAVIA UMA INVENCIBILIDADE

Um primeiro tempo truncado, de muita marcação e de pouca emoção. Mas uma segunda etapa - pelo menos - movimentada. Ainda que não tenha sido um grande jogo técnico. E se havia uma invencibilidade de 28 jogos da equipe de Mano Menezes no Paulista, já não há mais. O Corinthians foi surpreendido pela Ponte em Campinas e sofreu sua primeira derrota no ano, por 2 a 1 de virada. E, pasmem, Finazzi foi o nome do jogo com um pênalti sofrido (corretamente assinalado) e um belo gol, o que decretou a vitória. Pra tapar a boca deste blogueiro que havia tripudiado sobre o veterano atacante, horas antes do jogo.

Mas verdade seja dita, a equipe alvinegra mereceu a derrota. A atuação apagada da dupla de ataque - Dentinho e Iarley - foi o retrato fiel da produção ofensiva do time de Mano Menezes. Não que isso tire os méritos do time campineiro e de Sérgio Guedes que soube anular o Corinthians pelo meio e apostou na subida de seus laterais para ganhar o jogo. E o fez brilhantemente.

Quem sabe assim, Mano repense algumas de suas rotineiras escolhas na hora de compor seu time misto. Morais e Escudero provam, jogo após jogo, que não podem sequer figurar junto ao banco alvinegro. Ah, e só pra constar, não foi a estreia que a direção alvinegra esperava para sua nova camisa na noite de ontem. Sempre é bom lembrar, no caso do clube alvinegro, superstição, tradição e corintianismo andam sempre juntos.

SÃO PAULO VENCE COM SOBRAS

O São Paulo fez bem o seu papel e goleou o São Caetano na Arena Barueri por 3 a 0, gols de Washington, Dagoberto e Hernanes. Não assisti ao jogo - apenas os melhores momentos, mas pelo que vi o time de Ricardo Gomes fez sua melhor apresentação no ano até agora. Envolvente pelo meio, eficiente na frente e seguro atrás, o time sobrou na partida. Com direito a estreia de Cléber Santana com a camisa tricolor no segundo tempo.

Domingo, o tricolor passa por seu primeiro grande teste no ano. Em contrapartida, o Santos também. San-São com (re)estreia de Robinho pelo time da Vila. Clássico logo com eles, os dois clubes que foram alvos da disputa pelo atacante dias atrás. Vai pegar fogo.

GOLEADA CELESTE

Se houve um clube que fez por merecer nesta quarta-feira, foi o Cruzeiro. Goleada assombrosa por 7 a 0 em cima do Real Potosí. É como eu vinha dizendo há dias, o time mineiro tem quatro mil metros a mais de história que o boliviano. E de futebol também. O resultado pôde* (ainda na regra antiga) ser conferido no Mineirão - mais um brasileiro garantido na fase de grupos da Libertadores 2010.
*créditos das fotos: Agência Estado

PAULISTÃO 2010; PITACOS DA RODADA!

Pois bem pessoal,
um dos quadros mais incertos do blog está de volta - "Pitacos da Rodada". Discorde, concorde, palpite ou chute, se assim preferir. Mas não deixe de registrar sua opinião.

Monte Azul x Ituano - Empate no Santa Cruz. UPDATE: Embora o time de Itu seja melhor.

Sertãozinho x Rio Claro - Vitória do mandante. Para recuperar os três pontos que escaparam na última rodada, contra o São Paulo.

Barueri x Botafogo - No duelo em Prudente, opõem-se um Barueri renovado (e ainda incerto) e um Botafogo inspirado. Empate no Prudentão.

Oeste x Paulista - O time de Jundiaí está com um dos piores elencos dos últimos anos. Já o Oeste é o lanterna da competição. Neste, que tem tudo para ser o pior jogo da rodada, o Oeste tem que conseguir sua primeira vitória. Caso ainda aspire à primeira divisão ano que vem. Mas que cheira a empate, cheira.

Ponte Preta x Corinthians - O Corinthians de Mano Menezes não perde em Campinas. Ainda mais com Finazzi no ataque da macaca. Resta saber a escalação alvinegra que vai a campo. Um time misto é o suficiente para garantir três pontos. Desde que Bill e Souza não sejam os atacantes.

São Paulo x São Caetano - Quem sabe hoje o time de Ricardo Gomes estreará em 2010. E vença. Qualquer outro resultado (empate ou derrota) já deixa o clube do Morumbi em estado de alerta. Aposto na vitória tricolor. Ainda que, talvez, apertada.

Palmeiras x Portuguesa - Provavelmente ainda sem Diego Souza, o Palmeiras de Muricy tem um desafio difícil pela frente. A Portuguesa é um visitante indigesto. Mas, sob pressão e precisando do resultado, o time palestrino vence. Falta achar quem faça os gols. E, na base do desespero, dá-lhe jogada aérea.

Bragantino x Rio Branco - O bom time de Bragança soma três pontos.

Santo André x Santos - O time de Dorival não perde. Resta saber se ganha.

Mirassol x Mogi Mirim - No duelo entre dois intermediários, empate.

CAMINHOS E DESAFIOS PARA UM CENTENÁRIO BEM SUCEDIDO!


* Post publicado em 1º de setembro de 2009. Porque afinal sempre é bom relembrar certas coisas

Nesta terça-feira, 1º de setembro, o Sport Club Corinthians Paulista completa 99 anos de existência. Os festejos programados pela diretoria alvinegra incluem uma bela festa para marcar de vez a abertura das comemorações do tão falado centenário do clube. E é aí que entra a questão que me levou a escrever este post, como o próprio título já antecipa. Mas afinal, como o clube tem se preparado para receber esta data tão especial?

Como a esmagadora maioria sabe o Corinthians passou por um dolorido período de reestruturação após o fim da conturbada e danosa parceria com a MSI. A mesma que também deu ao clube o quarto título brasileiro de sua história, conquistado em 2005. E que, por outro lado, o levou ao fundo do poço com o lamentável rebaixamento em 2007, no mais triste episódio desta quase centenária história de tradição, glórias e conquistas. Além de deixar uma espantosa dívida - em milhões de reais - que beira os três digitos.

O fato é que agora, depois do acesso e de um retorno triunfal com dois títulos conquistados no primeiro semestre, o Corinthians respira novos ares. Principalmente na parte organizacional e administrativa - encabeçada pelo presidente Andres Sanchez e pelo diretor de marketing, Luis Paulo Rosemberg. Com iniciativas pioneiras (especialmente na área de marketing), focadas naquilo que o clube tem de mais valioso, o seu torcedor, o Corinthians tem tudo para viver um excepcional centenário. Claro que tudo isso dependerá, principalmente (ou quase que exclusivamente), da conquista ou não da tão sonhada Libertadores da América.

Mas o torcedor alvinegro anda respirando aliviado. Sabe que tem em Mano Menezes e, porquê não também em Ronaldo, um trunfo para ter uma grande temporada em 2010. Afora alguns deslizes, a diretoria vem repondo as peças importantes que saíram à altura. Ou, ao menos, dando respostas que seguem favoravelmente nesse caminho. Para o elenco, ainda falta um lateral esquerdo. E, talvez, um meia de criação, coisa rara no mercado de hoje em dia. O grande sonho ainda é Riquelme.

Se dentro de campo as coisas caminham bem, fora dele as perspectivas também são boas. Potencializado pelo fator Ronaldo e por uma visão administrativa de oportunidades, a marca Corinthians vem crescendo a cada ano. Tanto que a diretoria deve lançar amanhã uma previsão de balanço financeiro para 2010, no qual estarão detalhadas todas as ações, campanhas e as arrecadações que devem entrar para os cofres do clube. E o valor é substancial, mais de R$ 200 milhões, algo que certamente o tornaria dono do maior faturamento entre todos os clubes brasileiros, posto este que, por três anos consecutivos, pertence ao São Paulo. Mas que pode até a vir a ser relacionado ao clube alvinegro ainda neste ano.

Claro que, ao longo desse tempo de renovação e de reestruturação, também houve equívocos e erros de estratégia. Assim como também sei que estou colocando minha cabeça a prêmio ao escrever um post tão opinativo quanto este. Porque afinal, em futebol tudo se mensura pela capacidade de um clube de conquistar títulos. No caso do Corinthians, nem tanto assim. Celebra-se, talvez ainda em maior proporção, o Corintianismo.

O que quero dizer é que as perspectivas são as melhores possíveis. Só não posso adiantar se serão concretizadas porque elas se estabelecem dentro de campo. O que, nesse caso, faz toda a diferença. O futebol, por muitas vezes, não segue a lógica. Mas segue em direção ao sucesso quando há um planejamento bem feito. De qualquer forma, Parabéns Corinthians pelos seus 99 anos de existência. Com a convicção de ser um clube que nasceu para a eternidade.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O DÉRBI DA RAÇA E DO CORAÇÃO!


Na tarde deste domingo, eu esperava poder ver a formação mais próxima daquela que Mano Menezes julga como a ideal para o restante da temporada. E confesso, estava ansioso por isso. Apesar da ausência de Ronaldo. Mas tinha me esquecido de um fator preponderante, era um clássico. E, se me permitem o chavão aqui, em um clássico tudo pode acontecer.

E, de fato, aconteceu. Com menos de dez minutos de jogo o Corinthians havia aberto o placar e já encontrava-se com um a jogador a menos em campo. Roberto Carlos, exageradamente, foi expulso logo depois do gol. Aí tudo mudou. E tudo aquilo que tinha sido planejado pelo treinador alvinegro ruiu. Mano teve de recompor o sistema defensivo com Danilo e Jorge Henrique se sacrificando e se alternando na marcação pela esquerda. E então o jogo tomou outro rumo, com ares de dramaticidade.

O Corinthians foi praticamente perfeito naquilo que dispôs-se a fazer no dérbi, marcar. O Palmeiras, desfalcado de Diego Souza, nada criava. Muricy insistia em permanecer com três volantes em campo - Pierre, M. Araújo e Edinho. E assim facilitava a vida de Mano Menezes. O Palmeiras tinha a bola, mas não sabia o que fazer com ela. Nem mesmo as bolas aéreas, temor da equipe do Parque São Jorge, eram capazes de furar o bloqueio alvinegro. E, quando isso acontecia, esbarrou em dia inspirado de Felipe.

Com um a menos em campo, Mano Menezes vencia seu primeiro dérbi como treinador alvinegro. Se havia ainda um incômodo tabu que perdurava sobre ele e seus comandados, não há mais. Se havia um jogo ideal para dar tranquilidade nesse começo de ano, o jogo era esse. Por outro lado, se havia uma partida para tumultuar o ambiente palestrino, o jogo foi esse. Ainda mais da maneira que foi, expondo toda a falta de criação e do poder ofensivo do time de Muricy.

Era tudo o quê o Corinthians precisava. Tranquilidade, paz e moral. Já o Palmeiras, tenho cá pra mim que os bastidores do Palestra Itália devem estar em ebulição. Ou próximo disso. Ah, e de quebra, o Corinthians assumiu a liderança isolada do Paulistão. Mas os efeitos da vitória em um dérbi vão além disso. Simples assim....