quinta-feira, 30 de julho de 2009

O MAIOR DA HISTÓRIA!!!!!


A natação brasileira tem uma nova lenda (talvez a primeira da história mundial), César Cielo - vencedor dos 100m livre no Mundial de Natação em Roma, em prova que foi disputada há poucos instantes. E de quebra, o brasileiro ainda bateu o recorde mundial da prova com o tempo de 46s91.

Depois de 27 anos, o Brasil volta ao lugar mais alto do pódio no Mundial da categoria. A outra única vez em que isso aconteceu foi com Ricardo Prado nos 400m medley, em 1982. Mas Cielo também detém a única medalha de ouro de um nadador brasileiro em Olimpíadas (nos 50 m livre), feito que já o torna o maior de todos os tempos.

Cielo ainda busca no sábado a sua segunda medalha no Mundial. E será em sua prova favorita, os 50 m livre. Vem mais uma medalha por aí?
De qualquer forma, os feitos do nadador já são dignos de uma palavra; I-M-O-R-T-A-L. Parabéns César Cielo; o maior nadador brasileiro de todos os tempos!

* crédito da foto: Agência Reuters

BRASILEIRÃO - RESUMO DA RODADA


GRIPE ALVIVERDE

Os torcedores palmeirenses estão sorridentes, entusiasmados, eufóricos até. E motivos para isso eles têm. E de sobra. Afinal, se ano passado o Palmeiras pecou, neste a história pode ser diferente.

Com Muricy no lugar de Luxemburgo, além de economizar, o clube palestrino pode vislumbrar um título que não conquista desde 1994. A trilha ainda é longa, mas há sim motivos para crença na façanha. Embora a tabela, deste fim de 1º turno, não seja nada agradável.

E, ao mesmo tempo em que gargalham e se orgulham do bom momento em campo, os palmeirenses também rezam. Rezam para o mês de agosto acabar. E Diego Souza ficar. O exemplo do ano passado ainda está vivo na memória. E muito.

BURRO À SOMBRA

Não pude assistir ao jogo de ontem entre Palmeiras x Fluminense. Embora fosse o jogo da noite que tinha minha preferência. No fim, me contentei em ver o empate entre Santo André x Corinthians. E foi duro engolir a apresentação do time de Mano Menezes.

Mas, verdade seja dita, o Corinthians está tranquilo. E o que deixa os torcedores alvinegros ainda mais confortáveis é a serenidade de seu treinador. Mesmo em um momento de transição como este. Bons ventos ainda sopram no Pq. São Jorge. Não agora, nesses próximos jogos que fecham o 1º turno. Mas em breve. Podem apostar.

E TODOS SAÍRAM GANHANDO

Muricy no Palmeiras, Luxa no Santos. A exemplo do time palmeirense, a equipe santista apresenta melhoras. Embora não tão convincentes quanto à alviverde é verdade. Os altos e baixos ainda persistem. Mas nada como dar tempo ao tempo. E, nessa toada, o Santos ainda pode sonhar com Libertadores.

DESAFIO INDIGESTO NO MORUMBI

Para finalizar, o São Paulo - jogando em casa - terá um difícil desafio na noite de hoje, o sempre indigesto Grêmio de Porto Alegre. Apesar do pífio retrospecto como visitante (apenas 1 ponto de 18 disputados), os gaúchos devem dar trabalho.

E pensando bem, e voltando ao tema da coluna acima, nem todos saíram ganhando. Apesar do evidente desgaste pelo qual passava Muricy à frente do São Paulo, o que deve ter tido de torcedor tricolor sentindo uma pontinha de ciúme (ou de saudade) ao ver o treinador vestindo agasalho verde ontem, não foi nada normal. Sinal dos tempos....
* créditos das fotos: Agências Estado e Lancenet!

terça-feira, 28 de julho de 2009

A POSSÍVEL LISTA DE DUNGA PARA 2010


No próximo dia 12, a seleção de Dunga faz um importantíssimo amistoso diante da temida Estônia, tradicional escrete europeia. O confronto será essencial para alguns jogadores provarem seu valor ante um adversário do mais alto nível (penúltima colocada em seu grupo nas Eliminatórias). E a novidade na lista anunciada hoje por Dunga é a presença do atacante Diego Tardelli, um dos destaques deste início de Brasileiro. Surpresa esta um tanto quanto embaraçosa, diga-se de passagem*.

Ironias à parte, o fato é que o amistoso (que serve muito mais para engordar a já gorda conta da CBF e de seu eterno presidente Ricardo Teixeira), também nos oferece parâmetros para tentar adiantar os prováveis convocados de Dunga à Copa de 2010. Dos 22 convocados pelo técnico brasileiro, pelo menos 12 jogadores já têm seu passaporte assegurado para a África do Sul.


Vamos então aos nomes. São eles - o incontestável Júlio César, os laterais Maicon e Daniel Alves, os zagueiros Lúcio e Juan, os meias Gilberto Silva (vaga cativa, apesar dos muitos protestos), Felipe Melo (crédito e méritos para Dunga), Elano (presença certa em todas as convocações do treinador), Júlio Baptista (por sua versatilidade) e Kaká, além dos atacantes Robinho e Luís Fabiano. Desses 12 jogadores só mesmo uma catástrofe ou uma grave lesão para tirá-los da lista final de Dunga.

Posto isso, restam ainda 11 vagas (nove jogadores de linha e mais dois goleiros). Algumas estão quase definidas, outras ainda não. Na lateral esquerda (a grande dúvida da seleção desenhada por Dunga até agora), André Santos parece ter caído no gosto do treinador e caso não faça nenhuma besteira deve ficar com uma das vagas. Enquanto isso, Marcelo recebe nova chance. Já Kléber, em decadência, terá que jogar muito mais do que vem jogando para participar do Mundial. Gilberto, recém-contratado pelo Cruzeiro é outro que pode (re)ssurgir em breve. Dentre todos esses nomes, ainda fico com o de Fábio Aurélio do Liverpool, que nem chance teve. Gostos são gostos. E muitas vezes viram desgostos.

Na zaga, Miranda, Thiago Silva, Alex (o do Chelsea) e Luisão brigam pelas duas vagas restantes. Os dois últimos, talvez, com mais chances. EM TEMPO: Alex está machucado, razão - provável - pela qual se explica sua ausência no amistoso.

Mas é no meio onde a dúvida se acentua. Ramires tem tudo para ficar com a sexta vaga (cinco já estão praticamente definidas). Teríamos então mais duas sobrando. E a lista é grande. Lucas (Liverpool), Anderson (Manchester United, outro que está machucado), Kléberson, Josué, Diego e Ronaldinho Gaúcho aparecem na briga. E porquê não Cristian e ou Pierre?!?!? Afinal, Gilberto Silva estará com 34 anos na Copa e precisa de um substituto imediato. Josué o faz as vezes. Mas pode ganhar um dos dois como concorrente. Nesse caso sobraria apenas uma única vaga para ser definida entre os demais. Dunga aposta na recuperação de Ronaldinho. Mas Diego também pode fazer uma grande temporada em seu novo clube, a Juventus, e aí a briga embola. Ou seja, a conta não fecha. Os demais são azarões.

No ataque a situação também é delicada. Alexandro Pato vem perdendo espaço. Nilmar depende de boa temporada no Villarreal para confirmar seu lugar. Adriano e Ronaldo, em boa forma, podem cravar uma das duas vagas restantes. Tardelli se vê praticamente sem chances (*confesso que ainda não compreendi direito as razões de sua convocação). Kléber do Cruzeiro corre por fora. Jô, Rafael Sóbis, Afonso, meras invencionices do técnico brasileiro.

Já no gol vejo quatro nomes na disputa. Os 'europeus' Gomes e Doni disputam com Victor do Grêmio e Felipe do Corinthians. Hélton (do Porto) e Marcos correm por fora.

Hoje a situação se apresenta desta forma. Mas até o meio do ano que vem ainda há tempo para algumas surpresas. Nada, no entanto, que deva modificar muito o pensamento do treinador brasileiro. Afinal, Pelés, Zicos, Romários e Ronaldos só aparecem de tempos em tempos. E por tudo o quê fizeram (ou ainda faz, no caso de Ronaldo) merecem a menção no plural. Sempre...

segunda-feira, 27 de julho de 2009

PASSEIO VERDE EM PRUDENTE!


Muitos esperavam um jogo difícil, truncado e respeitável por ambas as partes. Antes mesmo do apito inicial as escalações também apontavam nesse sentido, com o lado verde congestionado com três volantes (e só um atacante) e o corintiano com Diego (que é zagueiro de origem), mais uma vez na ala esquerda. E, tal tese ficava ainda mais evidente, quando o Fenômeno se machucou antes mesmo dos 20 minutos e saiu para dar lugar a Moradei, outro volante. Mano perdia no meio-campo e enxergava isso. Mas a solução virou exceção. Em campo, um Corinthians disperso e um Palmeiras concentrado. E quando todos esperavam um jogo morno, Obina tratou de apimentar o clássico e massacrar o arquirrival.

O Palmeiras foi superior durante toda a primeira etapa. Mandou bola na trave, fez gol impedido (anulado acertadamente, ainda que por milímetros), exigiu defesas de Felipe, enfim, buscava a vitória. Até que aos 32, veio a recompensa. Pierre avançou pelo lado esquerdo da defesa alvinegra e cruzou no meio da área. Obina foi mais rápido que Chicão e, de peixinho, fez um lindo gol. O primeiro da trinca que viria do atacante palmeirense. O mais bonito deles, aliás.

Resultado merecedor para a equipe que fazia jus ao maior clássico paulista. Sem Ronaldo em campo, o Corinthians cambaleava. E nada criava.

No segundo tempo, a equipe de Mano Menezes voltou melhor. Assumiu as ações do jogo e buscava o empate. Igualdade que quase veio com Douglas, em chute perigoso de fora da área. E quando o Corinthians ameaçava a superioridade alviverde na partida, Chicão fez pênalti infantil em Cleiton Xavier e acabou com as pretensões alvinegras. Na cobrança, Obina (de novo ele) converteu e ampliou a vantagem palmeirense.

E, menos de dez minutos depois, o artilheiro decretou a vitória verde no dérbi paulista. Ainda houve tempo para Alessandro ser expulso de forma bisonha após entrada dura em um oponente.
Quando muitos apostavam em um empate ou em um jogo difícil, Obina tratou de simplificar as coisas. O Palmeiras vence, com justiça, chega à segunda colocação (perde apenas no saldo de gols para o líder Atlético - MG) e derruba o rival na tabela. E se firma como candidato ao título. Candidatíssimo aliás. Talvez hoje, apenas o Corinthians possa bater o arquirrival em busca do quinto título brasileiro. Poderia porque, no entanto e por alguns dias, a festa e a empolgação serão totalmente do lado verde. Até quando e se haverá quando, só o tempo dirá.
* crédito da foto: Agência O Globo

OBS: Até a hora do almoço, irei atualizar os outros jogos da rodada. Embora motivos para comemoração só mesmo o São Paulo tenha nesta 14 rodada. E o Palmeiras ainda mais, é claro.

RESUMO DA RODADA


ASCENSÃO TRICOLOR

E em Barueri, o time da casa recebeu o São Paulo, atual campeão da competição e querendo provar que pode mais do que a tabela sugere neste momento. E, depois de quatro meses de seca, o time do Morumbi, enfim, voltou a ganhar fora de casa. E para melhorar ainda mais a situação, o resultado veio contra um rival em ascensão no campeonato e, para muitos, a grande surpresa da competição até agora. Vitória do time de Ricardo Gomes por 2 a 1, com gols de Washington e André Dias. Para os donos da casa, Ralf descontou.

O Barueri, que tinha apenas uma derrota em 13 rodadas, conheceu o seu primeiro revés em casa. E caiu para a sétima posição, com os mesmos 22 pontos com os quais havia começado a rodada. Para o São Paulo, um alento. O time soma agora 18 pontos, é o 11º colocado e volta a sonhar com vôos maiores no Brasileiro. E a esperança é de dias melhores para os tricolores. O próximo desafio será o Grêmio, quinta-feira no Morumbi.

DERROTA NA VILA BELMIRO

Já o Santos revive sua sina de altos e baixos neste Brasileiro. Ontem o time de Luxemburgo foi derrotado em casa pelo Flamengo, de virada por 2 a 1, gols de Adriano e um contra de Pará. Para o time da Baixada, Róbson abriu o placar em chute de fora da área.

Com isso, o Santos foi ultrapassado pelo próprio time carioca na tabela e caiu para a 12ª posição, com 17 pontos. A meta dos paulistas ainda é alcançar o G-4, mas do jeito que a coisa anda.

REVÉS NO OLÍMPICO

Fechando a conta paulista, no sábado, o Santo André foi derrotado pelo Grêmio no Olímpico por 3 a 2. Pior para o time paulista que despencou para a 13ª posição, a que fecha a zona de classificação à Sul-Americana. O que convenhamos é o máximo que o clube paulista pode atingir neste nacional.
* crédito da foto: Agência Vipcom

sexta-feira, 24 de julho de 2009

"AQUI É TRABALHO MEU FILHO!" - OS DESAFIOS DE MURICY NO PALMEIRAS


Depois de muitas idas e vindas, Muricy Ramalho, enfim, foi apresentado na manhã desta sexta como novo técnico do Palmeiras. Após recusar a primeira sondagem feita pelo clube palestrino, o treinador aceitou a proposta alviverde e pegou todos de surpresa com a notícia no começo desta semana. O salário até agora não foi revelado, mas deve alçá-lo à condição de técnico mais bem pago do país, posto que antes pertencia a Vanderley Luxemburgo quando o mesmo atuava no Palmeiras e recebia em torno de R$ 700 mil (isso mesmo R$ 700 mil!)*. Muricy, muito provavelmente, não irá ganhar todo esse absurdo.

Mas a questão salarial é o que menos importa. Para grande parte do torcedor palmeirense, a decisão em contratar Muricy foi acertada, mesmo com o bom trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo interino Jorginho. A derrota do time palmeirense para o Goiás, curiosamente, foi benéfica para Muricy assumir o time, já que tira um pouco da pressão por resultados imediatos. O que, no caso, vinha ocorrendo com o time comandado por Jorginho.

Resta saber como será de agora em diante a relação - torcida (incluindo aí a famosa "turma do amendoim") e Muricy Ramalho. E, dentro de todo esse enredo, ainda tem o famoso "caso do gás" no Palestra, a ligação histórica e afetiva com o rival (no caso o São Paulo), a demora no acerto, o suposto interesse do treinador em assumir o Internacional, a falta de paciência do torcedor palmeirense, ansioso por títulos (e pela falta deles), entre outras coisas.

Currículo respeitável o técnico possui (inegavelmente). Particularmente, acredito que a decisão em contratá-lo foi mais do que acertada. Mas a pressão sobre ele (e sobre resultados) será imediata. Falta saber ainda se Muricy conseguirá passar por essa série de empecilhos que já se apresentam a ele. A conferir...

*EM TEMPO: Luxa ganhava cerca de R$ 530 mil em carteira, mais R$ 170 mil por fora de luvas. Nos bastidores do Parque Antártica, cogita-se que Muricy ganhará R$ 450 mil mensais.
* *crédito da foto: Lancenet!

PITACOS DA 14 RODADA


Grêmio x Santo André - Vitória gaúcha.

Santos x Flamengo - Segunda vitória de Luxa no comando santista.

Barueri x São Paulo - Empate na Arena. Se bem que (ainda) não acredito na recuperação são-paulina. Apesar do bom jogo na última quarta-feira.

Corinthians x Palmeiras - Empate (de novo) em Prudente. * UPDATE: Mas ainda enxergo um leve favoritismo alvinegro para o clássico. Mesmo com as saídas de André Santos e Cristian...

Bem, esses são os meus. E os seus palpites, quais são???

quinta-feira, 23 de julho de 2009

COMUNICADO - TOP 100


Caros leitores internautas!
É com imensa satisfação que lhes passo este comunicado e anuncio que estamos entre os 100 blogs mais votados na categoria Esporte. Em breve, o resultado será anunciado. E, no geral, também (e ainda) estamos entre os 100 BLOGS MAIS ACESSADOS DO PORTAL TOP BLOG. Peço apenas que vocês continuem apoiando esta iniciativa. Afinal sem vocês nada disso seria possível.
Um abraço a todos,
Administrador do blog.
OBS: Para quem quiser conferir a lista é só acessar o endereço http://www.topblog.com.br/top.php

NOVO QUADRO - TWITTADAS


Aê pessoal!

A partir de agora irei colocar aqui alguns dos meus Tweets (do Twitter) relacionados ao futebol brasileiro. Não é nenhuma inovação, até porque alguns colunistas - blogueiros já fazem isso. Espero que gostem. E para quem deseja me seguir no TWT é só clicar no primeiro ícone na barra do lado direito.

Um abraço a todos.

TWEETS (dos dias 22 e 23 julho - em ordem cronológica).

- Douglas praticamente vendido para o futebol árabe. Desmanche sendo seguido à risca....

- Os valores envolvendo a transação ainda não foram divulgados. A diretoria corintiana ainda não confirma o acordo.....

- Dentinho é o próximo da lista.....Querem apostar???

- E tb ficou com 20% (não se sabe ainda se sobre o lucro ou não) numa futura venda dos dois jogadores pelo Fenerbahçe

- Com relação à venda de Cristian, o Timão havia comprado semana passada a parte referente ao Atlético - PR (33,3%)

- Aê pessoal! Tenho que dar o crédito ao Benjamin Back do Lance! Foi ele quem divulgou a negociação de Douglas em primeira mão...

- http://www.blogdobaqueta.blogspot.com/ - DESABAFAR É PRECISO - Um breve relato sobre a decadência do futebol brasileiro...

- A pergunta q não cala - "Qual será o salário de Muricy Ramalho no Palmeiras???

- @51area RT - "A mulher existe pra ajudar o marido a resolver os problemas que ele não teria se fosse solteiro" - Machista, mas mto boa

- Outra pergunta que não cala - "Como será que anda a cabeça de Mano Menezes com o iminente desmanche corintiano?"

- E aí o q será q o leviano dirigente colorado está pensando hj?!?!? "Em todo erro a favor do Inter, meu nome será evocado"....

- Tenho que registrar também a melhora são-paulina. E a derrocada colorada....

- E já tem imprensa pedindo titularidade para o garoto Neymar. Como adoram um oba-oba, dio mio.....

- Será que Muricy estava torcendo por uma derrota palmeirense ontem?!?!?!?!? É possível, porém improvável.....

quarta-feira, 22 de julho de 2009

PITACOS DA RODADA

Santo André x Cruzeiro - Vitória mineira.

Flamengo x Barueri - Surpresa paulista no Maraca.

Santos x Atlético - PR - Luxa reestreia com vitória.

Internacional x São Paulo - Vitória colorada.

Goiás x Palmeiras - Empate no Serra Dourada (ou será que Jorginho conhecerá sua primeira derrota no comando alviverde?).

Corinthians x Vitória - Alvinegro desfalcado contra o embalado time baiano? Empate.

UPDATE - COMUNICADO

Pois bem pessoal!
O desmanche corintiano se concretizou de vez. Douglas está sendo negociado com o futebol árabe (neste exato momento). Os valores da transação ainda não foram divulgados e nem mesmo a transferência foi confirmada pela direção corintiana. E não deve parar por aí. Mais detalhes no Twitter. É só clicar e seguir minha página na rede de microblogs.
Um abraço a todos,
Administrador do Blog.

terça-feira, 21 de julho de 2009

DESABAFAR É PRECISO!!!!!


O futebol tupiniquim é mesmo intrigante. Somos a melhor escola de futebol do planeta. Pentacampeões mundiais. Praticamente hegemônico em títulos. Temos os maiores e melhores craques do mundo. Tanto em quantidade como em qualidade. E isso vem de longa data, desde que o futebol começou a se transformar no esporte mais apaixonante da Terra. Posto que não só ocupa até hoje, como vem aumentando ainda mais esse percentual.

Como país também somos sim uma potência - ainda que emergente. Nossa economia é uma das dez maiores do mundo e conquistamos resultados expressivos no mundo globalizado. Não me apego aqui a questões políticas, e sim à capacidade competitiva que estamos construindo ao longo dos anos. Posto tudo isso, podemos dizer que temos um cenário perfeito para termos um futebol competitivo, rentável e auto-sustentável, certo? Errado, caro leitor. Completamente errado...

Estamos longe disso. Muito longe, aliás. Nossos ídolos se dissipam com facilidade e velocidade impressionantes. Bastam algumas boas atuações em nossos clubes de ponta e já aparecem as especulações, que depois acabam se concretizando. Perdemos nossos jogadores para Rússia(!), Ucrânia (!), Turquia(!), Grécia(!), entre inúmeros outros países de menor expressão e até mesmo para os árabes que resolveram participar do jogo nos últimos anos. Isso sem falar nos grandes centros da Europa. A situação chega a soar como vergonhosa, humilhante até.

Os clubes brasileiros padecem hoje de uma anomalia crônica. Fruto de décadas e décadas de má administração, falta de visão, de estrutura e, principalmente, de dinheiro (que por sinal é a raiz de todos os outros problemas listados). E por aí vai...

Afora a questão geopolítica, a verdade é que ainda não conseguimos engatar um modelo sustentável para o futebol brasileiro. Estamos longe disso. E vou além, não há hoje UM único clube no futebol brasileiro que não dependa da venda de seus jogadores para conseguir se manter. Digo e repito; incluo TODOS os clubes nessa situação de calamidade. Essa é nossa triste realidade. É só compararmos o faturamento (e o lucro) que os clubes europeus apresentam com as cifras dos clubes brasileiros.

É claro que na Europa há a Liga dos Campeões (a mais rentável do planeta, à exceção da Copa do Mundo), há ainda a questão da proximidade entre os grandes centros econômicos, como também há os investidores em potencial - os chamados magnatas da globalização que agora "brincam" de injetar dinheiro em clubes sem grande expressão. Mas daí a aceitarmos esse modelo maléfico que impera hoje no país é ultrajante.

Nossos clubes viraram barrigas de aluguéis. Meras vitrines para empresários colocarem seus produtos à venda. Fatias e mais fatias. Cifras e mais cifras. Pequenas e irrisórias cifras. Enfim, um novo modelo é preciso. E urgentemente necessário. E assim segue nossa sina....

* Vitor Hugo Baqueta é jornalista e corintiano. Pretendia comprar a camisa alvinegra de número 6, mas agora não mais....

segunda-feira, 20 de julho de 2009

UPDATE - COMUNICADO

Aê pessoal!!
Peço desculpas, mas infelizmente não terei como atualizar o blog ainda hoje. Estou em fechamento de jornal e a correria está grande. Espero que compreendam.
Um abraço a todos,
Administrador do blog.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

ANÁLISE - O JOGO (DE PALAVRAS)

Passadas 11 rodadas do Brasileiro algumas características - até então latentes - estão ficando mais claras para os clubes paulistas. Pelo menos até agora (ou seja, momentaneamente*).Tentei expressá-las por meio de uma única palavra. O divertido resultado você irá conferir agora.
* Confuso isso não?!?!?!?!?

São Paulo - Letárgico (no sentido de apatia).

Corinthians - Acomodado (até quando e onde isso vai só o tempo dirá).

Palmeiras - Surpreendente (pelo menos para mim).

Santos - Aflito (Achei desesperado forte demais - ainda).

Barueri - Extasiado (sonhando até mesmo com Libertadores).

Santo André - Figurante (e sem possibilidade de tornar-se figurão).

E aí, concorda com este rabisco ou não?

quarta-feira, 15 de julho de 2009

PITACOS DA RODADA


Santos 2 x 2 Barueri

Flamengo 3 x 1 Palmeiras

Atlético-MG 1 x 1 São Paulo

Corinthians 3 x 1 Sport

Santo André 3 x 1 Atlético-PR

Cruzeiro 1 x 1 Estudiantes (no tempo normal) *
OBS: Palpites pessoal, meros palpites.
* Lembrando que na final, excepcionalmente, não vale o critério do gol feito fora de casa para determinar o campeão da Copa Libertadores. Ou seja, em caso de novo empate a decisão vai para a prorrogação e, caso o empate permaneça, pênaltis.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

BRASILEIRÃO - RESUMO DA RODADA


GOLEADA ALVIVERDE

Jogando no sábado em casa, o Palmeiras não tomou conhecimento do desespero do Náutico e tratou logo de golear a equipe nordestina, 4 a 1. Mesmo com um técnico ainda interino (que não só pode como deve ser efetivado no cargo, junto com Evair como assistente), o Verdão sufocou os visitantes desde o início com direito a dois gols em menos de 30 minutos.

Nem mesmo a forte chuva que caiu no Palestra foi capaz de esfriar o ímpeto palmeirense que prosseguiu na toada e fez mais dois no segundo tempo. O Palmeiras ganhou mais uma e chegou a 10 jogos invicto, uma marca animadora para este primeiro quarto de Brasileiro. O próximo jogo será diante do Flamengo no Maracanã, um desafio indigesto para os paulistas.

DERROTA NO OLÍMPICO

E o Corinthians sofreu no Sul o maior revés da era Mano Menezes, 3 a 0 para o Grêmio com direito a gritos de olé da torcida tricolor ainda no primeiro tempo. Apática (e até soberba) em campo, a equipe paulista não foi nem sombra daquela que encantou a seus torcedores no primeiro semestre do ano.

Uma acomodação previsível, também é verdade. Mas que pode tirar o clube da disputa pelo título brasileiro antes mesmo de acabar o primeiro turno. Afinal, já são quatro derrotas até agora e sete pontos de distância para o líder Atlético - MG, algo que mereça ser considerado. Quinta-feira é o jogo perfeito para recuperar-se na tabela e voltar o foco no campeonato. O adversário é o agora desfigurado - e outrora temido - Sport Recife....

EMPATE AMARGO

Já o São Paulo segue sua sina deste início de Brasileiro - foi mal em campo e não conseguiu vencer o Flamengo mesmo jogando em casa. Empate por 2 a 2, em partida polêmica e recheada de erros de arbitragem. Ricardo Gomes optou por três zagueiros, mas que ainda no primeiro tempo viraram dois, após a expulsão prematura de Renato Silva.

Verdade também que o time paulista se superou no segundo tempo e, mesmo com um a menos, foi buscar o empate que até poderia ter virado vitória no fim do jogo se o árbitro marcasse um pênalti claro em Washington. Mas como não deu, o jeito é contar os dias para o retorno de Rogério Ceni. E, quem sabe junto com ele, o time são-paulino reencontre também o bom futebol.....

DESASTRE NA BAHIA

E em Salvador o Santos sofreu uma sonora goleada para o Vitória - 6 a 2. Um apagão logo no início do jogo permitiu ao time baiano marcar quatro gols em menos de 30 minutos e já definir a partida.

O time de Mancini ainda foi em busca da reação e fez dois gols. Mas o leve e rápido time nordestino fez mais dois no contragolpe e liquidou a fatura. E a fritura do treinador santista, que antes era em banho-maria, esquentou de vez...

CAÇULAS EM ALTA

Enquanto os grandes penaram nessa rodada (à exceção do Palmeiras), quem saiu-se muito bem foram os caçulas Santo André, que bateu o Fluminense por 1 a 0 no Rio e o Barueri que venceu com sobras o Coritiba por 3 a 1 e já figura na quinta posição do campeonato. Um começo de Brasileiro mais do que surpreendente para os dois clubes...
* créditos das fotos: Agência Estado

terça-feira, 7 de julho de 2009

CORNETADAS DO DITO!!!


Aê pessoal!!! Preparem as cornetas, o espírito, a ironia e o bom-humor....

DESPREZO HERMANO

Não bastasse perder a decisão, a cabeça e tudo o quê tinha direito na Copa do Brasil para o Corinthians, o argentino D'Alessandro ainda desdenhou de seu futebol e, pior, do país e do próprio clube onde joga. Na berlinda depois de duas atuações ruins (uma desastrosa até), e ao ser questionado sobre o que estava acontecendo com seu futebol, ele me sai com esta. "Se estivesse bem sempre, não estaria jogando no Brasil".
Mas, pensando bem, sabe o que é pior de tudo? É que o argentino tem absoluta razão.

SEGUINDO À RISCA

Tudo bem que ainda é muito cedo para se dizer, tudo bem que o São Paulo possui alguns bons jogadores, mas já há um burburinho pelas ruas sobre uma possível derrocada tricolor. E, dizem por aí que o fundo do poço é lá embaixo mesmo. Aquele mesmo no qual já estiveram Corinthians e Palmeiras. Eu, particularmente, ainda não acredito nesta hipótese. Mas a atuação desastrosa ante o Coritiba me fez recordar muita coisa. Ou seja, o roteiro está sendo seguido à risca. E olha que eu posso dizer isso com propriedade...

LÍNGUA AFIADA

Em entrevista ao programa 'Bem Amigos' da Sportv, Ronaldo (mais uma vez) roubou todas as atenções. Falou sobre a conquista da Copa do Brasil, sobre (a falta) de estrutura do Corinthians, sobre sua (possível) permanência em 2010, mas dois fatos merecem destaque. Além de cutucar a torcida do Flamengo ao dizer que no Pq. São Jorge especula-se que a torcida alvinegra seja maior do que a carioca, Ronaldo também disse que o presidente Lula é quem mais tem ajudado o Corinthians nesse momento - (Espanto geral da plateia!). Mas comedido como sempre em entrevistas, o craque logo tratou de assentar a poeira. Segundo ele, não há envolvimento financeiro não, apenas indicações de empreiteiras e tudo mais. Ahhhh tá!

INCÔMODAS PERGUNTAS

E agora pra finalizar as 'cornetadas' da semana, as perguntas que não querem calar. Até quando a diretoria do Palmeiras irá esperar pela resposta de Muricy Ramalho? Até a decisão da Recopa-Sul-americana? É isso então, esperar para ver se o Inter quer o treinador ou não? Cada uma viu...
E a laranja podre do Santos, alguém aí sabe me dizer se já foi achada?

O PROFETA
Acho que nem preciso dizer nada né?!?!?!? A foto aí ao lado já diz tudo....
* Crédito da foto: Globoesporte.com
UPDATE: O Corinthians nem bem ganhou a Copa do Brasil e a imprensa paulista já começa a montar o 'esquadrão' corintiano para 2010. Deco, R. Gaúcho, Carlitos Tevez, Lúcio, Dida, Riquelme e por aí vai. Essa imprensa não se emenda mesmo....

segunda-feira, 6 de julho de 2009

BRASILEIRÃO - RESUMO DA RODADA


PALMEIRAS NO TOPO

Jogando em Florianopólis contra o Avaí, o Palmeiras conquistou ontem importante vitória por 3 a 0, dois gols de Obina e um de Cleiton Xavier. Com o triunfo, o time paulista chegou aos 16 pontos e agora ocupa a quarta posição na tabela. E acumula uma série invicta de nove jogos, com seis empates e três vitórias.

Bela vitória para acalmar os bastidores do Palestra e anunciar nesta semana a chegada de seu novo comandante. O nome de Muricy ganha força, afinal não restaram alternativas e nem plano B. É esperar (e torcer) pelo sim do treinador tricampeão brasileiro.

DERROTA EM CURITIBA

Já o São Paulo foi até Curitiba e trouxe um resultado que vem se tornando rotina nos jogos como visitante em 2009, derrota. Desde março, o clube não conquista uma vitória fora de casa. No total já são nove jogos (e seis derrotas). E o resultadode ontem não foi diferente - 2 a 0 para o Coritiba e primeiro revés da era Ricardo Gomes no Morumbi. E o clube paulista despencou para a 14ª posição na tabela de classificação.

RECUPERAÇÃO NA VILA

O Santos conseguiu afastar o mau momento que a equipe vinha tendo no Brasileiro com uma vitória no sufoco sobre o Sport, por 1 a 0 em plena Vila Belmiro. O gol salvador, de Paulo Henrique, saiu só aos 44 minutos da etapa final. Vitória importante para recuperar-se na tabela, aliviar a tensão que ameaçava se instalar na Vila e afastar os indícios de crise que ameaçavam derrubar Mancini.

CLÁSSICO DOS CAÇULAS

Fechando a conta paulista, Santo André e Barueri jogaram no sábado no Ramalhão e empataram por 1 a 1, com gols de Val Baiano pelo Barueri e Marcel, que garantiu o empate para o time do ABC.
* créditos: Agência Estado

quinta-feira, 2 de julho de 2009

UM TRI INDISCUTÍVEL!!!!


Foi mais fácil do que muitos imaginavam. Inclusive este colunista que esperava uma atitude muito mais incisiva do Internacional, inflamado pelas atitudes desprezíveis de seu diretor, Fernando Carvalho. Mas o time colorado passou longe disso. Longe de apresentar um futebol que ameaçasse a vantagem alvinegra. E que, com menos de 30 minutos de jogo, se transformava de boa em imensa.

E como jogou a equipe de Manos Menezes ontem. Ouso dizer aqui que beirou à perfeição tática e coletiva. Méritos de seu treinador que soube montar uma equipe equilibrada e competitiva. André Santos foi um monstro na esquerda. Atacou e defendeu como nunca antes havia feito. Neste que pode ter sido seu último jogo com a camisa corintiana. Na decisão no Beira-Rio, o Corinthians se deu ao luxo de perder gols de Ronaldo. E foram dois ainda, um em cada tempo. Que time hoje possui este capricho no Brasil?

O Corinthians de 2009 é sim fenomenal! Como eu mesmo já havia dito na conquista do título paulista. Alguns ainda torcem o nariz. Mas não há como negar, a equipe de Mano Menezes é hoje, senão a melhor, uma das três melhores do país.

E ontem o Corinthians apenas tratou de sacramentar mais um seu título incontestável neste ano. Pior para o Inter que só fez provocar antes do jogo, mas futebol que é bom, nada. Ao longo da temporada, o alvinegro destroçou marcas, adversários e exterminou tabus. Tripudiou por sobre seus rivais. Uma devastação total por onde passa. Hoje os colorados que se intitulavam a melhor equipe do país sabem disso. E se curvam à superioridade alvinegra. De maneira indiscutível ainda por cima.....
* crédito: Marcos Ribolli - Globoesporte.com

quarta-feira, 1 de julho de 2009

QUE A PAZ ESTEJA COM TODOS NÓS!

* Carta aberta ao vice-presidente do Inter, fernando de carvalho

Não caro leitor, você não leu errado! O título é esse mesmo, com caráter religioso. Aproveitando a deixa do último post ("Orai por Nós"), resolvi escrever um pouco sobre o receio que estou sentindo para o jogo de hoje entre Inter x Corinthians pela finalíssima da Copa do Brasil. O motivo: a troca de farpas irresponsável e as atitudes inconsequentes (maquiavélicas até) de dirigentes amadores, mas que - por outro lado - comandam grandes clubes brasileiros.

Frases de efeito como "Aqui eles vão sentir o verdadeiro inferno" ou ainda coisas do tipo como "precisamos sentir o sangue ferver nas veias" (e olha que isso foi direcionado à torcida), nada mais é que incitar à viôlência para torcedores, jogadores e a todos (incluindo o policiamento) que participarão deste belo espetáculo que teremos nesta noite (ou, ao menos, éramos pra ter). Isso sem falar no tal "dossiê" com erros de arbitragem (simplesmente ridícula a atitude) que apenas serve para desviar o foco e em nada ajuda. Erros de arbitragem sempre existiram e sempre existirão meu caro fernando carvalho (a minúscula no caso, é intencional). Faixas alusivas aos títulos são feitas de forma antecipada por camelôs para serem vendidas. Que mal há nisso? Sempre foi assim. Afinal estamos falando de futebol e de tudo àquilo que esse esporte apaixonante movimenta. O que não dá para tolerar são atitudes como esta, pequenas, indignas de um clube com a grandeza do Sport Club Internacional.

Enfim, espero apenas que o bom futebol prevaleça amanhã no Beira-Rio. Que o melhor clube se sagre campeão da Copa do Brasil, com méritos. Espero ainda que na quinta-feira eu possa me dedicar a escrever apenas sobre o belo jogo que teremos nesta noite. Não sobre fatores extra-campo como brigas, mortos e feridos. E como eu já disse no título e corroboro novamente - "Que a paz esteja com todos nós"....