sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

DEU PRO GASTO!!!


Não foi uma exibição de gala (longe disso!), mas o tricolor venceu uma renovada equipe bugrina em pleno Brinco de Ouro. Com a eficiência de sempre, o São Paulo teve algumas lições para tirar do jogo em Campinas.
A primeira é de que a bola aérea não poder ser a solução sempre. Deu certo em boa parte do Brasileiro do ano passado (especialmente no fim da arrancada tricolor), mas pode não ser tão decisiva em 2009. Além, é claro das repentinas e brilhantes jogadas de Hernanes que, vez ou outra, aparecem e decidem o resultado para o time do Morumbi. Aliás, dá gosto de ver o versátil garoto tricolor em campo.
Ainda em Campinas, Muricy também teve os primeiros sinais de que a dupla Washington e Borges não dará certo. Pelo menos essa é a minha aposta. O centroavante tricolor deve mesmo é jogar com Dagoberto, um jogador de mais movimentação e que completa melhor a dupla com o “Coração de Leão”. E você, o que acha????

LONGE DO TIME IDEAL


O Corinthians não jogou bem (mais uma vez!), mas venceu. Em casa, contra o fraco Botafogo de Ribeirão Preto, o Timão chegou a ser pressionado durante boa parte do jogo (principalmente na primeira etapa), após fazer 1 a 0 logo no início do jogo. No fim da partida, Diogo fechou o placar depois de ter perdido um gol bisonho um pouco antes. Confesso que a defesa corintiana também vem me preocupando. Mas o importante é que a equipe somou os pontos.
Mano tem uma lista inesperada de problemas no começo do ano. Lesões, convocação para a seleção sub-20 (no caso de Dentinho), suspensão no STJD (Morais), demora na apresentação de reforço (Escudero), má forma física e outros fatores, têm tirado a possibilidade da equipe mostrar um melhor futebol.
Com isso, os reservas, alguns que sequer estavam sendo relacionados para os jogos, ganharam chance na equipe. O fato é que neste começo de campeonato o importante agora é somar pontos. Outra vitória diante do Oeste, candidatíssimo ao rebaixamento, é obrigação.


EM TEMPO: Três garotos da equipe heptcampeã da Copinha-09 foram promovidos ao time principal. São eles; os habilidosos meias Boquita e Marcelinho (destaque do time) e o lateral-esquerdo Bruno Bertucci.

VACILO NA VILA


Já o Santos teve ontem o seu primeiro tropeço no Paulista. Em uma exibição que, se não foi das melhores, o time da Baixada estava garantindo os três pontos em casa contra o Mirassol. Estava.
Sem sofrer sustos durante os 90 minutos, o Peixe se acomodou no decorrer da partida e estava satisfeito com o 1 a 0. O problema é que nos acréscimos, Wesley acertou um belo chute de fora da área e Fábio Costa aceitou. Empate decretado no último lance da partida. E menos dois pontos na tabela de classificação e fim dos 100% de aproveitamento.
Obs 1: Kleber Pereira é goleador, mas quando não está em seus melhores dias, o atacante santista cansa de perder gols. E ontem não foi diferente.
Obs 2: O lendário Finazzi (ex- mil e um clubes, inclusive Corinthians) está no Mirassol. E pior, na reserva. Ontem, quando entrou em campo o que ele mais fez foi; trombar com os zagueiros. Uma lástima. Dá pra imaginar porque o Corinthians caiu em 2007. E olha que ele era uma das "estrelas" do time.

ESTADO DE GRAÇA


O Verdão está voando baixo neste início de temporada. Contra todos os prognósticos e as incertezas que cercavam o time na pré-temporada, a equipe de Luxemburgo é a que mais agrada até agora, dentre os grandes paulistas.
Pude acompanhar a esmagadora vitória diante do Real Potosí . Um Palmeiras leve do meio pra frente, forte pelas alas e com uma velocidade impressionante no ataque. Claro que esperava bem mais do time boliviano. Aliás, como tinha jogador fora de forma na equipe adversária. (E, por sinal, que camisa horrível a dos bolivianos).
Edmilson, que já havia estreado bem na terça contra o Marília, jogou muito como líbero. E o colombiano Armero, parece ser firme atrás e rápido nas subidas ao ataque. Mas a defesa palestrina ainda preocupa, principalmente nas jogadas aéreas.
Semana que vem, partida para cumprir tabela. Xô, fantasma da altitude!

EM TEMPO: A novela do atacante Kléber do Dínamo Kiev (Ucrânia) parece que está chegando ao fim. E, com más notícias para a torcida do Palmeiras. O atacante deve ir mesmo para o Cruzeiro, em uma troca com o também atacante Guilherme. O clube da Toca da Raposa também receberá uma boa grana na transação.
Já o zagueiro Gustavo, que estava no Palmeiras e pertencia à Traffic, foi anunciado hoje como novo reforço do time mineiro.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

MORUMBI – O custo do projeto para a Copa


A diretoria do São Paulo entregou neste mês à CBF o projeto para viabilizar seu estádio como o palco de abertura para a Copa de 2014 no Brasil. E o valor estimado para a reforma completa do estádio gira em torno de vultosos R$ 135 milhões.
A boa notícia para o torcedor são-paulino é que boa parte desse montante deverá vir de investimentos privados, através do sistema de parcerias. No entanto, os investidores ficam com o direito de exploração da arena durante um determinado período. Rede Globo, Camargo Corrêa (construtora) e Visa (administradora de cartões de crédito) são apontados como os principais nomes de potenciais investidores pela diretoria tricolor.
Ajustes
A adequação do Cícero Pompeu de Toledo passará pela modernização de parte da energia elétrica, tecnologia de informação (para ser utilizado principalmente pela mídia), estacionamento, cobertura das arquibancadas, além de reformas estruturais.
Clássico fora de campo
Após a visita do presidente da Fifa, Joseph Blatter, à cidade de São Paulo, o governador José Serra deu como “quase certo” a abertura do Mundial na capital paulista. Resta saber o local. O Palmeiras corre por fora. O projeto da arena multiuso alviverde (estimado em mais de R$ 300 milhões), apesar de já ter sido assinado com a WTorre, ainda não saiu do papel.

Frase do Dia - Abre Aspas


"Cada vez que convocam mais os caras de fora, aí é que todo mundo quer sair mesmo para chegar à seleção. Então o trabalho que a gente está fazendo aqui não está valendo de nada para chegarmos à seleção. Depois perguntam o porquê dos jogadores estarem saindo cada dia mais para a Europa. Acho que eles (Dunga, Jorginho e CBF) deveriam olhar mais para o futebol brasileiro, tem muita gente boa aqui", do volante cruzeirense Ramires, cobrando mais atenção da comissão técnica brasileira para os jogadores em atividade no país. Ramires e Hernanes estavam cotados para a lista de Dunga, mas foram preteridos pelo técnico que convocou os volantes Felipe Melo (Fiorentina), Josué (Wolfsburg) e Gilberto Silva (Panathinaikos).

E você, torcedor, concorda com as críticas de Ramires ou acha que Dunga fez certo ao convocar somente os "europeus"????


quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Robinho em nova polêmica


Robinho nunca será igual a Pelé. Mas acha que é. Talvez pela semelhança na história de vida dos dois. Ou talvez ele se julgue à altura do Rei não pelo seu futebol, e sim, por sua conta bancária. O dinheiro às vezes afeta diretamente a vaidade e o ego das pessoas. Infelizmente, no sentido pejorativo.
O fato é que o atacante que despontou no Santos em 2002 e encantou a todos por causa do futebol alegre e maroto, mudou muito de lá para cá. Em 2004, uma transferência forçada do Santos para o Real Madrid, capitaneada e arquitetada (como é de praxe no futebol brasileiro) por seu então “amigo” e empresário Wagner Money Ribeiro. Anos depois, a mesma coisa no clube espanhol e Robinho justificou que estava insatisfeito (até hoje não entendo o porquê) no Real. O resultado; nova transferência forçada, dessa vez para o Manchester City.
No clube inglês, o atacante brasileiro é idolatrado pela torcida. Em campo ele até (frise-se bem esse termo) tem correspondido às expectativas. Mas fora dele a situação é bem diferente.
Depois de faltar aos treinos do City sem justificativa na semana passada, Robinho foi multado. E hoje, outra bomba nos tablóides britânicos. O atacante foi acusado por uma adolescente inglesa de estupro em uma casa noturna. Segundo a imprensa local, o jogador chegou a ser detido e teve de pagar fiança para ser solto. Robinho nega as acusações. A questão criminal não cabe aqui. Isso terá de ser julgado e apurado pela polícia inglesa. O que fica, no entanto, é a desconfiança nas atitudes daquele que, um dia, disse que seria o melhor do mundo em breve. Ele ainda tem tempo para isso. Resta saber se ele realmente quer isso. Afinal, o tempo e sua carreira não irão durar para sempre.

Frase do Dia - Abre Aspas


"Ele sabe que, com a repercussão que tudo tem hoje em dia, vai estar atrapalhando um pouco sua imagem. E até nos causando alguns tipos de problemas, de (dar) explicações, de (influenciar) a mentalidade do torcedor, que pensa de forma passional. Se ganhar, está tudo ótimo. Se perder um gol, ou o jogo, é isso exatamente que está influenciando o rendimento", do técnico corintiano Mano Menezes, sobre o comportamento do atacante Ronaldo que recentemente foi fotografado em uma balada até altas horas da madrugada na capital paulista.

E você, concorda com o treinador ou acha que tudo o que diz respeito à vida pessoal do atacante é hiperdimensionado pela mídia?

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Paulistão 2009; Quem leva o estadual mais cobiçado do país?


Começou a briga para ver quem leva o título do Paulistão 2009. O campeonato promete ser um dos mais equilibrados dos últimos anos, e a possibilidade é boa de os quatro grandes do Estado chegarem às finais da competição.
Supresas em 2009????
Mas os clubes do interior também formaram boas bases e prometem não decepcionar. Guarani, Ponte Preta, Portuguesa e Barueri (que inclusive estará pela primeira vez na elite do futebol nacional em 2009) podem surpreender e beliscar uma das quatro vagas nas semifinais. Já os demais clubes do interior apostam em alguns nomes de jogadores veteranos para se classificar entre os quatro primeiros. Assim como no ano passado fez o Guaratinguetá, sendo inclusive o primeiro colocado na fase de classificação. Quem se dará bem este ano???? Façam suas apostas.

SANTOS; reformulação e expectativa


O time da Baixada Santista reformulou parte do grupo para 2009 e trouxe nomes interessantes (no mínimo) para a temporada. Lúcio Flávio, Bolaños, Madson, Léo e os outros jogadores que chegaram podem formar uma equipe equilibrada para o decorrer do ano.
Após uma temporada ruim em 2008, o Santos também efetivou o técnico Márcio Fernandes, que livrou a equipe do rebaixamento no Brasileiro e teve o respaldo dos próprios jogadores para continuar no comando.
Do meio pra frente, um time forte tanto técnica quanto taticamente. Roberto Brum e Rodrigo Souto fazem uma dupla de volantes com muito poder de marcação, enquanto os baixinhos Lucio Flavio e Madson se completam na armação. Bolaños chega para ser o parceiro de Kleber Pereira no ataque, podendo até surgir como opção no meio em alguns momentos. Roni deve ficar como reserva.
Problemas internos e desconfiança
Kléber Pereira é goleador indiscutível e todos sabem disso. Sua capacidade de colocação dentro da área é algo impressionante. Sempre no lugar certo e na hora certa. No entanto nem bem começou o ano e o centroavante santista já levantou suspeitas de sua própria diretoria.
Com salário de cerca de R$ 250 mil, o atacante alega que recebeu proposta de fora (segundo fontes dos Emirados Árabes, a nova joia do futebol mundial) e quer um novo aumento. O problema é o valor, 100% totalizando vencimentos de R$ 500 mil mensais. Mais até do que o valor que Ronaldo recebe no Corinthians. Para viabilizar um novo acerto (com contrato até o fim de 2010), a diretoria santista agora quer que ele mostre a proposta para renovar.
A questão agora é; virá problemas por aí??? Espero que não, afinal ele é o grande nome do Peixe para a disputa do Paulista e da Copa do Brasil.

CORINTHIANS; 2009 fenomenal????


O time do Pq. São Jorge chegou bem cotado para o campeonato deste ano, sendo inclusive apontado como o maior favorito por grande parte da crítica especializada para o título. Após a euforia do acesso no Brasileiro, o Timão manteve a base vencedora do ano passado e ainda se reforçou com alguns belos nomes para este ano. Destaque, claro, para Ronaldo Fenômeno, além de Jorge Henrique (ex-Botafogo) e o zagueiro-lateral-volante argentino Escudero (que estava no Argentino Juniors e deve ser apresentado nesta semana). Souza, Túlio e Jean chegam pra compor elenco. Por sinal, como bate o volante que veio do Botafogo!
Problemas logo no início
Mas em campo, as coisas têm sido bem diferentes. E, pelo menos nas duas primeiras partidas, o time do técnico Mano Menezes não tem refletido o seu favoritismo em campo. Mano teve problemas com contusões já no início da temporada (Douglas e J. Henrique), além de Dentinho que está defendendo a seleção sub-20; Morais, gancho de 120 dias por agressão e Ronaldo, que tenta recuperar o condicionamento físico ideal (ou, ao menos, próximo disso) após quase um ano sem jogar.
Altos e Baixos
Depois de fazer uma excelente temporada em 2008, o lateral-esquerdo André Santos não começou bem este ano. Pelo menos até agora. Além de suas constantes subidas deixarem o time extremamente exposto na esquerda, André também não tem se saído bem no ataque. Incrível o gol perdido por ele diante do Bragantino no último domingo.
Já outro que me surpreendeu (de forma positiva pelo menos) é o lateral-direito Alessandro (pasmem!). Eficiente na marcação, Alessandro tem ido bem ao ataque e nas horas certas. Uma opção a mais para o técnico Mano Menezes.

SÃO PAULO; foco na Libertadores


Após sagrar-se hexacampeão em 2008 (e tri consecutivamente, pela primeira vez na história do Brasileiro), o tricolor fará do Paulista uma espécie de “laboratório” para encontrar o time ideal para a sequência da Libertadores. Claro que essa estratégia será utilizada por Muricy apenas no início do campeonato e, principalmente, nos jogos teoricamente mais fáceis.
Reforços e base mantida
O São Paulo foi outro clube paulista que se reforçou com bons nomes e manteve a base campeão do ano passado. Washington, Arouca e Wagner Diniz são os jogadores que, acredito eu, chegam para serem titulares em suas posições. Aliás, o lateral-direito que veio do Vasco será uma excelente opção para Muricy, já que o São Paulo continuará no famoso esquema com três zagueiros e os dois alas mais soltos para avançar. Washington dispensa comentários e Arouca deve disputar posição no meio com o jovem Jean.
Muricy pode até escalar os dois volantes juntos desde que Hernanes assuma a responsabilidade de ser o meia de ligação, já que o São Paulo não tem nenhum meia de ofício. Hugo, para mim, ainda continua sendo fraco, mas é a opção que Muricy tem em mãos no momento. Resta saber se o time não ficará exposto demais, já que Arouca não é um volante de muita marcação. Quanto aos demais reforços que chegaram, Junior César é um lateral com qualidade, mas Jorge Wagner ainda é mais credenciado. Já Renato Silva ainda desperta uma certa desconfiança.
Eduardo Costa, outro reforço que chegou este ano, corre por fora, mas pode ganhar a posição em jogos fora de casa na Libertadores por ser um volante experiente e de contenção de jogadas. Algo que, por sinal, é extremamente valorizado na competição latino-americana. O problema é que ele não estava bem tecnicamente na Europa. Resta saber como vai se comportar aqui, dentro de campo.

PALMEIRAS se arma de jovens apostas


O “mago” Vanderlei Luxemburgo consegue mesmo surpreender a todos. Após um início de ano com muitas críticas e desconfiança de todos os lados, o treinador palmeirense conseguiu armar uma bela equipe para o início do Paulistão. Pelo menos ofensivamente e, ainda mais após a chegada de Keirrison, o time do Palmeiras pode dar trabalho neste ano. As apostas em Cleiton Xavier (ex- Figueirense) e Wilians (ex-Vitória), juntos com Diego Souza, deram certo nos dois primeiros jogos.
Mas apostas em jogadores que se destacaram em clubes menores são um pouco mais complicadas. Basta lembrar do ano passado, quando o Palmeiras derrapou na reta final e quase ficou até mesmo sem a vaga na Libertadores. A fórmula do Palmeiras (ou seria melhor dizer da Traffic???) era quase a mesma. Jogadores novos, com potencial (principalmente de mercado, né Traffic?) e que se estavam se destacando em seus clubes. A diferença, no entanto, é a melhor qualidade dos reforços que chegaram em 2009. Isso sem falar no meia Marquinhos que fez um excelente campeonato pelo Vitória e tem tudo para dar certo no Palestra. Já Pablo Armero ainda é uma incógnita.
Defesa preocupa
O problema da equipe é a parte defensiva. Pierre já não demonstra mais o vigor físico e a qualidade técnica de antes. Os laterais não despertam tanto a atenção e o receio dos adversários e a zaga precisa provar que realmente tem capacidade para vestir a camisa que, um dia, já foi de Ademir da Guia.
K9 e Edmilson
Quanto a Keirrison, um goleador nato. Falta-lhe um companheiro de ataque à altura e saber se as apostas de Luxemburgo irão ajudá-lo. Já na parte defensiva, será que Edmilson terá fôlego e futebol para arrumar a casa palestrina? Respostas em breve...