quinta-feira, 29 de outubro de 2009

GOLEADA PARA DEVOLVER O BRIO (E A LIDERANÇA)


Muito se falou nas últimas semanas sobre uma possível queda de rendimento alviverde, sobre problemas de grupo entre os jogadores, sobre falta de comando e até mesmo sobre uma iminente catástrofe que estaria para acontecer pelos lados do Palestra Itália. Inclusive este colunista vinha se perguntando se o líder havia mesmo sucumbido justo na reta final do campeonato. Mas o Palmeiras de Muricy Ramalho tratou de dar um basta em todas as contestações que vinham recaindo sobre seu elenco. E, para melhorar, foi com uma vitória autoritária e imponente sobre o Goiás por 4 a 0, com direito a show particular de Obina, outro que também vinha sendo muito questionado.

Uma goleada que, além de trazer calmaria e devolver a confiança ao grupo, retoma a liderança para o Palmeiras. E de quebra o deixa novamente em situação confortável. Isso porque, veja bem, o time de Muricy pode até mesmo empatar o dérbi contra seu maior rival no domingo, que mesmo assim, e muito provavelmente, ainda continuará líder do Brasileiro. A não ser que o São Paulo construa uma goleada por cinco gols de diferença sobre o Barueri, jogo este que será realizado no sábado. Algo improvável, mas não impossível.

Com a goleada desta noite, o Palestra - temporariamente e com todos os méritos - cala a seus críticos. E convenhamos, um time que está já há 18 rodadas na liderança, quase quatro meses, merece mais respeito. E é como já venho dizendo há um bom tempo, em caso de vitória no domingo, contra o cambaleante e relaxado Corinthians de Mano Menezes, o time alviverde terá dado um passo gigantesco rumo ao penta. A conferir....

OBS: Não pude assistir ao jogo por compromissos profissionais, razão pela qual não posso me ater a detalhes da partida.
*crédito da foto: Agência Estado.

TRICOLOR DORME NA PONTA


Um jogo de detalhes. Como era de se esperar e como toda decisão que se preze. Ainda mais quando aquilo que estava em disputa era a liderança do campeonato. Talvez, e muito provavemente, apenas de forma provisória, é verdade. Um jogo emocionante também, embora não tenha sido uma partida espetacular do ponto de vista técnico. Longe disso. Mas bem, o São Paulo fez o dever de casa, venceu o Inter - rival direto na briga - por 1 a 0 com gol de Washington, chegou aos 55 pontos e assumiu o topo da tabela do Brasileiro. Pela primeira vez nesta edição. E hoje aguarda - e seca - os resultados de Palmeiras e Atlético-MG.

Mas engana-se quem pensa que foi uma vitória fácil do time paulista. Pelo contrário. Quando todos esperavam uma postura defensiva da equipe de Mário Sérgio, o treinador surpreendeu e armou um Inter em cima do São Paulo, marcando a saída de bola tricolor. Motivado pela vitória no Grenal do último domingo, o colorado veio ao Morumbi em busca da vitória. E da liderança. E assim sufocou o time paulista, valorizando ainda mais os suados três pontos do time de Ricardo Gomes.

É verdade também que o time gaúcho merecia melhor sorte na partida, mas estamos falando de futebol e não de merecimento. Ao Inter, neste momento, resta lutar pelo G-4. Ainda que a tabela de jogos também favoreça ao time gaúcho. Assim como a tabela tricolor. O título ainda é matematicamente possível, mas fica distante a cada tropeço, a cada rodada. Afinal, agora são apenas 18 pontos em disputa.

Já o São Paulo provou que o hepta é possível. E entra de vez na briga por mais um título nacional. Mas para isso terá de contar com um bom resultado diante do Grêmio no Olímpico, daqui a uma rodada. Talvez ali se decida o futuro tricolor. Com a vitória de ontem, e desde que não cometa tropeços em casa, a Libertadores já é quase certa para 2010. Mais uma vez, diga-se de passagem.

FLA PERDE, CRUZEIRO RENASCE E GRÊMIO SONHA

Dos jogos que ainda valem algo neste Brasileiro, e daqueles que estão na parte de cima, o Flamengo, depois de 10 rodadas, foi enfim derrotado pelo Barueri na Arena e estacionou nos 51 pontos. Já o Cruzeiro conseguiu uma vitória heroica diante do Santo André por 3 a 2 no Mineirão e colou no pelotão de frente. Fechando a conta, o Grêmio venceu em casa o Avaí por 3 a 1. E ainda sonha com o G-4.
*crédito da foto: Agência Lancenet!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

AS CARTAS ESTÃO NA MESA!!


Seis clubes. Seis grandes clubes. Coincidentemente, apenas seis pontos os separam. Isso, com ainda 21 pontos em disputa. Ou sete barreiras, para ser mais preciso. Uma corrida emocionante com o Palmeiras na frente e o Cruzeiro por fora, como azarão. Mas o o clube mineiro também conhece bem a pista. Seus atalhos, seus encalços e seus buracos. Entre eles, há ainda o primeiro campeão nacional*, o Atlético- MG, um centenário Internacional, além do maior vencedor desde 71*, o hexacampeão São Paulo, e o clube das massas e não menos vitorioso, o Clube de Regatas Flamengo. Somados, nada mais nada menos do que 14 títulos brasileiros.

A cobiça é por um título nacional cinco estrelas. Além de quatro vagas na Libertadores em disputa. O Palmeiras já teve a faca em suas mãos. Só não soube como cortar o queijo. Um desfecho imperdível, imprevisível. Até porque qualquer previsão em um momento como este, é mera loucura. E aí, alguém arrisca-se a apostar todas as suas fichas???
*crédito das fotos: Agência Estado/ Extraído do GloboEsporte.com
*Contabilizando apenas as competições nacionais organizadas pela CBF. Antes de 1971, quem organizava os nacionais era a extinta CBD.

BRINCADEIRA DE CRIANÇA


Do jornal "Super Notícia", de Belo Horizonte.
Reproduzido do blog do Juca.
OBS: Alterações na fila nas noites de hoje e amanhã. Só não se sabe a ordem ainda. Nem quem...

domingo, 25 de outubro de 2009

BRASILEIRÃO EM EBULIÇÃO!!!


Tudo aquilo que o líder Palmeiras queria, não aconteceu. Pior, todos que não podiam ganhar, ganharam. À exceção do próprio Palmeiras, que tinha obrigação de vencer e não só não venceu, como ainda foi amplamente dominado pelo caçula Santo André, postulante ao rebaixamento. Na parte de baixo, Fluminense, Sport e Botafogo continuam dando calafrios em seus torcedores. Na de cima, todos continuam sonhando após as vitórias do final de semana. E pronto, a 31ª rodada foi fechada. E que rodada, diga-se ainda. Daquelas de encher os olhos de quem gosta de bom futebol. E de lacrimejar os olhos daqueles que vêem o futebol apenas como negócio e que andam propondo até a volta do mata-mata no Brasileiro. Isso porque foi uma rodada sensacional, para extirpar qualquer argumento tolo dos 'donos da razão'.

Uma rodada trágica apenas para o líder, o Palmeiras de Muricy Ramalho, que agora vê todo mundo na sua cola e não terá mais direito a tropeços como aqueles que aconteceram nos últimos quatro jogos. Uma rodada que serviu ainda para sacramentar quem disputa algo neste Brasileiro. Nove clubes estão fora da briga, enquanto os outros onze sonham com algo. Os seis primeiros disputam título e G-4, embora o Cruzeiro tenha chegado tarde demais na briga. Já os cinco últimos sonham com o direito de permanecer na série A em 2010, ainda que apenas um deles se salvará.

TRICOLOR VENCE E CONVENCE

Um clássico movimentadíssimo e emocionante na Vila Belmiro. Sete gols com direito a virada no placar, expulsão questionável de Rogério Ceni, gol de Rogério Ceni após jejum de um ano, polêmicas da arbitragem, dois golaços - um de Hernanes e outro de Robson (pelo conjunto da obra), e uma Vitória maiúscula do tricolor.

É verdade também que tivemos um jogo de sete gols, muito em razão das falhas do setor defensivo de ambos os lados. Mas é bom lembrar que o São Paulo fez sua parte, jogou bem como há tempos não se via e conseguiu um triunfo que o recoloca na disputa do título. Já o Santos abandona de vez o sonho de qualquer arrancada que lhe desse um alento para considerar o G-4 possível. O projeto agora é esquecer 2009 e focar 2010. Não se sabe se com Luxa e Teixeira ou sem eles. Mas uma coisa é certa, reformular é preciso.

CRUZEIRO NA CAÇA AO G-4

Fechando a rodada paulista, um desarrumado Corinthians foi mais uma vez batido jogando em casa. A equipe de Mano Menezes foi derrotada pelo ascendente Cruzeiro por 1 a 0, gol de Gilberto - em posição irregular, diga-se* (ERRATA: A primeira informação divulgada havia sido de que o jogador estava impedido. Mas o tira-teima mostra o contrário). Mais uma atuação apagada e previsível além da conta dos alvinegros. Nem mesmo o retorno de Ronaldo foi capaz de dar brilho à equipe. Quanto ao Cruzeiro, o time mineiro é outro que chega para brigar pelo G-4, ainda mais pela tabela de jogos que lhe favorece. Um a mais pro bolo deste inesperado Nacional.

OUTRA DECISÃO NA QUARTA-FEIRA

Na quarta-feira, São Paulo e Inter enfrentam-se no Morumbi, em um jogo que pode, quem diria, valer a liderança do campeonato. Talvez apenas de forma provisória, é verdade. Até porque Palmeiras e Atlético jogam na quinta contra Goiás e Fluminense, respectivamente. Será mais um jogo pra ninguém botar defeito. Mais um pra calar os argumentos estapafúrdios de uma certa patota das cifra$$$$.
*crédito das fotos: Agência Estado.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

BRASILEIRÃO 2009; O MAIS MALUCO DE TODOS!


Muricy Ramalho teve sim razão ao dizer que esta edição do Nacional estava "maluca". Tão maluca que faz com que até mesmo o Grêmio - oitavo colocado - possa se colocar na disputa pelo título, desde que vença o Internacional no clássico sulista deste domingo. Isso há apenas oito rodadas do fim do campeonato.

Este Brasileiro de 2009 é também disparadamente o mais equilibrado da era dos pontos corridos. Tão equilibrado que certamente teremos um campeão com o menor aproveitamento desde 2003, quando a fórmula foi implantada. Logo agora que há uma patota da tevê querendo voltar ao sistema mata-mata e que até lobby e pressão nos clubes já anda fazendo por isso. O que seria um retrocesso tremendo para o nosso futebol, frise-se.

Isso porque, veja bem, alguém aí já parou para dar uma olhada na tabela de jogos que teremos nas próximas rodadas??? Clássicos regionais, jogos decisivos, confrontos diretos, briga pelo G-4, pela zona de rebaixamento, enfim tudo o quê um campeonato de alto nível deve proporcionar. Para se ter uma ideia, neste final de semana teremos Botafogo x Flamengo, em condições opostas, um Grenal de vida ou morte no Beira-Rio, um Atletiba promissor no Couto Pereira, além de Santos e São Paulo na Vila Belmiro.

Na próxima rodada que segue São Paulo e Inter decidem o papel de cada um no campeonato, a busca pelo título ou uma vaga no G-4. Palmeiras e Goiás fazem o outro jogo atrativo. Já na 33ª rodada será a vez, de nada mais nada menos, do que do dérbi paulista entre Corinthians e Palmeiras, provavelmente o jogo que definirá o rumo do líder alviverde na competição. Para cima ou para baixo.

Há ainda Grêmio x São Paulo no Olímpico na 34ª rodada, e depois Atlético -MG x Flamengo no Mineirão e Cruzeiro e Grêmio. De novo ele, o Grêmio e Palmeiras se enfrentam na 36ª rodada, também no Olímpico e Atlético-MG e Inter em Belo Horizonte. Palmeiras e Galo mineiro no Palestra - outro jogo que deve ser de arrepiar, este na 37ª rodada, sendo que no mesmo dia Corinthians e Flamengo encontram-se no Pacaembu. Isso para ficar apenas nos jogos dos grandes, sem falar na parte debaixo da tabela que tem prenúncio de disputas dramáticas.

A bem da verdade é que, além de emocionante e imprevisível, este campeonato está sendo sim o mais maluco de todos. E deve seguir assim até o final, no dia 6 de dezembro quando encerra-se a competição. Enfim, e principalmente para aqueles que vêem o futebol apenas como negócio, há necessidade de mais decisões do que estas???? Há campeonato mais justo do que este, no qual o time mais bem preparado fica com a taça???? Porque afinal, são jogos para ninguém botar defeito.
*crédito da foto: Agência Estado.

SUCUMBIU?!?!?!?!


Time que quer ser campeão não se pode dar ao luxo de perder três jogos consecutivos em um campeonato tão equilibrado como é, de fato, o Brasileiro. Ainda mais como vem sendo este. Time que quer ser campeão não pode deixar de somar pontos contra um dos adversários mais fáceis da tabela de jogos que lhe resta. E descartar logo agora a rodada que lhe dava a tranquilidade necessária para manter-se na ponta. Time que quer ser campeão não pode ter postura tão apática e previsível como a que teve o Palmeiras na noite de ontem. Ainda mais jogando contra o PIOR mandante do campeonato. Logo ele, o MELHOR visitante.

Enfim, time que quer ser campeão não pode fazer o que o Palmeiras vem fazendo nestas últimas rodadas. Para se ter uma ideia do "apagão" palmeirense, a equipe de Muricy Ramalho somou um mísero ponto em doze possíveis. E deixou seus rivais chegarem. Resta saber como se comportará daqui para frente o selecionado palmeirense. A queda parece ter sido ainda maior do que se anunciava. Recuperar a parte psicológica nesse momento, é fundamental.

Ah, e no meio do caminho palmeirense há ainda um dérbi contra o Corinthians. Daqui duas rodadas (ou uma, no caso do Palmeiras) para ser mais preciso. É jogo para ganhar ou perder. Talvez, incluindo aí, até mesmo o campeonato. Porque afinal, todos sabem o poder que um clássico desta grandeza traz para os jogadores. Para o bem ou para o mal.
*crédito da foto: Agência Estado

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

AINDA O FAVORITISMO ALVIVERDE

Nada mais óbvio dizer que a equipe do Palestra Itália seja a maior favorita para conquistar este Brasileiro. É o clube com mais pontos, possui quatro de vantagem para o segundo colocado, está na liderança já há um bom tempo, possui no banco de reservas um treinador da estirpe de Muricy Ramalho, se reforçou e se planejou para isso. Por outro lado, há quem já aponte o dedo e diga que a equipe não anda lá nos seus melhores dias e que pode deixar escapar o título. Prós e contras do time mais visado e/ou secado do campeonato. Mas que já tem sido asim há um bom tempo, diga-se ainda. E que nem por isso deixou escapar a liderança.

A derrota para o Flamengo pode sim refletir diretamente no rendimento dos jogadores em campo, que começam a sentir uma leve pressão para realizar um feito que o clube não consegue há 15 anos - o título nacional. Mas, hoje à noite, diante do desesperado Santo André a equipe de Muricy tem tudo para recolocar-se nos trilhos em busca do pentacampeonato. Uma vitória simples será um baita resultado. A conferir....

domingo, 18 de outubro de 2009

ALGUÉM QUER UM BRASILEIRO AÍ???

Se há uma tônica para este Brasileiro, é o da imprevisibilidade. Ou dos vacilos, se assim preferirem. Rodada atrás de rodada. Isso porque aquele que dava sinais de que deslancharia não só anda bobeando, como dá sinais de enfraquecimento justo na reta final. Esse é o caso do Palmeiras de Muricy Ramalho, que anda deixando seu torcedor ressabiado, preocupado até com suas últimas apresentações. Mas não só ele não. A verdade é que as últimas rodadas tem sido as piores possíveis para os clubes paulistas no Brasileiro, principalmente para aqueles que estão no topo.

ALERTA LIGADO NO PALESTRA

E hoje diante de um ascendente Flamengo não foi diferente. Para piorar, uma derrota em pleno Palestra Itália lotado. Com brilho do veterano Petkovic, autor de dois gols, um olímpico. Um revés sem força, sem brio, sem inspiração e que pode sim trazer efeitos colaterais indigestos. Um deles pode ser o abatimento da equipe.

A sorte palmeirense é que sua vantagem na liderança diminuiu pouco - apenas um ponto - e o próximo adversário alviverde é o mais ideal possível, o desesperado e descamisado Santo André. Três pontos que soam como obrigatórios. Para recolocar o Palmeiras nos eixos em busca do pentacampeonato. O time que continua mais perto da taça, diga-se ainda. Mas que anda deixando a todos desconfiados com sua queda de rendimento. Na sua cola, um renovado e reforçado Atlético-MG e o próprio Flamengo parecem ser os times com mais fôlego e que darão trabalho ao líder.

DERROTA NO MORUMBI

O mesmo pode-se dizer deste novo, porém velho, São Paulo de Ricardo Gomes. Novo no comando técnico, mas velho pela falta de opções táticas e de criatividade da equipe. E no Morumbi, no sábado, outra surpresa. O então vice-líder foi derrotado por 1 a 0 pelo Atlético-MG, que, inclusive foi a 50 pontos e o ultrapassou na tabela. A primeira derrota em casa do clube neste Brasileiro.

E os torcedores tricolores que andavam falando até em título, se colocaram dentro de sua momentânea realidade e pensam agora em permanecer no G-4. Algo que deva acontecer frise-se. Mas não sem um bocado de sustos. Até porque essa briga promete. Afinal olha o peso de quem vem para brigar. Nada mais, nada menos que os multicampeões Flamengo, Cruzeiro e Grêmio. Além do Goiás, outro que não anda lá em seu melhor momento.

APATIA ALVINEGRA

E na Ilha do Retiro o Corinthians de Mano Menezes foi mais vez derrotado pelo Sport, algoz alvinegro de 2008. E, pior, uma derrota com dois gols de ex-corintianos, o boliviano Arce e Wilson. Não assisti ao jogo, vi depois os melhores momentos, mas dizem que foi de uma apatia impressionante. Além da já conhecida falta de criatividade do meio alvinegro e da desmotivação que impera neste segundo semestre. O fato é que Mano Menezes terá mais trabalho do que imaginava e do que se supunha para remontar o elenco. A meta agora é 2010, mas a luz amarela começa a acender no Parque.

MAGRO EMPATE NA ARENA

Já o Santos de Luxemburgo foi até Barueri e não saiu de um magro empate sem gols na Arena. Com o resultado, a Libertadores ficou ainda mais distante. Praticamente impossível até. É como venho dizendo há um bom tempo, a equipe da Baixada está fadada aos altos e baixos na competição. E precisa respirar novos ares. Principalmente administrativos.

DESESPERO DO RAMALHÃO

Fechando a rodada paulista, o Santo André foi massacrado pelo Atlético-PR na Arena da Baixada. Três a zero e um rebaixamento que anuncia-se rodada a rodada.
*créditos das fotos: Agência Estado

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PITACOS DA RODADA

São Paulo x Atlético-MG - Empate no Morumbi, *embora o time paulista seja favorito por jogar em casa. E só por isso.

Barueri x Santos - Empate na Arena.

Sport x Corinthians - Três pontos para o time de Mano Menezes.

Palmeiras x Flamengo - Diego Souza vencerá o duelo particular com Adriano.

Atlético PR x Santo André - Barbada para o time paranaense.

OBS: Recebi algumas críticas de leitores sobre as escassas atualizações do sítio em outubro. A verdade é que ando sobrecarregado, mas reconheço que ando deixando o blog um pouco de lado ultimamente. Mas prometo a vocês que, a partir do dia 20, a situação se normalizará. Conto com a compreensão de todos. Um abraço.
Administrador do blog.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O BRASILEIRO DAS IRREGULARIDADES (E DAS SURPRESAS)


Vinte e nove rodadas já se passaram. Pouco mais de 800 gols marcados. Ou sofridos, se for o caso. E uma boa média de público. Alguns times desesperados (cinco clubes para ser mais preciso), outros preocupados com a vaga na Libertadores e/ou o título. A verdade é que este Brasileiro imprevisível e emocionante consolida ainda mais a fórmula dos pontos corridos. Para desgosto de alguns poucos (ou parcos e/ou porcos) interessados em voltarem aos mata-matas. Gente da tevê, diga-se ainda. E que anda fazendo lobby para que a competição volte ao sistema antigo já no próximo ano. O quê seria um retrocesso para o nosso futebol, frise-se.

Mas voltando ao jogo dentro de campo, o fato é que este tem sido o Nacional da irregularidade. Principalmente dos grandes e ainda mais daqueles que estão no topo da tabela. As duas últimas rodadas, mais do que nunca, evidenciam isso. Afinal, os cinco primeiros colocados somaram apenas SETE pontos em 30(!!!!) disputados. Isso mesmo, SETE em TRINTA possíveis.

Um Nacional de surpresas também. Como a do Avaí, o belo time catarinense de Silas em seu primeiro trabalho de ponta como treinador. Brasileirão de gratas surpresas como o místico Vitória e de suas contundentes vitórias contra os grandes brasileiros. Surpresa que vem também do Planalto Central com o Goiás e as belas revelações dos garotos treinados por Hélio dos Anjos. Ainda que o time esmeraldino sempre faça belas campanhas nos últimos Brasileiros (à exceção de 2007). Surpresa também pela inédita apatia e pelo ostracismo ao qual Luxemburgo está sendo obrigado a passar com um insosso e desmotivado Santos.

Surpresa que vem do Sul com o centenário Internacional, até então - e segundo alguns - a melhor equipe do país, com os maiores investimentos e pouco resultado prático. O Inter de Tite, lembre-se ainda, sempre patinando no momento crucial. E que parece seguir a sina com Mário Sérgio, embora o novo treinador tenha feito apenas dois jogos à frente do Colorado. Surpresa também dos cariocas com a desastrosa campanha do Fluminense e a arrancada do Flamengo que, com as últimas rodadas, até em título anda falando e sonhando.

Mas, acima de tudo, o Brasileiro que pode ser o da redenção. Redenção alviverde, diga-se ainda. Redenção - ou louvação - de Muricy Ramalho, o treinador que tem tudo para ser tetracampeão consecutivo, algo inédito e digno de um lugar no Olimpo, junto aos imortais. Em seu caminho, seu ex-clube, o São Paulo e apenas ele é capaz de lhe tirar mais um título, no caso o penta do Palmeiras. Cinco pontos os separam. Há ainda 27 em disputa. Será possível?

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O CONTRAPONTO; A FARRA DO PAN*

Dois anos depois, jogos ocorridos no Rio ainda são alvo de 35 processos no Tribunal de Contas
* Izabelle Torres (no 'Correio Braziliense', de ontem)

** Reproduzido do blog do Juca Kfouri

Enquanto os brasileiros vibram com a escolha do Rio como a sede das Olimpíadas de 2016 e patrocinadores já investem em campanhas publicitárias sobre as vantagens do evento para o país, uma pilha de processos lota os gabinetes do Tribunal de Contas da União (TCU) e dá a dimensão do mau uso do dinheiro público pelos agentes políticos durante a realização dos jogos Pan-Americanos, em 2007.

As suspeitas de irregularidades somam 35 processos, sendo que nenhum foi concluído até hoje.
Dois deles estão em fases avançadas e os ministros já citaram duas empresas fornecedoras e quatro organizadores dos jogos a ressarcirem o Tesouro Nacional em mais de R$ 18 milhões.

Os acusados recorreram e a apuração agora se transformou em uma Tomada de Contas Especial.As suspeitas de que a organização do Pan cometeu falhas graves e desviou recursos durante a organização do evento são originadas de denúncias das mais variadas espécies.

Os auditores investigam, por exemplo, indícios de fornecimento de bens e serviços em quantidades diferentes das estabelecidas inicialmente em contratos, mudanças de cláusulas contratuais e a inclusão de aditivos sem justificativas, a compra pelo governo de materiais a preços muito superiores ao de mercado, além de superfaturamentos no aluguel e na construção da Vila Pan-Americana.

Falhas que depois de apuradas podem explicar o porquê de o custo final do Pan — calculado em R$ 3,3 bilhões — ter ultrapassado em mil vezes o orçamento inicialmente previsto.
Apesar do alto número de denúncias e da convicção de alguns técnicos de que as irregularidades são graves, e a conduta dos organizadores do evento causaram prejuízos graves ao erário, os processos têm caminhado a passos lentos no TCU.

Abertos em 2007, parte deles ainda espera respostas dos envolvidos nas contratações sob suspeita e posição dos órgãos envolvidos nos contratos, como o Ministério do Esporte. Mais da metade, no entanto, já está em fase mais avançada e os técnicos analisam atualmente as respostas e os recursos apresentados pelos envolvidos nos casos."Realmente, a demanda do TCU é muito grande e esses processos terminaram ficando em segundo plano. Mas, agora, decidimos dar novamente prioridade a eles, tendo em vista que o Brasil vai realizar a Copa e as Olimpíadas. Precisamos saber o que exatamente foi feito com os recursos e punir os responsáveis. Vamos dar celeridade a esses casos sobre o Pan", explica o secretário executivo do TCU no Rio de Janeiro, Oswaldo Perrout.

É na unidade do Rio que tramita a maior parte dos processos, inclusive o que apura irregularidades na ordem de mais de R$ 120 milhões na reforma do Complexo de Deodoro.

Quase punidos
Dos 35 processos em andamento no TCU, apenas dois já resultaram em acórdãos e apontaram os responsáveis. Um deles encontrou falhas graves na implantação da infraestrutura usada para a construção das instalações na Vila Pan-Americana. As irregularidades envolveram o fornecimento de materiais básicos para as obras, ar-condicionados e contratações de mão de obra. Os técnicos encontraram diversos itens comprados pelo governo em quantidade muito superior à que foi entregue e utilizada nas instalações.

No segundo processo já votado pelo plenário do TCU, os ministros acataram parecer dos técnicos afirmando que houve superfaturamento na prestação de serviços de hotelaria temporária na Vila Pan-Americana.  

Lista de suspeitas
Confira as denúncias referentes ao Pan que ainda estão sob investigação do TCU:
# Fornecimento de bens e serviços em quantidades diferentes das estabelecidas em contratos
# Modificações de contratos sem a realização de aditivos e a apresentação de justificativas
# Compra de materiais a preços mais altos do que itensde qualidade superior
# Serviços contratados superiores aos medidos pelas equipes do TCU
# Serviços contratados sem que os responsáveiscomprovassem as execuções
# Cobrança em duplicidade de custos administrativos porempresas contratadas
# Superfaturamento no pagamento do aluguel da Vila Pan-americana
# Contratação da solução de controle de acessos baseada na tecnologia RFID, por R$ 26,7 milhões, sem a efetiva utilização — ocorreram menos de 10 acessos durante todo o período dos jogos.

IRREGULARIDADES JULGADAS
Fraude - Falhas na implantação de infraestrutura de natureza temporária e locação de equipamentos para a construção das instalações na Vila Pan-Americana. Os técnicos encontraram diversos itens utilizados nas obras cuja quantidade contratada foi superior à quantidade entregue e utilizada, além de pagamentos em duplicidade e falta de documentação sobre despesas realizadas.

Punição - Por conta das irregularidades, o TCU citou Luiz Custódio Orro, Ricardo Leyser e a empresa Fast Engenharia, para que devolvam aos cofres públicos valor que supera os R$ 16,3 milhões.

Fraude - Superfaturamento dos serviços que envolviam a prestação de serviços de hotelaria temporária na Vila Pan-Americana.

Punição - Por conta das irregularidades, o TCU citou o Consórcio Interamericano e os representantes do governo à época: Ricardo Leyser, José Pedro Valorlotta, José Mardovan e Luiz Custódio Orro, a devolver aos cofres públicos o valor de R$ 2 milhões.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

PITACOS DA 28ª RODADA

Sport x Santos - O time pernambucando está desesperado, enquanto o paulista está desfocado. Empate no Recife. Para desânimo e abatimento das duas equipes. Para o Santos, o empate significa acabar com qualquer sobra de esperança de Libertadores. Vale lembrar que, no final da partida, o duelo deve ganhar ares de dramaticidade e uma das duas equipes pode sair com os três pontos.

Barueri x Santo André - Vou na contramão da tabela, do futebol dos dois clubes e do fator mando de jogo para apostar na vitória do Ramalhão. Ou empate. Para, só assim, continuar sonhando com a permanência na elite em 2010.

São Paulo x Coritiba - O tricolor paulista joga desfalcado e deve passar por um bocado de apuros diante da ascensão do futebol dos paranaenses. Mas, para continuar sonhando com o título, terá (e deve) fazer a lição de casa. Três pontos que soam como obrigatórios, embora não deva ser tão fácil como a tabela sugere.

Fluminense x Corinthians - Jogo morno no Maracanã. O time carioca joga suas últimas esperanças para não ser (novamente) rebaixado. Já o time paulista vai em busca do brilho perdido nalgum canto deste segundo semestre. Mano Menezes promoverá alterações no meio e, acredito eu, surtirão efeitos. E é, no mínimo, prudente que o time carioca preocupe-se com o contra-ataque alvinegro, que pode surpreender na base da velocidade. É esperar pra ver. Mesmo assim, cravo empate no duelo.

Palmeiras x Avaí - O time paulista joga para manter a folga na liderança e deixar o título cada vez mais perto. Ainda que o desfalque de Diego Souza e o bom time catarinense possam complicar os planos de Muricy. Mas time que quer ser campeão tem que superar adversidades. E é isso o que o Palmeiras vem fazendo neste Brasileiro. Vitória apertada no Palestra.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

RIO 2016 - A OPORTUNIDADE ÚNICA PARA UM LEGADO ETERNO! (PARTE II)


Depois de alguns dias de muito ceticismo, de muita hipocrisia (sobretudo bairrista), de muitas falácias e, principalmente, de muita euforia após o anúncio da cidade do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas, chegamos ao momento da verdade. Chegamos enfim, a um momento histórico e que merece ser analisado e esmiuçado com toda atenção possível. Ouso dizer aqui que somos sim a bola da vez (com perdão do trocadilho) no plano global. Nos últimos anos até, e especialmente, de fatores econômicos podemos nos gabar. E não é somente este mero escriba que compartilha desta opinião. Vide as manchetes dos principais jornais do mundo, além da repercussão, do destaque e do prestígio que estamos ganhando lá fora. Ano após ano.

Mas afinal qual o significado real em sediarmos a Copa do Mundo de 2014 e, dois anos depois, as Olimpíadas? Como isso pode influenciar em nossas vidas, e nos projetarmos como o país do século 21? E, ainda, quais os desafios que teremos de enfrentar de agora em diante? Essas são apenas algumas das questões que colocam-se a nossa frente, a partir de agora....

Logo após o anúncio na sexta-feira - e mesmo antes dele - alguns pessimistas de plantão alegavam que o desvio de dinheiro público, o superfaturamento, a devassidão nos contratos, a falta de investimentos em educação, transporte, saúde e segurança pública, eram os principais fatores para serem contrários à candidatura do Rio. Pois bem, vamos por partes.

Quanto aos possíveis casos de corrupção, a resposta é direta e simples. Fiscalização. Assim como também faz-se necessária a criação de uma ONG para vigiar os gastos do Comitê Olímpico Brasileiro. E INDIGNAR-SE e PUNIR de maneira exemplar, quando preciso for. Fica a sugestão. Por outro lado, vale lembrar também que a fiscalização não se faz oportuna e ou essencial apenas agora. E sim, SEMPRE! Algo que muitos de nós, cidadãos brasileiros, sequer nos importamos. E e aí que mora o cerne da emblemática questão.

Vamos então aos motivos econômicos listados. Alguém aí sabe me dizer o que realmente representa essa soma de R$ 26 bilhões para os cofres públicos? Sim, de fato representaria a construção de alguns hospitais e algumas escolas, não sei precisar ao certo. Mas se olharmos sob outro aspecto, é um montante quase que imperceptível para o orçamento da União. Isso para ficar só nele. Vale lembrar que os investimentos no Rio passarão por uma parceria entre Município, Estado e União, além de privados.

Posto isso, o fato é que a realização de uma Olimpíada é importante sob diversos aspectos. Não à toa, muitos países a pleiteiam. E é com essas observações que também devemos nos importar. Formação de novos valores em nossa sociedade (passando por uma mudança nos valores culturais, educacionais, esportivos e até políticos), além da continuidade de uma política de inclusão social por meio do esporte. De quebra, matamos a tese e a voz dos que proclamam que só sobrarão 'elefantes brancos' no Rio. Ou seja, estamos diante de uma oportunidade única de um legado eterno. E para todo o país, não só para o Rio.

É claro que no discurso tudo soa muito bonito, digno de um patriotismo talvez utópico. Na prática é que as coisas se complicam. Mas eu ainda prefiro acreditar. No presente e no futuro. Esse é apenas um lado da história que iremos conferir e ser parte dela pelos próximos sete anos. O caminho é árduo, longo e exige esforço, trabalho, dedicação. Mas exige, acima de tudo, que façamos parte dele e abracemos a esta causa. Pois só assim nós livraremos de nossos complexos enquanto nação. A conferir....

domingo, 4 de outubro de 2009

BRASILEIRÃO - BALANÇO DA 27ª RODADA


QUEM SEGURA?

No jogo mais aguardado da rodada, o clássico entre Palmeiras e Santos, um primeiro tempo de dar sono. E uma segunda etapa de deixar qualquer alviverde ainda mais crente no penta. No fim, uma vitória incontestável do líder por 3 a 1, e de virada. O Palmeiras chega aos 53 pontos, mantém cinco de vantagem na ponta e embala no momento certo. E já começa a fazer as contas para o título.

É verdade também que o time de Muricy Ramalho foi até à Vila com uma clara missão - trazer ao menos um ponto de lá. E foi atrás disso que os comandados alviverdes se dispuseram em campo. E, para melhorar, trouxeram mais dois pontos de lambuja na conta. Um resultado para palmeirense nenhum botar defeito. E se, por um lado, o duelo trazia o embate particular entre Luxa/Teixeira e Muricy/Beluzzo, por outro, fica cada vez mais claro que o time da Baixada precisa aspirar a novos ares. Principalmente administrativos.

O JOGO
Um primeiro tempo pífio, sem sequer um lance que mereça destaque, a não ser pelo belo posicionamento defensivo do lado verde. Obra esta, é claro, de Muricy Ramalho, o rei dos pontos corridos. Não à toa, a defesa palmeirense é a menos vazada do campeonato, juntamente com a são-paulina.

Nem mesmo a arbitragem apareceu para roubar as atenções (algo raro nas últimas rodadas), de tão monótomo que estava o clássico. Afora isso, vale destacar as contusões de Fabão e de George Lucas, que obrigaram Luxemburgo a queimar duas alterações logo de cara. Isso porque foi com menos de 30 minutos de jogo.

Mas no segundo tempo tudo mudou. Para esperança de tricolores, atleticanos, goianos e colorados, o Santos saiu em busca da vitória e o Palmeiras se defendia com valentia e esperava pelos contragolpes. No entanto, logo aos nove minutos, o time de Luxemburgo abriu o placar com Luizinho, em belo chute na entrada da área. E assim obrigou o Palmeiras, que andava lá meio desinteressado, a sair pro jogo.

EMPATE E VIRADA ALVIVERDE
Mas logo depois, aos 18, Diego Souza - sempre ele - empatou de cabeça, depois de cruzamento de Figueroa. Um gol que incendiou a partida. E que deixou o jogo aberto, finalmente emocionante. O Santos queria a vitória. O Palmeiras se segurava sem se afobar, e jogava como equipe líder, como time pretenso, campeão.

Aos 27, veio a virada. Robert, que havia entrado minutos antes no lugar de Obina, foi o autor. No lance, a zaga santista deixou Diego Souza dominar dentro da área. Um erro simplesmente fatal. O meia balançou, tirou dois marcadores, e cruzou rasteiro. A bola atavessou a área e achou Robert sozinho. De carrinho, ele só teve o trabalho de escorar.

Menos de cinco minutos depois, o golpe de misericórdia. Em uma enfiada preciosa de Cleiton Xavier para Robert, o atacante ganhou na disputa com Triguinho e tocou por entre as pernas do goleiro santista. Vagner Love só teve que empurrar para a rede, fechando o placar do clássico.

A partir daí ao Palmeiras só restava esperar o apito final. Mas não antes da torcida palmeirense já antecipar o grito de "campeão", e em plena Vila Belmiro. Porque afinal, o título ganha contornos de realidade a cada dia, rodada após rodada. No páreo, talvez apenas o São Paulo ainda seja capaz de arrebatar o penta alviverde e o tetra de Muricy. Mas para isso, terá de ser quase perfeito. Além de ainda contar com a sorte ou o acaso de derrotas e de tropeços alviverde. Uma combinação que, convenhamos, soa como improvável jogo após jogo.

VIRADA ÉPICA NOS AFLITOS

Já no Recife, o São Paulo conquistou uma virada heróica ao bater o Náutico por 2 a 1, mesmo com dois jogadores a menos durante boa parte do jogo. A vitória conquistada no meio da semana, na quarta-feira, serve para recolocar a equipe de Ricardo Gomes na luta pelo título, embora o Palmeiras não dê sinais de que irá esmorecer. Muito menos, perder a ternura. Por fim, as preces dos torcedores tricolores ao Santos, de nada adiantou.

DERROTA ALVINEGRA NO PACAEMBU

E no Pacaembu, diante de 30 mil torcedores, o Corinthians escorregou mais uma vez e perdeu por 3 a 1 para o Atlético - PR. Um tropeço tremendo que relegou a equipe de Mano Menezes ao segundo plano no campeonato, fato impensável há cerca de três meses. Até mesmo para aqueles mais pessimistas. Nem mesmo a estreia de Edno serviu para animar o torcedor alvinegro. Pelo contrário, diga-se ainda.

Um jogo para servir de exemplo ao treinador Mano Menezes. Ainda que sob o aspecto extremamente negativo. Rearrumar a casa é preciso.

*créditos das fotos: Agência Estado

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

RIO 2016; A OPORTUNIDADE ÚNICA PARA UM LEGADO ETERNO!


O sonho olímpico do Rio de Janeiro como cidade-sede enfim, foi concretizado hoje. Confesso que fiquei emocionado com o anúncio. A primeira parte do projeto foi concluída com maestria. E o resultado foi uma lavada, sob todos os aspectos. Inclusive na apuração, que teve 66 votos para o Rio contra apenas 32 de Madri.

Ao Rio de Janeiro e ao Comitê Organizador, quero deixar registrado os meus parabéns. Ao Brasil, a escolha pode ser vista como a oportunidade para investimentos em infra-estrutura e, principalmente, uma possibilidade única do esporte ser tratado com a atenção e o respeito que merece. Problemas também virão, é verdade. Essa é uma outra discussão que teremos de aprimorar com o tempo e encontrarmos as soluções que nos cabem.

O fato é que a escolha do Rio para 2016 é um marco. Talvez mais um daqueles indícios (que muitos relutam em não enxergar) de que estamos deixando para trás aquele eterno dito popular sobre o "país do futuro". E, quem sabe, estamos passando enfim, a ser a país do presente.
*crédito da foto: Editoria de Arte Globo Esporte.com