sexta-feira, 29 de maio de 2009

COPA 2014; A ESCOLHA DAS CIDADES-SEDE


Neste domingo o Comitê Executivo da Fifa define as 12 cidades que abrigarão a Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil. Dezessete locais disputam as vagas com sete cidades praticamente garantidas; Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Salvador, embora sobre as duas últimas ainda não se possa declarar certeza absoluta.

Caso essas sejam mesmo as escolhidas restam apenas cinco vagas e 10 candidatas - Rio Branco, Manaus e Belém na região Norte; Fortaleza, Recife e Natal no Nordeste; Cuiabá, Campo Grande e Goiânia duelam pela escolha no Centro-Oeste e Florianópolis na região Sul. Há ainda a possibilidade do Comitê Executivo apontar apenas 10 cidades-sede, hipótese pouco provável e rechaçada pela cúpula da CBF.

O Blog aponta agora seus palpites sobre as vagas restantes.

- Cidades praticamente confirmadas
Rio de Janeiro
São Paulo
Belo Horizonte
Brasília
Porto Alegre

- Cidades com grandes chances de serem escolhidas
Curitiba
Salvador

- Palpite do Blog para as vagas restantes

Cuiabá - briga com Campo Grande e Goiânia, na ordem.
Recife - embora eu particularmente torça por Natal.
Fortaleza
Manaus - com Belém na cola e Rio Branco como azarã.
Florianópolis - que pode perder a vaga para Belém ou Natal.

E você, torcedor, qual o seu palpite? Concorda com as opiniões deste blog ou não?

CONTADOR DE VISITAS


Como criar site

EMPATE AMARGO NO PALESTRA!


Ah Luxa! Quanta besteira para um jogo só. Tudo bem que ainda faltam-lhe algumas peças, mas você não é o bruxo, o técnico do futebol vistoso?!?!?!? Porque se existe algum culpado pelo desastroso empate no jogo de hoje, aposto que muitos palmeirenses estão apontando o dedo em sua direção. A começar pela escalação do time alviverde que parecia jogar fora, tamanha a cautela ao entrar com três zagueiros, um lateral defensivo (Fabinho Capixaba), dois volantes de marcação (Souza e Pierre) e o colombiano Armero na esquerda. Do meio pra frente apenas Cleiton Xavier, Diego Souza e Keirrison. E o torcedor palmeirense já olhava meio desconfiado para o time que via em campo, certo de que teria uma noite de sofrimento.

Mas o Palmeiras de Luxa até que começou bem a partida, pressionando o time uruguaio. Nada que assustasse tanto o Nacional, que por sinal também não se mostrava assim tão competente. O time brasileiro tentava jogadas pelo meio, mas sem sucesso. Diego Souza arriscou um chute, Keirrison outro, mas nada. Enquanto isso, os uruguaios tratavam de mostrar seu cartão de visitas em uma cabeçada de Coates que obrigou Marcos a uma bela defesa. E o jogo foi seguindo meio burocrático e sem inspiração do lado alviverde.

Tanto que, com menos de 30 minutos, Luxemburgo ampliou seu erro e colocou Marquinhos e Obina nos lugares de Fabinho Capixaba e de Souza. Apenas uma das alterações bastava, no caso a primeira. E o Palmeiras tentou pressionar na base dos bolas aéreas, mas novamente sem sucesso. Aos 40, Keirrison quase abriu o placar em chute cruzado que passou rente a trave após belo passe de calcanhar de D. Souza. E o jogo foi pro intervalo com um gosto amargo para o torcedor palmeirense. Era tudo o que os visitantes queriam.

Na segunda etapa o jogo prosseguiu de forma burocrática. Até que aos 10 minutos Diego Souza arriscou um chute de fora da área e o goleiro uruguaio não conseguiu chegar na bola. 1 a 0 para o Palmeiras que, empolgado com o gol, passou a pressionar mais e a buscar o segundo que lhe daria uma enorme vantagem para a partida de volta. Embora não chegasse a assustar tanto o Nacional em campo.

Um pouco antes dos 30 Luxa tirou Keirrison, insistindo com Obina que praticamente foi nulo. E quando o jogo pendia para uma vitória alviverde, os uruguaios calaram o Palestra. Aos 35 minutos, Santiago Garcia completou um cruzamento de primeira e mandou a bola no canto, indefensável para São Marcos. Agonia no Palestra.

Nos minutos finais o Palmeiras ainda foi em busca da vitória, incentivado por sua torcida. Mas sem sucesso, o empate estava decretado. Agora é resolver no Uruguai. Mas para isso o time de Luxemburgo terá que mostrar muito mais futebol do que aquele que foi visto hoje.
* crédito da foto: Agência EFE

quinta-feira, 28 de maio de 2009

RESUMO DA RODADA


EMPATE E DECISÃO NO PACAEMBU

O Corinthians jogando contra um empolgado Vasco, e diante de um Maracanã lotado, empatou por 1 a 1 e agora possui a vantagem no jogo de volta. Além de jogar no Pacaembu - certamente abarrotado de corintianos - e contar com a volta de Ronaldo, o Timão ainda tem a vantagem do 0 a 0, o que forçará o time cruz-maltino a sair pro jogo. Já empate por 1 a 1, leva a decisão para os pênaltis.

VANTAGEM MINEIRA

Já o São Paulo foi até Belo Horizonte e perdeu por 2 a 1. Não assisti direito ao jogo - vi os melhores momentos e fiquei alguns minutos focado na partida -, mas pelo (pouco) que pude perceber o Cruzeiro foi melhor em campo e merecidamente saiu com a vitória. O alento ao time paulista foi o gol fora de casa. O problema é que o adversário tem quase 100 gols no ano*. Se Ramires não jogará no Morumbi, por outro lado Wagner volta. E o time de Muricy ainda pode perder Miranda para a seleção.
* UPDATE: Com os dois gols de ontem, o time mineiro atingiu a marca de 83 gols em 2009.

GAÚCHOS PRÓXIMOS DA VAGA

Na outra semifinal da Copa do Brasil o Inter construiu uma importante vitória de virada por 3 a 1 ante o Coritiba. Destaque para a revelação Colorada Taison, o nome do jogo no Beira-Rio. E fechando os jogos da noite, o Grêmio foi até Caracas na Venezuela e buscou um importante empate por 1 a 1 contra os donos da casa. Agora é só sacramentar a vaga no Olímpico e esperar pelo próximo adversário, que sairá do duelo entre Cruzeiro e São Paulo.
* crédito da foto: André Durão/GloboEsporte.com

quarta-feira, 27 de maio de 2009

A MAGIA CONQUISTA A EUROPA!!!


Muito mistério dos dois lados no que dizia respeito à escalação dos times antes do jogo. E Guardiola surpreendeu e escalou o brasileiro Silvinho (ex-Corinthians) na ala esquerda do Barcelona. Teoricamente, o Barça ganharia mais poder de ataque, já que não pôde contar com os suspensos Daniel Alves (na direita) e Abidal (na esquerda). Alex Ferguson não tinha o volante Fletcher (também suspenso) e optou por Anderson (ex-Grêmio) em seu lugar e o sul-coreano Park no ataque, como já era previsto. Nem Tevez, nem Berbatov, nem Scholes. O imprevisível Manchester vinha com a formação mais óbvia possível, sem nem ao menos se preocupar com o poder de fogo catalão e Guardiola agradecia. O jogo começava a ser ganho aí no plano tático.

O JOGO

Mas no começo de jogo, um Barça extremamente nervoso e um Manchester incisivo no ataque. Em menos de oito minutos, Cristiano Ronaldo já havia chutado três bolas no gol de Valdés, duas delas com muito perigo.

Até que, aos nove minutos, Iniesta enfiou uma bola preciosa para Eto'o que driblou Vidic e tocou de bico no canto esquerdo de Van der Sar. 1 a 0 para o Barcelona e explosão da torcida catalã em Roma que incentivava seu time sem parar. O gol era tudo (e mais um pouco) àquilo que o time espanhol queria e precisava. Para que, pelo menos, se acalmasse em campo e jogasse pressão sobre o time inglês.

O Manchester sentiu o gol e errava passes inacreditáveis no meio de campo. Ronaldo pedia jogo, mas faltava alguém para ajudá-lo. Do outro lado, Messi também tentava desequilibrar a partida. E o Barcelona tratou de cozinhar o primeiro tempo, tocando bola e tentando, na medida do possível, fazer o segundo gol. Que não veio no primeiro tempo, mas que viria logo no começo do segundo.

SEGUNDO TEMPO

Na segunda etapa, Ferguson tratou de tirar um ineficiente e apagado Anderson para, enfim colocar Carlitos Tevez e tentar empatar o jogo. Mas o panorama não mudou muito e era o Barcelona que estava mais perto do gol. Logo aos três minutos, Henry quase fez. Aos sete, Xavi cobrou falta com categoria e a bola presunçosamente explodiu na trave.

Ferguson tentou mais uma última cartada e colocou Berbatov no lugar de Park. E o Manchester desesperadamente se lançou ao ataque. Arma fatal para o time do "ataque mágico". E aos 25 minutos - em um contragolpe mortal -, Xavi levantou bola na área e Messi passou pelas costas de Ferdinand para cabecear com estilo e marcar o segundo do Barça, o gol do título.

A partir daí o time espanhol tratou de colocar a bola no chão e deixou o tempo passar. Ainda houve tempo para muitos pontapés dos ingleses. O Barcelona nem assim se incomodou e só esperou o tempo passar para comemorar.

E pela terceira vez em sua grandiosa história, o Barcelona sagra-se dono da Europa. Merecidamente por sinal. E Messi pode comemorar de forma dupla. Afinal ele é o melhor jogador do mundo em 2009. Se houvesse quem duvidasse, a confirmação veio hoje. Falta só a coroação da Fifa agora...
* crédito da foto: Agência AFP

NOVIDADES NO BLOG!

Caros internautas torcedores!
Temos um novo quadro no blog - "Notícias Esportivas". Refere-se às últimas informações da rede sobre os principais clubes de São Paulo. É só clicar e se informar com qualidade. A coluna está na barra do lado direito do blog, logo abaixo da Enquete do Mês. Aliás, não se esqueçam de votar -"Quem vai ser o artilheiro do Brasileirão 2009?" Por enquanto, Ronaldo lidera a pesquisa, seguido de perto por Keirrison.
Um grande abraço a todos,
Administrador do Blog.
PS: E o blog continua subindo no TOP 100. Agora já estamos entre os 60 mais acessados (incluindo todas as categorias). Obrigado a todos que apóiam o blog.
UPDATE: Ah, Quem quiser visualizar apenas notícias específicas do seu clube de coração, é só clicar sobre o nome do time, que está logo abaixo do quadro "Notícias Esportivas".

terça-feira, 26 de maio de 2009

DECISÕES PARA NINGUÉM BOTAR DEFEITO!!!


Esse meio de semana promete. Jogos decisivos pela Copa do Brasil e pela Libertadores. E olha que é só o jogo de ida no mata-mata das duas competições. Depois da inacreditável eliminação do Boca Juniors na semana passada, os times brasileiros estão com as portas abertas rumo ao título da competição sul-americana. Só não podem se esquecer de um forte Estudiantes que - inclusive - goleou o Cruzeiro por 4 a 0 na primeira fase. E na Europa teremos ainda o grande campeão europeu em uma merecedora final entre Manchester United e Barcelona. E vamos às análises.

DUELO ALVINEGRO NO MARACANÃ

Vasco e Corinthians fazem no templo carioca o primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil. O time paulista vai sem Ronaldo e, provavelmente, com Souza (!!!!) em seu lugar. Já o Vasco terá o desfalque do suspenso Carlos Alberto, a principal arma da equipe. A torcida vascaína deve lotar o Maraca e promete uma grande festa nas arquibancadas. Mesmo assim aponto o time paulista com um leve favoritismo para o confronto. Até mesmo para o primeiro jogo. E arrisco ainda mais, Souza (ele mesmo!), fará um gol.

ATAQUE X DEFESA NO MINEIRÃO?

Cruzeiro e São Paulo fazem o duelo caseiro pelas quartas-de-final da Libertadores. O time paulista vai em busca do tetra, enquanto os mineiros tentam o tricampeonato na competição. O Cruzeiro terá um importante desfalque, o meia Wagner. Já o Tricolor paulista não poderá contar com o lesionado goleiro Rogério Ceni, ídolo e líder da equipe de Muricy Ramalho.

Com estilos de jogos diferentes - um São Paulo que se baseia na força de sua defesa e um Cruzeiro que aposta em seu poder ofensivo -, as duas equipes também contam, e muito, com seus valores individuais. Do lado mineiro, Kléber (e sua impressionante marca de 19 jogos e 19 gols) e Ramires são os grandes nomes. Já o São Paulo tem em Hernanes a sua principal esperança. Falta o meia-volante (invenção de Muricy) reencontrar o bom futebol. Por jogar em casa e precisando do resultado, aposto no time mineiro. Pelo menos para esse primeiro jogo.

RIVALIDADE HISTÓRICA NO PALESTRA

Palmeiras e Nacional reeditam na Libertadores a velha rivalidade Brasil-Uruguai, tão apagada nos últimos tempos. Do lado brasileiro, que faz a primeira partida em casa na quinta-feira, a esperança fica com Keirrison e Diego Souza. Momento ideal para o artilheiro alviverde desencantar. Já os uruguais contam com a velocidade de Fernandez e a criação de Lodeiro. Fazer um bom resultado no primeiro jogo é fundamental para qualquer pretensão alviverde. Se for sem tomar gols, melhor ainda. Que a defesa palestrina não exija tanto de São Marcos dessa vez...

DUELO PELA SUPREMACIA EUROPEIA

Os demais jogos ficam por conta de Inter x Coritiba no Beira-Rio pela Copa do Brasil. Barbada para o time colorado! Ou será que chegou a hora do time gaúcho ser surpreendido? Já um favorito Grêmio vai até a Venezuela enfrentar a surpresa da Libertadores, o Caracas.

E, amanhã à tarde, o imprevisível Manchester e um agressivo Barcelona decidem o campeonato europeu no estádio Olímpico em Roma. Favoritismo do time inglês, mas mesmo assim fico com o Barça e seu brilhante poder de ataque. Enfim, é futebol para todos os gostos e credos....
* crédito da foto: Montagem GloboEsporte.com

segunda-feira, 25 de maio de 2009

TOP 100 - ESSA CONQUISTA É NOSSA!!!


Aê pessoal !!!

Esse post que escrevo hoje tem um sabor especial para mim. Como a maioria sabe estamos participando da Votação TOP BLOG - o maior portal de blogs da internet brasileira. Devido a uma pequena falha de inclusão da administração do Blogger (servidor de hospedagem), Os Bastidores da Bola esteve ausente nos primeiros dias de votação. Mas o problema foi finalmente resolvido e o Blog já entrou na votação popular - como vocês podem visualizar no selo à direita.

Para votar é simples, fácil e rápido. É só clicar no selo disponível no lateral direita do blog, que irá abrir uma nova página onde aparecerá o nosso Blog e a mensagem no canto direito "Votar neste Blog". Feito isso é só clicar novamente, colocar nome e email e pronto. Primeira etapa completa. Depois, a equipe Top Blog irá enviar um email em sua caixa postal (que você forneceu) e você finalizará a votação clicando no link de confirmação. Simples, rápido e fácil. Peço a colaboração de todos vocês.

TOP 100 - OS BASTIDORES DA BOLA

Mas a notícia que me deixou realmente contente foi o fato de que neste final de semana, Os Bastidores da Bola apareceu no TOP 100 - categoria Blog Pessoal, e que é medido através de acessos. Ontem quando fui visualizar a posição, tínhamos acabado de entrar no seleto grupo, hoje de manhã figurávamos na 88 posição e, agora a tarde - pasmém - estamos entre os 70.

Só pra se ter uma ideia, a equipe Top Blog estima que cerca de três milhões de blogueiros estejam participando do prêmio nas mais diversas categorias. Essa conquista não é minha, é nossa! Afinal são vocês que me motivam a seguir em frente. Um grande abraço a todos.

Administrador do Blog

OBS: Para quem quiser mais informações acesse http://www.topblog.com.br/ . No canto superior da tela terá um link "TOP 100". Clique e confira.

domingo, 24 de maio de 2009

LISTA FATÍDICA ?!?! A CULPA NÃO É DELE...


Há tempos a imprensa vinha gritando pela convocação de jogadores que atuam no país. Citava-se nomes dos possíveis selecionáveis e até mesmo levantava-se suspeitas (não posso afirmar se fundamentadas ou não) sobre a cúpula da CBF em razão das ausências de tais jogadores. Enfim, faziam um verdadeiro carnaval acerca do tema. Posição esta que, por sinal, eu também concordava.

Especulava-se até mesmo sobre o descaso dos "estrangeiros" ao vestir a amarelinha e alguns jornais chegaram a propor a criação de uma cota para os jogadores que atuam em clubes brasileiros. A premissa é de que tal medida valorizaria o futebol nacional. Não vou entrar no mérito dessa questão, nem listar seus benefícios e prejuízos.

Mas o que me assustou nestes dias pós-convocação foi a quantidade de críticas direcionadas a Dunga. O técnico incluiu em sua lista cinco nomes dos atletas "genuínos". E, em contrapartida, recebeu uma enxurrada de negativas da imprensa por causa dos momentos decisivivos pelas quais os clubes passam (Corinthians, Internacional, Cruzeiro e Grêmio). Ao invés de se clamar pela adequação ao calendário europeu, prefere-se a crítica pura e simples. Assim mesmo, sem bom senso, sem coerência e sem critério.

Dunga pode ter culpa em um monte de coisa, inclusive nas questões táticas (ou melhor, na falta delas) e técnicas da Seleção. Mas nesse caso tem de ser eximido. O fato é que precisamos adequar nosso calendário ao europeu. E a tevê - contrária à mudança - que se adeque a ele. Os benefícios serão sentidos por todos. Simples assim...

BRASILEIRÃO 2009 - BALANÇO DA RODADA


RUIM PROS DOIS LADOS

Palmeiras e São Paulo fizeram o jogo mais atrativo da rodada, mas não saíram do 0 a 0. O resultado pode ser computado na conta dos dois goleiros, o veterano Marcos e o jovem Denis, com belas defesas durante toda a partida. Verdade que muito mais do lado palmeirense com a santidade verde provando a cada dia que merece um busto no Palestra Itália.

Diante de apenas 12 mil pagantes (o Brasileirão virou brasileirinho, graças ao nosso "grandioso" calendário), o clássico teve o São Paulo mandando na primeira etapa. E São Marcos, como é de praxe, salvando. Mas no segundo tempo Luxa tratou de mudar a equivocada opção tática com três zagueiros e o Palmeiras voltou melhor. Embora o São Paulo também tenha tido novas chances de abrir o placar. Washington, que completou sua sétima partida consecutiva sem gols no Tricolor, teve pelo menos duas oportunidades de fazer o seu, mas Marcos - de forma incrível - conseguiu defender as duas.

Os palmeirenses também podem reclamar, e com justiça, da arbitragem que não viu um pênalti claro de Miranda em Diego Souza, aos 8 minutos da etapa final. No fim do jogo ainda houve tempo para as expulsões de Maurício Ramos e de Richarlysson. Mas se o resultado do ponto de vista da classificação é ruim pros dois lados, pelo menos não complica as pretensões e a vida de ninguém. Além de não colocar cobrança sobre nenhum dos dois. Fator importantíssimo em uma semana fundamental ...

SHOW SANTISTA NO MARACA

Já o Santos conquistou uma belíssima vitória sobre o Fluminense em pleno Maracanã . E, melhor ainda, foi de goleada - 4 a 1 para a equipe de Mancini. Abatido com a desclassificação na Copa do Brasil, o time carioca até que começou impondo seu jogo. Logo aos nove minutos, Mariano abriu o placar após pegar sobra dentro da área e chutar no contrapé de Fábio Costa que apenas olhou a bola entrar.

Com a vantagem no placar o Fluminense recuou. E pagou por isso. O time santista cresceu na partida e foi em busca do empate. Até que, aos 37 minutos, Molina cobrou falta com perfeição, acertou o canto direito do goleiro Fernando Henrique que, mal posicionado no lance, nada pôde fazer. Era o empate do Peixe.

Na segunda etapa, o Santos voltou disposto a virar o jogo. Coisa que não demorou para acontecer. Dominando as ações da partida, o Santos conseguiu fazer o segundo após bela enfiada de Molina (novamente ele) que deixou Madson na cara do gol. O camisa 10 só teve que driblar o goleiro e tocar para o fundo das redes. Era a virada santista.

O Fluminense, atordoado com o golpe, tentava se recompor em campo. Mas faltava organização e qualidade para o time carioca. A situação ficou ainda pior quando, aos 20 minutos, Dieguinho foi expulso. A partir daí o Flu tentava achar um gol que lhe desse tranquilidade, enquanto o Santos tentava liquidar o jogo.
E aos 39 minutos, Neymar - que tinha acabado de entrar - fez um ótimo lançamento para Madson, que cruzou na área e Kléber Pereira, apagado até então, entrou de carrinho para fazer o terceiro. Dois minutos depois, o artilheiro santista ainda fez mais um. E liquidou a partida. 4 a 1 para o Santos no Maracanã, que agora vem animado para dar o troco no arquirrival Corinthians, no clássico paulista da quarta rodada do Brasileiro.

RENEGADOS GARANTEM VITÓRIA ALVINEGRA

O Corinthians conquistou no sábado seus primeiros três pontos. Mesmo com seis jogadores titulares poupados, a equipe de Mano Menezes bateu o Barueri por 2 a 1 no Pacaembu e firmou sua primeira vitória na competição. E, quase inacreditável, os gols corintianos foram marcados por Souza de pênalti e o zagueiro Jean de cabeça. Os dois, mesmo sendo pouco aproveitados na temporada, vinham sendo muito cobrados pela Fiel Torcida. Vitória que serve para dar tranquilidade ao time no campeonato já que o foco, nesse momento, é a Copa do Brasil.

UPDATE - RAMALHÃO PERDE INVENCIBILIDADE

Fechando a rodada o Santo André, jogando em casa, perdeu para o Flamengo por 2 a 1. Com dois gols de Josiel, o time carioca conquistou sua primeira vitória no Brasileiro, chegou aos quatro pontos e agora é o décimo colocado. Já o time paulista é o sétimo, com os mesmos quatro pontos na tabela de classificação, mas à frente nos critérios de desempate.
* crédito da foto: Agência Vipccom

sexta-feira, 22 de maio de 2009

FRASE DO DIA - ABRE ASPAS


"Nossa equipe vive um melhor momento, mas não quer dizer que seremos superiores desde o início do jogo. O São Paulo tem jogadores que, em momentos de dificuldade, costumam ir bem. Precisamos somar pontos contra um concorrente direto (no Brasileirão)", do meia palmeirense Diego Souza sobre o clássico do final de semana diante do rival do Morumbi.

Palmeiras e São Paulo jogam domingo no Palestra Itália em partida válida terceira rodada do Brasileirão. Em campo - e ao que tudo indica, as duas equipes vão em busca da vitória após um começo ruim na competição nacional. O Palmeiras terá o desfalque certo de Pierre, expulso na partida diante do Inter, enquanto que sobre o time de Muricy pairam algumas dúvidas - Jean, Dagoberto, André Dias e Aislan estão praticamente recuperados de lesões, Borges é a principal dúvida.

Fora de campo, o duelo também promete. Muricy e Luxemburgo adoram a troca de farpas quando o assunto é a rivalidade entre os dois clubes. Um clássico que serve para elevar a moral da equipe, mas que neste momento, me parece muito mais necessária uma vitória do lado são-paulino para retomar a confiança. É esperar para ver...
* crédito da foto: Assessoria de imprensa do Palmeiras

quinta-feira, 21 de maio de 2009

O MARACA FERE AOS OLHOS...


Um jogo daqueles. E em um estádio daqueles. Único em nosso país sob diferentes aspectos, principalmente históricos e arquitetônicos. Uma atmosfera inexplicável cerca o estádio Mário Filho. Já vivenciei coisas inesquecíveis e experiências inexplicáveis. Mas confesso que ao entrar no estádio ontem, senti-me realizado. Até mesmo porque lá, diferentemente daqui, não temos uma parcela de promotores demagogos e hipócritas que enxergam na proibição uma visibilidade para fins eleitoreiros. E lá se permite uma festa mais bonita do que aqui. Digna do esporte apaixonante que é o futebol. E o Maraca lotado, definitivamente, pulsa.

Claro que há problemas de organização e, principalmente, do policiamento despreparado que ao invés de acalmar, acirra e incita. Afinal, estamos falando do Brasil e de segurança pública. Mas voltemos ao jogo. Ah sim, teve um jogo. Que jogo, diga-se de passagem! E com quatro gols ainda, dois de cada lado. E em dois tempos distintos, Corinthians e Fluminense proporcionaram bons momentos de futebol. Uma primeira etapa impecável para o time paulista e para sua torcida que não se cansava de gritar que o Maraca era deles. E era mesmo. Porque, com menos de 20 minutos, houve um Maracanazzo Tricolor. Claro que em menores proporções. Não ouso aqui comparar e sim fazer paralelos.

Mas o fato é que os cerca de seis mil corintianos que estiveram no místico estádio viveram fortes emoções. Uma possibilidade de goleada, se tornou em um iminente desastre histórico em coisa de minutos. Que esporte traz sentimentos tão díspares assim, e ainda mais dessa maneira, como o futebol? Talvez essa seja a chave da questão. O futebol é mesmo incomparável. E o Maraca também....


EM TEMPO - Para quem não acompanhou a partida, Corinthians e Fluminense empataram por 2 a 2 e o time paulista passou às semifinais da Copa do Brasil, em confronto que terá pela frente o também carioca Vasco da Gama. Perdoem-me se esperavam um post mais opinativo, mas é que o Maraca realmente roubou todas minhas atenções. Quem já sentiu o gostinho uma primeira vez, sabe do que estou falando...
* crédito da foto: Agência Photocâmera

domingo, 17 de maio de 2009

UPDATE - COMUNICADO

Aê pessoal,
Sinto - lhes dizer, mas estarei em fechamento de jornal entre hoje e amanhã. O que pode tornar a atualização do blog um pouco mais demorada nesta semana. Espero que compreendam.

EM TEMPO - Rodada péssima para os clubes paulistas no Brasileirão. São Paulo, em casa, empata com um fraco Atlético - PR e com gol irregular de André Dias (ERRATA; André Lima). Palmeiras perde para o time misto do Inter. Santos empata com um igualmente fraco Goiás em plena Vila Belmiro após estar vencendo por 3 a 1. E fechando os jogos do domingo, o Corinthians não sai do zero ante um limitado Botafogo. Nem Ronaldo se salvou.
O único que teve motivos para comemorar foi o Santo André que venceu o Coritiba no Couto Pereira por 4 a 2. Fechando a conta, Barueri empatou com um Fluminense repleto de reservas. E olha que o empate só ocorreu por causa da atuação do ótimo goleiro Renê. 0 a 0 na Arena Barueri. Rodada para ser esquecida. Mas não totalmente...

Um abraço a todos.
Administrador do blog,

quinta-feira, 14 de maio de 2009

PODERIA TER SIDO MAIS!


O Corinthians fez sua parte ontem e venceu o Fluminense no Pacaembu no jogo de ida das quartas-de-final pela Copa do Brasil. O placar, 1 a 0 em gol de Dentinho logo no começo da partida após chute cruzado de esquerda.

A vantagem é boa, mas poderia ter sido maior. Só no primeiro tempo o time de Mano Menezes perdeu pelo menos mais três boas chances de ampliar, duas delas com Ronaldo em ótimas defesas do goleiro Fernando Henrique. Goleiro este que, aliás, foi o melhor jogador do time carioca na partida. Reflexo do que foi o jogo.

É verdade também que o Fluminense teve duas boas chances para empatar na segunda etapa. Uma em chute de Thiago Neves aos 20 minutos e outra após bela enfiada de bola do mesmo Thiago para Maicon. Mas Felipe se antecipou e conseguiu tirar a bola com os pés. Após as duas jogadas em sequência, o Corinthians voltou a pressionar. Mas esbarrou novamente em Fernando Henrique.

O duelo também foi interessante por conta dos dois atacantes, Fred e Ronaldo. Mas o Fenômeno, precioso demais durante o jogo, passou em branco. Já Fred quase não teve oportunidade para deixar sua marca. E foi só. Agora o time paulista vai com vantagem para o Maracanã. Se fizer um gol, obriga o Fluminense a fazer três. E essa me parece que é a aposta de Mano Menezes.
*crédito da foto: Lancenet / Reginaldo Castro

quarta-feira, 13 de maio de 2009

ENQUETE NOVA NO BLOG

Aê pessoal!!!
Tem enquete nova no blog - "Quem vai ser o artilheiro do Brasileirão 2009?". O tema desta vez irá render muita discussão. Nomes de peso (sem trocadilho!) para isso não faltam. Essa disputa promete. Vote, opine e deixe seu comentário.
Um abraço a todos,
Administrador do blog.
OBS: Cuidado com as ofensas pessoais galera!

FRASE DO DIA - ABRE ASPAS


"Isso tudo é experiência dos jogos que já vivi. Tenho de deixar a molecada mais calma. Eu não esperava fazer uma partida tão boa, mas sabia que ia ter trabalho porque o Sport é um time muito bom. Não conseguimos ver os vídeos dos batedores. Só tinha pênalti do Paulo Baier e ele já tinha saído. Mas deu tudo certo. Considero-me um iluminado por Deus porque passei por dificuldades e consegui dar a volta por cima e saí de campo sendo elogiado", do goleiro palmeirense "São" Marcos após a heróica classificação às quartas-de-final na Copa Libertadores.

O arqueiro fez ao menos quatro defesas difíceis durante a partida e ainda pegou três penalidades na partida de ontem contra o Sport. O time pernambucano venceu o jogo por 1 a 0, mesmo placar da primeira partida e levou a decisão para os pênaltis. Aí, mais uma vez, "São" Marcos se consagrou. Exatamente dez anos após aquela eletrizante quartas-de-final contra o Corinthians...
*crédito da foto: Folha Imagem

segunda-feira, 11 de maio de 2009

BRASILEIRÃO 2009 - BALANÇO DA RODADA


Começou neste final de semana o Brasileirão 2009. Meio sem pompa e sem organização e estrutura adequadas (infelizmente!), o fato é que mesmo assim motivos não faltam para acreditar que este será um dos campeonatos mais emocionantes dos últimos anos. Legião de artilheiros, pentacampeões mundiais, retorno de grandes nomes, enfim a competição deste ano promete. E muito. Confira agora um balanço dos quatro grandes paulistas na primeira rodada.

DERROTA NO MARACANÃ

Com um golaço do volante Maurício logo no começo do jogo, o Fluminense bateu o São Paulo por 1 a 0 no Maracanã. O time de Muricy, que não jogava desde o dia 22 de abril, teve algumas chances para empatar a partida, mas não conseguiu o gol e saiu com derrota na estreia do Brasileiro. O São Paulo recebe no próximo domingo o Atlético - PR no Morumbi. Vitória para manter o foco e o ânimo da equipe é fundamental...

CAIU A INVENCIBILIDADE

Já o Corinthians entrou desfalcado de seus principais jogadores e também perdeu para o Inter por 1 a 0, com um golaço do atacante Nilmar que passou por cinco marcadores antes de deixar sua marca. A diferença - para o São Paulo - é que o jogo foi no Pacaembu, local onde o time de Mano Menezes não perdia havia 26 jogos.
No total, a equipe paulista começou a partida com 11 desfalques (nove titulares mais os reservas imediatos Fabinho e Morais). Dentinho e Alessandro ainda entraram no segundo tempo, mas nada puderam fazer. Fim de jogo; 1 a 0 Inter. Três pontos a menos que podem fazer falta no final. E Mano Menezes resolve priorizar de vez a Copa do Brasil. Pelo menos por enquanto...

EMPATE NO OLÍMPICO

O Santos conseguiu um bom resultado e garantiu empate por 1 a 1 em pleno Olímpico contra um forte Grêmio. Não pude ver a partida, mas dizem que foi um jogaço, com várias chances de gol para os dois lados. E, claro, com Kléber Pereira perdendo mais um (ou seria alguns?).
O Tricolor gaúcho largou na frente com o zagueiro Réver em bela jogada individual. Mas no finzinho, Molina fez o seu em excelente cobrança de falta e garantiu o empate santista fora de casa. Ótimo resultado para o time da Vagner Mancini.

LIÇÃO DE CASA NO PALESTRA

E a única vitória paulista na rodada inaugural foi do Palmeiras que virou pra cima do Coritiba por 2 a 1, gols de Willians e Keirrison. Vanderlei Luxemburgo também optou por um time misto no início, mas na segunda etapa teve que colocar Keirrison, Diego Souza e Cleiton Xavier para virar o placar. E a vitória só veio aos 43 minutos com Keirrison que conseguiu se livrar de um incômodo jejum - quatro partidas sem marcar. Agora o foco é o Sport...

EM TEMPO - Fechando a conta dos clubes paulistas Barueri e Santo André também empataram por 1 a 1 com Sport e Botafogo, respectivamente. Melhor para o Grêmio Barueri que jogou fora de casa e ainda contou com gol incrível do artilheiro Pedrão. Já o Ramalhão saiu na frente, mas pecou ao tentar segurar o resultado e sofreu o empate no fim.
* crédito da foto: Agência Estado

quinta-feira, 7 de maio de 2009

ROTINA FENOMENAL!!!


Já está virando rotina. A equação Corinthians + Pacaembu lotado + Ronaldo = vitória. E ontem não foi diferente diante do Atlético - PR. Vitória por 2 a 0, dois gols de Ronaldo e vaga garantida nas quartas-de-final da Copa do Brasil. O adversário alvinegro sai nesta noite do jogo entre Fluminense x Goiás no Maracanã. No primeiro jogo em Goiânia empate por 2 a 2.

O JOGO
O Atlético até tentou surpreender a equipe de Mano Menezes em dois contragolpes - um no primeiro tempo e outro no segundo. Mas Walysson (a grafia é essa mesma!) não é Ronaldo. E conseguiu perder as duas chances.

Enquanto isso, Ronaldo teve três oportunidades para fazer o gol. E deixou o seu em duas delas - um deles de pênalti, após ele mesmo sofrer a falta dentro da área. O lance é discutível, mas para mim houve falta dos dois zagueiros atleticanos que tentaram impedir a passagem do atacante. Fim de jogo; Corinthians 2 x 0 Atlético - PR. E 26 jogos sem derrotas no estádio e apenas um revés em toda a temporada (justamente contra o próprio Atlético).

No próximo domingo, pela estreia do Brasileirão, um duelo entre dois postulantes ao título da Copa do Brasil, Corinthians x Internacional. Dois campeões estaduais invictos, ambos com apenas uma derrota no ano. Ou seja, o Pacaembu vai estremecer....
* crédito da foto: Agência Estado

terça-feira, 5 de maio de 2009

VITÓRIA MAGRA, MAS CONVINCENTE!


O Palmeiras fez sua parte e venceu o Sport por 1 a 0 no Parque Antártica, gol do paraguaio Ortigoza. O placar poderia até ter sido maior, mas mesmo assim a equipe palestrina vai para o jogo de volta com uma boa vantagem. Caso sofra um gol em casa, o Sport terá que vencer por diferença de dois ou mais gols já que o regulamento da Libertadores também computa o gol feito fora de casa como critério de desempate.

O JOGO
E Luxemburgo tratou de mostrar logo no começo que, ao Palmeiras, só a vitória interessava. Entrou com três atacantes, Keirrison, Willians e Marquinhos, com Diego Souza e Cleiton Xavier armando. E assim o alviverde dominou as ações iniciais da partida, pressionando o Sport que, por sua vez, tentava segurar o ímpeto palmeirense.

Logo aos 5 minutos Keirrison recebeu bela enfiada de Diego Souza e tratou de mandar a bola no travessão. Que fase do artilheiro palmeirense! E assim seguia as ações do jogo. Com o Palmeiras pressionando e o Sport se segurando.

Até que o Sport resolveu sair pro jogo. E começou a assustar. Aos 25, Wilson (ex-Corinthians) exigiu boa defesa de Marcos em chute de fora da área. Era o cartão de visitas dos nordestinos.

Aos 34, Keirrison foi agarrado pelo zagueiro dentro da área, mas o árbitro não viu o pênalti e mandou o lance seguir. O jogo continuou com as duas equipes buscando o gol no fim da primeira etapa. Mas o zero não saiu do placar, o que era um resultado ruim pro Palmeiras.

SEGUNDA ETAPA
No segundo tempo, os times voltaram sem modificações. E o enredo era o mesmo. O Palmeiras buscava o gol e o Sport tentava surpreender nos contragolpes. Por volta dos 20 minutos, Diego Souza desperdiçou ótima chance de abrir o placar após jogada de Keirrison. O chute, quase da marca do pênalti e pegando a defesa do Sport desprevinida, saiu por cima do travessão.

Foi aí que Luxemburgo resolveu mexer e colocou Ortigoza e Mozart - que fez sua estreia - nos lugares de Marquinhos e Willians. Os dois atacantes que, por sinal, estavam muito mal na partida.

Até que aos 29 Hamilton foi expulso após falta em Ortigoza. Na cobrança, Cleiton Xavier colocou no bolo da área e Origoza fez um leve desvio de cabeça. O suficiente para tirar de Magrão e colocar a bola na rede. 1 a 0 Palmeiras, que nesse momento já pensava no segundo gol.

E o time de Luxemburgo se lançou ao ataque inflamado por sua torcida que queria um placar com mais folga. E aos 45 minutos, os palmeirenses ainda puderam ver Diego Souza, sozinho na área, escolher o canto e cabecear de peixinho no pé da trave. Um pecado!

E foi só. Fim de jogo, 1 a 0 Palmeiras. A equipe alviverde vai agora com uma boa vantagem para o jogo da próxima terça-feira na Ilha do Retiro. A mesma Ilha que marcou o início da arrancada palmeirense rumo à classificação na Libertadores. E já nem é mais tão temida assim. Pelo menos do lado palestrino....

EM TEMPO: A Ponte Preta, atual campeã do interior paulista, classificou-se para as quartas-de-final da Copa do Brasil ao bater o Americano por 2 a 1 em Campinas. Bela campanha da macaca. Quem sabe não teremos o grato retorno do alvinegro campineiro à série A do Brasileiro em 2010?????
* crédito da foto: Agência Criativa / AFP

FRASE DO DIA - ABRE ASPAS


"Não dá para apontar somente um time, tem de colocar pelos menos uns seis. Acho que Inter, Cruzeiro, São Paulo, Corinthians e Flamengo, além do Palmeiras, chegam forte este ano. Tenham certeza de uma coisa também, vai ser um campeonato muito duro", do técnico palmeirense Vanderlei Luxemburgo. O treinador foi questionado sobre os principais favoritos à conquista do Brasileirão 2009. Vale lembrar também que o próprio Luxa já foi consagrado com cinco conquistas do campeonato nacional, fato que não pode ser menosprezado.
E você, torcedor, apontaria quais clubes como favoritos ao título deste ano?
OBS: Eu, particularmente, apontaria quase os mesmos clubes de Luxa. A exceção fica com o Flamengo que deixo de fora, além da inclusão do Grêmio na seleta lista. Já o Palmeiras também precisa provar um pouco mais. E a chance para isso começa já nesta noite frente ao Sport Recife, em confronto válido pelas oitavas - de - final da Copa Libertadores. Quanto ao São Paulo, a equipe de Muricy Ramalho não me parece tão forte quanto nos anos anteriores em que sagrou-se tricampeã. É esperar para ver....
UPDATE: Santos - um time ainda em evolução - e Flamengo correm por fora para ficar com uma das quatro vagas à Libertadores.
* crédito da foto: Assessoria de imprensa / Palmeiras

segunda-feira, 4 de maio de 2009

O GRITO DA REDENÇÃO...


Havia um grito preso na garganta. O grito da redenção. Era o grito de uma torcida apaixonada, insana. Louca mesmo. E ele foi solto ontem diante de um Pacaembu lotado, abarrotado de gente fanática e que se orgulha de mostrar toda sua devoção. Uma verdadeira religião.

Uns choravam, outros berravam, e todos se abraçavam, orgulhosos com o feito que haviam presenciado. E como cantavam. Era um grito que vinha do fundo da alma. Das entranhas das vísceras. Era puro. Era o grito de um povo sofredor. Que teve de aguentar o ano passado calado, mas sem nunca abandonar. Sem nunca deixar de mostrar todo seu amor, sua dedicação.

E ainda tinha a cereja do bolo. Afinal ter o jogador mais badalado do cenário nacional - simplesmente o maior artilheiro da história das Copas - não é para qualquer clube. O recheio do bolo era melhor ainda. Uma invencibilidade de 23 jogos, ou seja, o campeonato inteiro, e que por quase 4 décadas nenhum clube conseguia mais atingir tal feito. Porque não ousar dizer épico? Afinal não é para qualquer um. E a história prova isso.

E ontem o Corinthians tratou de sacramentar o seu título incontestável. Destroçou marcas, adversários e exterminou tabus. Nos clássicos, três empates e quatro vitórias. Nenhum de seus arquirrivais teve um aproveitamento parecido. Aliás, nem sequer próximo disso.

Foi sim um campeonato pra ser comemorado em estado de êxtase. E, pela 26ª vez na história, o Corinthians ergue o troféu de campeão paulista. Deixa ainda mais para trás Palmeiras, São Paulo e Santos. É minha gente, definitivamente, o Coringão voltou!!!!!!
* crédito da foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com