quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

DAGOBERTO RESOLVE!


O São Paulo nem precisou jogar muito. Mesmo assim goleou o Paulista por 3 a 0, em jogo na Arena Barueri. Dois belos gols de Dagoberto, em dia inspirado e outro de André Dias. Com o resultado, a equipe de Ricardo Gomes chega aos sete pontos e entra na zona de classificação da competição. Mas pode ser ultrapassada por Ponte Preta e Ituano que ainda jogam para completar a rodada.

Não foi um futebol convincente, diga-se. E que teve seu trabalho facilitado depois das expulsões (justas, por sinal) de dois jogadores adversários. Como também não vem sendo das melhores, as exibições de Corinthians e de Palmeiras até agora. Dos quatro clubes, apenas o Santos já mostrou aquilo que se espera dos clubes de ponta do Estado.

EM TEMPO - Alguém aí consegue me explicar porque Ricardo Gomes insiste no burocrático 3-5-2 como esquema são-paulino? O futebol de segurança da equipe tricolor da era Muricy Ramalho já deu os resultados que poderia dar ao clube do Morumbi. Renovar é preciso. E, nesse caso, acho que grande parte da torcida também tem pensamento semelhante....
* Crédito da foto: Agência Vipcomm

UM DÉRBI PARA BEM E PARA O MAL!


Apenas mais um jogo valendo três pontos na fase classificatória do Paulista, certo? Errado caro leitor, completamente errado e acho que disso a grande maioria tem conhecimento. Pelos menos a parcela que entende o mínimo possível de futebol. Os efeitos de um dérbi vão além disso. Muito além da tabela de classificação e dos meros três pontos.

Peguemos como exemplo dois clássicos recentes entre as duas equipes. Os dois ocorridos no Paulista. Em 2008, o Corinthians de Mano Menezes ainda estava sendo montado, mas vinha em um bom momento na tabela de classificação e tinha tudo para figurar entre os quatro primeiros. De quebra, estava quatro pontos à frente de seu arquirrival. Uma derrota deixaria o Palmeiras de Luxemburgo em situação complicadíssima e, por outro lado, praticamente garantiria a classificação alvinegra à próxima fase da competição.

Mas Valdívia tratou de sacramentar os três pontos para o Palestra, em vitória por 1 a 0 em um domingo abarrotado com mais de 50 mil pessoas no Morumbi. O Palmeiras não perdeu mais na primeira fase e depois desse jogo caminhou com sobras para conquistar o título paulista. Já o Corinthians teve destino inverso e nem mesmo chegou às semifinais.

O outro dérbi ocorreu ano passado. E desse, todos os alvinegros recordam-se com muito carinho. O Corinthians de Mano Menezes estava de volta à elite do Brasileiro, mas ainda existia uma névoa de desconfiança em relação à qualidade de seus jogadores. Ronaldo, a grande contratação do futebol brasileiro, ainda não havia jogado de fato. Tinha disputado apenas uns minutos em um jogo pela Copa do Brasil contra o modesto Itumbiara, quatro dias antes do grande clássico. Sua falta de mobilidade em campo e sua aparente má forma física chamaram a atenção. Para muitos, o fenômeno estava liquidado para o futebol. Era apenas uma jogada de marketing da diretoria alvinegra. Seria um total fracasso no futebol brasileiro alardeavam os pessimistas.

E, por volta dos 20 minutos do segundo tempo, sob um sol escaldante em Presidente Prudente, lá foi o maior artilheiro das Copas entrar em campo com a camisa alvinegra. E ali, naquele 8 de março de 2009, Ronaldo renasceu mais uma vez para o futebol.

O resto da história todos sabem. Muitos dizem que o Corinthians só pegou confiança depois de ganhar as duas partidas das semifinais contra o São Paulo. Pode até ser. Mas no caso de Ronaldo, a retomada de sua confiança começou naquela partida épica e naquele alambrado do Prudentão. Afinal, e modéstia à parte, no momento do gol o ídolo alvinegro beira à perfeição.

Esse é o espírito de um Corinthians e Palmeiras. Suas nuances, seus efeitos, seus dissabores e seus deleites. Corinthians e Palmeiras não seriam os mesmos sem um ao outro, não teriam a mesma intensidade, o mesmo brilho. É por isso que o clássico deste domingo vale mais do que simplesmente três pontos. Enfim, um dérbi para o bem e para o mal.
*créditos das fotos: Agências Globo, Futura Press e IG

PAULISTÃO 2010; GOLEADAS, TROPEÇOS, TRÊS PONTOS...


TROPEÇO ALVINEGRO NO PACAEMBU

O Corinthians de Mano Menezes fez seu melhor jogo no ano até agora. Mas ainda não foi a exibição dos sonhos que a Fiel tanto espera para 2010. Longe disso, até. Jogando em casa, o alvinegro não saiu de um mero empate com o Mirassol e perdeu a chance de liderar sozinho o Paulista. Um a um, com direito a gol de Ronaldo e - mais uma - falha de Felipe no gol de empate dos visitantes.

Mas não foi a estreia de Danilo, razoável por sinal**, a evolução de Tcheco, o rodízio de jogadores que Mano - insistentemente* - continua implantando na equipe ou a má forma de Ronaldo (e mesmo assim o seu poder de desequilíbrio) que me chamaram a atenção. Enquanto assistia ao jogo na noite de ontem, pude confirmar algo que já havia notado desde a primeira partida em casa, contra o Bragantino. A Fiel está impaciente, ansiosa, excessivamente rigorosa para com seus jogadores. Em grau extremo. Não é momento para isso, pelo contrário.

Boas exibições virão, podem ter certeza. O que me deixa angustiado é pensar desde já em como a torcida se comportará na hora das más. Os erros de outrora parece que não foram aprendidos.
* O "insistente" é em razão de Bill. Nada contra, mas porque colocar o SÉTIMO atacante em campo se nenhum dos outros SEIS estão lesionados??
** Revendo os lances do jogo, Danilo fez sim uma bela estreia.

SHOW DOS GAROTOS NA VILA

Como já havia dito em posts anteriores, a produção ofensiva da equipe santista em 2010 chega a ser assustadora. Ontem, não foi diferente. Goleada por 5 a 0 na Vila diante do Barueri. Neymar, destaque do jogo, fez dois e ainda dedicou a vitória a Robinho.
O Santos de Dorival Júnior é uma equipe que está sendo montada. Ainda faltam peças para equilibrar a equipe (principalmente no meio) e, coletivamente, o elenco também deixa a desejar. A nova zaga santista também tem que ser testada ainda. Mas uma coisa é certa, ofensivamente o Santos é espantoso.

VITÓRIA VERDE EM RIBEIRÃO

Não vi, não ouvi e nem li. Nem mesmo pude ver os melhores momentos. Só sei que o Palmeiras derrotou o Monte Azul por 1 a 0 com gol de pênalti de Cleiton Xavier. E, mesmo desfalcado, o time de Muricy Ramalho conquistou uma importante vitória que o deixa na liderança do campeonato com oito pontos. Ao lado do Corinthians. Três pontos importantes para garantir tranquilidade neste começo de ano. Domingo é o primeiro grande teste do ano. E pior, para os dois lados.

SINA LUSITANA

A Portuguesa segue sua sina, seu fado, seu enfado. Quando todos começam a apostar na Lusa, lá vai ela decepcionar mais uma vez seu torcedor. Ontem, não foi diferente. Derrota por 1 a 0 para o Mogi Mirim jogando em casa. Como eu disse, talvez esse seja mesmo seu destino.
*crédito das fotos: Agência Estado

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

ROBINHO ENTRE DOIS SANTOS!


O futebol brasileiro está prestes a repatriar mais um de seus ídolos. O nome em questão é impactante - Robinho. Depois de uma passagem pela Europa que, se não chega a ser das mais brilhantes, também não pode ser considerada a frustração que muitos insistem em dizer por aí. Claro que esperava-se mais, muito mais, mas Robinho teve lá seus momentos de brilhantismo pelo Real e também, em alguns momentos, na primeira temporada que fez pelo City. Mas depois definhou no clube inglês (nesta que foi até então a contratação mais cara de um clube da Premier League) e não resta dúvidas (até a ele próprio) de que precisa mudar de ares.

Os brasileiros Santos e São Paulo estão na briga. Já o português Benfica também demonstrou interesse, mas corre por fora. O jogador quer o futebol brasileiro, quer voltar. Robinho pensa na Copa e, nesse caso, aqui é de fato a melhor opção para quem precisa recuperar o seu futebol.

O natural, e até ontem, o que tudo indicava era o retorno instintivo ao Santos, clube que o revelou e que já demonstrou enorme interesse em contar com o futebol do atacante por seis meses (que virariam apenas quatro, caso ele vá para a Copa). Mas o São Paulo entrou na briga e tem na manga a disputa da Libertadores para valorizar o jogador e depois repassá-lo novamente ao City que, ao que tudo indica, tentará vendê-lo futuramente.

Nos dois casos, Robinho terá que abrir mão de parte do salário que recebe hoje (em torno de R$ 1 mi líquidos). A proposta santista financeiramente é mais vantajosa. É também a que tem possibilidade de dar mais certo dentro de campo, embora o elenco tricolor seja mais forte que o santista.

No Santos, Robinho já chega com status de ídolo e terá mais facilidade de adaptação até mesmo em razão de seu passado com a camisa alvinegra. No São Paulo, o jogador terá um caminho mais duro, além de ter em seu encalço a sombra de Dagoberto, que é quem deve perder vaga caso a chegada de Robinho se confirme. Esquema por esquema, o do Santos também favorece a Robinho. O time de Dorival Júnior com Paulo Henrique e Neymar tem muito mais produção ofensiva do que a equipe de Ricardo Gomes com Washington e Marcelinho Paraíba e, provavelmente, com a volta dos três zagueiros.

O caminho mais curto, nesse momento delicado de sua carreira, parece-me ser a melhor opção. Há de lembrar que também não há tempo de sobra para sua recuperação. Resta a Robinho fazer sua escolha, embora ao City a projeção são-paulina seja melhor. E, tendo escolhido um dos dois clubes, o futebol brasileiro é quem agradece.

EM TEMPO- Não podia deixar passar em branco a manchete do caderno de Esportes da Folha de hoje. "No quarto jogo do ano, Palmeiras já está despedaçado". A manchete por si só, já dispensa comentários. Enfim, reforçar-se é urgentemente preciso.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

PAULISTÃO 2010 - RESUMO DA RODADA!

Três jogos é pouco para qualquer análise mais embasada. Mas já serve de parâmetro para algumas considerações do que está por vir em 2010. E, nesse caso, o ano tem começado muito diferente daquilo que a esmagadora maioria dos torcedores imaginava para seus clubes. Mas é só o começo, e a evolução - tanto técnica quanto tática - virá naturalmente para todos. Podem apostar...


TIMÃO VENCE MAIS UMA

Em Araraquara o Corinthians de Mano Menezes venceu a segunda consecutiva no Paulistão. O adversário da vez era o Oeste de Itápolis. Novamente desfigurado de seus principais jogadores e ainda buscando ritmo de jogo, o atual campeão paulista se impôs desde o começo e abriu 2 a 0, com Paulo André e Boquita. Mas logo viu sua vantagem diminuir em uma falha da defesa. Como sempre na bola alçada à área.

Na segunda etapa, a equipe de Mano Menezes apenas administrou o placar. E mostrou um futebol aquém daquilo que a Fiel Torcida espera para o ano de seu Centenário. Ainda é cedo, mas nada como um dérbi no próximo domingo para começar a esquentar o ano dos dois clubes.



PALMEIRAS TROPEÇA EM CASA

Já o Palmeiras de Muricy Ramalho decepcionou seu torcedor neste domingo. Mesmo jogando no Palestra Itália o time alviverde não conseguiu somar três pontos diante do Ituano de Juninho Paulista. Empate eletrizante por 3 a 3, depois de o Palmeiras chegar a abrir 3 a 1 no placar. A expulsão do jovem zagueiro Gualberto, no começo da segunda etapa, complicou as pretensões do time palestrino na partida, que contou até com gol contra de Danilo (ainda que o árbitro, equivocadamente, tenha dado o gol para Weldon do Ituano).

O Palmeiras ainda necessita de, pelo menos, um atacante. Depender apenas de Diego Souza na frente é, no mínimo, suicídio. Ainda que o camisa sete palmeirense seja o grande jogador que ele de fato é. Mas as lições - e os erros - de 2009 não podem ser esquecidos.


TRICOLOR VENCE A PRIMEIRA

Na noite de sábado, o São Paulo venceu a primeira partida em 2010 ao bater por 3 a 0 o lanterna Rio Claro no Morumbi. Rogério Ceni de pênalti, Hernanes e Washington marcaram na goleada tricolor. Uma exibição que, se não chegou a ser das mais belas e convincentes, é importante para dar tranquilidade neste começo de ano.

Ainda no mesmo dia, a diretoria são-paulina anunciou a contratação por empréstimo do zagueiro Alex Silva (que estava no Hamburgo - ALE). Uma boa notícia para seus torcedores. Por outro lado, a volta de Alex Silva significa, muito provavelmente, a volta do 3-5-2. E é nesse ponto que entra a questão.


SANTOS PERDE EM MOGI

O Santos de Dorival Júnior e da nova geração de garotos da Vila empolga - e muito - em determinados momentos. Mas, por outro lado, se apaga com uma facilidade tremenda em tantos outros. Algo natural em uma equipe jovem, em formação e que ainda encontra-se em ritmo de pré-temporada.

E foi com esse panorama que o Santos perdeu sua primeira partida neste Paulistão. O time da Vila dominou o jogo, teve as melhores chances, mas não soube aproveitar seu melhor momento na partida para fazer o resultado que lhe garantiria a liderança no campeonato. E perdeu de virada por 2 a 1 para o Mogi Mirim, jogando fora de casa. E, de quebra, despencou para o meio da tabela.


EM TEMPO - E a Lusa?? Conseguirá a façanha de classificar-se entre os quatro primeiros nas semifinais do Paulista, tirando assim um dos quatro grandes da disputa?? Ainda é cedo (muito cedo, aliás) para se cravar algo, mas este blogueiro aposta nesta hipótese. Resta saber quem ficaria de fora. Previsões, meras previsões.....
*créditos das fotos: Agência Estado

"APENAS" A PRIMEIRA NOITE!


Cheguei cedo ao Pacaembu. Tinha que comprar ingressos e queria sentir como estava o movimento e as expectativas pelo primeiro jogo do ano em casa, além de reencontrar alguns amigos. De quebra, havia ainda o retorno de Ronaldo e a estreia de RC com a camisa alvinegra. Iarley e Tcheco também faziam seu primeiro jogo sob os olhos da Fiel Torcida. Ingredientes para torcedor nenhum botar defeito.

Por volta das 20 horas, o Pacaembu já fervilhava. Era "apenas" o primeiro jogo do ano, mas parecia decisão de campeonato. A Fiel, enlouquecida, cantarolava do lado de fora. Os ambulantes faturavam alto e comentavam entre si - "imagine quando chegar a Libertadores", já prevendo a loucura que virá. Os olhos de toda uma multidão, em transe, brilhavam. E aguardavam ansiosamente por aquilo que ainda estava por vir...

Era o começo de um ano especial. Era o peso de um Centenário bem planejado, ansiosamente esperado (pelo seu torcedor) e valorizado (pela direção alvinegra). É o peso de um clube que tem em si a premissa de ser do povo. E ao povo lhe é dado o direito de sonhar, o direito de sentir-se MAIS um no meio daqueles que ele ama com tanta complacência. Afinal é disso que vive o futebol e, em grau ainda maior, é disso que vive o torcedor corintiano.

Não foi a estreia que a parte mais otimista esperava. Tampouco foi a estreia desastrosa que a parte pessimista também anunciava sem sobriedade alguma. Mas foi uma boa estreia. Roberto Carlos pode não ser mais o áureo lateral que fez carreira de gala lá fora e conquistou tudo o que é possível a um jogador. Mas, mesmo aos 36 anos, continua sendo um diferenciado no futebol brasileiro.

Quanto ao jogo, uma vitória magra em meio a um dilúvio na capital paulista que só serviu para inflamar ainda mais a torcida. O torcedor corintiano, definitivamente, é mesmo diferenciado. E vê em Jorge Henrique a alma de uma equipe que precisará ser guerreira para dar a sua torcida aquilo que ela merece. De fato e de direito. Mas o exercício da paciência do torcedor, em 2010, também será fundamental.
*crédito da foto: Agência Estado

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

AS PEDALADAS JÁ NÃO SÃO MAIS AS MESMAS!*


Robinho nunca será igual a Pelé. Mas acha que é. Talvez pela semelhança na história de vida dos dois. Ou talvez, ele se julgue à altura do Rei não pelo seu futebol, e sim, por sua conta bancária. O dinheiro às vezes afeta diretamente a vaidade e o ego das pessoas. Infelizmente, e na maioria das vezes, no sentido pejorativo.

O fato é que o atacante que despontou no Santos em 2002 e encantou a todos por causa de seu futebol alegre e maroto, mudou muito de lá para cá. Em 2004, uma transferência forçada do Santos para o Real Madrid, capitaneada e arquitetada (como é de praxe no futebol brasileiro) por seu então “amigo” e empresário Wagner Money (sic) Ribeiro. Anos depois, a mesma coisa no clube espanhol e Robinho justificou que estava insatisfeito (até hoje não entendo o porquê) no Real. O resultado; nova transferência forçada, dessa vez para o Manchester City.

No clube inglês, o atacante brasileiro é idolatrado pela torcida. Em campo ele até (frise-se bem esse termo) tem correspondido às expectativas. Mas fora dele a situação é bem diferente. Depois de faltar aos treinos do City sem justificativa na semana passada, Robinho foi multado. E hoje, outra bomba nos tablóides britânicos. O atacante foi acusado por uma adolescente inglesa de estupro em uma casa noturna. Segundo a imprensa local, o jogador chegou a ser detido e teve de pagar fiança para ser solto. Robinho nega as acusações.

A questão criminal não cabe aqui. Isso terá de ser julgado e apurado pela polícia inglesa. O que fica, no entanto, é a desconfiança nas atitudes daquele que, um dia, disse que seria o melhor do mundo em breve. Ele ainda tem tempo para isso. Resta saber se ele realmente quer isso. Afinal, o tempo e sua carreira não irão durar para sempre.

*EM TEMPO: Esse post foi publicado já há quase um ano, logo no início do blog, em 28 de janeiro. De lá para cá a única mudança significativa está grifada no texto. E a pior das previsões se confirmou - Robinho definhou no City. É hoje reserva no time inglês e, quando entra, tem saído vaiado de campo.

Uma nova mudança de ares seria a solução? Talvez, desde que o jogador sinta novamente o prazer pelo futebol. Não é a solução ideal, mas é uma saída. Por outro lado, Robinho ainda aparenta ter vaga no grupo de Dunga. Não tão cativa como já foi um dia, é verdade. E também resta saber até quando isso vai durar. O desfecho dessa história só depende dele. E tenho cá pra mim que esse, no caso, é o maior dos problemas.
*crédito da foto: Agência Reuters

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

PAULISTÃO 2010 - É SÓ O COMEÇO!


PALMEIRAS COMEÇA ARRASADOR - A equipe de Muricy Ramalho fez uma bela estreia jogando em casa e goleou o Mogi Mirim por 5 a 1. Os destaques ficam por conta das atuações dos estreantes Léo e Márcio Araújo.

Ainda é cedo para sacramentar algo, mas o fato é que o time palmeirense pode ir longe neste ano desde que contrate um ou dois atacantes. É o que falta na equipe alviverde. O sonho - e a novela - ainda é Kléber. Aguardemos os próximos capítulos.

SANTOS TAMBÉM GOLEIA - O time da Baixada foi outro que teve bela atuação dentre os grandes na estreia. Goleou o Rio Branco por 4 a 0 no Pacaembu, dois gols de Paulo Henrique e dois de Neymar. E contou ainda com o retorno de Giovanni, que fez até assistência.

O Santos se renova com seus garotos. Talvez ainda falte algumas peças na equipe de Dorival Júnior. Principalmente na frente. Mas isso, só o tempo dirá. É como eu venho dizendo, o primeiro semestre santista talvez sirva muito mais de laboratório do que de objetivo para 2010.

EMPATE ALVINEGRO EM RIBEIRÃO - Mano Menezes escalou um Corinthians misto. Mesmo assim era um Corinthians forte no papel. E tinha a obrigação da vitória, já que o atual campeão paulista jogava "em casa" contra o caçula do Estadual. Mas não, apenas um empate amargo por 1 a 1. Amargo principalmente se levarmos em conta a atuação de Tcheco. De positivo, a estreia de Iarley e o bom jogo de Edno. Os bons tempos de Portuguesa podem estar voltando.

FIASCO NO MORUMBI - Dentre os quatro grandes quem decepcionou mesmo foi o São Paulo. Derrota de virada, em casa, para a Portuguesa por 3 a 1. Com direito a pênalti perdido por Rogério Ceni.

De bom no jogo de ontem, apenas o gol de Marcelinho Paraíba. A assimilação do 4-4-2 talvez dê mais trabalho a Ricardo Gomes do que se cogitava. Resta saber se o técnico tricolor terá pulso para manter a mudança tática. Não ceder à pressão é preciso. Esse é o grande desafio.
*crédito das fotos - Agência Estado

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

GAÚCHO TEM VAGA NA COPA?


Que ele foi um jogador espetacular em seus anos áureos, digno certamente de um patamar entre os melhores da história, é fato. Gaúcho ganhou tudo o que é possível a um jogador, encantou multidões com seu futebol-arte e sua magia com a bola nos pés. Dono de dois prêmios Fifa como melhor do mundo, o brasileiro teve um repentino declínio a partir de 2007. De lá para cá, amargou um inédito banco de reservas, algumas confusões extra-campo, uma transferência conturbada, muito noticiário negativo, além da decepção na Copa de 2006. Mas agora parece estar voltando à boa forma. E é aí que entra a questão.

As boas atuações de Gaúcho com a camisa do Milan levantam uma nova discussão. Teria ele vaga entre os 23 convocados de Dunga à Africa do Sul? A questão é abrangente. Dunga aparenta estar com o grupo quase fechado, salvo uma ou outra pequena dúvida. No papel de meia, o treinador brasileiro tem o indiscutível Kaká, além de Elano, Ramires, Júlio Baptista e Daniel Alves que, apesar de lateral, tem jogado muitas vezes como meia tamanhã é a apatia e falta de criatividade dos reservas brasileiros.

E é nesse ponto que Gaúcho se apega. Queiram ou não, e mesmo ele não sendo o excepcional jogador que já foi, o armador possui futebol para estar entre os 23 (não entre os titulares, frise-se). Mesmo este que ele vem apresentando agora que, senão chega perto do nível em que ele esteve um dia, é o suficiente para garantir-lhe uma vaga. Se o treinador brasileiro irá ou não convocá-lo ainda é outra história. Gaúcho terá muito futebol para mostrar ainda até o meio do ano, quando será anunciada a lista final dos convocados. Dunga já deu as dicas. Resta a Ronaldinho seguir o caminho delas.

EM TEMPO: Quanto a Ronaldo Fenômeno, a discussão fica para uma próxima vez. Mas acho que todos aqui já sabem da minha opinião em relação à possível convocação do maior artilheiro das Copas. Idolatria é idolatria. Ainda mais quando se trata de um craque com estrela decisiva. Em Mundial, sempre é bom lembrar, isso é fundamental....
*crédito da foto: Agência France Press

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

ANÁLISE DOS QUATRO GRANDES PARA 2010


Todo começo de ano é a mesma coisa. Clubes contratando aos montes, esperanças renovadas em seus torcedores, otimismo em alta, previsões e mais previsões sobre os campeonatos que estão por vir. Mas afinal, qual dos quatro grandes paulistas melhor se armou para 2010?

CORINTHIANS - O time de Mano Menezes foi quem mais investiu até agora. Tanto em número de reforços (ao lado do Santos), quanto em qualidade. As pretensões para o celebrado ano do Centenário são as maiores possíveis. E, como já disse anteriormente, o trabalho vem sendo bem feito. A diretoria alvinegra investiu para fazer história. Agora é esperar pelos resultados dentro de campo. O que, convenhamos, está mais do que nunca ao alcance de seus jogadores.

PONTO FORTE: O grande números de jogadores acima da média com que Mano poderá contar em seu elenco para 2010.

PONTO FRACO: As peças de reposição da parte defensiva.

SÃO PAULO - Dando continuidade a sua política de somente trazer jogadores em final de contrato, o time do Morumbi também trouxe reforços em boa quantidade para este ano (até o momento foram seis jogadores). Manteve a base que deu certo ano passado e é desde já, ao lado do Corinthians, um dos favoritos para a conquista da Libertadores da América. Time por time, Corinthians e São Paulo ainda tem mais.

PONTO FORTE: O sistema defensivo tricolor.

PONTO FRACO: A falta de um meia diferenciado no elenco.

PALMEIRAS - Muricy, enfim poderá fazer o planejamento e o trabalho vitorioso que marcou época no São Paulo. E, dessa vez, terá tempo para implantar seu padrão de jogo. Inclua-se aí o foco na defesa, como já é de praxe em suas equipes. A chegada de Léo (ex-Grêmio) e de Márcio Araújo (ex-Atlético) reforça a tese. Muitos dizem que o time alviverde não tem um bom time para este ano. Não é verdade. O fiasco no Brasileirão de 2009 deve ser deixado para trás. Resta saber como se comportará torcida e jogadores. A pressão por um título será ainda maior em 2010.

PONTO FORTE: A chegada de reforços para compor o sistema defensivo. A manutenção de Muricy também foi outra decisão acertada da diretoria alviverde.

PONTO FRACO: A pressão da torcida por títulos imediatos pode trazer desconforto e problemas em campo. A falta de atacantes também é outro ponto.

SANTOS - O momento é de reformulação e, principalmente, de laboratório no primeiro semestre. Dorival Júnior chega com a missão de mudar tudo o que deu errado em 2009. O Santos trouxe um pacote de apostas para 2010. Desde o retorno de Giovanni, passando pelos zagueiros Brunos ao lateral Maranhão. Se dará certo ou não, só o tempo irá dizer. Ao menos, o principal problema já foi sanado. E o mais que curioso é que não era dentro de campo, e sim fora dele.

PONTO FORTE: A mudança administrativa pela qual passou a diretoria santista traz novos ares de esperança no então conturbado ambiente da Vila Belmiro.

PONTO FRACO: O alto número de apostas "razoáveis" dentro do pacotão contratado pela diretoria santista. A falta de referência no ataque.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

ENQUETE NOVA NO BLOG!!!


"Qual dos quatro grandes paulistas se sairá melhor em 2010?"

- Corinthians de Mano Menezes?
- Santos de Dorival Júnior?
- São Paulo de Ricardo Gomes?
- Palmeiras de Muricy Ramalho?

É só votar na barra lateral no lado esquerdo do Blog. E, claro, aguardar o resultado.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

CORNETADAS DO DITO!!!


SEM SHOWBOL EM 2010

Pet aos 37, Giovanni idem, Sávio aos 35, Viola aos 41(!!!!), Túlio Maravilha aos 40, Juninho Paulista aos 36, Roberto Carlos aos 36, Edílson Capetinha aos 39 e por aí vai. E podem esquecer os campeonatos de Masters, Showbol's e afins neste ano. Mas que alguns deles ainda dão show em muito garoto, ah isso dão....

INSANIDADE GERAL

E que loucura generalizada foi aquela na chegada de "El Loco" Abreu em General Severiano? Até parecia que o Botafogo estava repatriando Garrincha (que Deus o tenha) ou Nilton Santos. Ou, sei lá, algum campeão mundial tamanha era a euforia dos alvinegros cariocas.

Agora a pergunta que não cala. Será mesmo que o veterano atacante uruguaio será o salvador da pátria botafoguense? Não custa lembrar - Quando a esmola é grande, o santo desconfia.

GATO POR LEBRE

Sei não, mas tenho cá pra mim que neste Natal o Papai Noel ouviu milhares de vezes o mesmo pedido. "Prezado velhinho, traga um meia para o meu time em 2010. Não aguento mais ver futebol burocrático ano após ano".

Algo que o prestativo senhor prontamente atendeu e trouxe logo dois de uma só vez. Dois meia-boca, Marcelinho e Carlinhos Paraíba. E lá vamos nós ter que aturar o São Paulo no já ultrapassado 3-5-2 mais um ano.

FARRA NA GÁVEA

Vagner Love e Adriano juntos no Fla???? É possível. Mas tenho cá pra mim q essa parceria não vai dar nem um pouco certo. Isso em campo né, porque fora dele.....

INSISTÊNCIA TEM LIMITE

E a diretoria corintiana?!?! Não satisfeita com o desempenho tido por Diogo (lateral, que veio do Sport e não deixou saudades) em sua passagem pelo Parque, foi atrás da cópia pernambucana Moacir. E ainda desdenhou de Rafinha, ótimo lateral que atualmente joga no Schalke-04 da Alemanha. Vai entender....

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

PERSPECTIVAS (COMEDIDAS) PARA O CENTENÁRIO ALVINEGRO


Que 2010 será um ano especial para o Corinthians, isso todos já sabem. Ano em que o clube de maior torcida no Estado completará 100 anos de existência. Com base nessa data histórica a diretoria alvinegra tem programado uma grande festa para 2010. Além das inúmeras ações de marketing e da expansão da marca Corinthians em todo o país, uma grande equipe também está sendo montada para o ano do Centenário. O grande objetivo é a conquista inédita da Taça Libertadores, algo que se anuncia com extrema viabilidade para este ano. Principalmente depois das ausências dos dois gigantes argentinos, River e Boca.

Um grande e fortíssimo elenco foi montado para buscar a tão sonhada taca continental. Tanto é que o treinador alvinegro terá a opção de fazer alterações táticas - e também técnicas - que mude o padrão de jogo da equipe, mas que não perca a qualidade dela. Algo raro no atual - e escasso - futebol brasileiro. Afinal qual clube hoje no país pode se gabar de ter jogadores da estirpe de um Ronaldo, Roberto Carlos, Edu, Elias, Tcheco, Danilo, além do aplicadíssimo Jorge Henrique, da promessa argentina De Federico, do experiente Iarley e da já realidade Dentinho? Isso para ficar apenas nestes nomes.

Em campo os comandados de Mano Menezes terão a possibilidade de escrever seu nome na história do clube. E, ao menos neste momento, vejo todos os jogadores dedicados e cientes disso. Incluindo aí os reforços que chegaram. Futebol e peças de reposição no elenco parece-me que há de sobra. Falta ainda a chegada de um zagueiro. E só.

O único problema é que em torneios eliminatórios, o acaso acontece rotineiramente. E, claro, também haverá os confrontos decisivivos contra equipes brasileiras na reta final, além do atual campeão Estudiantes e do sempre forte Vélez. O fato é que não se pode garantir a conquista de um torneio mata-mata. Fosse assim, poderíamos sair comemorando antecipadamente quase todas as Copas do Mundo que viríamos a disputar. Mas o futebol, muitas vezes, prova o contrário.

Em campo, nem sempre o favoritismo se confirma. Pior, muitas vezes acontece o oposto. É por essas e outras que o futebol é o esporte mais apaixonante do planeta. No caso alvinegro, 2010 tem tudo para ser um ano de coroação do clube. Mas em se tratando de futebol, as previsões são ainda mais diminutas, incertas.

Reza a lenda que ao Corinthians não é necessário vencer. Basta existir para ser celebrado. Em 2010, ano do Centenário, seus torcedores poderão colocar esse ditado à prova . Para o bem ou para o mal. A conferir.
* crédito da foto: Agência Estado

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

RECEITA DE ANO NOVO!


* Carlos Drummond de Andrade

Para você ganhar belíssimo Ano Novo cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido (mal vivido talvez ou sem sentido),
para você ganhar um ano não apenas pintado de novo, remendado às carreiras, mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo até no coração das coisas menos percebidas (a começar pelo seu interior),
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia, se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita, não precisa expedir nem receber mensagens (planta recebe mensagens? passa telegramas?)
Não precisa fazer lista de boas intenções para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido pelas besteiras consumidas nem parvamente acreditar que por decreto de esperança a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.